Search
Close this search box.

Livros que inspiram viagens

Levante a mão, quem de você que está lendo esse texto, que não adora um guia de viagem. Eu adoro ficar em livrarias folheando esses guias e admirando suas imagens de capa, sonhando quando que esses destinos serão riscados da minha wish list. Já leu o post “Viagens que sonhamos: top 5 da nossa wish list”? Óbvio que muita coisa dessa lista já mudou de ordem, desde a publicação do post. A Alemanha já foi riscada, ainda no ano passado e outros destinos foram incluídos.

Mas esse post não é para falar sobre guias de viagem, mas sim sobre livros, de todos os tipos, que inspiram viagens. Livros que nos fazem tele-transportar para o local onde está ocorrendo a história, seja romance, relatos de viagem ou documentários, e quando a leitura termina, nos faz incluir o local onde se passa a história nas nossas programações de viagem. Eu adoro esse tipo de livro! Então vamos as nossas sugestões:

UM LUGAR NA JANELA

Martha Medeiros

Editora LPM

Adoro a Martha Medeiros e suas crônicas dominicais no jornal Zero Hora. O livro Um lugar na Janela, é aquele tipo de livro que você começa a ler e não consegue parar mais, leitura leve e divertida,na forma de diário de viagem. Sem dúvida nenhum, o melhor livro que li dela.  A sensação que tive, é de ser companheira de viagem. Martha vai relatando muitas das viagens da vida dela. Desde aquele mochilão na Europa, sem grana, nos tempos de faculdade, até viagem em grupos que ela tinha achada que nunca faria. O livro passa por várias cidades da Europa, NY, Japão, Marrocos, Peru e vários outros lugares encantadores. Cita restaurantes, hotéis ( adorei saber que o “meu”hotel de Paris, é o “hotel da Martha”, kkkk) e passeios incríveis, em várias fases da sua vida. Aquela leitura que passa por lugares que você já conheceu e lembra dos detalhes e outros lugares que vão direto para a lista de desejos.

COMER REZAR E AMAR

Elizabeth Gilbert

Editora Objetiva

Best seller super bem comentado,  filme com elenco de peso e eu nunca havia lido ou assistido, até que um dia me identifiquei com a capa do livro e resolvi ver o que “Comer Rezar e Amar” tinha para ser tão comentado. E não é que comecei a ler e não consegui mais parar?

O livro conta a história da própria autora, que tirou um ano “para se encontrar”após um divórcio traumático. Decidiu viajar para os três “I”( eu em português): Itália, Índia e Indonésia, em busca dessa descoberta. Ela comeu muito na Itália, rezou ( ou tentou) na Índia e finalmente amou em Bali.

Dos lugares onde se passa o livro, conheço apenas a Itália e foi delicioso passear por Roma com a Eliz, fazer um bate e volta até Nápoles, e comer todas aquelas “pastas”e “gelattos”. Mas foi na Indonésia que o coração bateu mais forte, e a vontade de conhecer o país só aumentou. Passear pelos arrozais de Ubud, descansar nas praias paradisíacas, meditar com um sorriso no rosto e dormir em um chalé balines. #QueroMuitoTudoIsso 

Bali subiu alguns pontos na lista de destinos desejos depois de Comer, Rezar e Amar.

Adorei o livro e me apressei para a assistir o filme. Como na maioria dos filmes que assisti depois de ler o livro, não gostei. O livro é muito mais inspirador.

ARQUITETURA DE UM SONHO

Nancy Horan

Editora Rocco

Arquitetura de um sonho, surgiu por acaso na minha visita. Em uma visita a FNAC, vi o livro na prateleira. Quando li que se tratava de um romance sobre a vida do famosos arquiteto americano Frank Lloyd Wright, não pensei duas vezes e levei para casa.

FLW é o meu arquiteto favorito desde os tempos da faculdade de arquitetura. Então é natural que gostasse de tudo relacionado ao tema. FLW iniciou a carreira em Chicago nos Estados Unidos e é naquela região que estão grande parte de suas obras. Essa era uma das principais razões para eu querer conhecer Chicago.

Mas voltando ao livro, a base da história é a vida de FLW em Oak Park no subúrbio de Chicago e seu envolvimento com Mamah Borthwick, para quem havia projetado a casa da família. Ambos largaram suas famílias para viver um grande romance. Para isso tiveram que deixar Oak Park, pois a sociedade não aprovava essa atitude. Eles se mudaram para Europa, visitaram o Japão e finalmente retornaram para os Estados Unidos, onde construíram uma casa em Wiscousin, para viver.

O que mais me encantou no livro foi o cenário: as belas obras de arquitetura de Frank Lloyd Wright e  claro, também os lugares por onde eles passaram.

Em 2013, tive a oportunidade de conhecer Chicago e ir para Oak Park conhecer obra a obra, os projetos descritos no livro, caminhar pelas tranquilas ruas ( mas nem mais tão tranquilas quanto narradas em 1907 no livro) e tentar entender um pouco mais de como foi esse romance.

Na volta reli o livro e pude entender ainda melhor cada narrativa descrita.

Para ler o post “Conhecendo as obras de Frank Lloyd Wright em Oak Park“, clique aqui! Para ler todos os outros posts sobre Chicago, clique aqui!

CINQUENTA TONS DE CINZA

E L James

Editora Intrínseca

Outro best seller que não necessita apresentações. A trilogia conta o envolvimento entre a jovem e inocente Anastasia Steele,  e o bonito, misterioso e bem sucedido Christian Grey. Não estou aqui para comentar sobre o enredo e livro em si ( que foi um estrondoso sucesso mas também recebeu muitas críticas) e sim sobre os lugares onde se passa a história, entre a costa oeste dos Estados unidos e Canadá, mas precisadamente Seattle, Portland e Vancouver.

Se eu já tinha Seattle na minha lista de desejos, por “culpa”de outro Grey ( do seriado americano Greys Anatomy que se passa em Seattle), lendo Cinquenta Tons de Cinza, meu desejo só aumentou e ainda a vontade de incluir mais passeios na região.

DE CAPE TOWN A MUSCAT: UMA AVENTURA PELA ÁFRICA

Guilherme Canever

Editora Pulp

Um livro que me encantou pelos relatos, lugares e perrengues de viagem, mesmo os destinos não sendo muito do meu perfil viajante. Guilherme Canever, publicou o livro com os relatos de meses na estrada: sozinho, com a família e com a então, namorada, da África do Sul até Omã, com as mais diferentes experiências “viajantes”, seja de hospedagem, meio de transporte, passeios e até corte de cabelo.

“Dizem que a viagem transforma o homem. Fora da rotina, tendo que lidar com imprevistos, tomando novas decisões diariamente e principalmente, sendo exposto ao desconhecido e à insegurança, o indivíduo se transforma.” 

As fotos também inspiram, com paisagens lindas, safaris e praias paradisíacas. Tanzânia e Madagascar nunca estiveram nos meus planos de viagens, mas agora estão.

GRANDES VIAGENS

Andrew Bain e Sarah Baxter

Editora Lonely Planet

Não é um guia de viagem, mas também não é um livro de relatos ou romance. É aquele tipo de livro para se inspirar.

“Porque viajamos? Para ampliar nossas mentes? Para fugir de nós mesmos e dos outros ou para nos encontrarmos?”

Já parou para responder essa pergunta? Pois é, Grandes Viagens é uma fonte de inspiração, seja para você escolheras viagens que deseja fazer ou mesmo apenas para ler a respeito.

O livro é dividido em vários tipos de jornadas: De trem, Por terra, Na estrada, Rios e mares, Exploradores e conquistadores, Antigas rotas comerciais, Jornadas literárias e Caminhadas e peregrinações. Em todos eles, roteiros variados passando por todo o mundo, com sugestão de tempo na estrada, passeios, filmes para “conhecer o destino de casa”e muitas imagens.

É impossível pegar o livro para folhear e não se encantar por pelo menos meia dúzia de roteiros.

Quais os livros que inspiraram você a viajar? Conte para gente! 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

4 respostas

    1. Bárbara,

      Como se a gente precisasse de inspiração para achar "destino", kkkkk
      Mas já que não da para estar sempre viajando, vamos aproveitar os minutos de leitura para viajar também.

      Beijão para vcs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *