Search
Close this search box.

Rota Romântica na Alemanha: roteiro de 5 dias com dicas de hospedagens e passeios

Post editado em 01 de julho de 2019

A Rota Romântica, na Alemanha é a rota mais popular e conhecida do país. É um percurso de aproximadamente 380km, entre o rio Main e os alpes, que passa por várias comunidades da região sul da Alemanha, onde a natureza exuberante, a cultura e a hospitalidade são o grande destaque. Algumas cidades da Rota Romântica, são “grandes cidades”, cheias de atrações, comércio e vida própria, mas alguns lugares são pequenas comunidades, que quando percebemos já passamos por elas, de tão pequenas que são. Mas nem por isso, menos atraentes. Foram essas pequenas comunidades que mais nos encantaram.
Existem basicamente três maneiras de percorrer a Rota Romântica: de carro, de ônibus ou pelas trilhas, seja de bicicleta ou a pé. Encontramos muitas famílias de bicicleta na região.

Nós optamos em fazer o trajeto de carro, principalmente pela praticidade e comodidade, ainda mais viajando com criança. Como já contei no post Alemanha com crianças: roteiro de 13 dias conhecendo 28 cidades, viajamos por essa região sem ter reserva em hotel. O objetivo era pernoitar nas cidades que nos encantássemos, e poder fazer o roteiro com calma e sem cobrança de horários. E não é que deu muito certo? Foi a melhor decisão que tomamos.

Como sou super nervosa e organizada, claro que fui com um roteiro base, com algumas sugestões de hotéis, mas não foi preciso apelar para a minha pesquisa. Mesmo no mês de agosto, que é alta temporada, foi muito fácil achar hospedagem, e os preços das diárias foram bem razoáveis. Para pesquisar hotéis e dicas de hospedagem leia o post “Onde se hospedar na Rota Romântica, na Alemanha”

 

Para quem planeja percorrer a rota de carro, como nós, é imprescidível que você se organize e leve alguns mapas ou o nome das cidades que deseja passar, pois o GPS “força”o trajeto pelas estradas principais e Autobahns, mesmo você marcando que deseja evitar esse tipo de estrada.

Para você ir pela Rota Romântica “de verdade”, é preciso ir colocando os nomes das cidades uma por uma, pois dessa maneira conseguirá passar pelas rotas que passam pelos vilarejos mais bonitos. Existem algumas placas marrom identificando a rota pelo caminho, mas são poucas, e é difícil se guiar apenas por elas. Nós dividimos a rota, em duas partes, norte e sul, conforme o ótimo material do livro Estradas da Alemanha, da Publifolha. 

Rota Romântica do Norte

     

Rota Romântica do Sul



Entramos na Rota Romântica vindos de Bamberg, e levamos quatro dias para percorrer as cidades marcadas nos mapas acima, mesmo tendo reservado cinco dias para o trajeto. Deixamos de fora algumas cidades que também fazem parte da rota, por priorizar as principais cujas atrações e paisagens nos interessassem mais. Foi um ótimo período, e deu para passear com calma. No quinto dia, aproveitamos para conhecer a região conhecida como Rota dos Lagos e Alpes, que também é lindíssima e nos deixou com gostinho de quero mais.


Dia 01: Início da Rota Romântica- Würzburg – Bad Mergentheim – Tauberbischofsheim

Chegamos em Würzburg no início da tarde e fomos direto ao Residenz, palácio barroco, Patrimônio da Humanidade da Unesco. Os jardins são enormes, lindos e muito agradáveis para passear. 


Passeamos um pouco pela cidade e seguimos para o castelo Festung Marienberg, uma fortaleza no alto da cidade, com bonita vista do rio Main e dos vinhedos da cidade.

A segunda cidade da rota romântica é Bad Merghentheim, que está localizada próxima ao rio Tauber. A principal atração é o Deutschordensschloss, que abriga um museu com exposição da história dos cavaleiros que tinham a cidade como sede de 1527 a 1809. Mas o castelo estava fechado e não foi possível visitá-lo. Aproveitamos para caminhar pelo centro histórico da cidade e apreciar sua arquitetura.

Seguimos para Tauberbischofsheim para passear pela cidade e procurar hotel para passarmos a noite. Logo encontramos o Hotel Krone, e fomos atendidos pelo proprietário ( em alemão).

Hotel: Hotel Krone em Tauberbischofsheim – 55 Euros com café da manhã


Dia 02:  Creglingen – Rothenburg ob der Tauber.

Saímos cedo do Hotel Krone em direção a cidade de Creglingen, mas antes paramos para conhecer a Herrgottskirche, uma bonita igreja cujo altar é todo esculpido em madeira. Estacionamos o carro no centro da cidade, que é muito bonita, com suas casas em enxaimel e floreiras carregadas de flores.

Alemanha com criança

De lá seguimos para Rothenburg ob der Tauber, cidade cujo centro histórico fica na área murada, com grande herança arquitetônica e lindas paisagens do rio Tauber.

Já escrevi sobre Rothenburg ob der Tauber, com todos os locais que visitamos. Para ler clique aqui. Com certeza foi a cidade que mais nos encantou e por isso, foi onde passamos a maior parte do tempo. E já na chegada procuramos hotel, para termos mais tempo para curtir a cidade. Passamos quase 24h na cidade.

Alemanha com criança

Hotel: Eisenhut Hotel em Rothenburg ob der Tauber – 100 Euros


Dia 03: Shillingsfürst – Feuchtwangen – Dinkelbühl – Ausburg – Landesberg am Lech

Saímos de Rothenburg logo após o café da manhã reforçado em uma “bäckerei ( padaria em alemão) com destino a Shillingsfürst, Feuchtwangen e Dinkelbühl. As cidades ficam muito próximas uma das outras e visualmente falando são muito parecidas.

Alemanha com criança


Dinkelbühl possui um dos mais bem preservados complexos urbanos medievais do país, com seus muros e torres ao redor do centro antigo ( altstadt). Não tem o visual de vale, como Rothenburg, mas é uma cidade muito bonita, com um comércio variado, casas típicas e muito agradável para um passeio “perdidos”pelas ruelas.


Seguimos viagem para Augsburg. Chegando lá estranhamos pois estava tudo fechado, inclusive restaurantes. Depois fomos descobrir que era feriado municipal. Augsburg teve seu auge durante a renascença, sendo importante centro financeiro durante esse período e também famosa por seus artistas e artesãos.  Estacionamos o carro em um estacionamento subterrâneo próximo a Igreja de Santa Ana e seguimos até a Rathausplatz, que é a praça da prefeitura com sua bela fachada renascentista. Caminhamos pela Karolinenstrasse até a Dom, que é a catedral da cidade. Das cidades que havíamos conhecido até então foi a que menos gostamos. Talvez por ser feriado e estar tudo fechado, ou talvez pelo grande número de obras na cidade. Mas de qualquer modo é uma cidade diferente das pequenas e charmosas vilas que passamos, até pelo seu tamanho. 


Seguimos para Landesberg am Lech e lá sim, tivemos aquela sensação de cidade pequena e charmosa. A praça inclinada e a prefeitura são as principais atrações do centro antigo, muito bem preservado. Cafés e restaurantes com mesas na calçada, ruas estreitas para pedestres e o rio Lech que em pleno verão, era a atraçõa principal da cidade, com um clube a beira do rio, como se fossem as praias brasileiras. Landesberg se tornou conhecida também por ter sido escolhida por Hitler como local para escrever seu “Mein kampf”.

 


Como os dias escureciam tarde, aproveitamos para seguir viagem até Rottenbuch, para no dia seguinte seguir cedo até Füssen. No caminho avistamos um hotel no meio do campo que achamos muito bonito. Paramos, gostamos e havia disponibilidade. Foi ali que decidimos descansar do dia

corrido e recuperar as energias para o próximo dia.

 

Hotel: Wellness Landhotel em Rottenbuch – 85 Euros com café da manhã


Dia 04: Visitamos Rottenbuch – Wieskirche – Füssen – Início da Rota dos Alpes: Schloss Lindenhof – Oberammergau

Saímos cedo do hotel, com destino para a Wieskirche, Patrimônio Cultural da Unesco. Incrível como em essa parte sul, a paisagem é completamente diferente ao trecho norte, com campos e os alpes ao fundo.

Wieskirche é uma igreja considerada obra prima da arquitetura da Alemanha no século XVIII, obra de Dominikus Zimmermann. A igreja foi concluída em 1754 em um local onde a mulher de um fazendeiro havia visto lágrimas de uma estátua de cristo. A igreja é muito visita por turistas e peregrinos. Olhando de fora aparenta uma igreja comum, mas ao entrar ficamos surpresos com seu belíssimo interior.

Conhecida a igreja seguimos para Füssen visitar o tão comentando Castelo de Neuschwainstein. Ficamos um pouco decepcionados com a desorganização e quantidade de turistas no castelo, mas é muito bonito. Leia “Castelo Neuschwainstein: dicas práticas para conhecer o castelo e outros passeios para fazer no mesmo dia”.

Fomos ao conhecer o centro da cidade, e também os lagos, como contei nesse post: Castelo Neuschwainstein: dicas práticas para conhecer o castelo e outros passeios para fazer no mesmo dia. Eu imaginava que amaria Füssen e iriamos querer passar a noite na cidade, mas como não achamos nada demais, preferimos seguir viagem e iniciar a Rota dos Alpes, conhecendo o maravilhoso Castelo Linderhof. E para chegar até lá foi preciso entrar na Austria. A Márcia do blog Mulher Casada Viaja, também visitou o Linderhof e fez um ótimo relato sobre o Palácio.


De lá seguimos até Oberammergau – leia “Oberammergau, a famosa cidade das casas decoradas na Alemanha”, para conhecer mais a cidade. Uma graça de cidade, cujos casarões são decorados com trabalhos de entalhe em madeira e pinturas. Já estava tarde e resolvemos passar a noite na cidade.


Hotel: Gasthaus zum Stern em Oberammergau– 80 Euros com café da manhã

Outras dicas |

Percorremos a Rota Romântica no mês de agosto, no auge do verão e foi muito gostoso. O calor não era extremo e os dias eram longos, o que facilitava a nossa programação diurna. A noite chegava depois das 21h, e era uma delícia ficar na rua até mais tarde. Mas não se esqueça que muitos restaurantes fecham cedo. Era normal, nos avisarem que os pedidos de jantar podiam ser feitos somente até às 20h ou 20h30.


Eu havia reservado cinco dias para fazer a rota, mas em quatro dias, foi possível conhecer com calma e tranquilidade as principais cidades e vilarejos.

Todas as estradas são bem sinalizadas e pavimentadas, mesmo as estradas mais simples. Embora a sinalização da Rota Romântica, em si, não seja um trajeto muito sinalizado, era geralmente passeando por essas estradinhas que descobríamos as paisagens mais bonitas, as pousadas mais aconchegantes e os cafés e Biergartens mais saborosos. Todas as construções com suas floreiras nas janelas carregadas de flores e cidades limpas.

Antes de embarcar para a Alemanha, veja também as ótimas dicas de planejamento de viagem para a Alemanha do Ligado em Viagem.

Seguro Viagem Obrigatório | Para viajar pela Alemanha,  todo o turista deve portar seguro viagem no valor de pelo menos 30.000 Euros, de acordo com o Tratado de Schengen, determinado por 26 países europeus. Leitor do Viagens que Sonhamos tem benefício extra com desconto de 5 % sobre os valores de tabela, usando o código VIAGENSQUES5  no Seguros Promo. Não perca a chance de viajar com segurança. Pesquise planos e valores nesse link.


Para ler todos os posts sobre a Alemanha, clique aqui. Para acompanhar nossas fotos no Instagram, nos siga no @Fran_agnoletto ou na hashtag #ViagensqueSonhamosnaAlemanha


Outros posts sobre a Alemanha:

* Alemanha com criança | Roteiro de 13 dias conhecendo 28 cidades

* Rota dos Alpes na Alemanha

* Onde se hospedar na Rota Romântica na Alemanha

* Rothenburg ob der Tauber, a cidade mais bonita da Rota Romântica

* Oberammergau, a famosa cidade das casas decoradas

* Munique | Porque eu não gostei da cidade e o que vale a pena visitar

* Onde se hospedar para visitar Munique

* Bamberg | Roteiro de passeio a pé para conhecer a cidade

* Dresden, roteiro de um dia na cidade

* Nuremberg | O que fazer, onde ficar, o que comer e outras dicas

* Castelo Neuschwainstein: dicas práticas para conhecer o castelo e outros passeios para fazer no mesmo dia

* Zugspitze, o ponto mais alto da Alemanha. Diversão no inverno e verão

* Berlim em família, roteiro de três dias pela cidade

* Berlim com criança | Quando ir, onde ficar e como se deslocar

* Playmobil Fun Park | Parque temático na Alemanha

* 15 fatos que descobri sobre a Alemanha e os alemães

* Folklorehof, um hotel com a cara das casinhas alemãs

* Onde comprar chip de internet e telefone na Alemanha

Quer reservar hotel na Alemanha?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Procurando carro para alugar na Alemanha?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

Para salvar no Pinterest:

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

53 respostas

  1. oi Francine, Adorei suas explicações e seu roteiro pela rota romântica. Vou fazê-la em Agosto desse ano e dormirei em 3 cidades: Wurzburg, Rottenburg ab de Tauber e Fussen.
    A minha dúvida é: como vc fez com as bagagens no carro quando passava e parava nessas cidades pequenas para visitar? Não é perigoso deixá-las no carro?
    Nunca tive medo de deixá-las no carro, mas depois que li o post do Ricardo Freire no viaje na viagem sobre isso passei a ter pavor com os comentários. Ano passado não consegui aproveitar uma atração no interior da França pq havíamos deixado o carro com bagagens no estacionamento. Deu tudo certo! Mas será que o jeito é só rezar? rs…
    Essas cidades pelas quais vc passou são seguras?

    1. Oi franceie adorei tuas explicações somos um grupo de Sras. Da terceira idade q viajamos sozinha e nosso próximo passeio será Alemanha . Gostaria muito de saber por onde iniciaremos nossa viagem gostaríamos muito de conhecer Colonia e também Endburga será q fica muito distante uma da outra espero sua resposta obrigada Idelma obs alugamos carro em nossas viagens

  2. Oi Julia,
    Olha, nós tinhamos uma mala de bordo pequena e uma grande, fora o carrinho e tralhas do pequeno. Eu organizava a roupa e os itens que precisariamos todos na mala de bordo e o restante deixávamos dentro do carro.
    Como sempre ficamos com um pé atrás, a gente pedia no hotel, se teria problema, e realmente não tivemos.
    Alguns hotéis tinham estacionamento, e nas cidades pequenas, ficava na rua mesmo. Em Rothenburg ficou na rua. Wurzbrug não ficamos. Acabamos dormindo numa cidadezinha pequena após. Nem em Fussen, dormimos em Oberammergau e também ficou na rua.
    Eu achei super tranquilo. Acho que talvez cidades maiores, como Wurzburg, ou Augsburg tenham alguma risco, mas as pequenas achei muito tranquilo.

    Beijão, Fran

  3. Olá! Adorando seu site!
    Me diz uma coisa, quando voaram para Alemanha, fizeram conexão onde? Passaram por qual imigração?

    Aguardo retorno.

    Abraços,

    Viviane

    1. Olá Vladimir,
      Infelizmente quando chegamos no Linderhof a bilheteria estava fechando e não conseguimos entrar. Passeamos apenas na área externa, que e muito linda.
      Abraços,

  4. Olá Francine! Seu post é um dos melhores que já encontrei! Adorei!

    Queria uma dica de onde você alugou carro para fazer este trajeto. Pelo que entendi, você alugou na Alemanha e devolveu na Áustria, é isso?

    Se puder me dar uma dica, e lembrar de valores, agradecerei muito!

    Parabéns pelo blog!
    Abraços, Simone

  5. Olá, Gostaria de uma enorme ajuda. Eu e Minha namorada iremos para Alemanha em Novembro. Chego em Frankfurt dia 22/nov e Volto pela mesma cidade para o Brasil dia 28/Nov. A principio gostáriamos de fazer a rota romantica/castelos, mas estamos super perdidos por onde começar o roteiro. Se puder ajudar agradeço. Meu Email lenilson_lucena@hotmail.com

    1. Olá Lenilson,
      Vocês podem começar por Wurzburg mesmo, pois fica bem próximo de Frankfurt. Seguem até Füssen e depois podem escolher um trajeto alternativo para voltar até Frankfurt, conhecendo outras cidades.
      Abraços,

  6. Parabéns pela viagem e pelo ótimo trabalho nas explicações.
    estou pensando em fazer este passeio no início de janeiro. Vc saberia informar se nesta época as estradas são transitáveis, se o acesso é tranquilo para quem não está acostumado a dirigir sob condições de neve e se as atrações turísticas funcionam?
    Obrigada,
    regina

    1. Olá Regina,
      Infelizmente não sei lhe ajudar muito sobre essa época.
      As atrações funcionam normalmente, mas pode ter chance de neve sim. Já que os ônibus não circulam no Neuschwainstein em dias de neve, sendo a única alternativa subir de charrete.
      beijos

  7. Muito bom o texto e o blog! Estamos querendo ir de lua de mel fazer a rota romântica e Paris ser´pa em abril de 2016. Você acha melhor começar a rota por Frankfurt ou Munique?

  8. Oi Raquel,
    Teoricamente da na mesma.
    A diferença é que começando por Munique, você vai iniciar o trajeto pelo sul, subindo a rota. Começando por Frankfurt, você irá descendo em direção ao sul.
    A região sul é onde a paisagem muda mais, em função dos alpes.
    Acho que a oferta de voos para Frankfurt, saindo do Brasil é maior.
    Espero ter ajudado,
    Bjs, Fran

  9. Amigos o site está maravilhoso, mas uma pergunta: É fácil estacionar nas cidades da Rota Romântica? São caros estacionamento ? É tumultuado? Pretendo ir no mês setembro ou outubro ou, então, abril/maio. Tem experiência em viagem, mas nunca tive coragem de alugar carro.Abraço e aguardo retorno. Garrett pedrovgarrett@gmail.com

    1. Olá Pedro,
      Foi bem tranquilo estacionar. A maioria das cidades tem áreas de estacionamentos, que o próprio GPS indica. Não lembro agora o valor, mas nada absurdo, sendo cobrado por hora.

  10. Parabéns pelo blog! Ótimas informações!Só uma pergunta… você acha possível fazer uma viagem dessa sem falar inglês ou alemão, ou qualquer outra língua? rsrsr… Meus pais estão querendo fazer uma viagem "por conta", mas meu medo é a barreira do idioma. Obrigada!

    1. Oi Gissele,
      Claro que falando a língua sempre fica mais fácil, mas se eles forem com as reservas feitas e tudo esquematizado daqui, não vejo problemas. Nós paramos em algumas GastHaus que não falavam inglês e o foi jeito foi apelar para a mímica. mas isso porque fomos sem reservar de hoteis.
      beijos,

  11. Parabéns pela qualidade das informações, organização e principalmente pela disponibilização do roteiro detalhadamente!!!! A publicação neste nível de apresentação ajuda muito o planejamento de uma viagem. Quem está com crianças precisa mais prevenção nesta hora e "menos aventura". Obrigado!!!!

    1. Olá Eduardo.
      Muito obrigada! Eu fico muito feliz com esse retorno.
      Espero que a viagem de vocês seja maravilhosa e se lembrar manda algumas fotinhos para a gente acompanhar!
      Abraços,

  12. Adorei seu blog ,muito bem explicado,estou planejando ir em setembro para a Alemanha,eu e meu marido,será que em 4 dias é suficiente para conhecer a Rota romântica?

  13. Oi Francine,
    Seu post está realmente incrível!!! Gostaria de esclarecer uma dúvida. Estava cotando preços de aluguel de carro e ao ler a política de uso dizia ser necessário a carteira internacional. Fiquei um pouco tensa, pq nunca tinha lido a respeito disso. Vocês possuíam essa carteira? Ou basta a CNH brasileira?

    1. Oi Isabela,

      Sim, viajamos com a carteira internacional. Aliás sempre que viajamos levamos a carteira internacional junto com o passaporte. É bem fácil para emití-la. Apenas é preciso ir até um Posto Detran e pagar a taxa de emissão.
      Beijos,

  14. Oi Francine. Tenho 12 dias para fazer a rota romantica. Vc acha que é muito tempo? O que seria melhor. Ficar mais dias nas cidades que vc visitou ou passar por mais cidades? Obrigado. Odair

    1. Olá Odair,
      Eu acho muito tempo, eu conjugaria com uns dias em Munique ou Nuremberg ou esticaria até a algumas cidades da Rota dos Alpes, que também é maravilhosa. Já escrevi sobre ela.
      Sete dias na Rota Romântica acho perfeito. da para visitar tudo com calma.
      Abraços e depois nos conte o que decidiram!!!!

  15. Excelente seu post!
    A Rota Romântica será a parte final da minha viagem no mês que vem, e estou aqui a ver as melhores atrações e cidades para visitar.

    Muito legal o seu texto. Ajudou muito!

    Abraços

  16. Oi Francine tudo bem?

    Que linda a viagem ….

    Para atravessar para Austria(quando foram conhecer o Castelo Linderhof), tem que passar por alguma fronteira terrestre…. ou simplesmente se pode entrar na Áustria e depois voltar à Alemanha….É que eu queria conhecer a cidadezinha linda de Hallstat na Áustria e depois retornar para a Alemanha…

    Obrigada Lu

    1. Oi Lu,
      Não passamos por nenhuma fronteira. Aliás se não fossem as placas e o GPS nem saberíamos que estávamos na Austria. Não precisa se preocupar quanto a isso.
      Muito tranquilo.
      Beijos e boa viagem

  17. Oi Francine tudo certo? Eu acho linda demais essa rota e você escreve lindamente.

    Pretendemos conjugar essa rota com a Rota dos Alpes, ir até Hallstatt na Austria e voltar para Munique.

    Deixa eu te perguntar: tem que ter algum selo-pedágio para colar no carro para passear pelas estradas das Áustria?
    E será que é possível alugar o carro em Frankfurt por exemplo na Rentalcars, ir até a Áustria com esse mesmo veículo e retornar a Alemanha?

    Muito obrigada
    Lu

    1. Oi Luciana,

      Obrigada. Fico feliz que tenha gostado.
      Nós alugamos o carro com a Hertz através da RentCars e não tivemos problema algum em passar pela Austria com ele. Não fizemos um trajeto longo, mas me informei e disseram que não havia problema.
      Na Austria não passamos por nenhum pedágio, e na Alemanha nós pagamos em dinheiro. Não comprei selo de pedágio.

      Espero ter ajudado,

      beijos

  18. Francine. Voce está sendo nosso guia de bolso e inspiração rsrsrs. Vamos (eu, meu marido e meu casal de gemeos com 5 anos) no final de Junho/Julho, e queríamos juntar Berlim, a rota de 13 dias que você fez, a Rota Romântica e a Floresta Negra que tb. nos foi muito indicada. Mas só temos 18 dias inteiros (excluindo os dias de chegada e retorno). Assim, se fosse possível será que você conseguiria falar qual cidades você não retornaria (pq é igual a outras melhores, ou pq não tinha nada novo para ver etc) ou reduziria o tempo de permanência, já sei que Munich seria um delas rsrsrs.

    1. Oiii
      Vc viu nosso roteiro completo pela Alemanha?
      Nós fizemos justamente Berlim, Nuremberg e Rota Romântica em duas semanas. Acho que em 18 dias vc consegue sim incluir a Floresta Negra.
      Da uma olhadinha nesse post: http://www.viagensquesonhamos.com.br/2014/08/alemanha-com-criancas-roteiro-de-13.html

      Nós amamos a Alemanha, com excessão de Munique kkkk
      Mas já sei que precisamos voltar para tirar essa má impressão.
      Abraços e depois volte para contar como foi

  19. Boa Noite Francine, Adorei seus comentários. Estamos programando nossa viagem para Julho e temos 8 dias entre Colonia e Munique, e queremos fazer a Rota Romântica. Nossa ideia é usar 3 dias entre Wurtzburgo e Munique, então teríamos apenas este tempo para fazer o seu roteiro da RR, voltando para Munique, quais lugares você sugeriria corta para adaptar o roteiro ao nosso tempo e poder visitar a cidade Austriaca

    1. Olá,
      A cidade mais bonita e charmosa é Rothenburg. Coloquem como ponto principal a cidade e usam o restante do tempo para os deslocamentos e paradas.
      Poderiam colocar no roteiro Rothenburg e Fussen e os restante seria lucro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *