Search
Close this search box.

Caminhos de Pedra, roteiro de um dia em Bento Gonçalves na Serra Gaúcha

O roteiro Caminhos de Pedra, juntamente com o roteiro Vale dos Vinhedos, é um daqueles passeios imperdíveis para quem visita Bento Gonçalves.
Se está nos seus planos visitar o destino, o Zarpo, clube de viagens online, possui tarifas exclusivas para hospedagens no Rio Grande do Sul. Acesse aqui e confira!

O roteiro idealizado pelo engenheiro Tarcísio Vasco Michelllon e pelo arquiteto Julio Posenato, hoje é considerado Patrimônio Histórico do RS, por concentrar o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural no Brasil.

O projeto Caminhos de Pedra, com 12 km de extensão,  visa resgatar, preservar e divulgar a cultura, arquitetura e costumes que os imigrantes italianos trouxeram para a serra gaúcha a partir de 1875. Com o turismo, cada dia a região tem se aperfeiçoado e mostrado esmero em receber os visitantes.

O roteiro funciona todos os dias do ano, das 9h às 17h30min, e está localizado na zona rural de Bento Gonçalves. Carro alugado sempre é a melhor opção para esse tipo de passeio, pois da mais liberdade para as visitas. Mas para quem prefere comodidade, existem tours que podem ser contratados em agências de turismo.


Durante o trajeto, será possível apreciar as casas de pedra e também de madeira, muitas delas com mais de 100 anos de existência, e suas atividades, como moinho, cantinas colonias, teares, vinícola, casa de massas entre outras.

A melhor maneira de conhecer o roteiro, é visitando essas propriedades particulares que fazem parte do trajeto, onde a maioria realiza demonstração, explicação do local e degustação de produtos, realizado geralmente pela própria família proprietária do local. Alguns locais cobram uma pequena taxa de visitação.  São aproximadamente 20 pontos de visitação e tantos outros para contemplação. Reserve pelo menos meio dia de visitação e um almoço em uma das ótimas opções existentes no trajeto.

Na minha última visita a região, visitamos a Casa e Parque da Ovelha – conforme relatei no post “Parque da Ovelha, o melhor de Bento Gonçalves com crianças”, a Casa da Erva Mate, a Casa das Cucas Vitiaceri, a Salumeria e o restaurante Casa Ângelo. Recomendo uma visita à Casa das Massas e Casa da Tecelagem, que já conheci em outros momentos e infelizmente por questão de tempo, não foi possível visitar dessa vez.

Vinícola Salvati

Parque e Casa da Ovelha: Uma das atrações mais bacanas e deliciosas do roteiro, cuja edificação principal é uma casa de madeira totalmente preservada, inclusive com mobiliário original. Para quem visita a região com crianças é imperdível, pois no Parque da Ovelha você tem contato direto com os animais, pode dar mamadeira para as ovelhinhas, ver como o cachorrro da raça Border Collie ajuda no trabalho com os animais, entre outras atividade. No final do passeio, uma loja com as delícias produzidas no local e várias outras lembranças da região.

Casa da Erva Mate: Outra casa de madeira belíssima e uma paisagem bucólica. Construída em 1884, o antigo moinho Ceconello, movido pela roda d’água hoje abriga a Casa da Erva Mate. Na Casa da Erva Mate você vai conhecer todo o processo de fabricação  artesanal da erva mate, produzida pela família Ferrari, desde a seleção dos galhos até a embalagem. No final do passeio, os turistas são recepcionados no varejo da casa, onde aprendem como preparar o chimarrão, e podem adquirir a erva mate, produtos da cultura gaúcha e também cosméticos produzidos a partir da erva mate.

Casa das Cucas Vitiaceri: Local perfeito para um lanche e café no meio da tarde. Com um cenário encantador é possível desfrutar da natureza em meio às delícias produzidas pelo local. Impossível resistir às cucas (bolo típico alemão) recheadas. Na época de safra de uva, o visitante pode escolher seu cacho da fruta, diretamente no parreiral no sistema colhe e pague. A casa, apesar de não ser histórica, remete a arquitetura da região.

Salumeria: É uma casa de tijolos, especializada em produzir embutidos ( salames, copas, cutadellos, etc). A casa onde se localiza a Salumeria representa uma edificação característica da imigração italiana no Rio Grande do Sul e arquitetura camponesa do norte da Itália. No espaço é oferecido uma degustação dos produtos ali produzidos, onde também é possível adquirí-los, além de outros produtos coloniais e cervejas artesanais.Impossível resistir às delícias.

Casa Ângelo: Localizado em um a casa de pedra, chamada Casa Righesso, construída em 1889 com pedras irregulares de basalto na cor preta. A construção é lindíssima e abriga um restaurante que serve rodízio de saladas, massas e grelhados.

Como vocês devem ter percebido pelos relatos acima, o Caminhos de Pedra é um trajeto de delícias. Tenho certeza que você   não resistirá a tantos produtos deliciosos.

Onde comer:

O trajeto abriga vários restaurantes, e locais para lanches.

*Restaurante e Churrascaria Barracão: Serve churrasco de segunda a sábado, das 11h30min às 14h.

*Gran Mangiar Restaurante: Aberto para almoço e jantar, serve buffet livre de segunda a sexta feira, das 11h30min às 13h30min e à la carte aos sábados e domingos das 11h30min às 14h30min. De quarta a sábados serve jantar à la carte, das 19h30min às 22h.

*Casa Ângelo: Serve rodízio de carnes e massas no almoço, de terças a domingos, das 11h30min às 16h.

*Restaurante Nona Ludia: Serve almoço típico italiano servido na mesa, de quartas a sextas feiras, das 11h30min às 14h e nos finais de semana das 11h30min às 15h. Durante os meses de alta temporada, funciona todos so dias da semana.

*Casa Fracalossi – Restaurante e Café Colonial: De quarta a sexta feira funciona das 10h30min às 17h para café colonial e lanches. No finais de semana oferece café colonial das 15h às 17h30min e almoço típico italiano das 11h às 14h.

*Casa Vanni Espaço Gastronômico: Aberto todos os dias com excessão da quarta feira. O restaurante funciona das 12h às15h30min e café da 11h às 17h.

*Casa das Cucas Vitiaceri: Funciona diariamente das 9h às 18h, sem fechar ao meio dia. Oferece também piqueniques.

Onde ficar:

*Pousada Cantelli: Única opção de hospedagem no próprio trajeto do roteiro. Localizada em uma casa de pedra centenária,  restaurada e adaptada para uma hospedagem com charme. São apenas três apartamentos, o maior deles no andar superior, um sótão com quarto, banheiro e sala. Todos extremamente confortáveis e bem equipados. Para reservar e conhecer mais sobre a Pousada Cantelli clique aqui.

*Dall’Onder Grande Hotel: Um dos hotéis mais conhecidos da cidade,  está próximo ao acesso ao caminhos de Pedra e localizado a 1,5 km do centro da cidade. O Dall’Onder Grande Hotel Bento Gonçalves oferece WiFi gratuito, buffet de café da manhã e uma piscina coberta aquecida. Para reservar e conhecer mais sobre o Dall’Onder Grande Hotel  clique aqui.

*Dall’Onder Vittoria Hotel: Também da rede Dall’Onder, está localizado a 20 minutos de carro do caminhos de Pedra, é uma boa opção para quem deseja ficar próximo ao centro de Bento Gonçalves. Oferece piscina aquecida, o que pode ser ótimo para curtir o final de tarde. Para reservar e conhecer mais sobre o Dall’Onder Vittoria Hotel clique aqui.

*Laghetto Viverone Bento:  O Laghetto Viverone Bento é uma acomodação 4 estrelas do grupo Laghetto, muito conhecido em Gramado. Está localizado a 5 minutos do centro da cidade. Para ler o relato completo da nossa hospedagem leia o post “Onde se hospedar em Bento Gonçalves | Laghetto Viverone Bento”Para reservar e conhecer mais sobre o Laghetto Viverone Bento clique aqui.

*Farina Park Hotel: Localizado na cidade de Farroupilha, mas com fácil acesso ao Caminhos de Pedras, apenas 7km, o Farina Park Hotel  oferece acomodações aconchegantes e comodidades práticas. Com uma piscina ao ar livre para uso no verão e muita área verde com belíssimos jardins. Para reservar e conhecer mais sobre o Farina Park Hotel clique aqui.


*Nós visitamos a rota Caminhos de Pedra, durante o #TchÊncontro – Primeiro Encontro de Blogueiros de Viagem em terras gaúchas. Agradecemos a hospitalidade dos empreendimentos da rota em receber um grupo grande, em um sábado de alta temporada. Todas as despesas consumidas foram pagas por nós.

Outros posts sobre Bento Gonçalves:

* Para ler nossos posts sobre a Serra Gaúcha, clique aqui!

* Para ler nosso post sobre o Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves, clique aqui

* Para ler “Wine Garden, piquenique no Vale dos Vinhedos”, clique aqui.

* Para conhecer um roteiro pelo Vale dos Vinhedos, leia “Vale dos Vinhedos, em três passeios saborosos”

Procurando hotel em Bento Gonçalves?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Lembrando que a maioria da reservas são com cancelamento gratuito. Você pode reservar para garantir o preço, e continuar acompanhando as reservas. Se achar uma oferta melhor de outro hotel, é só cancelar a reserva, sem custo, online.

Procurando carro para alugar em Porto Alegre?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

Para ver mais fotos, nos siga no Instagram @Fran_agnoletto, através da #ViagensqueSonhamosemBento. Curta também nossa página no Facebook: Facebook/ViagensSonhamos

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

11 respostas

  1. Fazia um tempinho que não passava pelos Caminhos, sempre acabamos indo ao Vale. Sabe, foi delicioso e me surpreendi com a organização e com os ótimos empreendimentos do local. BjO!!

  2. Seus posts são otimos, estou amando cada viagem sua… Vou para o Sul em Agosto, os posts do Vale dos Vinhedosme encantaram, dificil vai ser escolher o que fazer, vou ficar por lá somente dois dias e depois sigo para Gramado.

  3. Olá, tudo bem?
    Eu viajo para o sul no final de setembro, chegaremos por caxias às 10h20, e pensamos em seguir para o caminho das pedras no mesmo dia, já que estaremos "próximos" e com carro, você acha que é muito ruim aproveitar a partir do meio dia, e quais atrações você mais indica para aproveitar nessas 5 horinhas? Muito obrigada!

    1. Oi Manuela, tudo bem?
      Não só é possível, é ótimo. Não percam sua oportunidade. Eu almoçaria na Nonna Ludia, e aproveitaria a tarde para fazer alguma atração do Parque da Ovelha, conhecer a Ervateira e alguma das outras casas que vcs charme interessante.
      O trajeto parece longo, mas é bem acessível e curto. Tenho certeza que da para aproveitar muito.
      Depois conta como foi o passeio.
      Beijos

  4. ola Francine , ficarei hospedada em gramado e pretendo ir a Bento um dia , consigo visitar o vale dos vinhedos e o caminhos de pedra no msm dia ? pretendo parar somente na casa das ovelhas e almoçar no Nona Ludia !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *