Search
Close this search box.

Festiqueijo, o maior festival gastronômico da Serra Gaúcha

Visitar a Serra Gaúcha é garantia de  deliciar bons vinhos e ótima gastronomia. Durante o mês de julho, os visitantes tem uma opção única de atração enograstronômica: A Festiqueijo que acontece na cidade de Carlos Barbosa, considerado o maior festival gastronômico da Serra Gaúcha.

Carlos Barbosa é cidade vizinha de Bento Gonçalves e Garibaldi e já conhecida de quem faz o passeio de trem Maria Fumaça. É na estação da cidade que o passeio irá iniciar ou terminar, com muita cantoria italiana. Leia o post “Passeando de Maria Fumaça na Serra Gaúcha”, para conhecer um pouco mais desse passeio imperdível.

De 1 à 31 de julho, a cidade será  palco da Festiqueijo, celebrando a riqueza produtiva das empresas da região. Além de um evento enogastronômico, a Festiqueijo também apresenta uma feira de cunho comercial e industrial onde as empresas apresentam seus produtos.

Mas sem sombra de dúvidas, é a gastronomia e os vinhos e espumantes que são o grande destaque do evento.   O cardápio da grande mesa, contem mais de 40 tipos de queijos, polenta, galeto, pão caseiro, cuca, grostoli e muitas outras delícias. Tudo isso regado a muito vinho e espumante das melhores vinícolas da região. 

Uma das empresas participante é a Vinícola Peterlongo, que nós tivemos a oportunidade de visitar e participar de um tour degustação no ano passado. Serão oito opções de produtos da empresa para degustação no evento, entre espumante, vinhos e sucos de uva. As pessoas que participarem da degustação no evento, receberão um convite com 10% de desconto no tour de degustação que ocorre na vinícola em Garibaldi.

 

Para participar do festival é preciso adquirir o passaporte que da direito ao visitante de saborear a comida típica italiana tradicional do evento, além de também degustar vinhos, espumantes, suco de uva, derivados do leite e outros produtos oferecidos pelos 21 expositores.

O Festival acontece em todos os finais de semana do mês de julho. Nas sextas-feiras o horário de visitação é das 18h às 22h,  aos sábados, das 10h às 22h e aos domingos, das 10h às 17h. O valor do ingresso nas sextas e domingos é R$ 100, e nos sábados, R$ 110.

Mesa farta, belas paisagens da Serra Gaúcha e a hospitalidade do povo da região esperam todos os visitantes.

27º Festiqueijo
Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus
Rua Elisa Tramontina, 193
Carlos Barbosa/ RS

Outros posts da região:

* Três passeios saborosos no Vale dos Vinhedos

* Parque da Ovelha, o melhor de Bento Gonçalves com crianças

* Caminhos de Pedra, roteiro de um dia na Serra Gaúcha

* Passeando de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

* Wine Garden, piquenique no Vale dos Vinhedos

* Para ler nossos posts sobre a Serra Gaúcha, clique aqui

Quer reservar hotel na Serra Gaúcha?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Procurando carro para alugar?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos. 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

6 respostas

  1. Bom, Fran, eu moro meio longe do RS, em SP, mas sou super fã das serras! Procuro ir uma vez por ano, esse ano já fui e ano que vem irei com certeza!!! Quero me programar para ir na Festiqueijo, as fotos estão uma perdição!

  2. Como se já não houvesse motivos para ir para a Serra Gaúcha em julho ainda…de dar água na boca as fotos das cucas..hum….adorei o post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *