Search
Close this search box.

Roteiro de um final de semana, aproveitando o melhor de Gramado e Canela

Gramado e Canela, na Serra Gaúcha são destinos que não nos cansamos de voltar. E toda vez que voltamos encontramos atrações novas e novos restaurantes. Como nós moramos no RS, a região é um destino frequente para finais de semana e feriados. 

No último final de semana estivemos em Canela para participar de um bate papo sobre Viagens com Filhos, a convite do Laje de Pedra Hotel & Resort, junto com outras blogueiras de viagem, como eu já contei no post “Bate papo sobre Viagens com Filhos, na Serra Gaúcha”. Aproveitamos que estaríamos reunidas com as famílias para fazer um roteiro pelas atrações que encantam as crianças e também os pais. Foi um final de semana divertidíssimo e o pequeno gostou tanto que já perguntou quando iremos voltar.

Roteiro em Gramado

Um final de semana entre Gramado e Canela |

Sexta-feira: Se você conseguir chegar em Gramado ainda no período  da tarde, recomendo uma visita ao Lago Negro, e após curtir o final de tarde apreciando a vista da bela Catedral de Pedra de Canela, na Holic Pâtisserie.  

Roteiro pela Serra gaucha

Após apreciar as delícias da Holic, fazer check in no hotel a aproveitar a piscina térmica, que é sempre uma delícia nos dias frios.

Para jantar recomendo o elogiadíssimo Magnólia, um restaurante localizado em um charmoso casarão da década de 50.

Roteiro pela Serra gaucha

Sábado: Na Serra Gaúcha, o dia começa com um delicioso café da manhã, oferecidos pelos hotéis, que são sempre um verdadeiro café colonial.  O café da manhã do laje de Pedra é maravilhoso.

Roteiro pela Serra gaucha



Após o café da manhã, saímos para apreciar a vista do Vale do Quilombo no condomínio Laje de Pedra. Vale a pena passear pelo condomínio para apreciar as belas casas e paisagismo do local. Tenho certeza que você terá vontade de morar por lá.

Roteiro pela Serra gaucha



Fomos visitar a atração Mundo Gelado, o primeiro parque temático de gelo da América Latina. No Mundo Gelado você vai sentir na pele como é viver a uma temperatura de – 20 graus e também apreciar belas esculturas de gelo. Ao lado do Mundo Gelado fica a atração Capitão Jack, onde conhecemos réplicas de navios, aviões e também um pouco da história de como o homem conquistou o mundo através do mar e ar.

Roteiro pela Serra gaucha

Seguimos para o Alpen Park, um lugar incrível para os amantes de aventura. O local possui montanha russa, trenó, carro choque, tirolesa, entre tantas outras atrações. Vale a pena comprar o passaporte para aproveitar as atrações.

Roteiro pela Serra gaucha

Roteiro pela Serra gaucha

Almoçamos a famosa Feijoada do hotel Laje de Pedra, que é perfeita para degustar no inverno, em um ambiente com a maravilhosa vista do Vale do Quilombo e música ao vivo.

Roteiro pela Serra gaucha

A tarde foi dedicada a aproveitar o hotel. As crianças se divertiram na recreação e piscina térmica do hotel, enquanto as mães blogueiras participaram de um bate papo com os hóspedes do hotel sobre Viagens com Filhos, na sala da lareira, acompanhados de muitas gostosuras, como quentão, pipoca, quentão e outros doces.

Roteiro pela Serra gaucha

Roteiro pela Serra gaucha

À noite fomos assistir o espetáculo Korvantuturi, um show que é um sucesso a vários anos e agrada todas as idades. O cenário e os figurinos são ricos em detalhes e envolve dança, música e números de malabarismo. No período do Natal Luz, o espetáculo é especial alusivo ao período do Natal.

Final de Semana em Gramado

Após o show fomos jantar no Empório Canela, restaurante maravilhoso, que possui um amplo cardápio, oferecendo desde lanches a pratos mais elaborados, em um ambiente super agradável e criativo, com decoração vintage em um ambiente de livraria e loja de artesanato.

Roteiro por Gramado

Domingo: Após o café da manhã, fomos ao Vale da Ferradura, na zona rural de Canela, apreciar as belas paisagens. Recomendo telefonar antes de ir para ver se o tempo está aberto no local.  Nós tentamos visitar o local no sábado, e quando chegados lá, o tempo havia fechado e não era possível ver nada. 

Roteiro pela Serra Gaucha

As paisagens são de tirar o fôlego e as trilhas são de nível fácil, que inclusive as crianças fizeram com facilidade. Encontramos quatis pelo caminho e nos divertimos pelos percursos. As crianças também brincaram no playground que existe no local.

Roteiro pela Serra gaucha

Roteiro pela Serra gaucha

Depois de apreciar belas paisagens, fomos para o Reino do Chocolate, atração da Chocolates Caracol. O passeio inicia por uma máquina do tempo que nos leva ao passado para contar de forma lúdica a história do chocolate. E no local os visitantes tem a oportunidade de fabricar o seu próprio chocolate. Modéstia a parte os chocolates fabricados por nós ficaram deliciosos.

Roteiro pela Serra gaucha

Reino do Chocolate

O almoço foi no restaurante Bêrga Motta, que fica localizado dentro do Ecoparque Sperry, outro lugar que merece um passeio para apreciar suas belas cachoeiras. Nós já  fizemos as trilhas em outra visita e indicamos o passeio. Leia “Ecoparque Sperry e Restaurante Bêrga Motta“para conhecer todos os detalhes do local.

Passeamos por Gramado, aproveitando o lindo dia sol que estava fazendo, caminhando pela Praça das Etnias, apreciando o local que passou por reforma recente.

#Dica: A partir do final do mês, as famosas cucas e pães da praça voltam a ser vendidos no local. É impossível resistir ao cheiro que as chaminés exalam. Não deixe de experimentar.

Praca das Etnias Gramado


E a última atração do dia foi o Gramado Zoo, um zoológico especializado em animais da fauna brasileira. Encontramos araras, papagaios, onças, corujas, puma, macacos, cobras, entre tantas outras espécies.

Gramado Zoo

Onde ficar hospedado |

Laje de Pedra Hotel & Resort: Estive hospedada muitas vezes no hotel, quando criança e agora voltei com o nosso pequeno, que ficou enlouquecido com a área kids, que é enorme.

O hotel continua sendo um ícone de hospedagem na Serra Gaúcha, e os novos quartos reformados são muito confortáveis e perfeitos para receber famílias com crianças. Para ver disponibilidade, valores e reservas para o período da sua viagem, clique aqui

Roteiro pela Serra gaucha

Onde comer |

Confesso que comer bem é tarefa fácil na Serra Gaúcha. Há muitas opções saborosas para todo tipo de gosto e bolso.

Magnólia: Simplesmente divino, tanto para quem quer algo mais romântico e seletivo, quanto para quem viaja com as crianças. O restaurante tem cardápio e sala kid’s com monitores, além de sala de cinema, onde os pequenos podem se divertir, enquanto os pais apreciam a boa gastronomia do local ou escutam música ao vivo. Os ambientes são lindos com decoração vintage garimpada pelos proprietários nas suas viagens, e a construção é um casarão com todo glamour da década de 50.

O restaurante abre para jantar e em alguns domingos é também servido brunch. Provamos o Filé Magnólia com risoto de maça verde e amamos.

Empório Canela: O Empório Canela é uma mistura de restaurante, bar, loja de artesanato e livraria, em um ambiente super despojado que esbanja alegria, em uma localização privilegiada, quase em frente a Catedral de Pedra de Canela. O cardápio é bem variado, desde lanches, saladas e pratos mais elaborados. Eu amei o Lombo à milanesa com purê de batata doce e gengibre. O local também oferece cardápio infantil.

Roteiro pela Serra gaucha

Roteiro pela Serra gaucha

Bêrga Motta: O Ecoparque Sperry está localizado no Vale do Quilombo, no interior de Canela, em 20 hectares no meio da Mata Atlântica, com a presença de 3 cursos da água: o arroio Quilombo, o arroio Trombão e o riacho Cristal, que proporcionam a formação de cascatas e cachoeiras e é lá que funciona o restaurante Bêrga Motta, que funciona apenas para almoço nos finais de semana. O conceito do restaurante é resgatar a culinária dos antepassados, onde o destaque eram os aromas e o carinho no preparo dos alimentos. Tudo preparado com muito carinho, com produtos orgânicos produzidos na horta própria para serem apreciados em meio a natureza. Os sabores da comida caseira são a referência do restaurante, aprimorados através de técnicas culinárias, baseados no conceito de Comfort Food

Restaurante Berga Motta

Feijoada do Laje de Pedra: Durante o inverno o hotel Laje de Pedra oferece sua tradicional feijoada, para hóspedes e também público em geral, aos sábados. A vista do restaurante deslumbrante com o Vale do Quilombo como parte do cenário. A feijoada é deliciosa, e o buffet de sobremesas é digno de sair rezando. Todas essas delícias acompanhadas de música ao vivo e da recreação infantil do hotel, onde as crianças podem brincar, enquanto os pais podem saborear a feijoada tranquilamente.

Doces gauchos

Estação Canela: Eu não tive a oportunidade de ir no Estação Canela, mas o restaurante foi muito bem recomendado pela Cláudia do blog Felipe, Pequeno Viajante. O Estação Canela é um restaurante temático de trem, em um ambiente super agradável que serve rodízio de massas e carnes além de buffet de saladas, sobremesa e outros complementos, como feijão e arroz que sempre agradam as crianças.

Roteiro em Gramado


Outras atrações |

Para quem visita a região pela primeira vez, algumas atrações são obrigatórias, como:

Cascata do Caracol: um dos mais belos cartões postais da serra gaúcha. Pode ser apreciada através do passeio de bondinho, no Parques da Serra ou através da visita ao Parque do Caracol. Leia “Parques da Serra | Os bondinhos do Parque do Caracol”para conhecer todos detalhes desse passeio.

Mini Mundo: uma das atrações mais antigas e lindas de Gramado. O Mini Mundo é como o nome já diz, um mundo de miniaturas, com reproduções de obras arquitetônicas reais, ambientadas em uma cidade de 2500 habitantes. Leia “Mini Mundo, o mundo encantado de Gramado” para conhecer todos os detalhes dessa atração que encanta adultos e crianças.

Snowland: para quem quer ver neve. Muitas pessoas vem a Gramado em busca de neve, mas ela é certa apenas em um lugar, nas quatro estações do ano, no Snowland. O local é o primeiro parque indoor de neve das Américas, e suas principais atrações são o Vilarejo Alpino e a Montanha de Neve. A Montanha de Neve é o maior sucesso, e embora a pista seja pequena, é possível até esquiar. Leia “Snowland, em Gramado”para conhecer todos os detalhes da atração.

Foi um final de semana de muita diversão, boa gastronomia e excelente companhia. Obrigada aos blogs Café Viagem, Felipe Pequeno Viajante, As Passeadeiras, Viagem Simplesmente e Malas e Panelas, por estarem com a gente nesse projeto e final de semana de muita diversão. Já estamos com vontade de voltar.

Gramado Zoo

* Este não é um post patrocinado. Agradecemos ao Laje de Pedra Hotel e Resort, o convite para fazer parte desse time e a todos apoiadores a receptividade com que fomos recebidos e convites ou descontos para as atrações. O relato acima representa a nossa opinião sincera sobre o destino e os passeios.

Outros posts sobre Gramado e Canela:

* Aldeia do Papai Noel

* Parque Terra Mágica Florybal

* Natal Luz com criança

* Quatro atrações para um dia de chuva em Gramado

* Mundo de Chocolate

* Vale dos Dinossauros, cara a cara com os dinossauros da Serra Gaúcha

* Onde se hospedar em Gramado com criança: Hotel Alpestre

* 15 Hotéis Econômicos em Gramado e Canela

* Alugando apartamento em Gramado

Quer reservar hotel na Serra Gaúcha?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Procurando carro para alugar em Gramado?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos. 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

11 respostas

  1. Que lugar mais lindo! Suas fotos me deixaram com agua na boca em conhecer! Quem sabe um dia! Enquanto isso vou ficando phd com seus posts! 🙂 Saludos.

  2. Que delicia de post e de final de semana, Fran! Morro de saudades e nostalgia pelas manhãs constantes idas à nossa Serra! Obrigada por trazer ela até mim! Bjs

  3. Fran, amei o final de semana, foi um privilégio e uma alegria compartilhar com vocês momentos tão especiais!

    Beijo,

    Clau
    @AsPasseadeiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *