Search
Close this search box.

Flores da Cunha, um roteiro por vinícolas, belas paisagens e boa gastronomia

Flores da Cunha é uma cidade localizada na serra gaúcha, distante 150 km da capital do estado, vizinha de Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Estivemos visitando a cidade no último final de semana e voltamos encantados com tudo o que vimos. Embora Flores da Cunha não figure nos roteiros turísticos mais conhecidos do estado, a cidade tem muitos atrativos, vinhos deliciosos e farta gastronomia.

Flores da Cunha ostenta o título de maior produtor de vinhos do Brasil. Pra mim isso foi novidade, pois eu sempre imaginei que esse título pertencia a Bento Gonçalves. Mas depois de visitar três belas vinícolas na cidade, posso afirmar que de vinho eles entendem.

A região é rodeada por vales e montanhas, margeada pelo Rio das Antas. A arquitetura italiana, gastronomia e produção vinícola são heranças da colonização europeia que aconteceu a partir de 1877.

A cidade é um destino perfeito para um tour de um dia, a partir de Caxias, Bento Gonçalves ou mesmo Porto Alegre. Claro que pernoitar na cidade, propicia liberdade na degustação de todos os vinhos, mas caso não seja possível, trate de achar algum motorista responsável.

O que fazer |

Nós adoramos visitar vinícolas e foram elas que nos levaram até Flores da Cunha. São várias vinícolas na cidade e região, mas nós conhecemos três delas.

Luiz Argenta Vinhos Finos

A Vinícola Luiz Argenta,  já recebeu o título de uma das mais belas vinícolas do mundo, segunda a revista Adega. Esse projeto inovador foi inaugurado em 2009, mas a história da vinícola começou muito antes disso. O local onde está localizada a vinícola, foi um dos primeiros locais no Brasil onde foram plantas uvas viníferas e as videiras passaram a ser valorizadas em função das características e belos vinhos produzidos por essas uvas.

O parreiral a perder de vista nos encantou assim que chegamos no local. O prédio da vinícola está localizado na parte alta do terreno, proporcionando vistas ainda mais bonitas da propriedade.

A vinícola oferece visitação e degustação de produtos produzidos pela empresa ao custo de R$ 40,00, sendo que no final da visita, você pode levar a taça personalizada utilizada na degustação para casa. A visitação acontece em horários pré determinados de terças a domingos, às 10h, 14h, 15h ou 16h.

O local abriga também o novo restaurante Clô, que teve inspiração nas vinícolas espanholas. O restaurante é lindíssimo e funciona apenas para almoço, servindo prato do dia, durante a semana e cardápio especial aos finais de semana e feriado.

Restaurante Clo

Vinícola Salvador

Chegamos na vinícola através das boas avaliações do Trip Advisor. A Vinícola Salvador é considerada a atração número um da cidade, segundo o site. E ao chegar no  local, descobrimos o porque a vinícola é tão bem avaliada pelos visitantes. O local é lindo, o atendimento é maravilhoso e os vinhos deliciosos.

Instalada em um dos prédios mais antigos da cidade, muito bem restaurado e decorado, a vinícola oferece visitação guiada pelo processo de fabricação dos produtos, pela família proprietária da vinícola. A visitação dura em torno de 30 minutos e é gratuita, sem necessidade de agendamento, ocorrendo de hora em hora durante a semana, e nos domingos apenas no período da manhã.

A empresa não possui vinhedos próprios, por isso sua localização central na cidade. Mas  a falta de vinhedos é compensada pela bela arquitetura da sua sede. Cada elemento foi muito bem detalhado e executado e o resultado é o belo conjunto da obra que todos visitantes podem apreciar.

Após a visitação fomos convidados a provar os vinhos e espumantes produzidos pela empresa, em uma degustação conduzida pelo proprietário da empresa, que além de nos ensinar como degustar e apreciar os aromas, nos contou curiosidades sobre o mundo do vinho.

A visita terminou no varejo da vinícola, pois é praticamente impossível deixar o local sem levar algum produto para degustar em casa. Assim como os relatos que lemos no Trip Advisor, saímos encantados do local. Sem dúvida, o passeio mais bacana da cidade.

Vinhos Monte Reale

Localizada ao lado do pórtico de acesso à cidade, a Vinhos Monte Reale, oferece visitação e degustação dos produtos, sem custo.

 

Aos domingos de meio dia, o restaurante do local funciona com cardápio de gastronomia italiana. Em breve será inaugurado no local uma área específica para produção de cervejas artesanais.

Mirante Gelain

Localizado no interior de Flores da Cunha, em terras particulares, o mirante Gelain, proporciona uma vista privilegiada da natureza exuberante da região. Além do Rio das Antas, que no local, forma quase uma “ferradura”, é possível avistar a Cachoeira do Bordin. O local é bastante conhecido por apreciadores de esportes radicais que utilizam o local para prática de rapel.

Flores da Cunha

Para chegar ao local é preciso seguir em direção à cidade de Nova Pádua, e seguir em frente prestando atenção nas placas informativas pelo caminho. O trajeto final é de estrada não pavimentada, mas estava em boas condições.

Praça da Bandeira

A praça que localiza-se no coração da cidade, foi revitalizada e entregue à comunidade no início desse ano. Não lembro de ter visto uma outra praça tão linda e bem cuidada em uma cidade do país.

O playground é de enlouquecer qualquer criança. Lindo, cheio de brinquedos diferentes. Digna de pracinha infantil do primeiro mundo.

Além de ser linda, a Praça da Bandeira emoldura  a Igreja Matriz, outro local que merece uma visita.

Antônio Prado

Antônio Prado é uma cidade vizinha à Flores da Cunha, distante 30 km. A cidade também de colonização italiana preserva seu centro histórico, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

A área localizada no centro da cidade, é o maior acervo da arquitetura urbana em madeira da imigração italiana no Brasil. São 48 prédios tombados, que fazem parta do centro histórico, preservando o passado e mantendo as tradições italianas vivas.

As construções são facilmente identificadas, através de uma placa que conta a história do imóvel, além de mostrar o ano da sua construção.

A Casa da Neni, localizada ao lado da igreja, foi a primeira das construções a serem tombadas pelo Patrimônio Histórico, e por causa disso ela se tornou o símbolo da cidade.

Atualmente a casa abriga o Museu Municipal, onde estão em exibição objetos e peças de valor histórico-cultural que contam a história da formação do município de Antônio Prado. Infelizmente o museu funciona apenas na parte da manhã nos domingos, e não foi possível visitá-lo.

Gastronomia

Como uma boa cidade da Serra Gaúcha, a cidade não deixa a desejar no quesito gastronomia. Além dos já mencionados restaurantes Clô, da Vinícola Luiz Argenta e Valle des Mis, da Vinícola Monte Reale, que vimos os cardápios e pretendemos voltar em breve para experimentar, testamos o restaurante do Parque de Eventos, que infelizmente funciona só  no período da Feira de Inverno. 

Se você estiver visitante a cidade nesse período, não deixe de experimentar o restaurante. O ambiente é simples, mas o cardápio é típico italiano e delicioso. Pagamos R$ 35,00 por pessoa para provar todas as delicias do cardápio com vinho incluído. Muita sopa de capeleti, macarronada, galeto, polenta brustolada, tortéi e queijo frito, tudo isso regado a boa música.

Quer reservar hotel na Serra Gaúcha?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Procurando carro para alugar ?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos. 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

11 respostas

  1. Também sempre imaginei que Bento Gonçalves fosse o maior produtor de vinhos aqui no Brasil!
    Adorei a cidade, uma jóia! Quero muito fazer um roteiro pela serra gaucha, mas ainda não apareceu a oportunidade certa!

  2. Super novidade isso pra mim! Nunca tinha ouvido falar nisso, e pra mim o título era de Bento mesmo. Adorei o post, os lugares, a comida tudo, deu uma super vontade. Beijos.

  3. Desde que uma amiga de infância mudou pra Porto Alegre que eu ando querendo conhecer a Serra Gaúcha, venho lendo todos os posts e preparando a viagem que eu sei que farei em breve.

  4. Morando no Chile, sou suspeita pra falar de visitas em vinícolas… Amo de paixão! Mas nunca fui em uma no Brasil =/ Mas com esse post me deu muita vontade de conhecer, parecem ser lugares super lindos 🙂

    Flores da Cunha sempre esteve nos meus planos, pra visitar alguns amigos de lá, agora tenho mais desculpas pra ir!

  5. Sem dúvida que o Brasil tem muito para ver, e este post é mais um exemplo, tem locais muito variados e até vinhas !! O pessoal aí viajante brasileiro tem dado uma grande ajuda nesse ponto, por vezes o que se "vende" aqui na europa do brasil é apenas a praia e o carnaval ! E o Brasil é muito mais !

  6. A lista de viagens da gente nunca acaba, né? Mas essas dicas da Serra Gaúcha dão vontade de ir para lá imediatamente. Quanto lugar lindo, comida boa e bom ver que dá para curtir em família. Dicas ótimas. Bom domingo.

  7. O mundo realmente tem imensas coisas interessantes para conhecer… Não fazia ideia desta zona do país. Obrigada 🙂

  8. você acredita que ainda não visitei Flores da Cunha com vontade assim? Meu namorado é de Bento, aí do lado e só passamos uma vez…adorei o roteiro, vou fazer na próxima ida ao RS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *