Search
Close this search box.

Colônia de Férias em Inhotim | Diversão para os pequenos visitantes

Inhotim  é um misto de parque e museu, onde está localizado um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, o local é unanimidade entre os visitantes, sendo que todos saem de lá fascinados com a beleza do local.

O Instituto Inhotim está localizado na cidade de Brumadinho, no interior de do estado de Minas Gerais, a apenas 60 km de distância de Belo Horizonte, o que torna a atração um ótimo destino tanto para quem deseja visitar a capital BH, quanto para quem deseja fazer um tour pelas cidades históricas do estado. 

Inhotim com crianças

Foi apreciando as belas fotos do local de outros colegas blogueiros e amigos que me apaixonei por Inhotim sem nunca ter pisado por lá. A Paula do blog Viagens da Mochilinha Gaúcha e a Claudia do blog Mezzo Mondo,  que inclusive cedeu gentilmente as fotos para ilustrar esse post, estiveram por lá recentemente e me ajudaram a definir o destino das próximas férias em família: Minas Gerais, ai vamos nós! E obviamente, Inhotim faz parte do nosso roteiro.

O que eu não imaginava era que o Inhotim além, de um lindo local para visitação, durante o período de férias escolares será palco também de colônia de férias para a criançada. Chamada de Colônia de Férias Pequenos Propositores, as atividades ocorrerão a partir do dia 16 de julho, em período integral para crianças entre 6 e 11 anos de idade.

O objetivo é propiciar as crianças diversas possibilidades de experimentação, sempre de forma lúdica, interagindo com o espaço físico e os acervos artísticos e botânicos do local. 

Colonia de Férias

Enquanto os pais visitam o local de acordo com o seu roteiro, as crianças acompanhadas de educadores do instituto e monitores vão percorrer o local com visitas práticas, sempre procurando realizar estratégias pedagógicas promovendo a autonomia e o exercício da criatividade a partir dos conceitos de educação ambiental, arte, memória e patrimônio histórico e cultural.

Colonia de Férias Inhotim

As atividades de colônia de férias irão ocorrer de quinta feira a domingo entre os dias 16 e 31 de julho, para crianças entre 6 e 11 anos de idade, sendo que as crianças serão divididas em dois grupos conforme a faixa etária. A programação é diferente a cada dia da semana, proporcionando novas descobertas e interações.

As atividades iniciam às 9h 30 min e terminam às 16 horas, sendo que na parte da manhã as crianças participantes da Colônia serão convidadas a conhecer os acervos botânico, artístico e histórico-cultural do Inhotim a partir do laboratório de bolso. Nessa atividade, serão inseridos vários materiais diferentes no bolso, sempre relacionados à experimentação,  para que as crianças os utilizem de forma prática e propositiva, nos jardins e galerias, fazendo com que o grupo saiba mais sobre a história do Instituto, de forma divertida.  Já na parte da tarde  as crianças são instigadas a propor experimentações a partir de atividades práticas com educadores do Instituto, colocando em ação o que aprenderam e relacionando o que foi visto no período da manhã de maneira lúdica e livre. Não é o máximo? Até eu fiquei com vontade de participar.

Lembrando que as atividades de colônia de férias são pagas a parte e incluem entrada no Inhotim, lanche de boas vindas, almoço e lanche da tarde. Existe também possibilidade de transporte adicional a partir de BH. Maiores informações e inscrições podem ser obtidas através do email escolas@oturi.com.br ou dos telefones 3571-9796 / 3571-9783 / 99737-6366.

Depois da nossa visita eu venho contar as nossas impressões sobre o local e outras dicas para que vocês aproveitem ao máximo o que o local tem a oferecer. Nos acompanhem na #MinasComCriança,  no Instagram – @Fran_Agnoletto e no Facebook – Viagens que Sonhamos, que sempre que possível estaremos postando dicas e fotos direto de Minas Gerais.

Procurando hotel em Minas Gerais?

O Viagens que Sonhamos é parceiro de duas grandes empresas no setor de hospedagem: Booking e Hoteis.com. Use os banner localizados na lateral direita dessa página, ou esse link aqui para acessar o Booking e esse link para acessar o Hoteis.com. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. 

Procurando carro para alugar?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos. 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

16 respostas

  1. Fantástica atividade ! Esse Inhotim já é o máximo,construir isso com as crianças,sensibilizá-las dessa forma é demais !!!!!!Essa serão as melhores férias que vocês vão oferecer ao Dodô.

  2. Eu adoraria que o Léo participasse de atividades assim. Infelizmente, as escolas deixam as artes e expressões de lado… Muito bacana esse Inhotim, viu? Vontade de conhecer também!

  3. Que proposta mais interessante! Acredita que antes da vida de blog eu nunca tinha ouvido falar de Inhotim? E ultimamente Inhotim está me perseguindo, toda hora vejo algo sobre lá e estou cada vez mais interessada em conhecer!!!

    1. Eu tambem estava com a sensação de que Inhotim estava me perseguindo kkkkk
      para cada lugar que eu olhava, aprecia uma foto mais linda que a anterior.
      Não resisti a tanta beleza kkkkk

      beijos

  4. Que legaaal! Se as férias aqui no Rio esse ano não fossem tão tarde, eu ia dar um jeitinho de conhecer Inhotim com as malinhas!

  5. Acho muito bacana esse tipo de atividade. Aqui no México é muito comum e todos os museus e casas de cultura oferecem cursos de verao super acessíveis. Heloisa está em frances, artes e kung fu. Tem pra todos os gostos e super acessíveis. Onde eu morava no Brasil infelizmente nao tinha nada disso! Beijinhos, ótimas férias.

  6. Eu amo Inhotim, mas quando fui ainda não tinha filhos. Que vontade de voltar lá correndo para ainda pegar as oficinas de férias. Este é um lugar que minha filha certamente vai amar quando a levarmos. Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *