Search
Close this search box.

Passeando de Maria Fumaça em Minas Gerais

Um dos passeios mais bacanas para quem viaja pela região de São João Del Rei e Tiradentes é o passeio de Maria Fumaça. O passeio liga as duas cidades, através de um trajeto de 45 minutos em uma legítima locomotiva de época, em um percurso pela Estrada de Ferro Oeste de Minas, que foi inaugurada em 1881, pelo então imperador D. Pedro.

Como estávamos hospedados em São João Del Rei, optamos em fazer o trajeto São João – Tiradentes, no início da manhã para aproveitar o dia passeando por Tiradentes. Muitas pessoas fazem o trajeto contrário, o que acaba dando no mesmo, caso você esteja hospedado em Tiradentes. Na hora de comprar os tickets você pode optar em ir de trem no inicio da manhã e voltar no final da tarde, aproveitando o dia na cidade visitada, ou comprar o ticket de ida e voltar de táxi. Nós compramos apenas o ticket de ida, e o marido fez o trajeto de carro, nos esperando na estação de Tiradentes, pois assim tínhamos mais liberdade, já que estávamos com carro alugado.

Embarcamos no trem em uma manhã de domingo, no primeiro horário do dia. É recomendado chegar com antecedência à estação, pois costumam se formam longas filas para o embarque. Embora os assentos não sejam marcados, só é vendido o número de assentos disponíveis, então não se corre o risco de ficar sem assento. Aproveite esse tempo para fotografar por lá. Inclusive é possível fazer aquelas fotos vestidos com trajes de época.

São dois tipos de vagões, alguns com bancos de couro, mais confortáveis, e outros com bancos de madeira. Nós escolhemos os vagões com bancos de couro, que no dia do nosso passeio, eram os últimos vagões da estação. A configuração dos assentos é um banco individual de um lado e um banco duplo de outro.

O trajeto margeia a Serra São José e o Rio das Mortes, sendo boa parte do percurso em via urbana, o que é legal para ficar dando tchauzinho para as pessoas.  Embora eu tivesse lido algumas informações sobre sentar no lado esquerdo do trem proporcionar as melhores vistas, sentamos no lado direito, pelo banco ser duplo, mas acompanhei as paisagens de ambos os lados, e não são grandes as diferenças, pois o ponto alto do passeio não é a paisagem do percurso e sim a experiência de andar em uma legítima Maria Fumaça de época. Portanto não espere paisagens paradisíacas.

Durante o percurso, é feito a checagem do ticket, o que faz a alegria da criançada. É preciso apresentar o ticket e o documento no caso de meia tarifa.

Como eu já mencionei acima, o passeio é super bacana pela experiência de época. As crianças costumam adorar, o que foi o caso do nosso guri. Já tínhamos feito o passeio de trem na Serra Gaúcha – Leia o post “Passeando de Maria Fumaça na Serra Gaúcha” para conhecer mais detalhes desse passeio – e o guri sempre perguntava quando andaríamos de trem novamente, então o passeio de trem em Minas foi uma das grandes atrações do roteiro. Se você ainda não leu nosso roteiro completo por Minas Gerais, leia o post “Minas Gerais | Conhecendo o melhor do estado em seis dias”.

Rotunda |

Um do principais destaques do passeio acontece quando o trem chega em Tiradentes e todos passageiros desembarcam.  Para o trem voltar ao local de origem é preciso “virar” a locomotiva. Esse processo é feito manualmente através de um mecanismo em círculo, chamado “rotunda” que permite inverter sua posição, permitindo que prossiga seu percurso na posição contrária.

 

O processo é feito em uma pequena praça em frente a estação e dura alguns minutos. Não deixe de observar essa “engenhoca da engenharia”.

Informações importantes |

O passeio acontece todas sextas feiras, sábados e domingos com saídas de São João Del Rei às 10h e 15h nas sextas e sábados e 13h no domingo, e partida de Tiradentes, às 13h e 17h nas sextas e sábados e às 11h e às 14h aos domingos.  Alguns horários extras são colocados em funcionamento na alta temporada.

Os ingressos custam R$ 50,00 o trajeto de ida e R$ 60,00 ida e volta. Criança até 5 anos, viajando no colo de um adulto não paga, crianças de 6 à 12 anos, estudantes e idosos tem direito a meia entrada. É preciso apresentar documento.

Eu recomendo comprar o ticket com antecedência. Nós compramos o nosso no dia anterior ao passeio e a fila estava bem pequena. Já na manhã do passeio, a fila era bastante grande. Aproveite para visitar o Museu Ferroviário que tem entrada gratuita e  está localizado na Estação Férrea.   

Museu Ferroviário |

Junto à Estação Férrea de São João Del Rei, está localizado o Museu Ferroviário, que foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1989. O museu foi inaugurado em 1981, ano em que a Estrada de Ferro Oeste de Minas completou 100 anos.

O acesso é gratuito e vale a visita para quem gosta de curiosidades de época e o mundo das locomotivas.  O acervo consta com vários objetos de época, ferramentas, fotos, além da locomotiva EFOM n.1, que foi a primeira locomotiva da ferrovia e também o vagão de luxo, que transportou D. Pedro II. 

Para maiores informações, horário de funcionamento da bilheteria, valor do tickets e horários dos passeios, consulte o site da Trilhos de Minas.

Foi um dos passeios mais bacanas do nosso roteiro. Adoramos a experiência e recomendamos, principalmente se seu filho curte locomotivas ou já foi fã do desenho Thomas e seus amigosPara ver mais fotos, siga nosso perfil no Instagram – @Fran_agnoletto e a #ViagensqueSonhamosemMinas


Estação Férrea São João Del Rei

Rua Herminio Alves 366

São João Del Rei

Outros posts sobre Minas Gerais:

Minas Gerais | Conhecendo o melhor do estado em seis dias

Dica de hospedagem com criança em São João Del Rei

Roteiro de dois dias pelas cidades históricas de São João Del Rei e Tiradentes

Quer reservar hotel em Minas?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Procurando carro para alugar?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos. 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

19 respostas

  1. Fran, não tive oportunidade de fazer este passeio, quando visitei Tiradentes. Mas eu tenho certeza que iria curtir (assim como o Dodô..rs) porque eu adoro um trem!!!
    beijos!

  2. realmente deve ser uma passeio perfeito especialmente com crianças, o meu sobrinho adora trens!!! eu gosto muito também, mas só viajei duas vezes na vida (e o trecho Morretes várias vezes haueaheu) nunca tinha visto uma rotunda, achei super interessante!

  3. Estes comboios são mesmos especiais. Levam-nos numa viagem não só pelos carris como pela histórica. Adorei a forma como dão a volta à locomotiva.

  4. Viajar de trem é uma delícia! E nesse trecho então, nem se fala! Passeio INDISPENSÁVEL pra quem tá indo conhecer essa delícia de região mineira 🙂 Adorei o post!

  5. Uauuu que comboio e viagem fantásticos! Adoro viajar de comboio porque se pode apreciar paisagens que de carro ou autocarro muitas vezes nem se vê. E comboios antigos, entao… 🙂 Obrigado pelo post!

  6. Já vi que eu ia amar este passeio. Amo trens, e esses com histórias e vintages, eu piro! O Dodô deve ter amado. Estou adorando os posts de Minas Gerais. Beijos =)

  7. Parabéns pelas dicas, bem informativas em todos os aspectos. Se tivéssemos pessoas como você espalhadas pelo Brasil, teríamos um Turismo de países do 1º mundo, tirando os preços absurdos que aqui pagamos logicamente. Se eu fosse o Bolsonaro, te convidava como ministra do turismo kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *