Search
Close this search box.

BioBay, sua mão brilhando feito purpurina, em Porto Rico

Imagine colocar a mão na água e ver o seu entorno se iluminar feito purpurina. Essa, poderia ser uma descrição simplificada, do que vimos no passeio de caiaque noturno feito em Porto Rico.

O efeito da bioluminescência acontece onde há muita concentração de dinoflagelados. Quando agitados e em contato com corpo estranho, os dinoflagelados brilham com uma luz constante.

O efeito é como se derramassem purpurina ao redor de sua mão dentro da água. Leve, mas mágico. Nós ficamos impressionados. Eu não sou da área e não tenho conhecimento específico sobre o assunto. Tudo o que escrevi foi o que aprendi durante o passeio, mas a Lucia Malla do blog Uma Malla pelo mundo, tem um post ótimo sobre o passeio que ela fez em Las Croabas.

É importante avisar que a maioria das fotos que você verá no Google sobre esse tipo de passeio são montagens muito mal feitas. O efeito é lindo, mas suave e impossível de fotografar. Nós pelo menos, não conseguimos.

Apenas em cinco lugares em todo o mundo é possível apreciar o efeito da bioluminescência e três deles estão localizado em Porto Rico: Laguna Grande, onde tivemos a oportunidade de ver com os nossos próprios olhos, Baía de Mosquito na ilha de Vieques e Lajas. Dizem que a maior concentração  de dinoflagelados ocorre em Vieques, mas como nosso roteiro não incluía a ilha, optamos em conhecer Laguna Grande.

o que fazer em Porto Rico

Leia o post “Porto Rico | Roteiro de 10 dias pelo Caribe Americano”para conhecer todos os detalhes do nosso roteiro.

O passeio é bastante concorrido, pois para visualizar o efeito, é preciso estar bastante escuro, portanto a maioria das empresas não oferece o passeio em determinadas fases da lua, como a cheia ou perto dela.  Antes de agendar o passeio, verifique a fase da lua, na data da sua viagem, para não se frustar. 

Existem várias empresas que oferecem passeios para ver o efeito em Laguna Grande. A grande maioria oferece passeio de caiaque, mas vimos também algumas opções de barcos elétrico. Acho que com barco elétrico, não deve ser tão bacana, pois o contato com a água não é direto, mas pode ser uma boa alternativa para quem tem limitações físicas ou crianças pequenas.

Nós contratamos o passeio com a Island Kayaking Adventures e ficamos muito satisfeitos. Fizemos a reserva através de contato por email e logo recebemos a confirmação com os valores do passeio, taxa ambiental – $3- e orientações para o dia. Como eu mencionei acima, o passeio esgota com muita facilidade. Nós reservamos com mais de um mês de antecedência e algumas empresas já não tinham mais vagas. No dia anterior ao passeio, recebemos um novo email com lembrete de todos dados importantes, como horários, pagamentos e como chegar ao local.

bioluminescência em Porto Rico

Como é o passeio para ver a bioluminescência |

Assim que chegamos em Las Croabas, procuramos a van da empresa. É solicitado que chegue com 30 minutos de antecedência. Fizemos o pagamentos que só pode ser feito com cartão de crédito e aproveitamos para repassar o repelente, enquanto aguardávamos as orientações.

Assim que o grupo estava todo reunido,  todos receberam coletes salva vidas e o instrutor passou orientações de como deveríamos remar, como seria o percurso e como deveríamos nos portar durante o trajeto.

E então entramos na água. Como estávamos com o Dodô, optamos por um caiaque de três pessoas. Mas todos os outros eram de duas pessoas.

O passeio inicia em um canal de mangue raso. E todo o percurso, quase 2 km, é percorrido com os caiaques alinhados em fila indiana, um após o outro. Um guia vai sempre na frente no grupo, e outro no final.

bioluminescência em Porto Rico 

A medida que íamos percorrendo o trajeto, a luminosidade vai diminuindo e quando chegamos no final do canal, já era possível ver o efeito quando colocávamos o remo na água.

Quando chegamos em Laguna Grande, um céu estrelado que nunca havia presenciado, aguardava por nós. Inesquecível. Juntamos os caiaques lado a lado, e o guia contou detalhes do local e de como ocorre o efeito.

Ficamos um tempo ali parados, brincando com as mãos na água. O efeito ficava ainda mais forte, quando os caiaques estavam lado a lado, pois era mais escuro e mais fácil perceber.  É proibido sair do caiaque. Enquanto isso a equipe da Island Kayaking, fotografou todos os participantes do passeio.

bioluminescência em Porto Rico 

Depois era hora de voltarmos, novamente em fila indiana, até o local de inicio de passeio. Enquanto que no trajeto de ida, ainda havia luminosidade, em função do anoitecer, no trajeto de volta, a escuridão era total. Foi preciso manter o foco e seguir a pequena luzinha do caiaque da frente. Na volta, o movimento no canal era maior e muitas pessoas estavam fazendo o trajeto de ida, portante foi preciso manter a risca as orientações, de sempre ficar no lado direito do canal.

Chegamos sãs, salvos e felizes! Foi lindo e inesquecível.

No final do passeio, a equipe de terra, espera todos com água e alguns lanches, como salgadinhos e bolachinhas. 

Dicas importantes |

* Use biquíni, shorts ou roupa que possa molhar. Use chinelos.

* Use e abuse de repelentes. A empresa fornece repelentes para uso de todos participantes. Usamos repelentes e saímos intactos.

* Não esqueça de levar toalha de banho para se secar após o passeio.

* No Parque Las Croabas, de onde sai o passeio há estrutura com banheiros e vestiários, porém é pago – $0.50.

* Vale a pena chegar um pouco antes, ainda mais se estiver com crianças, para que eles possam brincar no playground, que é muito bonito e apreciar a vista.

* É praticamente impossível fotografar o efeito. Levei a GoPro e o celular com capa a prova da água e não tivemos sucesso. Aproveite e relaxe apreciando a paisagem.

* A maioria das empresas permite crianças somente a partir de 6 anos. Informe-se.

* Deixe bolsas e itens de valor no hotel, pois não há lugar para guardar. Eu deixei a bolsa com as toalhas e roupa seca com a equipe da Island Kayaking que fica em terra.

* A maioria das empresas oferece duas opções de horários para o passeio: às 18h e às 20h30. Nós fizemos o passeio das 18h e achei ótimo pois metade do canal foi percorrido ainda com um pouco de luz e pudemos presenciar o anoitecer que foi lindo. Já no passeio das 20h30min, você inicia o passeio totalmente na escuridão.

*Ao redor do parque existem alguns restaurantes. Nada muito bonito aos olhos,  mas comemos uma lagosta muito gostosa.

* A Island Kayaking e algumas outras empresas oferecem transporte de San Juan para Las Croabas, mediante taxa extra. O local é de fácil acesso para quem chega de carro e há muitas vagas de estacionamento.

* Nós optamos em dormir na região, pois como estávamos de carro, não queríamos pegar a estrada a noite (o local fica a aproximadamente 1hora de viagem de San Juan), mas não recomendo. São poucas opções de hospedagem e caras.

Quer reservar hotel em Porto Rico?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Procurando carro para alugar em Porto Rico ?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

16 respostas

  1. que experiência incrível Fran, quero muito conhecer Porto Rico, a Isla del encanto está na minha lista há muito tempo! Dicas imprescindíveis pra conhecer o local! Abraços

    1. Oi!!!!
      A Isla del Encanto é um charme!!!
      Mas se pudesse te dar três dicas imperdíveis diria: BioBay, Culebra e Old San Juan.
      Você vai amar!!
      Beijos

  2. Ahhh eu querooo! Sou bióloga, então imagina o quanto não iria amar esse passeio! Obrigada por compartilhar as dicas.. É uma pena o efeito não aparecer em foto, pois deve ser incrível! Beijo grande.

    1. Pollyane,
      Uma pena não poder fotografar mesmo. Vc que é da área, me corrija se falei alguma bobagem. A emoção foi tanta, que o relato foi sobre a emoção do momento e nua termos técnicos sobre o efeito.
      Beijos

  3. Muito legal esse passeio, Fran, deve ser uma experiência maravilhosa, uma pequena que não dá pra fotografar o efeito.. imagina que lindo ficaria em uma foto também. Espero um dia poder ir pra Porto Rico e ver com meus proprios olhos.
    Beijos

    1. Taís,
      Uma pena mesmo o efeito nua parecer em fotos.
      Mas pior são as fotos que encontro no Google com efeitos forçados bizarros, que nada representam o efeito ao vivo.
      Beijos

  4. Que relato, que experiência! Que pena que não dá pra ver o efeito nas fotos, mas deve ser muito bacana!!! Porto Rico não estava entre minhas prioridades, mas essa postagem acabou de mudar isso! Quero minhas maos brilhando também hehehe beijos

  5. Que legal, Fran. Eu trabalhava com uma técnica que usava Bioluminescência quando fazia mestrado, haha. Fiquei babando nessa lagosta ♥

    1. Que legal. Eu confesso que só fiquei sabendo da existência da bioluminescência, quando comecei a pesquisar sobre Porto Rico. Amamos com todas as forças.
      Beijos

  6. Que passeio incrível e experiência maravilhosa de ver esse efeito na água, confesso que desconhecia sobre esse lugar e sobre a bioluminescencia. Gostei de saber 🙂 Porto Rico é um destino que tenho muita vontade de visitar algum dia.

    Beijos

  7. que louco esse passeio a noite! eu ja vi um efeito parecido numas larvinhas nas waitomo caves na Nova Zelandia, mas não me impressionei muito não…talvez na água seja diferente!

  8. Que passeio incrível, Fran!
    Porto Rico deve ser um lugar maravilhoso, eu nunca tinha lido sobre e nem pesquisado, mas é o segundo post do seu blog que leio e fiquei com vontade, a lista aqui de destinos não para de crescer rsrs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *