26 maio 2017

Como é voar Southwest nos Estados Unidos

A Southwest é uma companhia aérea americana que voa para vários destinos pelo país e também para alguns lugares do Caribe. Nós tivemos a oportunidade de voar Southwest no trajeto Orlando - San Juan, Porto Rico, quando fizemos o nosso roteiro pelo Caribe. Para conhecer todos detalhes do roteiro, leia o post "Porto Rico | Roteiro de 10 dias pelo Caribe Americano".
Escolhi voar Southwest por vários motivos, mas o principal deles foi o preço da tarifa, que era bastante competitivo. Até haviam opções mais econômicas, porém não incluía despacho de bagagem e como estávamos vindo de uma semana nos Estados Unidos, que incluia algumas compras, não tinha como viajarmos apenas com malas de mão. 
Um das vantagens da Southwest em relação as outras low coast americanas, é que na Southwest, o despacho de até duas malas não tem custo adicional, enquanto que na maioria das outras companhias, toda bagagem é cobrada.

Comprando as passagens |
Comprei as passagens através do site da companhia aérea, sem nenhum problema e poucos minutos após a compra recebi a confirmação da compra e os E-Tickets por email.
A única dificuldade que tive foi localizar a tarifa criança no site. Entrei em contato com a Southwest através do Messenger no Facebook, e em poucas horas responderam, avisando que eles não trabalham com tarifa infantil. Mesmo viajando com criança eu deveria comprar o valor integral. Como o valor da passagem era bastante inferior as demais companhias aéreas, valeu a pena mesmo assim.
No momento da compra você pode acionar o Early Bird Check In, que fornece algumas vantagens como check in automático e melhor posição de embarque. Vou explicar o sistema de embarque da Southwest mais adiante, mas já aviso que os assentos não são marcados. Para o nosso trajeto, o EarlyBird custava $15. Não sei se esse valor varia conforme a tarifa ou se é fixo. Nós como sempre preferimos a economia, não adquirimos essa opção.
No momento do pagamento, outra boa surpresa. Além das opções de cartão de crédito, é possível também utilizar Pay Pal. Ponto para a Southwest.
Embarque |
Assim que chegamos ao aeroporto de Orlando, encontramos um balcão externo da Southwest, ainda na calçada. Como não havia filas, pagamos uma gorjeta para o maleiro confirmar o nosso check in e despachar as bagagens. Dessa forma não precisamos enfrentar filas de check in no aeroporto.

Passamos o controle de segurança do aeroporto e nos dirigimos ao portão de embarque.  Infelizmente o voo atrasou bastante. Foram quase 2 horas de atraso, em função de mau tempo na costa leste (estava nevando) e alta temporada (período entre Natal e Ano Novo).

Finalmente quando o voo foi confirmado e o embarque anunciado, eu fiquei atenta, pois como os assentos não eram marcados, não sabia como seria. No check in recebemos um número de posição de embarque.

Os primeiros a serem chamados foram os passageiros que adquiriram o EarlyBird e que possuem status da companhia aérea. O próximo grupo embarcado foram as famílias com crianças (nosso caso). E depois disso foram sendo chamados os números em sequencia.
Parece complicado, mas é bastante simples e organizado. Próximo ao embarque há várias placas sinalizando a numeração e os passageiros devem se organizar em fila de acordo com o número do seu cartão de embarque.

Sinceramente, achei que ter marcação de assento facilitaria a vida de todos, passageiros e companhia aérea, mas o sistema da Southwest até que foi mais eficiente do que eu previa. Era entrar na aeronave e sentar logo em um assento, antes que outro passageiro o fizesse.

Durante o voo |
O grande diferencial da Southwest é a equipe, sempre solícita, simpática e despojada. Essa palavra parece que não combina com comissários de voos, mas foi assim que eu percebi a equipe que nos atendeu. Desde o embarque sendo muito receptivos, fazendo gracinhas e brincadeiras com todas as situações, seja na demonstração dos procedimentos de segurança ou durante o serviço de bordo.
Durante o voo foram servido salgadinhos, amendoim e refrigerantes ou água, sem custo. Havia a disposição um cardápio cobrada a parte de bebidas alcoólicas.

O espaço interno da aeronave, achei bastante similar aos padrões Gol e Latam que estamos acostumados no Brasil.

Não havia entretenimento individual, mas era possível utilizar seu celular ou Ipad para estar conectado acessando uma rede desenvolvida especial para uso durante o voo, incluindo a opção de acompanhar o trajeto da aeronave.

Quando desembarcamos, fomos retirar a bagagem na esteira e percebi que o cabo da mala (que era nova) havia sido danificado, pois não extendia. Fomos ao balcão da companhia aérea e a atendente de cara nos ofereceu uma nova mala. Porém a mala que eles tinham disponível era de um tamanho um pouco menor do que a nossa e não caberiam todas as nossas coisas. Então, a atendente nos solicitou que tirássemos o conteúdo de dentro da mala, para que ela tentasse arrumar o cabo. E assim ela o fez. Saímos do aeroporto com a nossa mala funcionando perfeitamente.

Conclusão |
Nós ficamos muito satisfeitos e com certeza voltaremos a voar Southwest. Além do custo baixo em relação as companhias aéreas tradicionais americanas, o grande diferencial foi a gentileza e carisma da equipe. O único detalhe que não gostamos, é a falta de possibilidade de marcar assento com antecedência, mas de nenhuma maneira, comprometeu a nossa experiência.



Quer reservar hotel ?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.
Procurando carro para alugar ?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.


Companhia aérea Low Coast nos Estados Unidos

3 comentários:

  1. muito bom. Tenho reserva de Orlando para Dalas para setembro, creio não ter problemas com tempo ruim, etc.., pois terei conexão para Atlanta/Rio....

    ResponderExcluir
  2. Fiz o trecho Las Vegas - Baltimore com eles e não tive problemas. Só aconselho mesmo a quem fizer questão de sentar junto do acompanhante comprar o adicional pelo site. Eu e meu namorado não compramos, fomos um dos últimos a entrar no avião pelo grupo de embarque e acabamos ficando separados. Mas o serviço de bordo foi ótimo!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter