15 junho 2017

Colina Verde | O melhor da culinária alemã na Serra Gaúcha

Comer bem é praticamente sinônimo de Serra Gaúcha. São muitas opções de restaurantes e gastronomia variada. A região foi povoada pelos imigrantes italianos e alemães que chegaram ao estado trazendo sua cultura e também suas delícias. Enquanto que na região de Bento Gonçalves se instalaram os imigrantes italianos, na região de Gramado e Nova Petrópolis foram os imigrantes alemães que predominaram, e por isso encontramos muitas características típicas, como a arquitetura e também a culinária.
Os famosos Cafés Coloniais são uma excelente opção para quem deseja se deliciar com os doces e salgados em uma mesa farta repleta de delícias da culinária alemã, mas para quem deseja provar uma refeição típica, incluindo os mais famosos pratos da gastronomia alemã, não deixe de conhecer o Restaurante Colina Verde, na cidade de Nova Petrópolis, na Rota Romântica.
O Restaurante Colina Verde, em funcionamento desde 1980, é um ícone quando se fala em culinária alemã. Merecedor de vários prêmios do Guia Quatro Rodas, e programa obrigatório a todos visitantes ilustres na região, o Colina Verde é mais do que um restaurante, é um experiência gastronômica. Um dos princípios do Colina Verde é valorizar a qualidade e o frescor dos alimentos, preservando o preparo artesanal de todas as opções servidas.
culinária alemã

Assim que chegamos fomos recepcionados e encaminhados ao salão de refeições, que se parece muitos com vários restaurantes que conhecemos na região sul da Alemanha, repletos de referências típicas alemãs, mobiliário em madeira, flores e uma linda vista externa.

Todo o cardápio do Colina Verde é servido à mesa, com alguma opções servidas pelas atendentes. O cardápio é baseado nos pratos tradicionais da culinária alemã, mesclados a algumas receitas italianas e também gaúchas, o que tornam o cardápio do Colina Verde, uma opção única.
Assim que estávamos acomodados foi servido pão quentinho, salada de batata, salada mista e logo em seguida a sopa de capeletti, que é diferente das sopas que encontramos na maioria dos restaurantes que servem rodízio típico italiano.

Em seguida, todo o cardápio é servido na mesa. Prepare-se para um verdadeiro banquete. Entre as opções estão: bolinhos de aipim, schnitzel (lombo a milanesa), frango ao forno com maças, knödel ( nhoque recheado com queijo e bacon), kassler (carrê suíno defumado), rotkohl (repolho roxo agridoce), sauerkraut ( chucrute), bockwurts (salsicha bock), eisbein ( joelho de porco), frikadellen ( almôndegas ao forno), Rinderrouladen ( matambre enrolado), massa caseira, molho com moela de frango, purê de batatas, arroz e panqueca de maça.
culinária alemã
Todo o cardápio é servido à mesa, com livre repetição. Algumas opções como a panqueca de maça é servida também pelas simpáticas atendentes, que sempre trazem algo quentinho para ser degustado.

Essa fartura à mesa é baseada em um costume antigo chamado "kerb", uma festa em que as famílias alemãs recebiam convidados de outras comunidades e colocavam a mesa suas melhores especialidades culinárias.
É humanamente impossível provar um pouco de cada, mas confesso que vale o esforço. Eu não poderia deixar de mencionar minhas opções preferidas: o schnitzel ( simplesmente divino, igual aos que comi  na Alemanha), o knödel, o bolinho de aipim e o rinderrouladen, mais conhecido como matambre enrolado (aquela parte de cima da costela). Hummm que a panqueca de maça.
culinária alemã na serra gaúcha

Vocês pensam que é "só"isso? Claro que não. A fartura não termina por ai. Após o almoço completo é servida a sobremesa, que também está incluída no valor do almoço. São muitas opções, que variam entre cremes, mousses, quindim, entre vários outros.
culinária alemã na serra gaúcha

Além das opções de sobremesas incluídas no valor da refeição, é quase impossível resistir ao famoso "apfelstrüdel"com creme de nata, uma das sobremesas de maior sucesso na culinária alemã. Simplesmente divino. A porção é grande, muito bem servida, ainda depois do banquete de almoço.
Apfelstrudel na serra gaucha

Entre as opções de bebidas, o restaurante sugere várias opções de cervejas alemãs, para acompanhar o cardápio, assim como cervejas artesanais da região, além de outras bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos, chás e café.

O local possui estacionamento e fácil acesso para quem chega a Nova Petrópolis vindo da Rota Romântica. Reserve alguns minutos para curtir a linda vista do local, que mesmo em dias de chuva e com neblina, é encantadora.
O Colina Verde funciona apenas no horário do almoço, das 11h30min às 15h, com excessão das segundas feiras. Para mais informações acesse o site do restaurante.
Restaurante Colina Verde
Terça a Domingo e Feriados
Rua Felipe Michaelsen, 160
Nova Petrópolis/ RS


* Este não é um post patrocinado. O Restaurante Colina Verde nos ofereceu uma refeição para que conhecêssemos o restaurante, mas o relato acima representa a nossa opinião sincera sobre o serviço.

* Para ler nossos posts sobre a Serra Gaúcha, clique aqui ou acompanhe o Instagram, através da #ViagensqueSonhamosnaSerraGaucha

Quer reservar hotel em Gramado?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.
Procurando carro para alugar em Gramado?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos. 

Culinária Alemã na Serra gaúcha

9 comentários:

  1. Ai Frannnnnn, que maldade isso!! Fiquei aqui salivando só de lembrar dessas delícias do Colina Verde! Baita dica!

    Clau
    @as_passeadeiras

    ResponderExcluir
  2. Fran, serra gaúcha é sinônimo de comilança mesmo! Amo muito!

    ResponderExcluir
  3. Hummm... Confesso que aguei do lado de cá!

    ResponderExcluir
  4. Há dois anos indo para Gramado paramos aí é comemos o strudel,fiquei impressionada com o tamanho e o preço bom e é a gostos urânio nem se fala. Maravilhosa dica.

    ResponderExcluir
  5. Quando fico lendo esses posts da Serra Gaúcha só penso que tenho que voltar logo. Fui em 2009 acredita? Afff muito tempo kkk

    ResponderExcluir
  6. hmmmmm todas essas gostosuras e eu babo pela sopa de capeletti, acho que comeria uns 3 pratos. kkkk Preciso visitar urgente este restaurante, bela dica.

    ResponderExcluir
  7. Parece delicioso e realmente bem farto. Adoro comida alemã!! :)

    ResponderExcluir
  8. Qual a distância do aeroporto e até que horas fica Berto para almoço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o Colina Verde fica em Nova Petrópolis e não em Bento Gonçalves.
      Abraços

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter