Search
Close this search box.

As viagens da minha infância

Esse post faz parte de mais uma Blogagem Coletiva lá do grupo Viagens que Família, do Facebook. O tema “AS VIAGENS DA NOSSA INFÂNCIA” surgiu quando a Patricia Papp do blog Coisas de Mãe, postou uma foto de uma viagem dela, quando criança. E o assunto rendeu demais, pois a maioria de nós, viajava de forma muito diferente do que a gente viaja hoje com nossos filhos. Avião era coisa caríssima, então a maioria das viagens acontecia de carro mesmo. E a segurança  nos carros, como era? Nada de cadeirinha para criança e muito menos, cinto de segurança. Eu lembro da gente viajando deitada no chão do carro, em cima dos bancos. Somos em três irmãs, então quem entrava primeiro no carro, escolhia o seu lugar. Mais alguém se identifica?


A maioria das nossas viagem foram para a praia. Lembro da gente esperando o meu pai no dia 31 de dezembro, logo depois do meio dia, com o carro carregado para se mandar para o litoral gaúcho. Eram horas de Freeway congestionada até chegar em Rainha do Mar, nosso QG no litoral gaúcho. E naquele tempo era preciso levar tudo de casa, porque na praia não existia grandes supermercados, faltava comida, bebida. Então meus pais se garantiam levando tudo daqui, no nosso Corcel.

Curtindo o mar gaúcho!


Imaginem viajar com bebê então. A mãe sempre conta, que quando eu tinha 2 meses, se programaram para ir pro litoral. Carregaram o carro de noite, uma Brasília, para sair de madrugada. Era carrinho, banheirinha, mala, brinquedos….tudo que os pais de primeira viagem precisam. Como não entrou tudo dentro do carro, tiveram que colocar um rack no teto. Tudo dentro ou “fora”da Brasília, foram dormir, para no dia seguinte acordar cedinho e seguir viagem. E qual a surpresa quando foram sair no dia seguinte? A Brasília carregada não passava pela porta da garagem! Afffff!!! Descarrega tudo, tira a Brasília da garagem e carrega novamente! O importante é que minha primeira vez na praia foi uma delícia e eu não fiquei com trauma algum, rsrsrsr!!!!

O importante é que chegamos bem em Rainha do Mar!

E não faltou nada para eu poder curtir cada momento!

Ir uns dias para Santa Catarina era o máximo. Esperávamos o ano inteiro para um banho de mar decente! Quem conhece o litoral do RS sabe que não é nenhuma maravilha! Em compensação tem coisas que só tem aqui: nordestão e chocolatão!


Nosso destino mais comum era Florianópolis, na praia dos Ingleses. Quantos verão, ou melhor semanas, pois ficávamos no máximo uma semana por lá, curtimos nos Ingleses.

Nosso Hotel de todos os anos na Praia dos Ingleses em Floripa!


Teve uma outra vez, que meus pais decidiram ir pra Garopaba, sem reserva de hotel obviamente. Meu pai sempre conta, que fomos de Estrela até Garopaba ouvindo  “Zé Grandão” ( Não se mete que eu chamo meu irmão, Zé Grandão, Zé Grandão….)do Trem da Alegria.  Terminava a música, era preciso rebobinar a fita, para ouvir novamente.  Chegando lá fomos procurar hotel e ficamos no Bavária Mar Hotel. Achamos o máximo, pois o hotel, que fica afastado da praia, tinha um trenzinho ( um trator com um reboque) para levar os hospedes para a beira da praia. No primeiro dia fomos loucos de faceiros pra praia. Na volta,  eu quis ficar de pé no banco do trenzinho, curtindo aquela aventura. E lembro da mãe pedindo: senta Francine! Bom, por sorte eu estava de pé.  Capotamos com o trenzinho, no curto trajeto praia-hotel, e como eu estava de pé consegui sair fácil. Graças a Deus ninguém se machucou muito, mas o susto foi enorme. E não quisemos mais ficar naquele hotel. Meus pais alugaram uma casa na beira da praia, e nossas férias terminaram ali.

Brincando na areia em Garopaba!


Teve muitas viagens para Gramado e Canela na Serra Gaúcha. Gramado sempre foi uma delícia e tem atração o ano inteiro. E como a empresa da minha mãe fazia várias encontros e convenções por lá, costumava ser um destino frequente.

Eu e minha irmã Michele no Laje de Pedra, em Canela
O trio na frente da Igreja de Gramado


Mas teve uma vez que foi inesquecível. Era verão, e meu pai ouviu na rádio que a Xuxa estaria em Gramado no hotel Serrano. Como o time do Grêmio ( meu pai é gremista doente) estaria no hotel também, resolveram nos levar para lá. Foi uma correria só para ir de última hora. E estávamos super entusiasmadas para ver a Xuxa pessoalmente. Lembro de eu e  minha irmã, mais um grupo de crianças, tentando chegar na porta do quarto dela. levamos presentes. Ficamos no jardim do hotel, gritando na frente da janela do quarto dela, até que ela apareceu. Era um calor infernal e a Xuxa de blusão de lã, rsrsrsr. Foi só umas fotos e um autógrafo, mas foi muita emoção para um dia só. E de brinde, conhecemos os jogadores do Grêmio.

Tá aqui a prova! Autógrafo da Xuxa e do Mazaropi, goleiro do Grêmio.


Nossas férias eram sempre assim, 15 dias na praia, e alguns finais de semana em Gramado. Quando em 1988, meus pais tiveram a grande idéia de nos levarem para andar de avião nas férias de julho. Andar de avião, era um evento, e era caro. Então decidiram por um passeio em Foz de Iguaçu. E para ser viável, iriamos de avião e voltaríamos de ônibus. Naquela época, era bem comuns ônibus de excursão de compras para o Paraguai, saindo da nossa região, e meus pais conseguiram um grupo onde fosse possivel conciliar a nossa volta. 

E os preparativos para a viagem começaram uns meses antes. Era preciso mandar fazer roupas na costureira para a viagem. Lembro de eu e minha irmã embarcando no avião com nossas saias calças de lã. “Chique do úrtimo”!

A viagem foi inesquecível.  Voamos de Varig e eu passei mal durante o vôo, pois tinha um senhor fumando na poltrona atrás de mim. Viva a proibição de fumar durante os vôos! Outro detalhe  inesquecível foi o serviço de bordo. Era uma maletinha plástica cheia de repartições com lanchinhos. Óbvio que não comi nada e levei a maleta a tira colo, que rendeu muitas brincadeiras de viagem de avião em casa.

Embarcando!
Folia dentro do avião


Em Foz do Iguaçu, ficamos numa hotel bem bacana perto das cataratas. Visitamos as Cataratas do Iguaçu e o parque, fomos pra Argentina ( e compramos muitos torrones) e também ao Paraguai. Imaginem uma família, com 3 meninas ( 9, 6 e 2 anos) passeando pelo Paraguai. Voltamos com muitos brinquedos.  

Pose nas cataratas. E o meu cabelo? Jesuiss…
Minha irmã Michele ficou conhecida como a “Menina Cantante”,
pois não largava o brinquedo novo, que era um microfone com autofalante, rsrsrsrs
Minha mãe e suas meninas, em momento look do dia nas piscinas do hotel.


Estava tudo muito divertido até a nossa volta.  Como era julho, estava muito frio, e quase congelados durante a noite de viagem no ônibus. O pessoal que tinha ido de ônibus estava preparado com cobertores, e mais cobertores. E a gente, que tinha ido de avião, tínhamos apenas uma mantinha leve. No fim deu tudo certo. Recebemos doações do pessoal e até toalha de banho serviu de coberta para nos aquecermos. Mas ir de avião e voltar de ônibus, nunca mais!!!

Empolgados com nossa viagem de férias de julho e uma convenção da empresa no recém inaugurado Club Mediterraneé ( isso faz tanto tempo que naquela época o Club Med se chamava Club Mediterraneé) de Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, fizeram meus pais fazer a pergunta mais difícil de ser respondida por 3 meninas.

– Vocês preferem ir para o Rio de Janeiro ou ganhar toda a casa da Barbie?

E adivinhem nossa resposta? Rio de Janeiro. E assim começou mais uma poupança para outra tão sonhada viagem dos meus pais. E junto com a poupança, muitas idas a costureira também. Porque afinal, a gente iria de carro, mas era pro Club Mediterraneé, né? Precisávamos estar vestidas a altura do evento.

Look especial para o Club Med


Essa viagem foi no inicio de dezembro. Saímos de madrugada de Estrela, direto até Curitiba. Fomos em carreata, já que mais 2 casais foram também. A primeira noite foi em Curitiba e a segunda em Caraguatatuba, no litoral de São Paulo. Depois de Caraguatatuba, fomos parando nas praias, lembro de termos passado por Cubatão, até chegar em Mangaratiba, onde fica o Club Med.

Na Rio-Santos
Família em Ubatuba


Lá foi uma diversão só. Nunca tínhamos ido a nenhum hotel nesse estilo. Naquela época não tinha tv’s nos quartos, e lembro que os opcionais eram comprados por “bolinhas”que era a moeda corrente do hotel.

Os G.O.s eram de várias nacionalidades, e sempre faziam shows,
animavam os hóspedes…
Mais um look by costureira
A Léli não curtiu o clubinho e ficou no rabo da saia da mãe


O Kid’s Club foi uma atração a parte. Eu e minha irmã do meio passávamos o dia lá. Íamos a todas atividades, jantávamos com as outras crianças também. Fizemos ski, arco e flecha, eram muitas atividades.  Shows noturnos, e na manhã seguinte começava tudo de novo.

Minha irmã caçula que tinha 3 anos, não queria ficar no Kid’s Club, e foi em todas atividades junto com meus pais. Foram dias inesquecíveis, e com certeza muito melhor aproveitados que a casa da Barbie, não acham?

Na entrada do Village


Essas duas viagens com certeza contribuíram para formar nosso “espirito viajante” e talvez, o nosso jeito um pouco exigente de viajar, né Michele?

Algum tempo depois, começaram os preparativos e economias para a minha tão sonhada viagem a Disney. Mas essa história eu já contei aqui! E depois da Disney, a listinha de destinos só aumentou.


*Prometo postar a foto da Xuxa assim que achar, rsrsrs!

Tá aqui a prova! É o meu autógrafo que ela está escrevendo, e eu sou a

menina “xororó”do lado dela!


Para ler as outras histórias dessa Blogagem Coletiva, clique nos links abaixo:

1. Claudia Rodrigues Pegoraro – Felipe, o Pequeno Viajante

http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa.html#more

2. Karen Schubert Reimer – As Aventuras da Ellerim Viajante

http://ellerimviajante.com.br/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia.html

3. Francine Agnoletto – Viagens que Sonhamos

https://viagensquesonhamos.com.br.br/2013/10/as-viagens-da-minha-infancia.html

4. Thyl Guerra – Viajando com Palavras

http://viajandocompalavras.com/2013/10/12/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia/

5. Marcia Tanikawa-Os Caminhantes

http://oscaminhantes.com/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia.html

6. Adriana Pasello – Diário de Viagem

http://www.diariodeviagem.com/photo/blogagem-coletiva-viajava-crianca/

7. Sut-Mie Guibert – Viajando com Pimpolhos

http://viajandocompimpolhos.com/2013/10/12/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia/

8. Andrea Barros – Do RS Para o Mundo

http://dorsparaomundo.blogspot.com.br/2013/10/3-blogagem-coletiva-as-viagens-da-minha.html

9. Andreza Trivillin – Andreza Dica e Indica Disney

http://www.andrezadicaeindicadisney.com.br/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa.html 

10. Patricia Papp – Coisas de Mãe

http://coisasdemae.wordpress.com/2013/10/12/blogagem-coletiva-viagens-na-infancia/ 

11. Camila de Sá Marquim – Na Viagem com Camila

http://naviagemcomcamila.wordpress.com/2013/10/12/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia/

12. Débora Segnini – Gosto e Pronto

http://www.gostoepronto.com/2013/10/blogagem-coletiva-viagens-infancia/

13. Débora Galizia – Viajando em Família

http://viajandoemfamilia.com.br/blogagem-coletiva-as-viagens-da-minha-infancia-a-riqueza-da-simplicidade/

14. Aryele Herrera – Casa da Atzin http://casadaatzin.wordpress.com/2013/10/13/blogagem-coletiva-as-viagens-de-nossa-infancia/

15. Andréia Mannarino – Mistura Nada Básica

http://misturanadabasica.blogspot.com.br/2013/10/3a-blogagem-coletiva-as-viagens-da.html

16. Tatiana Dornelles – Destino Mundo Afora

http://destinomundoafora.blogspot.com.br/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa.html

17. Manu Tessinari – Cup of Things

http://cupofthings.com/2013/10/15/blogagem-coletiva-viagens-nossa-infancia/

18. Valéria Beirouth – It Babies

http://beirouth.wordpress.com/2013/10/15/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia/

19. Luciana Misura – Colagem

http://luciana.misura.org/2013/10/15/blogagem-coletiva-viagens-da-nossa-infancia/

20. Amanda Lago – Batendo Perna Pelo Mundo

http://www.batendopernapelomundo.com/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-minha.html

21. Erica Kovacs – Viagem com gêmeos

http://viagemcomgemeos.com/2013/10/25/blogagem-coletiva-viagens-da-nossa-infancia/

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

17 respostas

  1. Francine, que fantástico! Quantas histórias! E as fotos?!? Tu tinha todas guardadas???
    Pelo menos no teu caso as malas estavam no "rack" do carro – a família do Peg perdeu as malas no caminho hahahahahah
    Bah, tu fez viagens muito chiques! Eu esqueci completamente das idas a Gamado, só lembrei agora quando li teu post! Gente…e o negócio de "rebobinar" a fita? E as pessoas fumando em ônibus e avião?!? Nem lembrava disso…como eu tô velha!
    Bjokas, Claudia@pequenoviajante

    1. Menina, pois eu li as histórias do Peg…imagina a mãe dele? Tadinha..eu morria sem a mala do meu filho, rsrsrsr
      Pois é, foram poucas viagens, mas minha mãe tinha muito bom gosto e acima de tudo vontade de conhecer e oferecer o melhor pra gente!

      Bjs

  2. Francine, adorei as histórias da tua infância viajante! As viagens de carro lembraram das viagens da minha família e da briga entre as três meninas pelo melhor lugar no carro. hehehe

  3. Frannnnn, vc me fez viajar no tempo agora. Caramba, qta coisa que eu não lembrava e fiquei rindo muito aqui de recordar essas coisas. As roupas para as viagens de avião… kkkk tb ia em costureira ou comprar roupas especial só pra viajar. Já hj tb é uma bagunça, né? A gente vê cada uma nos aeroportos. kkkk. E o cigarro no avião? ERA HORRÍVEL!! Até parece que num ambiente fechado daquele separar por área de fumante e não fumante ajudava em alguma coisa. Salve a lei que proíbe atualmente!!! E a história da Brasília menina… ri muito imaginando ter que descarregar todo o carro. kkkk.Que viagens deliciosas vc teve na infância. Viagem ao Paraguai e Cataratas do Iguaçu era obrigatória, em? Um marco! hahahahahahaha. A questão da segurança nos carros tb nem lembrei de falar no meu post, mas lembro muito bem como era. Nada de cinto, nem cadeirinha. Éramos só eu e meu irmão, mas acredita que não queríamos as janelas? A briga era pelo meio (que como não usava cinto de segurança, a gente ia em pé ali entre os bancos dos meus pais vendo a estrada. Imagina o perigo!). Acho que o bom é brigar com o irmão. kkkk Muito bom. Amei o post. Parabéns!
    Bjinhos e um dia das crianças maravilhoso pra vcs
    Thyl @viajandpalavras

  4. Thyl, e agora tu me lembrou das brigas, rsrsrsrsr. Super normal entre irmãos, ainda mais no carro, né?
    O legal é que vamos lendo os dos colegas e lembrando do que poderíamos acrescentar no nosso.
    Beijinho

  5. Francine,
    Como é gostoso relembrar tudo isso, né?
    A gente também "brigava" pelo lugar no carro e lembro do toca-fitas… rsrsrs O chic era de "gaveta" que tirava quando chegava no lugar (acho que no Sul não, mas em SP sim, com medo de quebrarem o vidro para roubar o toca-fitas… rsrsr
    Muito bom! Parabéns!!

  6. Francine,
    Também acontecia muita briga no carro… imagina, quatro meninas, o que saía de confusão até a minha dar uma bronca daquelas… e a gente ficava muda… durante meia hora no máximo!
    E engraçado como tooodo mundo ia para Foz do Iguaçu e Paraguai. É como todo mundo tem que bater cartão em Orlando agora.
    E roupa especial para viajar… Hoje em dia, vai todo mundo de havaianas e está o máximo!
    Bjs!
    Marcia

  7. Oi, Francine! Adorei seu post. Nossa, seus pais eram muito dispostos e isso é bacana… Com certeza, viajar em família é bem mais gostoso e essas lembranças da infância certamente influenciaram seu gosto pelas viagens. Abraços e parabéns pela ideia da blogagem coletiva, pois está rendendo posts super legais. Abraços!

  8. Francine,

    Eu conheci o chocolatão e entendo perfeitamente sua espera para chegar no mar de St. Catarina, rs,
    Seu pai estava correndo um grande risco em fazer a pergunta: casa da Barbie X viagem, rs, mas acho que ele sabia bem qual seria a resposta, rs
    Ei, eu também tenho foto com a Xuxa, rsrs, mas eu já era grandinha,
    Bjus
    Aryele

  9. Fran, que legal, família viajante desde sempre! 🙂 Ri muito da sua irmã com o brinquedo pendurado, hahaha criança tem cada uma!

  10. Oi Francine!!!
    hahahaha, eu ri muito com a história com carro que não passava pela porta! Imagino a quantidade de coisa que deveria ter lá! E a Xuxa? Um dos gêmeos é apaixonado por ela. Muito legal o seu post!
    beijão grande

  11. Francine! A-do-rei a história da brasília carregada. Peninha que não tem foto. E, cá entre nós, você é uma autêntica viajante desde sempre. Que variedade de experiências, de capotamentos a Club Med com passagens pela Varig. Delícia de infância. Parabéns para seus papis que ousaram ir "além das fronteiras". bj grande e adorei esta blogagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *