Search
Close this search box.

Como emitir passagem aérea com milhas pela AA e outras dicas sobre como acumular milhas

Muitas pessoas tem nos pedido como emitimos passagem com milhas com tanta facilidade. A verdade é que para conseguir emitir passagens com milhas é necessário ter um pouco de disciplina, e escolher um bom programa de milhagem.  As milhas, normalmente são ganhas de duas maneiras: através do voo realizado ou através de pontos no cartão de crédito e empresas parceiras dos programas de milhagem ( locadoras de carro, hotéis, postos de gasolina, etc).


Algumas dicas que procuramos seguir:


*Se cadastre nos programa de milhagens das companhias aéreas que você costuma voar, ou planeja voar.  Sempre apresente seu cartão de milhagem na hora do check in. Se você esqueceu, a maioria das companhias permite a solicitacão das milhas com até 6 meses após o voo, desde que você tenha guardado seu ticket de embarque e tenha o cartão de fidelidade da empresa antes do voo.


*Tente concentrar as milhas no mínimo de programas de milhagens que você conseguir, pois de nada adianta ter poucas milhas em vários programas. Uma dica aqui, é talvez manter uma conta em companhia brasileira, para poder usar em voos internos e outra internacional, ou talvez uma americana e outra européia. Vai depender das suas preferências de viagem.


*As companhias aéreas são reunidas em 2 grupos principais: Oneworld e Star Alliance. Você pode concentrar suas milhas em duas companhias aéreas, uma de cada grupo, pois mesmo voando com outra companhia, você pode pontuar no programa de uma companhia parceira. Exemplo: No voo para Austrália voamos Qantas. Como não tínhamos programa de milhagem da Qantas, e provavelmente não vamos voar com a companhia australiana tão cedo, preferimos concentrar as milhas ganhas no programa de milhagens da AA, o AAdvantage. Isso é perfeitamente possível de ser feito, porém algumas companhias creditam valor de milhas inferior ao que seria creditado no programa de milhagem próprio. Mas melhor garantir uma quantidade, do que ganhar tudo e não conseguir converter em passagem aérea, não é?

*Na hora de escolher seu programa de “milhagem favorito”, onde você irá concentrar a maioria das suas milhas, preste atenção se a quantidade de milhas exigidas para emitir uma passagem é viável. Ou seja, veja se a companhia oferece bastante opções de voos, flexibilidade de datas e baixa pontuação para emitir passagem.


*Tente concentrar os gastos num cartão de crédito que favoreça o aumento e transferência das suas milhas. É importante levar em consideração para qual programa de milhagem você pode transferir suas milhas, quantas milhas o cartão te dará por dólar ou real gasto,  e o prazo de validade dessas milhas. Lembrando que é importante ver se o programa de milhagem  para qual suas milhas serão transferidas,  interessa a você.


Bom vamos a parte prática:


Nós concentramos todas as milhas em dois programas, o AAdvantage da American Airlines, da Oneworld e o inFidelidade da LaTam, que até março/14 faz parte da Star Alliance, agora também Oneworld. 
Porque escolhemos esses 2 programas?

Porque achamos que o AAdvantage,  é o melhor programa de milhagens pros nossos objetivos.  Nosso cartão de crédito pontua direto para o AAdvantage e as milhas nunca expiram. A oferta de voos para os EUA é enorme. A companhia permite stop over (parada) sem custo em todas cidades de entrada no país ( Miami, Los Angeles, Dallas e NY) e é muito fácil conseguir emitir passagem com 20.000 milhas. 

Update: Infelizmente, o programa AAdvantage sofreu várias mudanças, para pior. Stopover não são mais permitidos desde 2014 e desde 2016, a tabela para emição de passagens também mudou. Anteriormente chegamos a emitir passagem para o Havaí, com 30.000 ida e volta. Hoje, a tabela indica passagens por no mínimo 70.000 milhas, para ida e volta. Outra mudança, é que a partir de abril de 2017, o cartão Citibank AA parou de existir. Agora as milhas acumuladas no certão passarão a pontuar no programa Multiplus da Latam.

Já o Fidelidade LaTAM foi escolhido por ser  até então da Star Alliance, agora é também Oneworld. Então todos os vôos que fazíamos desse grupo, poderiam ser pontuados no Fidelidade Tam. É uma opção para emitir passagens para vôos nacionais e postos de gasolina, farmácias e outros serviços pontuam para esse programa.


Como emitir passagens com o AAdvantage:


Como já comentei acima, é bem fácil (era fácil, agora tudo mudou) conseguir emitir passagem por 40.000 milhas ida e volta. Nós já emitido em duas situações diferentes, para o Havaí, saindo de Porto Alegre, ida e volta, por no máximo 40.000 milhas. Claro que isso não vale para épocas de alta temporada e é necessário uma pesquisa prévia para conseguir bons vôos. Vou explicar abaixo, como você pode pesquisar suas passagens. 
A tabela atual indica que o mínimo para trechos Brasil – Estados Unidos, seria 35.000 milhas. 


Digamos que você queira ir para Las Vegas, e na volta parar em Miami, saindo de Guarulhos. Vou simular, como sendo para o mês de março.

Entre no site da American Airlines e clique em “Resgatar milhas” e “Refine sua busca”.  Caso você deseje pesquisar apenas por ida e volta, poderá pesquisar nesse quadro mesmo, nesse caso clique apenas em “Resgatar Milhas” e coloque as datas e cidades. Como no nosso exemplo, estamos pesquisando por várias cidades, iremos refinar a busca. A próxima página que abrirá será essa.


Clique em “Prêmio AAdvantage” e “Várias Cidades”. No quadro seguinte, coloque o nome das cidades ou aeroportos que você deseja, assim como as datas que você gostaria. E clique em “Continuar”.

A próxima tela que abrirá será essa, tipo um calendário, mostrando as datas e quantidade de milhas para cada categoria.

Nessa página você deverá marcar o dia que interessa a você. Os dias marcados ficarão assinalados em amarelo. Como você deve ter percebido, no trecho Las Vegas-Miami, não há cobrança de milhas, pois eles consideram a parada em Miami como stop over, e tanto o trecho de ida, como o de volta, teria na cabine econômica por 20.000 milhas cada.  O voo final Miami-Guarulhos, eu havia marcado, na solicitação, no dia 18/03. Porém, nesse quadro podemos ver, que não há disponibilidade nessa data, com 20.000 milhas, apenas para 60.000 milhas. Como tanto um dia antes, quanto um depois, teria com 20.000 milhas, você pode assinalar outro dia, nesse quadro mesmo.

Com os dias assinalados, abrirão novos quadros: um relativo a cada vôo/dia marcado, para que você possa visualizar as opções de vôos disponíveis para cada trecho.


Aqui aparecem todas opções disponíveis para o trecho Guarulhos- Las Vegas. Assinale a que mais lhe interessar. E após, clique na coluna da esquerda, no novo voo: Las Vegas – Miami.


 Também aparecerão todas opções de voos para esse trecho. Repita o mesmo procedimento, escolhendo o vôo que mais lhe interessar e passe para o vôo seguinte.

Assinale o último voo. Para confirmar a reserva, vai ser necessário colocar seus dados do AAdvantage.   Nesse momento você pode optar por emitir direto as passagens ou fazer uma reserva. A reserva é feita por até 5 dias. Caso opte por emitir, o sistema pedirá os dados do cartão de crédito para cobrança das taxas de embarque.

Todo o processo pode ser feito online, e se feito assim, o custo será apenas das taxas de embarque. Se preferir emitir por telefone será cobrado uma taxa de emissão.


Dicas extras, para aqueles que não moram em São Paulo ou Rio de Janeiro:


* Se você for de outra cidade, que não São Paulo ou Rio de Janeiro, da onde partem a maioria dos voos da AA, você pode ligar e pedir ajuda ao atendente para que localize voos LaTam ( companhia parceira) para que seja emitido no mesmo bilhete. Assim você não precisa se preocupar com o limite de bagagem que é diferente para voos nacionais  (1 X 23 Kg) e internacionais ( 2 X 32 Kg). Como são companhias do mesmo grupo, esse voo não tem custo, quando disponível.


* Esses voos da LaTam ainda não estão aparecendo no sistema da AA. O sistema força a ir nos voos da companhia, mas ligando, você consegue reservar ou emitir por outro aeroporto, como Guarulhos ou Galeão e o trecho interno pela LaTam.


* Caso não tenha disponível voo LaTam para esses trajetos de/para São Paulo ou Rio de Janeiro, priorize comprar a volta com a Avianca, que é a única companhia aérea que cumpre a franquia de bagagem internacional, caso você esteja vindo de outro voo. É só apresentar a passagem do vôo interncaional no check in.


E vocês, emitem com facilidade passagem com milhas? Qual seu programa de milhagem favorito? Deixe suas dicas nos comentários!

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

44 respostas

  1. Ótimas dicas, Fran! Eu tenho o skymiles da Delta, que tem parceria com a Gol. E meu marido tem o AA advantage, e viajaremos em outubro com a AA, passagens de milhas! Fácil de reservar e 40 mil milhas pra cada um, achei ótimo!

    1. Olá Juliana,
      Dependendo do destino você consegue sim!
      Da uma olhada no site, conforme minhas orientações acima!

      Bjs, Fran

  2. O lado ruim ainda é a validade das milhas, 2 anos ainda é um prazo relativamente curto para utilização pois nem sempre teremos tempo disponível, principalmente quando é uma viagem em casal. Uma saída para quem tem o mesmo problema que eu e não quer perder as milhas é vender. Pouca gente sabe que há essa possibilidade. Eu sempre vendo com a EloMilhas pois fazem pagamento adiantado e com um ótimo preço. Sempre que vejo que não vou viajar, eu vendo. E muitas vezes é mais vantagem vender e comprar as passagens com o dinheiro pois sai mais em conta e ainda acumula mais milhas.

  3. Que legal… Também já saquei este lance que, as vezes quando quero viajar com a família a pontuação não dá para realizar as emissões para o destino desejado.
    Fiz do mesmo jeito, vendi minhas milhas, fiquei com o dinheiro para os gastos e comprei as passagens no meu cartão de crédito e voltei a acumular mais milhas.
    E foi com a EloMilhas, bem legal mesmo!!!

  4. Olá, gostaria de tirar se uma dúvida, caso você saiba. A quantidade de milhas dos dias sempre estão mudando, gostaria de saber se eu poderia comprar a passagem só de ida e com as mesmas milhar e companhia aérea, comprar a volta depois.

    Por exemplo comprar a passagem de ida hoje e a volta comprar daqui a 5 dias, seria pela American Airlines. Ou tem alguma restrição quanto à quantidade de vezes que pode usar por ano ou por um determinado intervalo de tempo, pra mesma pessoa. Obrigada.

    1. Olá Breno,
      Se as suas milhas são TAM, vc deve comprar pelo site da TAM mesmo, que possibilita voar pela TAM ou companhias parceiras da Oneworld, como a AA.

  5. Eu sempre busco as melhores maneiras para acumular milhas para viajar.. mas também descobrir recentemente que posso vender milhas, e através de indicações vendi as minhas milhas a EloMilhas, todo o processo ocorreu bem e me deu uma boa renda extra.. Indico também para os que não vão utilizar suas milhas..

    1. Exatamente. Eu tinha um receio sobre esse mercado de milhas, então fiz várias pesquisas referentes a empresas que atuam no mercado de compra e venda de milhas e cheguei até a Elomilhas e fiz a negociação rapidamente e de forma segura com eles. Eu indico a Elomilhas também.

  6. Boa noite Francine, gostaria de uma diga sua, sou de Porto Alegre e tenho como banco capitalizador de milhagens o Citibank, minhas milhagens fica no AAdvantage, tenho 70 mil milhas e não sei como usar para viagens dentro do Brasil. Gostaria de fazer uma viagem para Recife, enfim usar aqui. Tenho cadastro no AA (American Airlines), as milhas estão lá, como faço para transferir essas milhas para TAM ou Gol (ou qualquer outra que opere aqui) como faço ? Gostaria da sua ajuda, já que no site AA e telefone 0800 eles não explicam nada.

    1. Oi Iara,
      Você não consegue transferir as milhas do AAdvantage para os programas de milhagem da Gol ou Tam.
      Mas como a Tam e a AA pertencem ao mesmo grupo, Oneworld, você consegue emitir passagem de uma, na conta da outra. Por exemplo, você utiliza suas milhas AA e emite passagem com a Tam, ou vice versa. mas para isso você precisa ligar e fazer por telefone a reserva.
      Abraços,

    2. Boa noite, gostaria de saber se algum ja alugou carro diretamente pelo site da AA (com as suas empresas parceiras Budget, Avis)? O valor deles é bem menor do que outras empresas que pesquisei, inclusive do que no site das proprias empresas parceiras.
      Caso alguem tenha utilizado ja isto, poderiam comentar a experiencia?
      Irei alugar um carro em LA.
      obg

  7. Obrigada pelas informações! Muitas coisas eu desconhecia, como o direito a bagagem internacional (2 x 32 kg) quando for pegar um voo interno para chegar em casa? O mesmo é válido na ida? Já tive que pagar excess de bagagem por isso. A TAP também é uma boa opção para acumular pontos (TAP Victoria). É membro da Star Alliance. É parceira da Avianca, Gol e Azul. Dá um certo trabalho entender todos esses sistemas de pontuação, mas vale para econimizar bastante dinheiro.

    1. Oi Ana,
      Se você emitir todos os trechos juntos ( nacionais e internacionais) a franquia de bagagem vale para todos os trechos, tanto na ida quanto na volta.
      Infelizmente todos os planos de milhas pioraram, e está cada vez mais dificil conseguir bons voos, mas sempre vale a economia. Hoje eu concentro meus pontos na AA, pela One World e na TAP pela Star Alliance. Ainda são os dois programas, menos piores.
      Beijão

  8. Bom dia ! Nos sites da empresas não muito claros a respeito desse detalhe. Posso usar milhas de varias empresas aereas sendo parceiras. Tenho smiles, azul e quero comprar passagem TA|P

    1. Oi Dante,
      Os programas andam mudando em pouco tempo. Atualmente Smiles e Tap Victoria são parceiras. Você pode usar milhas Smiles para emitir Tap e vice versa.
      Infelizmente os pontos Azul, você não conseguirá utilizar nesse caso.
      Abraços

  9. Bom dia. Estou vendo passagem aérea para Paris pela AA, com stopover em NYC, porém, não consigo fazer essa cotação que você apresentou pelo blog.
    Queria ver quantas milhas seriam necessárias para a viagem, para ver quanto teria que comprar de milhas, e daí ver se vale a pena o valor.

    Dá erro quando seleciono a opção "Resgatar milhas" e nem aparece a opção AAdvantage.

    Será que não é possivel fazer a simulação, caso não tenha milhas ainda? Mas daí, como saberei a quantidade necessária para compra?

    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *