Search
Close this search box.

Conhecendo as obras de Frank Lloyd Wright em Oak Park

Como já contei no post sobre nossa viagem a Chicago ( leia aqui), o principal motivo da viagem era conhecer a arquitetura da cidade e as obras do arquiteto americano Frank Lloyd Wright. O mais importante, arquiteto americano morou e trabalhou em Oak Park, onde construiu  25 obras, o local com maior agrupamento de obras dele. Wright era um autodita, que começou sua carreira no escritório de Louis Sullivan, que mais tarde emprestou $5.000 para que ele construísse sua primeira casa e recém casado, morasse junto da esposa em Oak Park. Foi o fundador da escola de arquitetura conhecida como “prairie school”, pois sua inspiração eram as linhas horizontais das grande planícies e elementos da natureza.

Oak Park fica no subúrbio de Chicago. Fomos até lá de trem, na linha verde. São aproximadamente 30 minutos até a estação Oak Park, que é a mais próxima das principais obras. O ticket custou em torno de $4.50 ida e volta ( round trip).

Estação Oak Park da Linha verde
O trem é bastante confortável

As obras que visitamos são essas que marquei no mapa abaixo. Estão localizadas muito próximas. É um ótimo passeio para se fazer a pé, as ruas são arborizadas, tranquilas, com vários esquilos passeando entre as árvores.

Visualizar FLW Tour em um mapa maior


Para quem gosta de arquitetura e principalmente das obras do Frank Lloyd Wright, é um prato cheio. Já tinha visitado em Chicago, a Robie House, em Hyde Park, mas encontrar várias obras, uma quase do lado da outra, é inexplicável.

Existem vários tours pagos a pé, mas é completamente possível, fazer por conta própria. A maioria das obras só é possível visitar externamente, pois são residências particulares, com excessão da Casa e Estúdio, onde existe visitas guiadas e a Trinity Temple. A maioria das residências são habitadas por proprietários que idolatram a arquitetura de Wright. A única chance de visitá-las internamente é durante o Circuito Wright Plus, em meados de maio.

A Forest Ave é muito arborizada

Nosso passeio começou pela Forest Avenue. Logo no início da rua tem uma praça, Austin Gardens, com um busto em homenagem ao morador ilustre.

Homenagem à FLW

A primeira obra que encontramos foi a Frank Thomas House ( 210 Forest Avenue), construída em 1901. Considerada uma das obras pioneiras no Praire School.

Frank Thomas House
Predominância de linhas horizontais, acesso recuado, amplos
 beiras, entre outros elementos das casas de pradaria

A obra seguinte é a Hills DeCaro House ( 313 Forest Avenue) de 1906.

Hills DeCaro House

Placa de identificação da obra

A Laura Gale House ( 6 Elizabeth Court) foi construída em 1909, sendo a terceira obra de Wright para o cliente. É mais um dos belos exemplares de casas de pradarias.

Laura Gale House

A Moore Dugal House, construída em 1895, é uma mistura de estilos, com muitos elementos neotudor e góticos. Wright não gostava muito da predominância de elementos históricos. Após um incêndio que destruiu a residência, Wright a reformou e dessa vez, convenceu o cliente a utilizar elementos “atuais”para os padrões da época.

Moore Dugal House

A Arthur Heurtley House, de 1902, é uma casa típica casa de pradaria, com conjunto de janelas abaixo da linha de telhado. É a primeira das casas de pradarias, os quartos são elevados e não há porão.  Em 1920 a casa foi comprada pela irmã de Wright, e depois de uma reforma foi transformada em apartamentos.

Arthur Heurtey House

As residências localizadas na Chicago Ave são muito semelhantes esteticamente e foram construídas quando Wright ainda trabalhava no escritório de Louis Sullivan. Quando Sullivan descobriu a existência das obras, Wright foi demitido, pois os funcionários não podiam projetar independentemente.

Robert Parker House ( 1019 Chicago Avenue) de 1892 foi uma das suas primeiras obras em Oak Park, ainda como funcionário de Louis Sullivan.

Robert Parker House

Thomas Gale House (1027 Chicago Avenue) também de 1892, enquanto funcionário de Sullivan.

Thomas Gale House

 A Walter Gale House ( 1031 Chicago Avenue) foi  projetada em 1893, logo após ser demitido do escritório de Sullivan. É seu primeiro projeto em carreira solo.

Walter Gale House

A Unity Temple, era considerada por Wright como um dos seus projetos mais importantes, o primeiro projeto dele em uma linguagem de arquitetura completamente nova. Foi construído de 1906 a 1908, usando concreto armado, que era uma técnica comum na  época.

Unity Temple
Detalhe dos vitrais

Placa de identificação do Unity Temple

A Frank Lloyd Wright Home, foi projetado por ele em 1889 e serviu de moradia para sua primeira família, que incluía 6 filhos. Já em 1898, ele anexou o estúdio ao prédio da casa.

Fachada da FLW House, na Forest Avenue

Para visitar a Frank Lloyd Wright Home and Studio, é preciso comprar o ticket antecipadamente. O tour dura em torno de 1 hora. O ticket pode ser comprado antecipadamente pelo site da fundação ou na loja junto a casa e estúdio, e custa $15. Se você for fazer o tour, compre o ticket logo que chegar a Oak Park.

Jardim ao lado da Home & Studio
Fachada do Studio, na Chicago Ave


Placa de identificação do studio

O tour é muito bacana, nossa guia foi muito legal, e passou informações super interessantes. Começa  pela parte externa da residência, parte para a área interna, e depois para o estúdio. A maioria dos espaços e mobiliário estão preservados, sendo que o mobiliário foi projetado pelo próprio Wright, assim como algumas luminárias e elementos decorativos. Infelizmente não é possível tirar fotos internamente. O tour é em inglês e não tem tradutor, porém eles possuem um texto resumido em vários idiomas, para auxiliar o entendimento dos visitantes estrangeiros.

Para fazer esse passeio, nós levamos em torno de 3 horas, sem contar o tempo para chegar a Oak Park. Claro que vai depender do tempo que você ficará apreciando as obras, em 3 horas é possível curtir bastante o passeio.

Para quem curte as obras de Frank Lloyd Wright, eu recomendo a leitura do romance “A ARQUITETURA DE UM SONHO”, de Nancy Horan. É um romance, mas a maior parte do tempo se passa em Oak Park e várias obras são citadas, assim como curiosidades da vida dele, e as mudanças na sua vida e arquitetura depois que ele fugiu para a Europa com uma cliente, em 1909, provocando um dos maiores escândalos da época.

E você, já visitou alguma obra de Frank Lloyd Wright? No topo da minha bucket list está a Casa da Cascata, outra obram prima dele, que com certeza visitarei numa próxima viagem.

Circuito Frank Lloyd Wright em Oak Park

Forest Avenue e Chicago Avenue

Oak Park – IL

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

8 respostas

  1. Eu entendo perfeitamente, adoração muitos arquitetos sentir a figura de F. Lloyd Wright. Os interiores de suas casas são absolutamente luminosos.
    Excelente post! eu gostava de ler e olhando fotos deste post.
    Carmen L.

  2. Francine, acabei de regressar de Chicago e segui seu roteiro, mto completo e bem didático. Devo acrescentar que, pagando U$ 5,00, é possível fotografar o interior da casa e do estúdio. Certeza q vou visitar seus outros destinos! Obrigada por partilhar!

    1. Oi Regina,

      Que bom que gostou. O meu sonho atual e visitar a Casa da Cascata. Quem sabe um dia?
      Vou acrescentar essa informação sobre as fotos no post. Obrigada pela dica.
      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *