Search
Close this search box.

Passeando de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

Finalmente fizemos o passeio de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha. Era aqui pertinho de casa, mas a dificuldade de conseguir ticket para o passeio, na alta temporada é enorme. Ano passado, tentei em várias ocasiões e não consegui. Mas esse ano, resolvi me antecipar e fizemos o passeio ainda no mês de maio. 

Se você pretende fazer esse passeio, compre o ticket com o máximo de antecedência. Normalmente  com 30 dias, os passeios estão lotados. Então quanto antes, melhor. O ingresso pode ser adquirido direto com a Giordani Turismo, que é a empresa que opera o passeio. Eles fazem a reserva conforme a disponibilidade e é preciso efetuar o depósito para garantir a vaga ou você pode adquirir seu ticket diretamente conosco. Envie um email com as datas da sua viagem para viagensquesonhamos@gmail.com que teremos o maior prazer em lhe auxiliar com os tickets ou através desse link, que oferece parcelamento em até 6x, ou pagamento em boleto bancário. Lembrando que o preço é tabelado.

Se estiver pensando em visitar o destino, o Zarpo, clube de viagens online, possui ofertas exclusivas para o Rio Grande do Sul. Acesse aqui e confira!

Existem duas opções de passeio de Bento Gonçalves à Carlos Barbosa, ida via trem, e retorno via ônibus, ou ida via ônibus e retorno via trem. Entre ida e volta são aproximadamente 2h30min de passeio e o passeio é o mesmo em ambos os sentidos. Nós fizemos a ida de ônibus e o retorno de trem, em função do horários escolhido: 15h.

Como a saída de Bento Gonçalves, deu tempo para tirar umas fotinhos,

nos trilhos de trem, em frente a estação…

O ônibus sai pontualmente às 15h da estação de trem de Bento Gonçalves e o trajeto até Carlos Barbosa é de aproximadamente 20 minutos.  


Chegando na estação de Carlos Barbosa somos orientados a aguardar na rua coberta, e em seguida o trem se aproxima. 


Os passageiros do passeio anterior desembarcam, e um show de música italiana acontece na plataforma. 
Enquanto isso o trem parte para fazer o retorno e somente na sua volta, a entrada dos novos passageiros é liberada. Todos os lugares são marcados, então não é preciso ter pressa para embarcar.


Todos passageiros acomodados, o passeio reinicia as 16h. Logo na partida, uma atendente muito simpática, passa as orientações do passeio, percurso, atividades a bordo, shows, produtos a venda entre outros.


A primeira parada é na cidade de Garibaldi, onde somos recepcionados por música e degustação de espumante e suco de uva. O tempo de parada é de 15minutos. É nessa parada que os passageiros tem a oportunidade de fotografar com a Maria Fumaça.

A Maria Fumaça em atividade nessa rota é originária da Alemanha, na década de 50 e o percurso é de aproximadamente 23Km.

Vários shows acontecem durante o trajeto e vão passando pelos vagões, de música italiana, gaúchesca, encenações, e danças que caracterizam o jeito de ser dos imigrantes italianos que chegaram na região.

O trajeto em si, não apresenta nenhuma maravilha da natureza, mas é muito agradável e mostra  aos visitantes uma mistura de zona urbana e rural das cidades da região. O mais bacana do passeio  é a experiência de andar numa locomotiva a vapor da década de 50, e os shows que acontecem no percurso.

Chegando em Bento Gonçalves, acontece o desembarque regado a nova degustação, porém dessa vez, de vinhos e show de música. Todo o passeio é uma festa, da partida a chegada.

Crianças até 5 anos, não pagam ingresso, quando acomodadas no mesmo assento dos pais. Não esqueça de levar o documento para comprovar a idade da criança. O ticket para o passeio dá direito a entrada para outra atração da região, que é a Epopéia Italiana, Parque Temático. Fica localizado muito próximo a estação de Bento Gonçalves e é possível ir caminhando.

O passeio pela Epopéia Italiana, é uma mistura de teatro e museu, com duração aproximada de 30 minutos, onde é contada a saga de uma família italiana durante as dificuldades vivenciadas na Itália, a mudança, as promessas e a realidade encontrada no Brasil.  É um parque fechado, onde foram montados vários cenários que retratam os períodos da mudança de uma família para o Brasil, com muitos efeitos de som e luzes.

E como quase tudo na Serra Gaúcha, termina com degustação de vinhos, suco de uva e delícias gastronômicas da região.

Se estiver passeando por Gramado e Canela ou Bento Gonçalves, não deixe de incluir esse passeio no seu roteiro. Para comprar os ingressos entre em contato por email – viagensquesonhamos@gmail.com , teremos o maior prazer em lhe auxiliar ou através desse link, podendo pagar em boleto bancário ou até 6 x sem juros. 

Maria Fumaça – Trem do Vinho

Rua Duque de Caxias, s/n

Bento Gonçalves/RS

Para ver mais dicas e fotos de Garibaldi, siga nosso perfil no Instagram – @Fran_agnoletto e a #ViagensqueSonhamosnaSerraGaucha

Outros posts sobre Bento e região:

* Parque da Ovelha, o melhor de Bento Gonçalves com crianças

* Rota das Cantinas Históricas | Vinhedos, cantinas e belas paisagens em Bento Gonçalves

* Edredom nos Parreiras, experiência única em Bento Gonçalves

* Caminhos de Pedra, roteiro de um dia na Serra Gaúcha

* Wine Garden, piquenique no Vale dos Vinhedos

* Vale dos Vinhedos em três passeios saborosos

* Cinco lugares para se deliciar entre Bento Gonçalves e Garibaldi

* Hotel Casacurta, charme e bem receber na Serra Gaúcha

* Onde se hospedar ano vale dos Vinhedos com crianças

* Vindima no Vale dos Vinhedos com criança

* Roteiro de um final de semana em Garibaldi

* 10 Programas para fazer com as crianças em Garibaldi 

Cave Geisse | Passeio de aventura em meio aos vinhedos da Serra Gaúcha

Quer reservar hotel em Bento Gonçalves?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Procurando carro para alugar ?


Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

Para salvar no Pinterest:

SalvarSalvarSalvarSalvar

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

19 respostas

  1. Quando fomos à Curitiba ano passado, exatamente na semana do São João, pretendíamos fazer o passeio de Curitiba até Bento Gonçalves na maria fumaça, mas como ficaríamos apenas 3 dias na cidade e era nossa primeira vez no Paraná, optamos por deixar pra uma próxima viagem, mas depois de ler seu relato fiquei com mais vontade ainda de ir, tenho certeza que meus meninos iriam adorar. Mais um destino pra lista kkk. Bj

  2. Cynara,
    Acho que vc deve estar se confundindo com o trem para Morretes. Já fiz a muito tempo, e foi muito legal também!
    Esse do relato é aqui no RS, entre as cidades de Bento Gonçalves ( terra do Vinho) e Carlos Barbosa.

    Bjs

  3. No mês de Janeiro é possível comprar ingresso na própria estação de Bento Gonçalves ou precisamos ir até a estação já com os tickets comprados? Sabe se professores pagam meio ingresso?

    1. Olá Maurício,
      Sempre é aconselhável reservar com antecedência, pois o passeio é bastante concorrido.
      Quanto a descontos não sei informar!

      Abraços

  4. Oi Francine, adorei sua explicação sobre como acontece o passeio, achei que estivesse incluso visita a alguma vinícola. Vc sabe me dizer se existem outros roteiros desse passeio de Maria Fumaça?
    Bjs Michelle

    1. Olá Michelle,

      Obrigada, que bom que gostou.
      O roteiro é um só, e funciona nos dois sentidos: Bento-Carlos Barbosa e Carlos Barbosa – Bento.
      O passeio em si, não inclui visitação à vinícolas, apenas a Epopéia Italiana, mas você pode comprar um passeio casado, incluindo translado para alguma vinícola. Ou até mesmo visitar a Vinícola Aurora que fica no centro de Bento Gonçalves, que é bem próxima a estação de trem.

      Espero ter ajudado,
      Beijos

    1. Jefferson,
      Esse valor pagamos para ida de ônibus e volta de trem.
      Os passeios funcionam sempre dessa maneira, um trajeto de trem e outro de ônibus para voltar ao local de início.
      Abraços

  5. Jefferson Carm, esse valor q a Francine cita não está mais disponível. Eu acabei de fechar a reserva do passeio particular, apenas na maria fumaça (pra mim e para o meu esposo) por R$120,00 por pessoa. Total de R$240,00 para alta temporada em Dezembro e vi q baixa temporada está 110,00 o tarifário desse ano.

    1. O valor que menciono foi o que pagamos em 2014, com certeza deve ter alterado.
      Lembrando que os valores para alta e baixa temporada também são diferentes.

      Abraços,

  6. Boa tarde, pretendo vir neste próximo fim de semana, alguém sabe me dizer se posso comprar o ingresso no local ou tenho que reservar com alguma agência oeka internet e qual o valor?obrigada desde já pela atenção.

  7. Boa tarde, pretendo vir neste próximo fim de semana, alguém sabe me dizer se posso comprar o ingresso no local ou tenho que reservar com alguma agência oeka internet e qual o valor?obrigada desde já pela atenção.

    1. Letealves,
      Esse passeio é super concorrido. Eu aconselho a você entrar em contato antecipadamente para garantir os ingressos. No post tem o link para a Giordani Turismo que é a empresa que comercializa e opera o passeio.
      Boa sorte!!

    1. Oi Adriana,
      Eu sugiro seguirem direto até Bento. Se forem com crianças, poderiam ir direto ao Caminho de Pedras e fazer o Parque da Ovelha e mais alguma atraçõa da Rota, no período da manhã, almoçar na Casa Di Paolo, próximo ao pórtico Pipa da cidade e se dirigir a estação de trem.

      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *