Search
Close this search box.

Nuremberg: o que fazer, onde ficar, o que comer e outras dicas

Nuremberg ou Nürnberg em alemão, é a cidade mais importante do estado da Baviera, e como muitas cidades alemãs, ficou bastante destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Mas ficou conhecida em função das reuniões do partido Nazista na cidade, e depois pelo julgamento desses criminosos.

Você pode chegar até Nuremberg, de carro, trem, barco ou avião através do seu aeroporto internacional. Nós chegamos até a cidade de carro, vindos de Dresden, conforme nosso roteiro. Se você ainda não leu o nosso “Roteiro de 13 dias conhecendo 28 cidades na Alemanha”, clique aqui.

A parte turística da cidade está concentrada dentro das muralhas medievais, o que torna o passeio para conhecer a cidade ainda mais incrível. A arquitetura impressiona pela combinação de conservação de prédios antigos com a ousadia dos prédios modernos.


Construção super moderna ao lado da muralha medieval

Nuremberg é também um destino perfeito para viajar em família. É muito fácil encontrar hotéis com quartos amplos para acomodar as crianças, e a cidade está cheia de atrativos que encantam os pequenos. O Playmobil Fun Park, fica a poucos quilômetro de distância, e é um passeio imperdível para os pais que brincaram de Playmobil na infância e para os pequenos que se encantam chegando lá. Para ler o relato da nossa visita ao parque, clique aqui!

No final do ano, por aproximadamente 30 dias antes do Natal,  a cidade é conhecida como a “Cidade do Mercado de Natal”, pois o Mercado de Natal de Nuremberg é um dos mais antigos no mundo. É uma ótima oportunidade para conhecer a cidade no inverno, provar as delícias das barracas de feira, apreciar os artesanatos natalinos, conhecer as atrações para as crianças e aquecer-se com um vinho quente nas famosas canecas que são produzidas todos os anos como lembrança da feira. Visitamos a Alemanha durante o verão, mas com certeza iremos voltar para conhecer os famosos Mercados de Natal, no inverno.

O que visitar |

A maioria das atrações fica na cidade histórica, dentro da muralha medieval. Se você tiver apenas um dia para conhecer a cidade, escolha conhecer o centro histórico, que é todo acessível caminhando e você não dependerá de transporte.

Estação de trem

Nós iniciamos o passeio junto a torre Konigstör na muralha, que tinha a função de proteger a cidade contra os inimigos. Bem próximo fica uma pequena “vila” com lojas de artesanato e restaurantes, o “Handwerkerhof“. 

Pelo lado de fora da muralha é possível perceber sua grandiosidade

Seguimos pela Königstrasse até a Lorenzkirche. Apreciamos a bela igreja, as lojas e barracas de comida e flores nas redondezas.  

Seguimos até a Hauptmarkt e conhecemos a Frauenkirche. É no Hauptmarkt que acontece a famosa feira de Natal de Nuremberg.

Após conhecer a parte central da cidade histórica, passamos pela antiga Prefeitura e subimos até o Kaisenburg, que é um conjunto de 3 castelos no alto de um morro.  

A entrada no castelo para visitar o museu é paga ( 7 Euros), e é possível também subir em uma das torres.  O Kaisenburg fica no lado contrário da muralha, por onde entramos. Então já havíamos atravessado quase todo o centro histórico.

#Dica1: Comprando o Nürnberg Card + Fürth, por 23 Euros, todas as entradas para os museus e atrações estão incluídas em ambas cidades, além de transporte público, por dois dias.

Albrecht Dürer foi um famosos pintor e escultor alemão. Sua casa é aberta para visitação, e está localizada bem próxima ao Kaisenburg.

A ponte sobre o rio Pegnitz é outro lugar incrível, com suas ruelas, pequenos restaurantes e lojinhas charmosas nas proximidades. Parecia que estávamos passeando em uma pequena vila e não em uma grande cidade.

Aproveitamos o restante do dia para passear pelas ruas da cidade, entrar nas igrejas, alguma lojas ( a região central possui um comércio bem variado, com várias lojas de rede) e outras atrações. Nosso planejamento era conhecer o Museu do Brinquedo, mas como estava fechado, aproveitamos para conhecer um pouco mais do centro da cidade.

Onde se hospedar |

A melhor localização é dentro ou próximo ao acesso da antiga muralha, pois a maioria das atrações visitadas fica na região, e é possível conhecer tudo caminhando.

Escolhemos o hotel  Ringhotel Loew’s Merkur com o auxilio do orgão de turismo da cidade. Ficamos muitíssimos satisfeitos. A localização é excelente, em frente a estação de trem, e do outro lado da rua, do portão de entrada da cidade murada.  Os quartos eram grande e bastante espaçosos. O café da manhã é excelente, com toda variedade dos cafés alemãs: ovos, pães, frutas e doces. O hotel também possuía estacionamento, piscina coberta e wifi. 

Sofá cama preparado para o pequeno sempre no final do dia

Onde comer |

Na região do centro histórico existem várias opções de restaurantes. Nós experimentamos o “Das Steichele“, por indicação do órgão de turismo da cidade e adoramos.  Ambiente super acolhedor, comida deliciosa, preço justo, porções enormes e cardápio kids com atividades, o que deixou o baixinho entretido por bastante tempo.

O prato típico em Nuremberg é a linguiça chamada de “bratwürst”. É uma linguiça pequena, normalmente servida grelhada, mas também pode ser ensopada. Além dos restaurantes, existentes vários vendedores ambulantes vendendo bratwürst pelas ruas.

Das Steichele Restaurant
Prato kids: 4.90 Euros
Carne de porco com batata recheada 
9 Nuremberg Bratwürst + Salada de batata por 10.90 Euros
Käsespätzle 8,90 Euros – É uma massa caseira deliciosa, super típica e fácil de encontrar na Alemanha. 
Apfelküchle Spezial 6.90 Euros: maçã a milanesa, com sorvete, chantilly e calda de frutas vermelhas
Cardápio Kids com atividade para colorir

Outra delícia da cidade, são os “Lebküchen”.  Um tipo de pão de mel, muito delicioso, produzido a mais de 600 anos na cidade.  É super fácil encontrar para comprar na região do centro histórico, em diversos tamanhos e com os mais diferentes tipos de cobertura. É uma ótima opção de presente, em caixas ou latas decorativas da cidade.

Nuremberg com crianças |

Assim como contei no relato sobre Berlim com criança, a cidade recepciona muito bem os pequenos viajantes e famílias. Foi muito fácil encontrar hotel com quarto grande, restaurantes com cardápio infantil e atividades para o pequeno em mapa desenvolvido especialmente para os pequenos.

Quase todas atrações da cidade, são atrações perfeitas para levar os pequenos. Qual o cavaleiro ou princesa não gosta de visitar um castelo? E qual criança não gosta de correr em uma praça? 

Qualquer chafariz virá brincadeira perfeita para um dia de calor 

A principal atividade, é o Playmobil Fun Park, como já mencionei acima. Mas ele localiza-se na cidade de Zirndorf, e não em Nuremberg. Mas é muito fácil chegar até o parque.

Nuremberg apresenta várias outras atividades para os pequenos, como o Museu do Brinquedo ( infelizmente o museu não abre em segundas feiras, que foi o dia que visitamos o centro histórico da cidade), e vários outros museus como Museu da Criança e o Museu das Ferrovias Alemãs, que são atividades perfeitas para dias de chuva ou dias frios.

#Dica 2: A Secretaria de Turismo de Nuremberg, tem em seu site uma área específica com sugestões de roteiros com criança para dias chuvosos (clique aqui) e para dias de sol ( clique aqui).

Várias atividades abertas como o Zoo, o Jardim das Sensações, Planetário e os Parques Aquáticos eram perfeitas para os dias de sol de verão, quando estávamos lá. Infelizmente como só tínhamos dois dias, conhecemos apenas o Jardim das Sensações, além do Playmobil. 

O Jardim das Sensações é super bacana, lúdico e educativo com várias atividades para desenvolver as sensações nos pequenos e pais. Ele fica localizado no parque Wöhrder Wiese, e pode-se chegar lá caminhando ( uns 10 minutos do centro histórico) ou de trem ( U), até a estação de mesmo nome. A entrada é paga, mas se você adquiriu o Nüernberg Card, o acesso está incluído.

Descobrindo os sons
Até eu, me arrisquei na perna de pau

Nuremberg é uma cidade incrível. Não deixe de incluir pelo menos dois dias no seu roteiro para visitar. Para conhecer mais da cidade, acesse o site da Secretária de Turismo de Nuremberg: www.tourismus.nuernberg.de/en  e qualquer dúvida entre em contato através do formulário, pois são muito prestativos e receptivos.

Para ler outros posts sobre Nuremberg, em blogs ao redor do mundo, clique aqui!

*Agradecemos o convite da Secretaria de Turismo de Nuremberg para conhecer a cidade.

Para ler todos os posts sobre a Alemanha, clique aqui. Para acompanhar nossas fotos no Instagram, nos siga no @Fran_agnoletto ou na hashtag #ViagensqueSonhamosnaAlemanha

Outros posts sobre a Alemanha:
* Alemanha com criança | Roteiro de 13 dias conhecendo 28 cidades
* Rota dos Alpes na Alemanha
* Rota Romântica | Roteiro de cinco dias com dicas de passeios e hospedagem
* Rothenburg ob der Tauber, a cidade mais bonita da Rota Romântica
* Oberammergau, a famosa cidade das casas decoradas
* Munique | Porque eu não gostei da cidade e o que vale a pena visitar
* Onde se hospedar para visitar Munique
* Bamberg | Roteiro de passeio a pé para conhecer a cidade
* Dresden, roteiro de um dia na cidade
* Castelo Neuschwainstein: dicas práticas para conhecer o castelo e outros passeios para fazer no mesmo dia
* Zugspitze, o ponto mais alto da Alemanha. Diversão no inverno e verão
* Berlim em família, roteiro de três dias pela cidade
* Berlim com criança | Quando ir, onde ficar e como se deslocar
* Playmobil Fun Park | Parque temático na Alemanha
* 15 fatos que descobri sobre a Alemanha e os alemães
* Folklorehof, um hotel com a cara das casinhas alemãs
* Onde comprar chip de internet e telefone na Alemanha

Quer reservar hotel na Alemanha?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Procurando carro para alugar na Alemanha?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

8 respostas

  1. Maçã a milanesa? Eu nem sabia da existência disso. Como eu também não sabia do parque da Playmobil, que vergonha! rs.
    Francine, estou acompanhando cada relato da sua viagem. Continue estou amando!
    Beijos

  2. Oi Fran, Tudo bem?
    Estava de olho nesse hotel que vocês ficaram, mas no Booking diz que não tem ar condicionado e estamos preocupados com o calor, já que estaremos por lá em julho. Isso foi um ponto negativo pra vocês? Fica fácil para estacionar? Obrigada e desculpe as milhares de perguntas. Fabiana

    1. Oi Fabi!
      O nosso apto tinha ar do tipo split. Talvez nem todos aptos tenham.
      Aliás achei masi comum não ter AC do que ter, nos hotéis da Alemanha.Nós viajamos final de junho até 10 de agosto. Estava quente, mas nada insuportável, e não foi preciso AC. O hotel tem estacionamento. Achei a localização ótima, foi fica praticamente do lado da muralha e da estação de trem, onde tem vários restaurantes.
      Fique a vontade para perguntas!!! Se eu puder ajudar, estou ai!
      beijão para vocês!!!

  3. Muito legal o seu post, Francine! Estou programando de ir com minha mãe no final de maio. Você acha que se ficarmos hospedadas em Nuremberg conseguimos fazer um bate volta de trem para Rotthenburg?
    Beijos, Carolina

    1. Oi Carolina,
      Infelizmente não sei te ajudar com essa informação.
      Como fizemos tudo de carro, não cheguei a pesquisar sobre deslocamentos de trem.
      Boa viagem

  4. Amando seus posts. Super obrigada por partilhar tantas informações. Vou com meus dois filhos passar 24 dias e vc me deu muitas opções antes não conhecidas por mim. Valeu!

    1. Oi Raquel,
      Fico super feliz em saber que gostaram das postagens. A Alemanha é encantadora. Vcs irão amar. depois venha me contar como foi a viagem. Beijão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *