Search
Close this search box.

10 Dicas para Alugar um Carro no Exterior e Viajar tranquilo

As férias de julho estão chegando e muitos brasileiros aproveitam o período de férias para viajar. Uma ótima opção para quem deseja explorar e conhecer os destinos no melhor estilo “Slow Travel” é alugar um carro, além de possibilitar fazer o seu próprio horário e traçar sua própria rota. Essa vantagens são essenciais quando se viaja com criança, pois o carro acaba virando a “nossa casa”. Ano passado fizemos uma road trip pela Alemanha e foi muito prático estar com o carro sempre a nossa disposição. Já leu o post “Alemanha com crianças: roteiro de 13 dias conhecendo 28 cidades”? A maioria das nossas viagens são dessa forma, com o carro a nossa disposição para conhecer cada lugarzinho especial que desejamos. Já alugamos carro nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Austrália, na Alemanha, na Inglaterra e muitas vezes aqui no Brasil.

Muitas pessoas tem medo de alugar carro e dirigir no exterior e principalmente dúvidas na hora de fazer isso. Nós somos parceiros Rentcars e recomendamos o aluguel com a empresa. Já expliquei no post “Rentcars, alugando carro com praticidade e confiança” como é o serviço prestado pela empresa e como funciona a parceria com o Viagens que Sonhamos. O post de hoje é para esclarecer as principais dúvidas na hora de alugar um carro no exterior e não ter surpresas tanto na hora da locação quanto da devolução.

Nada como viajar de Minivan pelos EUA
Nosso Focus Wagon na Alemanha



Quem pode locar um carro? A idade mínima padrão é 25 anos, mas pode variar de país para país. Algumas locadoras oferecem a opção de pagamento da taxa “under age”, que permite ao viajante locar mesmo abaixo da idade mínima exigida. Para algumas categorias superiores e de luxo, as locadoras podem exigir uma idade superior. Vale verificar diretamente com a locadora.

Qual a habilitação necessária? O primeiro ponto é ter a habilitação condizente com o veículo que deseja locar. Nos países do Mercosul  a carteira nacional de habilitação (CNH) permanente e dentro do prazo de validade, basta para locação de um carro.  Se for viajar entre os países do Mercosul, é preciso ter a Carta Verde – um documento que habilita o trânsito entre Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela. Na Europa é recomendável que se tenha a permissão internacional para dirigir (PID) mais o passaporte, enquanto nos EUA, o único estado que pode solicitar a carteira internacional é o estado da Georgia. Demais estados não há esta necessidade e pode-se viajar com a CNH brasileira, aliada ao passaporte.
Como eu faço a PID-  carteira de habilitação internacional? Este documento é muito simples de solicitar. Com a sua carteira de habilitação nacional, basta ir ao Detran mais próximo de sua residência e solicitar a emissão da carteira internacional mediante o pagamento de uma taxa. Ela terá a mesma validade de sua CNH.
Preciso de um cartão de crédito internacional? Sim, pois será usado na caução de garantia no momento de retirada do carro. As locadoras bloqueiam um valor caução no cartão de crédito da pessoa responsável pela reserva e liberam após a devolução do carro. O cartão será necessário também se você contratar algum serviço extra, que não constava na sua reserva,  como combustível, seguros opcionais, GPS, cadeirinha infantil, entre outros. Se possível deixe tudo incluído na sua reserva pré paga, e negue todos os serviços oferecidos no balção, pois com certeza, eles tentarão te vender vários opcionais não necessários. Além disso, o cartão deve estar dentro do prazo de validade, em nome do locatário, vinculado a uma instituição bancária e com limite de crédito disponível para a caução. Cartões em nome de outras pessoas ou sem autorização para transações internacionais impedem a locação.
Posso devolver o carro em um lugar diferente do que retirei? Na maioria dos casos isso é possível, mas vale consultar no momento da locação se essa possibilidade implicará no pagamento de uma taxa adicional, mais conhecida como “taxa de retorno”, principalmente quando você devolve em um país diferente ( muito comum na Europa).
É melhor alugar com quilometragem livre ou restrita? Nós sempre alugamos com quilometragem livre e não precisamos mais nos preocupar com tarifas extras. Até mesmo porque se for restrita e exceder a quantidade de quilômetros rodados permitidos pela tarifa, o valor da taxa para quilômetros adicionais não é baixo.
Qual seguro devo comprar? Essa acho que é a principal dúvida, de quem aluga carro no exterior. Opte pela cobertura mais completa possível, pois evita que você tenha problemas em casos de danos ao veículo e outras ocorrências durante a locação. Muitos cartões de crédito oferecem cobertura gratuita de seguro de aluguel de carro e é ai que começa a confusão. O seguro incluído na maioria dos cartões de crédito é o seguro do carro e não inclui seguro de danos aos ocupantes e nem de terceiros. Então se você preferir seguro contra terceiros, solicite no momento da reserva. É importante verificar com a operadora do seu cartão de crédito os tipos de seguro incluídos no seu cartão.
Devolver o carro com o tanque cheio ou vazio? Nós preferimos sempre devolver o carro com o tanque cheio para não ser surpreso com taxas abusivas extras no momento da devolução do carro. Algumas reservas oferecem a possibilidade de devolver com o tanque vazio, nesse caso, você não precisa se preocupar. Caso contrário encha o tanque antes de devolver, pois com certeza o custo do combustível será muito inferior ao cobrado pela locadora. Na hora da retirada do carro, a locadora vai tentar te vender esse opcional para devolver o carro com tanque vazio. Diga não.
Faça a vistoria do carro no momento da retirada.  Quando for retirar o carro, vistorie o veículo e avise o atendente caso encontre algum problema, arranhão na lataria ou outro defeito. Esse é um ponto muito importante, pois avarias apresentadas no momento da entrega serão cobradas de você.  Algumas empresas fazem a vistoria junto com você, outras não. É importante acompanhar a vistoria feita no veículo na retirada e na devolução, para prevenir cobranças extras.
Como alugar um carro?Existem várias maneiras de alugar um carro. Você pode solicitar a uma agência de viagens, contratar online ou por telefone  diretamente nas locadoras ou através de sites especializados no assunto. 

Recomendo sempre que você alugue o carro antes de sair de casa, pois as tarifas diretamente no aeroporto ou local de retirada são mais altas. Pela RentCars você pode parcelar a locação em até 12 vezes no cartão de crédito e não paga a alíquota de 6,38% para operações de crédito no exterior (IOF), pois toda a transação é feita no Brasil. Outra opção é pagar a locação no boleto bancário com desconto para não comprometer o limite do cartão que será utilizado como garantia.

Nosso Nissan na Inglaterra.
Dirigir na mão inglesa é mais fácil do que parece ser.

O Voyage que alugamos em Alagoas, na última viagem

E você já alugou carro no exterior? Conte para nós como foi sua experiência? Qual sua locadora preferida?

Outros posts sobre aluguel de carro:

Como é alugar carro e dirigir em Porto Rico

Como e alugar carro em Miami | Nossa experiência com a Sixt pelas estradas da Florida

Como é alugar carro e dirigir na República Dominicana

RentCars, alugando carro com praticidade e segurança

Como é dirigir na mão inglesa e alugar carro em Barbados

Procurando carro para alugar?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *