29 maio 2016

Foz do Iguaçu | Roteiro de quatro dias com dicas de hospedagens e passeios

Foz do Iguaçu, no Paraná, é conhecida mundialmente em função das suas belezas naturais, como as Cataratas do Iguaçu, que foram reconhecidas como Patrimônio Mundial da Humanidade. Mas a cidade apresenta muitas outras atrações, aliadas a uma ótima infra estrutura turística, incluindo ótimas opções de hospedagem, transporte, restaurantes e passeios. 
Foz foi meu primeiro destino conhecido através de uma viagem de avião, quando criança. Como esquecer a primeira viagem de avião? Impossível. Lembro com muito carinho de toda preparação, hospedagem, passeios e claro, compras no Paraguai. Contei um pouco desse passeio, nesse post que fez parte de uma Blogagem Coletiva.

Voltamos para Foz, em mais uma viagem em família, em maio de 2016, dessa vez para apresentar o destino ao nosso pequeno viajante e mostrar como o Brasil, o Paraguai e a Argentina são países próximos. Uma verdadeira aula prática de geografia.
Quatro dias em Foz do Iguaçu





Arrisco a dizer que Foz do Iguaçu, juntamente com a Serra Gaúcha, é um dos destinos brasileiros, mais bem preparados para receber o turista. A rede hoteleira é ampla e de qualidade, e os serviços prestados muito eficientes, além de ter atrações que agradam todas as idades e perfis de viajantes: de mochileiros a frequentadores de resorts. Nós aproveitamos muito nossa visita à Foz do Iguaçu e nesse post, relatamos a nossa experiência na viagem com dicas para você aproveitar ainda mais.
Como se locomover pela cidade |
Se você chegar em Foz do Iguaçu de carro, como muitos gaúchos costumam visitar a cidade,
você terá a facilidade de ter o seu carro a disposição. Já quem chega por via aérea, como foi o nosso caso, terá que escolher entre alugar um carro ou contratar transporte, pois as atrações ficam distantes umas das outras, e não há um sistema público de transporte 
eficiente, ainda mais se você estiver viajando em família, como foi o nosso caso.
Como estávamos em um grupo maior, optamos por utilizar os serviços de uma empresa, o que nos daria mais liberdade, principalmente no caso de beber vinhos nas refeições. Utilizamos o serviço da Loumar Turismo, que nos ofereceu translado de chegada e saída ao aeroporto, city tour por Foz do Iguaçu e translado para o Parque Nacional das Cataratas. O serviço prestado foi excelente e mesmo quando decidi modificar a programação previamente agendada, eles prontamente nos atenderam. Quando chegamos no aeroporto, havia um motorista com uma placa da empresa nos aguardando, para nos levar ao hotel. Uma das vantagens de utilizar o serviço da empresa para o translado ao Parque das Cataratas, é que eles possuem vários horários de retorno aos hotéis, o que no nosso caso foi ótimo, pois estávamos em um grupo e alguns decidiram voltar mais cedo para o hotel. Se tivéssemos contratado o serviço particular de taxi ou motorista, teríamos que pagar pelos dois trajetos. Gostamos muito do serviço prestado pela Loumar Turismo e recomendamos a empresa. Além do translado, eles oferecem todo o tipo de assessoria para quem visita a cidade, reservando passeios, hospedagens e ingressos.
De última hora decidimos ir conhecer Puerto Iguazu na Argentina, e visitar Ciudad del Este, no Paraguai e como não havíamos contratado esse serviço previamente, negociamos com um motorista que prestava serviços aos hóspedes do nosso hotel. Gostamos muito do serviço prestado pelo Silvio ([email protected] - 45.9932-2268). Recomendo negociar os valores, que geralmente são cobrados pelo número de passageiros. Sempre rola um desconto.
Se você optar por alugar carro, recomendo que alugue antecipadamente, pois o valor das diárias na hora, são sempre mais caras e você pode correr o risco de não encontrar disponível o carro da categoria desejada. Nós costumamos alugar carro com a RentCars, que é um site agregador de ofertas e geralmente possui os melhores valores. Para ver disponibilidade, valores e reservas para o período da sua viagem, clique aqui.
Roteiro de quatro dias conhecendo as atrações de Foz |
Nosso roteiro foi de quatro noites na cidade. Chegamos no final da tarde de uma quinta feira e fomos embora no início da tarde da segunda feira, tendo três dias inteiros e uma manhã para aproveitar as atrações.
Dia 01: De acordo com a minha programação, o primeira dia seria para visitarmos o Parque das Cataratas e o Parque das Aves, mas acordamos e chovia torrencialmente. Seria uma judiaria visitar as Cataratas debaixo de chuva, embora a previsão do tempo para os dias seguintes não fosse muito animadora. Liguei para a Loumar Turismo, com quem tínhamos agendado os translados, para tentar modificar a programação e eles prontamente o fizeram. Então nosso dia começou com o City Tour Foz, oferecido pela empresa Loumar Turismo. O city tour visita os principais pontos da cidade de Foz do Iguaçu, com parada no Marco das Três Fronteiras, Mesquita Muçulmana e Templo Budista.
Foz do Iguaçu

O passeio inicia no centro da cidade, com partida às 9 horas e às 14 horas e tem duração de três horas. O city tour é feito em um ônibus, com parte aberta e outra fechada (o que foi ótimo em dia de chuva), e um guia acompanha todo o trajeto contando curiosidades e fatos da história da cidade. Gostamos muito do passeio, mesmo com chuva. 
City Tour em Foz do Iguaçu
City Tour em Foz do Iguaçu
City Tour em Foz do Iguaçu
City Tour em Foz do Iguaçu
City Tour em Foz do Iguaçu

#Dica: Na Mesquita Muçulmana, as mulheres só podem entrar com lenço sobre a cabeça. Não se preocupe em levar, pois a própria mesquita empresta os lenços.
Após o passeio, como a chuva persistia, decidimos ir até a Argentina, na cidade de Puerto Iguazu, que faz divisa com Foz, para almoçar. Almoçamos no ótimo Restaurante El Guincho del Tio Querido, por indicação do nosso motorista. O restaurante está localizado logo na entrada da cidade, e é um ótimo custo benefício. O preço é justo, as carnes deliciosas e o atendimento excelente. 
Puerto Iguazu Argentina
Após a parrillada atravessamos a rua na esperança de comprar algumas delícias do país vizinho, em um mercado de vinhos. Compramos alfajores e algumas bebidas. Depois seguimos para o Free Shop de Puerto Iguazu, um mega shopping com as melhores marcas internacionais. O shopping é muito organizado, com amplo estacionamento, escadas rolante e produtos setorizados em lojas específicas, como eletrônicos, bebidas, brinquedos, beleza e etc. Como o dólar não está ajudando muito atualmente (no dia da visita ao Free Shop a cotação estava $3,55) não fizemos muitas compras, mas para quem deseja comprar bebidas, perfumes, maquiagens e cremes, os preços estavam tentadores. 
Puerto Iguazu Argentina
Dia 02: Graças a Deus o tempo estava seco e finalmente iríamos visitar às cataratas. Conforme combinado previamente às 8 h 50 min, uma van da Loumar Turismo nos buscou no hotel para nos levar até o Parque das Aves, que fica em frente ao Parque Nacional do  Iguaçu. Visitamos o Parque das Aves, que é maravilhoso e depois fomos caminhando ao Parque das Cataratas. Leia "Visitando o Parque das Aves com criança", para conhecer todos os detalhes do local.
Roteiro por Foz do Iguaçu
Roteiro por Foz do Iguaçu
Roteiro por Foz do Iguaçu
Após comprar os ingressos de acesso ao parque, seguimos para a fila do ônibus, que deixa os visitantes nas paradas específicas. Nós descemos na Parada Trilha das Cataratas e fizemos o percurso até as passarelas. As visitas são inexplicavelmente lindas. Recomendo esse passeio a todos. No final da caminhada fomos almoçar no Restaurante Porto Canoas, que no sábado estava servindo buffet de feijoada.
Roteiro por Foz do Iguaçu
Roteiro por Foz do Iguaçu
Roteiro por Foz do Iguaçu
Alimentados, fomos eu e o marido em direção ao Macuco Safari, enquanto que o restante da família voltou ao hotel. O Macuco é outro passeio obrigatório. Simplesmente inesquecível e merece um post relato exclusivo sobre a experiência - Leia "Macuco Safaria, o melhor passeio de Foz do Iguaçu". Não deixe de fazer esse passeio. Um verdadeiro banho que limpa até a alma.
Roteiro por Foz do Iguaçu
Roteiro por Foz do Iguaçu
Dia 03: Como nos dois primeiros dias foram bastante extensos, e ainda faltavam algumas atrações a serem visitadas, nos dividimos em dois grupos. Eu e o Dodô fomos conhecer o Museu de Cera e a Vale dos Dinossauros, atrações do grupo Dreamland, que já conhecíamos da Serra Gaúcha, e que fizeram o maior sucesso com o pequeno.
Roteiro por Foz do Iguaçu
Roteiro por Foz do Iguaçu
Enquanto isso,  o restante da família foi fazer compras em Ciudad Del Este no Paraguai e depois emendou um passeio com uma feira típica em Puerto Iguazú na Argentina, onde fizeram a festa entre queijos, azeitonas, cervejas e alfajores. As compras paraguaias foram poucas. Primeiro porque não queríamos gastar, e outra porque o dólar desse jeito, não colabora muito nesse quesito. Marido comprou copos, vinhos e espumantes.
Roteiro por Foz do Iguaçu
Dia 04: O último dia se resumia a uma manhã e resolvemos ficar pelo hotel para arrumar as malas e deixar as crianças brincarem na recreação. Foi dia de visitar a casa do Sítio do Pica Pau Amarelo, com a Narizinho e o Pedrinho, pescar com o tio Barnabé e brincar no playground do hotel. No início da tarde deixamos Foz, com a certeza de voltarmos dessa vez em um período de calor.
Roteiro por Foz do Iguaçu
Roteiro por Foz do Iguaçu
Roteiro por Foz do Iguaçu
# Se você tiver mais disponibilidade de tempo, faça o passeio para conhecer a Hidrelétrica de Itaipu. A Gabi do blog Devaneios de Biela, fez o passeio e relatou a experiência nesse post.
Onde ficar |
A rede hoteleira de Foz do Iguaçu é bastante ampla, com hotéis para agradar todos os tipos de bolsos e gostos. Você pode ficar hospedado no centro da cidade, em um resort com praia artificial e até mesmo dentro do Parque das Cataratas. Ou opção é ficar hospedado no lado argentino, da vizinha Puerto Iguazu.
* Belmond Hotel das Cataratas: O Belmond Hotel é um hotel cinco estrelas, com a melhor vista de Foz do Iguaçu, a vista das cataratas. O hotel fica dentro do Parque Nacional das Cataratas e possui toda estrutura digna de um hotel cinco estrelas. Se você procura conforto, mordomia e vista espetacular, escolha o Belmond Hotel. Para ver disponibilidade, valores e reservas para o período da sua viagem, clique aqui.

* Mabu Thermas Grand Resort: Ótima opção para quem viaja com crianças, foi o hotel que escolhemos para a nossa hospedagem. Além do serviço de recreação excelente, que tem a temática do Sítio do Pica Pau Amarelo, o hotel tem uma praia artificial e piscinas com água termal. 
Roteiro por Foz do Iguaçu
Roteiro por Foz do Iguaçu
O Mabu Resort fica próximo ao Aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água subterrânea do mundo, o que garante a água quentinha das piscinas. Os serviços são excelentes, comida deliciosa, e sobremesas inesquecíveis. Eu recomendo o regime de meia pensão, pois os preços das refeições e bebidas são bastantes altos, se adquiridos individualmente, e com criança acaba ficando mais prático, ter o buffet do jantar a disposição. Como eu já mencionei, a recreação é incrível, foi difícil convencer o guri a deixar o hotel para conhecer as atracões da cidade. 
Roteiro por Foz do Iguaçu
As piscinas são excelentes, porém no período da nossa visita, final de maio, as temperaturas estavam baixas e mesmo com a água quente, não conseguimos encarar as piscinas externas e a praia. No verão deve ser ainda mais incrível. Além das piscinas, o hotel possui lago para pesca, tirolesa, a Casa do Sítio, onde a Vó Benta e a Tia Anastácia esperam as crianças com histórias e bolinho de chuva. Enfim, adoramos. Leia o post "Mabu Thermas Resort | Dica de hospedagem com criança em Foz do Iguaçu"para saber todos os detalhes da nossa hospedagem. Para ver disponibilidade, valores e reservas para o período da sua viagem, clique aqui.
* Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort: Outra ótima opção para quem viaja com crianças, o Bourbon Resort possui uma incrível área externa e serviço de recreação com os personagens da Turma da Mônica. O hotel fica localizado na Av. das Cataratas, afastado do centro da cidade, mas próximo ao acesso à Argentina, Parque das Cataratas e Parque das Aves. Leia o post "Foz do Iguaçu | Roteiro de cinco dias com criança"para saber como foi a hospedagem da família da Erika no hotel. Para ver disponibilidade, valores e reservas para o período da sua viagem, clique aqui.
* Recanto Cataratas - Thermas, Resort e Convention: O Recanto Cataratas também possui parque aquático com piscinas com água termal e possui ótima avaliação dos hóspedes no Booking. O Recanto Cataratas - Thermas, Resort e Convention está localizado a 30 km do Parque Nacional Iguaçu,  4 km do Zoológico Bosque Guarani e a 9 km do Marco das Três Fronteiras. Para ver disponibilidade, valores e reservas para o período da sua viagem, clique aqui.
Panorama Acquamania Family Hotel: Localizado a 4 km do aeroporto e a 6,5 km das Cataratas do Iguaçu, o Hotel Panorama Acquamania Family oferece piscina ao ar livre, quadra de tênis e academia. O complexo do hotel conta com um parque aquático que dispõe de uma variedade de piscinas, toboáguas e entretenimento. O parque fica em funcionamento de outubro a maio. Eu tenho boas lembranças do hotel, pois foi o hotel que fiquei hospedada na minha primeira viagem de avião, quando era criança. Para ver disponibilidade, valores e reservas para o período da sua viagem, clique aqui.
* Hotel Bella Italia: Localizado no centro da cidade, a apenas uma quadra de distância do shopping, o hotel possui um restaurante muito bem conceituado e ótima nota dada pelos hóspedes. A Eloah do blog Marola com Carambola esteve hospedada no Bella Itália e contou tudo sobre o hotel nesse post. Para ver disponibilidade, valores e reservas para o período da sua viagem, clique aqui.
* Hotel Rafain Centro: Localizado no centro da cidade, próximo a vários restaurantes, é uma ótima opção para quem procura conforto, localização central e preço baixo. O Rafael do blog Para Viagem esteve hospedado recentemente no hotel e contou como foi sua experiência em família por lá, nesse post. Para ver disponibilidade, valores e reservas para o período da sua viagem, clique aqui.
* Best Western Tarobá Hotel: Localizado na área nobre central da cidade seu diferencial é o atendimento, a comodidade e o conforto, aliados ao bom atendimento.  Sua estrutura e quartos possuem decoração moderna e o café da manhã é muito elogiado pelos hóspedes. A Thais do blog Love and Travel esteve hospedado no hotel e relatou sua experiência nesse post. Para ver disponibilidade, valores e reservas para o período da sua viagem, clique aqui.
* La Aldea De la Selva Lodge: Uma boa opção para quem procura hospedagem no lado argentino. O La Aldea Lodge fica em em Puerto Iguazu, em meio a floresta.  O hotel oferece piscina ao ar livre com 2 banheiras de hidromassagem, além de varandas privativas com rede e vista da mata. A Adriana do blog Atravessar Fronteiras, esteve no hotel e contou sobre a hospedagem nesse post. Para ver disponibilidade, valores e reservas para o período da sua viagem, clique aqui.
* Exe Hotel Cataratas: Também localizado na cidade argentina de Puerto Iguazu, O Exe Hotel Cataratas proporciona um contato intenso com a natureza, e oferece piscinas e muitas outras opções de lazer, como quadras de tênis, parquinho infantil, sala de jogos e academia. Para ver disponibilidade, valores e reservas para o período da sua viagem, clique aqui.
* Costa del Sol Iguazú: Hotel Costa del Sol  é uma ótima hospedagem para quem quer conhecer as cataratas pelo lado argentino, pois está localizado de frente para o rio Paraná.  Ótimo atendimento, quartos no estilo bangalô, muito limpos e agradáveis, bom café da manha  e com a facilidade de acesso as principais atrações da região. Para ver disponibilidade, valores e reservas para o período da sua viagem, clique aqui.
Dicas práticas |
# Se sua carteira de identidade tiver mais de 10 anos de validade, viaje com o passaporte. Será necessário apresentar para entrar na Argentina.
Roteiro por Foz do Iguaçu
# O aeroporto é pequeno, sem estrutura de alimentação e para chegar na área das companhias aéreas para checkin é preciso passar toda bagagem no Raio X da Receita Federal, portanto chegue com duas horas de antecedência em relação ao horário do seu voo. Para agilizar, faça checkin online e evite uma das filas.
Roteiro por Foz do Iguaçu

# Se você deseja comprar bebidas e/ou cosméticos prefira o Free Shop de Puerto Iguazu em relação à Ciudad Del Este.  Muito mais organizado, limpo, de fácil acesso e com estacionamento. Os preços estavam muito parecidos, e a pouco diferença não compensa o desgaste emocional de visitar o Paraguai, ainda mais viajando com crianças. Mas se você deseja comprar eletrônicos, e produtos para casa, o Paraguai possui mais opções.
# Dizem que a região possui somente duas estações do ano: inverno e verão. No verão faz muito calor, e a temperatura pode chegar a 45 graus, enquanto que no inverno, a temperatura chega a 0 graus. Nós visitamos a cidade no mês de maio, e estava bastante frio, com temperaturas na média entre 10 e 15 graus, o que tornou impossível aproveitarmos a praia termal do Hotel Mabu.
# Não esqueça de levar capa de chuva. Mesmo com tempo seco, você vai precisar da capa para chegar próximo às cataratas. Antes de entrar no parque, vários vendedores ambulantes vendem aquelas capas plásticas descartáveis por R$ 5,00.
Nós adoramos voltar à Foz do Iguaçu e ver como a cidade cresceu e soube aproveitar sua bela localização e belezas naturais. Sem dúvidas, um dos melhores destinos brasileiros para se viajar em família. Em breve voltaremos.
Roteiro por Foz do Iguaçu
* Este não é um post patrocinado. Agradecemos ao Iguassu Convention, Loumar Turismo, Parque das Aves e Parque Nacional Iguaçu o apoio nos ingressos e respectivos serviços e também à hospitalidade com que fomos recebidos. O relato acima representa a nossa opinião sincera sobre o destino e os passeios.
Outros posts sobre Foz do Iguaçu:
Procurando hotel em Foz do Iguaçu?
O Viagens que Sonhamos é parceiro de duas grandes empresas no setor de hospedagem: Booking e Hoteis.com. Use os banner localizados na lateral direita dessa página, ou esse link aqui para acessar o Booking e esse link para acessar o Hoteis.com. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. 
Procurando carro para alugar?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos. 

17 comentários:

  1. Fran, que super post! Adorei! Eu nunca fui pra Foz e quando você ou as meninas postam algo sobre, fico num misto de vergonha de nunca ter ido com mais vontade ainda!!! Esse ano está nos planos, mas não sei se sobrará tempo e dinheiro para concretizar por conta da grande viagem do ano... adorei suas dicas, o roteiro ficou ótimo. E a dica do avião também, de chegar mais cedo pro embarque. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guaci,
      Não deixe de sonhar com Foz.
      É um destino incrível para viajar com os pequenos.
      beijos

      Excluir
  2. Nossa que post super completo!!! Faltou só o macuco! Vou aguardar o próximo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, o post do macuco já saiu:
      http://www.viagensquesonhamos.com.br/2016/05/macuco-safari-passeio-imperdivel-em-foz-do-iguacu.html

      Excluir
  3. Nunca tive coragem de fazer o macuco safari...E, olha que já estivemos por lá umas 5 vezes. Acho que essa coragem vou deixar mesmo para o Viagens que sonhamos...rsrsr. Adorei relembrar o passeio à Foz. beijo.

    ResponderExcluir
  4. Estou querendo fazer uma viagem com meu marido e o destino provavelmente será esse. Adorei seu post, fiquei com msis vontade ainda de conhecer Foz do Iguaçu!

    ResponderExcluir
  5. Relato muito legal e detalhado da sua viagem, com certeza tem inspirado muita gente a conhecer a Foz do Iguaçu. A cidade além de linda conta com ótimas opções turísticas e oferece uma super estrutura ao turista. Quando voltar a Foz do Iguaçu não esqueça de fazer alguns passeios "obrigatórios" como visitar a Itaipu Binacional, o Polo Astronômico e a o Refúgio Biológico, todas essas são ótimas opções de turismo para fazer com as crianças. No Local Planet tem mais informações sobre a cidade de Foz do Iguaçu: http://www.localplanet.com.br/o-que-fazer-foz-do-iguacu-guia-alternativo/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na próxima, irei com mais tempo e se deus quiser, com o tempo melhor.
      Obrigada pelas dicas!

      Excluir
  6. Olá, sou de SP e vou para Foz em dezembro. O post foi muito esclarecedor e o mais completo que vi até então! Muito obrigada pelas dicas e parabéns ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stefany,
      Que bom que gostou!
      Aproveite muito Foz!!
      beijos

      Excluir
  7. Olá pessoal

    O Blog está super legal fico feliz em saber que vocês gostaram, sou daqui de Foz e concordo com as informações, está ótimo!! Parabéns!!!
    Sou guia de turismo, tenho uma van bem confortável, e trabalho com passeios para todos os Parques até para as famosas compras no Paraguai. Os preços são bem legais, sem falar na qualidade do atendimento, (consulte no tripadvisior Iguassu Life Tour)
    òtimas dicas sobre os passeios, restaurantes e tudo mais, vou deixar meu contato para que vocês:
    Guia Nilsa: 45 991083151 vivo e whats email:[email protected]
    Será uma grande alegria poder atende-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica Nilsa,
      Na próxima ida, vou entrar em contato com vc!

      beijos

      Excluir
  8. Parabéns pelo post! Estive em Foz agora em Março com o meu filho e foi uma experiência incrível. A cidade tem riquezas naturais encantadoras que conquistam a todos que passam por lá. Gostaria de compartilhar uma dica em relação ao deslocamento pela cidade. Aconselho fugirem de passeios "engessados", para que possam desfrutar ao máximo a viagem.
    Depois de infinitas buscas em sites e blogs de viagens, consegui encontrar uma guia que se "encaixou" perfeitamente no que eu procurava e que atendeu todas as minhas expectativas. Eu tive a felicidade de contar com os serviços de tranfer da guia Adriana, profissional honesta, atenciosa e com o melhor preço da região (digo isso com base nas cotações que eu realizei antes da minha viagem). Graças à ela consegui cumprir todo o roteiro planejado, tanto para Foz, quanto para o lado Argentino, com um ótimo custo x benefício.
    Seguem os contatos da Adriana: 45 91584084 / 45 98125166.

    ResponderExcluir
  9. Quando estive em Foz do Iguaçu nesse mês de Agosto, também contratei os serviços da Guia Adriana. Fiz todos os passeios que queria fazer e com um custoxbenefício muito bom. Pessoa de confiança, pontual, organizada, educada, prestativa. Quem vai a Foz, vale à pena contratar os serviços dela, com um valor mais acessível que encontrei. Contato da guia Adriana (45)91584084.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter