Search
Close this search box.

Inverno na Serra Gaúcha | O que você não pode deixar de fazer

Post Atualizado julho de 2019


A  Serra Gaúcha é um dos mais belos destinos do Brasil, em qualquer estação do ano. A região soube se promover, e praticamente não existe mais períodos de baixa temporada por aqui, mas é no inverno que a região fica ainda mais encantadora, com o frio que traz tantos turista à região.

Embora não seja frequente neve no inverno gaúcho, esse ano já tivemos previsão de neve fraca durante o inverno, o que sempre deixa os visitantes ainda mais empolgados, embora as chances da neve cair seja muito baixa. Como eu sempre falo, neve garantida é só no Snowland.

Leia também:

As cidades mais conhecidas turisticamente são Gramado e Canela, mas Bento Gonçalves, Cambará do Sul e também Flores da Cunha, onde estivemos no último final de semana merecem uma visita. Se você tiver disponibilidade, recomendo 10 dias na região. Tenho certeza que não irá se arrepender.

Aliado ao frio no inverno, a região oferece ótima gastronomia, variada estrutura hoteleira, muitas atrações e belezas naturais.


Alguma sugestões de programas que você não deve deixar de fazer no inverno na serra gaúcha:

– Visitar vinícolas e provar os bons vinhos e espumantes da região

É na região da Serra Gaúcha que está localizado um dos destinos vinícolas mais famosos do país, o Vale dos Vinhedos, na cidade de Bento Gonçalves. Também conhecida como a “Toscana brasileira”, a região recebe muitos visitantes que chegam à cidade em busca de belas paisagens com vinhedos e bons vinhos. Clique aqui para conhecer passeios pela região do Vale dos Vinhedos e outros roteiros por Bento Gonçalves.

Mas não é só em Bento Gonçalves que você encontrará boas vinícolas. A cidade de Flores da Cunha, detém o título de maior produtora de vinhos do país, e possui vinícolas maravilhosas para visitação como a Luiz Argenta Vinhos Finos e a Vinícola Salvador. Leia o post “Flores da Cunha, um roteiro por vinícolas, belas paisagens e boa gastronomia”para conhecer um roteiro pela cidade.

Embora Gramado e Canela, não sejam um foco da vinicultura no estado, na região estão localizadas duas boas vinícolas para quem deseja visitar, a Vinhos Jolimont em Canela e a  Vinícola Ravanello em Gramado. Conheça todos os detalhes de como é visitar as vinícolas de Gramado,  nesse post

– Comer um rodízio de fondue e se deliciar com a gastronomia 

Reduto de imigrantes italianos e alemães a região é uma perdição para quem gosta de boa comida. Nas cidades de colonização italiana, impera a gastronomia típica de origem, com muita polenta, galeto, massa, pão caseiro e sopa de capeleti. Eu recomendo logo um restaurante tipo rodízio para que você possa provar um pouco de cada e sair do restaurante pedindo um chá de boldo.

Outra delícia que você deve provar pelo menos uma vez na vida, é um típico Café Colonial, com mesa farta de doces e salgados. São várias opções entre Gramado e Canela. Será impossível provar um pouco de cada e com certeza vale por mais de uma refeição. A dica é fazer um almo-janta, mistura de almoço e jantar, na metade da tarde.

Um rodízio de fondue também, é uma experiência que você não deve perder. Oferecido por vários restaurantes entre Gramado e Canela, o rodízio completo inclui fondue de queijo servido com batatas e pão, fondue de carne frito e fondue de carne na pedra (a versão light do fondue) servidos com molhos e para finalizar fondue de chocolate, servido com frutas e doces.

Isso sem comentar sobre o café da manhã que é servido na maioria dos hotéis da região. Prepare-se para encontrar bolos, tortas, rocamboles, pães caseiros, queijos, salames, geleias e muitas outras gostosuras colonias.

– Curtir momentos de “Dolce Far Niente” em frente a uma lareira

Não fazer nada e ficar apreciando a beleza do inverno, de preferência de frente a uma lareira com um bom vinho ou mesmo um chimarrão. Quase todos hotéis dispõe de bonitas áreas de convívio com amplas janelas para a paisagem da serra, aquecidas por uma grande lareira. 

O Laje de Pedra Resort & Hotel possui uma área incrível com uma lareira enorme, emoldurada pela vista do vale do Quilombo. Sem dúvidas a vista mais bonita de Gramado e Canela.

– Aproveitar as belas paisagens

Paisagens de serra são quase sempre encantadoras, mas a Serra Gaúcha possui paisagens para deixar qualquer um de queixo caído. Além da arquitetura típica das cidades que merece um passeio de contemplação, as belezas naturais são encantadoras.


Enquanto que em Bento Gonçalves, Garibaldi e Flores da Cunha  você irá apreciar o relevo através dos vinhedos, em Cambará do Sul o grande destaque são os cânions. Não deixe de visitar o Parque Nacional Aparados da Serra para apreciar o cânion do Itaimbezinho e o Parque Nacional da Serra Geral, onde está localizado o cânion Fortaleza. Leia o post “Cambará do Sul, visitando os cânions gaúchos”para conhecer mais sobre o local.


Em Gramado e Canela, o destaque é o Vale do Quilombo e o Vale da Ferradura, e a beleza da cascata do Caracol. Para conhecer vários passeios em Gramado e Canela, clique aqui.

– Passear em uma legítima Maria Fumaça

Um dos passeios mais originais da Serra Gaúcha é o passeio feito em uma Maria Fumaça, original da década de 50, proveniente da Alemanha. O percurso ocorre entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com uma parada na cidade de Garibaldi. Além da experiência de andar em uma locomotiva de época, o passeio é regado a muita música italiana, dança, é também vinhos e espumantes e suco de uva, para crianças e motoristas de plantão.  Esse é um passeio muito concorrido e por isso os ingressos esgotam-se com meses de antecedência. Se você tem interesse no passeio programe-se e compre o ticket assim que definir o roteiro, para não correr o risco de ficar sem.

– Provar os deliciosos chocolates de Gramado

Foi em Gramado que surgiu o primeiro chocolate artesanal do Brasil e hoje a cidade abriga várias marcas de chocolate artesanal de ótima qualidade. Para atrair a atenção dos visitantes, as marcas investem em bonitas fachadas, lojas aconchegantes e atrações envolvendo o chocolate.

Além de bombons, barras, chocolates em formatos especiais, as lojas vendem souveniers interessantes para presente e algumas oferecem também serviço de cafeteria. A Chocolates Caracol possui um bonita loja e cafeteria em frente a Igreja de Pedra de Canela, com um dos cenários mais bonitos para apreciar um lanche e degustar um chocolate.

Para quem deseja ir além da degustação, algumas marcas proporcionam a oportunidade do visitante produzir seu próprio chocolate como a Chocolates Caracol na atração chamada O Reino do Chocolate e a Chocolates Lugano, na atração Mundo de Chocolate. Ambas atrações são pagas a parte, mas são bem interessantes para o visitante conhecer curiosidades sobre o mundo do chocolate.

– “Lagartear” no sol

Inverno no Rio Grande do sul em dias de sol, é sinônimo de “lagartear”. Não conhece essa expressão? No gauchês, lagartear significa aquecer-se no sol, aproveitar o sol feito lagartos, curtindo. Experimente fazer isso. E para a experiência ser ainda mais completa, “lagarteie comendo bergamotas”, também conhecida como mexericas pelo resto do país. Um experiência e tanto.

Outra deliciosa opção é lagartear tomando chimarrão. Não tem como ir embora do estado sem experimentar essa iguaria.

Para ver mais fotos e dicas da Serra Gaúcha, nos acompanhe também no Instagram, no perfil @Fran_Agnoletto e pela #ViagensQueSonhamosNaSerraGaucha



Outros posts sobre Gramado e Canela:

 Para ler nossos posts sobre a Serra Gaúcha, clique aqui !

Reserve sua viagem__________

🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom: VIAGENSQUES5

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS

📱 Compre CHIP DE CELULAR  com a EASYSIM4U. Cupom: VIAGENSQUESONHAMOS 

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva. Para ler os outros artigos sobre o mesmo assunto, clique nos links abaixo:


– Destinos por onde andei… – Primavera em Nova York

– Mariana Viaja – Verão na Espanha: passeios em Barcelona e Madri

– Outro blog – Inverno em Banff | Montanhas Rochosas Canadenses

– A Casa na Mala – Qual a Melhor Época do Ano Para Viajar à Europa?

– Por aí com os Pires – Flórida no verão

– Família Viagem – As cores do outono em Seattle

– Pegadas na Estrada – Outono na Islândia, uma estação surpreendente!

– Viajonários – O que fazer na Califórnia no inverno

– Foco no Mundo – Como sobreviver ao inverno europeu

– O Melhor Mês do Ano – O que levar para o Atacama em cada estação do ano

– Escolho Viajar – Patagônia no verão – a melhor estação para a visitar

– Caixa de Viagens – Alpes italianos – onde curtir o inverno nas 5 cidades italianas mais charmosas, badaladas e com estações de esqui na região

– Vaneza com Z – 10 coisas para fazer no Verão em Salvador

– Cantinho de Ná – Como é New York na primavera

– A Path to Somewhere – 10 lugares para curtir o outono em Nova York

– Mochilão Barato – Mochilando no Inverno Europeu

– Viagens Invisíveis – Inverno em Malta, vale a pena?

– Alyssa Prado Blog – 6 Motivos para visitar Floripa no Inverno

– Viajando em Familia – Orlando no Verão ou Inverno?

– Apure Guria! – Sobrevivendo ao inverno na Nova Zelândia

– #KariDesbrava – Cinco lugares para curtir o frio no estado do Rio de Janeiro

– Ligado em Viagem – Dobel na Alemanha, muita neve na região de Baden-Württemberg

– Pequeno Grande Mundo – Em Manaus é verão o ano inteiro

– Destino Mundo Afora – Inverno na Serra Catarinense

– The Nat’s Corner – Verão Europeu: O Que Levar na Mala

– Lolepocket – 7 praias do Rio de Janeiro para curtir o verão como os cariocas

– Uma Senhora Viagem –Dois Outonos Diferentes na Europa

– Devaneios de Biela – As Cores e os Contrastes de Cartagena na Primavera

– Baianos no Polo Norte – 10 motivos para visitar Toronto no verão

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

27 respostas

  1. Um post com delicioso e charmoso como a Serra Gaúcha!
    Meus pais estiveram por aí e falaram super bem e você mencionou algo interessante: 'a região sabe se promover e quase não existe baixa estação'. Talvez seja um exemplo de gestão do turismo para outros estados do Brasil, em que souberam aproveitar tão bem estas peculiaridades gaúchas.

    Abraços!

  2. Oi Francine,

    A Serra Gaúcha é um encanto. Tenho muita vontade de conhecer, apreciar essas paisagens e tomar um café colonial. Ah e matar a saudade do chimarrão também! Eu tinha amigos do RS quando moravam no Brasil e eles me ensinaram a gostar 🙂
    Beijos

  3. Estive ano passado na Serra Gaúcha e achei uma viagem deliciosa em todos os sentidos – pra curtir um clima gostoso e pra comer todas essas maravilhas. Post me deixou com água na boca e com saudade!

  4. Eu amo a Serra Gaúcha pelas paisagens maravilhosas e as comidas incríveis! Confesso que salivei quando li sobre o rodízio de fondue! Ótimas dicas! 🙂

  5. Li hoje mesmo o post de Flores da Cunha e morri de vontade <3 agora, com esse sobre a Serra Gaúcha… ai, acho que preciso voltar logo pro Brasil pra uma temporada de redescobrimento da minha terra! Que fotos lindas!!! (e que maldade as de chocolate!)

  6. Oi, Fran. Adorei o post!
    Ainda não conheço esse paraíso, mas já esta na minha wishlist. Lendo seu post já anotei a dica de ficar mais tempo na região para conhecer todas as cidades. Vale a pena!
    Valeu pelo post!
    Beijo

  7. Excelente post,como sempre, Francine. Completíssimo com todo tipo de atração vinícolas,gastronomia, passeios. Amo Gramado e Canela. Preciso voltar para fazer esse roteiro mais completo com os canyons. beijocas,Lilian

  8. Excelente post,como sempre, Francine. Completíssimo com todo tipo de atração vinícolas,gastronomia, passeios. Amo Gramado e Canela. Preciso voltar para fazer esse roteiro mais completo com os canyons. beijocas,Lilian

  9. Ainda não conheço a serra, mas estou planejando uma viagem para Gramado no final do inverno! Já estou sonhando com os restaurantes de fondue, devem ser uma delícia!!

    1. A gastronomia da região é uma delícia. Isso que nem mencionei as cucas da Praça das Etnias.
      Não deixe de provar!!

      Beijos

  10. Não conheço, mas deve ser um charme! Comer essa comida com cara de boa e tomar um vinho apreciando essa paisagem, deve ser tudo de bom! Ótimo post!

  11. Que post delicioso, montanhas, vinícolas, chocolates, fondues e cafés coloniais, uma tentação, preciso urgente visitar o Sul.

  12. Serra gaucha é um lugar que estou doida pra conhecer com calma, explorar bastante!
    Tantos lugares pra visitar e tão pouco tempo… como faz?

  13. Sou suspeita pois sou gaúcha… mas realmente nossa serra é uma maravilha de se visitar no inverno. Serra gaúcha no inverno para mim é sinônimo de vinho, lareira, paisagens verdinhas e aquele chocolate quente gostoso!

  14. A serra é demais! <3 Eu fui em dezembro, mas ainda assim consegui aproveitar essas atrações. Quero muito voltar pra o festival de inverno. Lindo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *