Search
Close this search box.

Vale da Ferradura, uma das paisagens mais bonitas da Serra Gaúcha

Durante nossa última visita à Gramado e Canela, fomos visitar o Vale da Ferradura, um lugar que eu não voltava desde a minha infância.  Como o nome diz, o Vale da Ferradura é um vale, que envolve umas das paisagens mais bonitas da Serra Gaúcha, com mata nativa, cachoeiras, e o rio cujo percurso forma o desenho de uma ferradura, por isso o nome.

O Vale da Ferradura está localizado no município de Canela, a apenas 13km do centro da cidade. Para chegar lá, você dever percorrer a Estrada do Caracol, onde localizam-se várias outras atrações da cidade, como Parques da Serra, onde você pode passear de bondinho e apreciar a vista da Cascata do Caracol, o Mundo Gelado, o Vale dos Dinossauros e também o Terra Mágica Florybal. Vale a pena conciliar a visita ao vale da Ferradura com mais alguma atração da região.

A dica número 1, para quem deseja conhecer o Vale da Ferradura, é telefone antes para ver se o tempo está aberto no local. Mesmo se estiver fazendo um dia lindo de sol, em outra parte da cidade. Experiência própria, de quem saiu do hotel com um dia lindo e chegou na portaria do Vale com a maior neblina e tempo fechado. Não foi possível ver nada e tivemos que voltar no dia seguinte para visitar o local. Os telefones de contato da portaria são 54. 9625-7741 e 54.3278-9000. 

No dia seguinte, telefonamos antes e com a certeza de tempo aberto, nos dirigimos novamente ao Vale da Ferradura. O trajeto até o local é tranquilo e bem sinalizado. Após passar a entrada do Parque do Caracol e posteriormente seguir em direção ao Parques da Serra, são aproximadamente mais 5 km por estrada de chão, em boas condições.

O Vale da Ferradura possui estacionamento, banheiros, lanchonete, área de lazer com churrasqueiras e playground para as crianças. É possível ir ao local para fazer churrasco e piquenique, utilizando a estrutura do parque mediante o pagamento de uma taxa de limpeza.

 

Mas o melhor do local são as vistas deslumbrantes que podem ser apreciadas dos mirantes, e também as trilhas, que são tranquilas, sendo possível completar os trajetos com as crianças. Logo próximo ao estacionamento existem placas indicando os mirantes, trilhas e o tempo necessário para percorrer os percursos.

São três mirantes:  Mirante Vale da Ferradura, da onde é possível avistar a Cascata do Arroio Caçador e a visão geral do local, Mirante do Vale do Arroio Caçador, acessível por uma trilha de 2 minutos, onde é possível avistar o vale do Arroio Caçador e o  Mirante da Cascata do Arroio Caçador, acessível por uma trilha mais íngreme, onde é possível avistar a cascata do Arroio Caçador. 


São quatro trilhas disponíveis no local. A Trilha do Rio Caí, que é a principal trilha do parque, e com o maior nível de dificuldade, em 350m de percurso. Essa trilha é dividida em quatro trechos, então você não precisa fazer o percurso completo. Pois para completar o trecho completo você vai levar 60 minutos para descer, e 2 horas para subir aproximadamente, em função dos desníveis. 
A Trilha do Pórtico tem 200 metros de percurso, onde podem ser admiradas araucárias e xaxins em um recanto conhecido como Cascata do Graxaim. A Trilha das Cotias, é um passeio em meio a natureza, com muita sombra e tranquilidade quanto ao nível de dificuldade. A Trilha das Pinguelas está voltada para a bela vista do Vale da Ferradura. 

Todos os percursos são em meio as belezas da fauna e flora local. Os pinheiros do local, atraem animais silvestres como o Quati, a Cutia, o Macaco-prego e a Gralha-azul, em busca do pinhão, como forma de alimento. Encontramos vários quatis pelo caminho.

O passeio pelo Vale da Ferradura é indicado para quem gosta de belas paisagens e contato com a natureza. O tempo de permanência no local vai depender do número de trilhas que deseja fazer, mas para passear tranquilamente e curtir a paisagem recomendo pelo menos 1 horas de passeio, fora o tempo de deslocamento até o local.

O ingresso custa R$ 12,00 para adultos e R$ 6,00 para crianças. Hóspedes do Laje de Pedra Hotel & Resort possuem desconto na entrada do Parque Vale da Ferradura. Para mais informações sobre o local e preço atual dos ingressos, veja o site oficial.

Parque da Ferradura

Estrada do Caracol – RS 466 Km 6

Canela/RS

Outros posts sobre Gramado e Canela:

* Mini Mundo, o Mundo Encantado de Gramado

* Snowland com criança: neve o ano inteiro

* Aldeia do Papai Noel

* Parque Terra Mágica Florybal

* Parque Mundo Gelado

* Natal Luz com criança

* Gramado Zoo

* Ecoparque Sperry e Restaurante Bêrga Motta

* Quatro atrações para um dia de chuva em Gramado

* Mundo de Chocolate

* Vale dos Dinossauros, cara a cara com os dinossauros da Serra Gaúcha

Quer reservar hotel em Gramado?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Se preferir você pode reservar através desse link com a Hoteis.com.

Procurando carro para alugar em Gramado?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

9 respostas

  1. Meu Deus que vista! Conhecemos os Cânions há um ano, e realmente as paisagens são lindas. O Sul do nosso país é um lugar impressionante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *