Search
Close this search box.

Bangkok | Roteiro de quatro dias, com dicas de passeio, locomoção e hospedagem

Bangkok nunca foi um destino de sonho na minha lista de viagens, enquanto que as praias da Tailândia figuravam no topo da lista. Em 2014, escrevi o post “Viagens que Sonhamos | Top 5 da nossa wish list”, contando alguns dos nossos sonhos de viagens.  Mas como as passagens mais baratas sempre eram viam Bangkok, incluímos quatro dias para conhecer a cidade que eu achava ser caótica, com um misto de mística. Não parecia ser o tipo de cidade que eu fosse gostar e talvez por ter baixa expectativa, me surpreendi positivamente e me encantei pela cidade.

Bangkok é um pouco caótica sim, tem os postes de luz lotados de fiações que chegam a ser assustadoras, sujeira nas ruas, vendedores ambulantes e milhares de tuk tuks compartilhando espaço nas ruas com os carros. Mas falando em infra estrututura não é nada tão diferente do que temos aqui no Brasil.

A cidade contrasta prédios modernos, com a arquitetura dos templos budistas, o caos das ruas e o lado zen  proporcionado pelo budismo. Você verá muitas imagens de Buda, por todos os lugares, e todos os cantos. Acho que foi esse lado zen que me conquistou. Bangkok me supreendeu.

Como se locomover |

Bangkok foi uma grata supresa no quesito deslocamento. Embora a cidade seja caótica, os deslocamento são tranquilos, pelo menos na área central da cidade. Para locais fora do centro, pegamos um pouco de congestionamento.

Do aeroporto para o hotel e do hotel para o aeroporto, pegamos um táxi. Foi a maneira mais prática e rápida para esses deslocamentos. Abaixo vou listar os custos.

Nos deslocamentos internos, abusamos dos tuk tuks e também dos barcos que fazem o trajeto pelo rio Chao Praya, que funcionam como se fossem ônibus.

#Dica: Antes de embarcar em um tuk tuk, negocie o preço. O primeiro preço nunca é o valor da corrida, pois eles já esperam pela negociação.



A melhor maneira de fazer passeios afastados é contratando passeios. Para visitar o mercado flutuante, contratamos um passeio com translado de van incluído com uma agência local.

Já o passeio para Ayutthaya, iríamos de van, que saem frequentemente de Victoria Station ao custo de 70 THB por pessoa, o trajeto, enquanto que de trem, o trajeto custa em torno de 350 THB, dependendo da classe da cabine. Quando estávamos saindo do hotel um taxista nos atacou e negociamos o passeio de taxi. Foi ótimo, porque foi muito mais cômodo. Irei contar mais detalhes dessa negociação e do passeio em um próximo post.

Dependendo da localização do seu hotel, você pode utilizar o metro ou skytrain. O blog 360 Meridianos tem um post ótimo sobre o assunto – veja aqui.

Onde ficar |

A rede hoteleira em Bangkok é muita vasta e os preços muito tentadores. Confesso que comecei as minhas pesquisas escolhendo hotéis top (era nossa oportunidade de se hospedar bem pagando pouco) e a medida que o dólar ia explodindo (viajamos em novembro de 2015, com o dólar na faixa de R$ 4,15) eu fui diminuindo minhas exigências.

Escolhemos o BBB Rambuttri Village Plaza e pagamos em torno de $30 a diária para adulto e uma criança, com café da manhã. Gostamos muito da hospedagem e ficaríamos hospedados lá novamente, com certeza.

O quarto era bom, a cama excelente e o chuveiro também. O único fator que não gostamos foi que não havia box de vidro ou cortina na área do chuveiro, mas logo entendemos o porque. Em poucos minutos tudo voltado a ficar seco, em função do grande calor que faz na cidade.

O hotel oferecia café da manhã incluído, wifi gratuito, piscina no terraço, agência de viagem (o que foi ótimo na hora de negociar passeios), restaurante com cardápio internacional e localização excelente. Foi possível fazer grande parte dos passeios caminhando, ou mesmo usando tuk tuk. O hotel está localizado a 5 minutos de caminhada da Khao San Road e sua vizinhança inclui muitos bares e restaurantes. Para reservar o hotel, ver disponibilidade e valores para o período da sua viagem, clique aqui.

O que fazer em Bangkok |

Dia 01: Chegamos em Bangkok na metade da manhã, assim que fizemos check in no hotel, fomos almoçar no restaurante do hotel mesmo. Eu já havia deixado o dia livre, pois imaginei que estaríamos cansados da viagem. Mas cansados não era a palavra certa para nos descrevermos, estávamos moídos. Caminhamos um pouco pela vizinhança, trocamos dinheiro, e fomos descansar. Simplesmente capotamos e acordamos novos de madrugada. Antes das 6h da manhã estávamos de prontidão esperando o café da manhã abrir.

Se vocês assim como a gente, chegar em Bangkok vindos do Brasil, aconselho a deixar o primeiro dia livre para se adaptar ao fuso horário.

Dia 02: O primeiro dia oficial em Bangkok estava reservado para conhecer os templos mais famosos: Grand Palace, Wat Pho e Wat Arun. Como eles estão localizado muito próximos, é perfeitamente possível visitar os três no mesmo dia e ainda ir caminhando do Grand Palace ao Wat Pho (o Wat Pho está localizado nos fundos do Grand Palace) e depois conhecer o Wat Arun, sendo necessário apenas cruzar o rio de barco.

Antes das 8h estávamos em frente ao Grand Palace e assim que abriu entramos. Como já estávamos vestidos adequadamente entramos direto e compramos nossos ingressos, sem fila. O Grand Palace é o melhor exemplo da arquitetura tailandesa e um dos locais mais bonitos de Bangkok. Construído em 1782, foi residência da família real por muitos anos, e é no Grand Palace que está localizado o Buda de Esmeralda, um dos mais reverenciados Budas de toda Tailândia.

Saímos do Grand Palace e fomos caminhando ao Wat Pho, onde fica o famoso templo do Buda Reclinado, o maior Buda deitado da Tailândia com 43 metros de comprimento. No Wat Pho, não se exige vestimenta específica. O local é lindo.

Dentro do Wat Pho está localizado a escola de Massagem da Tailândia, e foi nossa primeira experiência de massagem no país. Fomos os três para uma sessão de massagem. Eu e o pequeno fizemos foot massagem, e o marido fez thai massagem. Foi uma delícia. Não deixe de experimentar a massagem no local, um dos locais mais tradicionais do país. Tradicionalmente conhecida como uma arte espiritual e curativa ligada aos ensinamentos do budismo, durante muito pouco a massagem era somente praticada em templos.

Após relaxar na massagem e conhecer o Wat Pho, queríamos conhecer o Wat Arun, também conhecido como Templo do Amanhecer, localizado na outra margem do rio Chao Phraya. No Tien Pier sai um barco que faz a travessia do rio até um píer ao lado do templo.

Chegando lá, demos com a porta na cara, pois o templo havia acabado de fechar, pois haveria uma celebração no local com a presença do rei. Foi aí que o perrengue começou. A família real é muito idolatrada na Tailândia, e por questões de segurança, o rio foi fechado para travessias, e não era permitido caminhar nas ruas próximas aos local. Até tentamos seguir caminhando até um outro píer, mas fomos barrados e tivemos que esperar sentados. Apenas 2h depois, quando tudo terminou que conseguimos nos deslocar de voltar a outra margem do rio.

Dia 03: No dia anterior contratamos um tour para conhecer o mercado flutuante de Damnoen Saduak, na própria agência localizada na área do hotel. O tour saída às 7h30min e levamos em torno de 1h30min até lá. Infelizmente, quando chegamos no mercado, começou a chover forte e as fotos que vocês verão nesse post não serão as mais lindas.

No tour estava incluído um passeio em barco com motor, mas o bacana é o passeio em paddle boat onde você pode viver a experiência do mercado. O passeio custa 150 THB e é contratado no próprio mercado. A experiência é muito diferente de tudo o que vimos e literalmente é vendido de tudo e mais um pouco no mercado. Os vendedores “pescam”o barco e o aproximam de suas bancam, para oferecer os seus produtos, e então inicia a negociação. O primeiro preço é sempre muito inflacionado e normalmente leva-se o produto pela metade do preço. Se você disse que não quer, eles vão oferecendo os produtos e baixando automaticamente os preços, a fim de tentar vender. Esse passeio tem duração de 30 minutos.

Após o passeio, você tem tempo livre para passear pelas barracas do mercado. Encontra-se de tudo, comidas, lanches, roupas, objetos decorativos, produtos típicos, souvenirs e até cobras os turistas fotografarem. Às 11h, o grupo se reencontra no local marcado para o passeio com o barco de motor pelos canais e periferia do mercado. Leia o post “Como é o passeio para o mercado flutuante de Damnoen Saduak”para conhecer todos os detalhes do passeio.

Às 13h30min já estávamos de volta à Bangkok. Almoçamos no hotel e pegamos um tuk tuk para a Golden Mountain, também conhecido como Wat Saket. A Golden Mountain tem uma vista linda da cidade, já que foi construída sobre uma colina artificial. O local parece um oásis no meio de uma cidade caótica.

Após o passeio pegamos outro tuk tuk com destino ao Wat Pho, mas nosso objetivo era ir ao Wat Arun, que tínhamos tentado visitar no dia anterior, já que o píer de onde saem os barcos que fazem a travessia do rio Chao Phraya fica quase ao lado. A travessia demora menos de 5 minutos.

Embora o Wat Arun estivesse em reforma durante a nossa visita ( novembro de 2015), nos encantamos pela sua beleza e localização privilegiada. O templo é imponente e seus jardins são maravilhosos.

Para visitar o templo é preciso usar calça ou saia para as mulheres. Como nossa ideia não era visitar o local, saí desprevenida, mas aluguei uma saia na bilheteria. Custou apenas 20 THB, mas foi preciso deixar mais 100 THB de garantia. Quando devolvi, recebi o valor de volta.

Após o passeio paramos na Khao San Road, a rua mais conhecida de Bangkok. Parada obrigatório de todos viajantes, o local tem de tudo: muitas opções de hospedagem, restaurantes, bares, lojas, casas de massagem, barracas de rua, estúdios de tatuagem e tudo mais que você puder imaginar.

Vi vários relatos de quem tivesse experimentado insetos por lá, mas não vi nada disso. O que vimos de mais “exótico”foi um vendedor de documentos falsos. Mas o que mais gostamos foram as casas de massagem. São várias opções, entre fish massagem, foot massage e thai massage, a um preço muito tentador. Impossível resistir.

Para quem não conhece a fish massagem, é uma espécie de aquário cheio de peixinhos, onde você coloca os seus pés e esses peixinhos fazem a massagem alimentando-se das peles mortas dos seus pés. Eu experimentei e confesso que achei estranho. A sensação é de coceira. Valeu a pena pela experiência, mas eu curti mesmo foi a foot massage.

Dia 04: O roteiro para esse dia previa conhecermos Ayutthaya e pelas minhas pesquisas a melhor maneira de chegarmos até lá seria de van, que parte de Victoria Station. E assim que chegássemos lá contrataríamos um tuk tuk para passear entre os templos. Mas logo que colocamos os pés para fora do hotel foram abordados por vários taxistas, que tentaram a todo custo nos levar para lá. Depois de muito negociar fechamos com um motorista por 1500 THB, o que acabou sendo um ótimo negócio, pois tínhamos um carro com ar condicionado (lembrem que o calor é intenso) para todo o passeio.

O trajeto até Ayutthaya demorou em torno de 1h30 min. Ayutthaya foi uma antiga capital da Tailândia. Patrimônio Mundial da Unesco, a cidade é cheia de ruínas e templos para visitação. É praticamente impossível visitar todos os templos em um bate volta, como era a nossa intenção. Antes de ir, eu havia pesquisado os templos que gostaria de visitar. Escolhi seis deles, que visitamos em aproximadamente 3h30min. Me encantei por Ayutthaya e recomendo a todos que visitarem Bangkok, fazer um passeio até lá. Tenho muito a contar sobre o passeio e em breve publicarei um post específico sobre a cidade. Leia o post “Visitando Ayutthaya”para conhecer todos os detalhes da visita.

Chegamos de volta ao hotel eram 14h. Almoçamos, nos refrescamos e decidimos conhecer o Asiatique, um local que tinha sido muito bem indicado para o final de tarde. Pesquisei a melhor maneira de chegar até lá pelo Google Maps e o melhor caminho seria pelo rio. Caminhamos até o ponto de parada mais próximo e pegamos o ônibus barco.

O local é muito bonito, uma mistura de calçadão, parque de diversões e shopping, com várias opções de restaurantes.

 

Chegamos a noite ao hotel, arrumamos as malas, pois na manhã seguinte seguiríamos viagem para Railay Beach, em Krabi. Leia o post“Railay Beach, muito mais que uma praia bonita”– para conhecer todos os detalhes do local

Se eu tivesse um dia a mais, adoraria de ter conhecido a Casa de Jim Thompson, um empresário americano que foi o fundador da renomada Companhia de seda tailandesa. Ficou para a próxima vez.

Informações importantes |

* A Tailândia, sofre com o efeito das monções.  A melhor época para viajar para lá é de novembro a fevereiro, porque não chove e não é tão quente. Nós viajamos em novembro e foi perfeito.

* Pechinche, negocie ou barganhe, seja lá a palavra que você prefira usar. No início é estranho, mas logo você se acostumará com o processo. Os preços são sempre inflacionados, pois eles já esperam essa negociação. Negocie com prestadores de serviços, tuk tuks, compra de produtos e principalmente se for comprar algum produto nos mercados flutuantes.

* São comuns as histórias de turistas que foram enganados em Bangkok. Leia sobre o  assunto para se precaver. As histórias mais frequentes são de turistas abordados por pedestres dizendo que os templos estão fechados, tentando assim levar o turistas a outros lugares, onde obviamente, a pessoa ganha comissão. O próprio sistema de auto falantes do Grand Palace, alerta sobre esses casos e enfatiza o horário de funcionamento do local. Outros casos, do mesmo tipo, são de motoristas de tuk tuk, que tentam convencer os turistas a fazer um tour completo, onde também os levam apenas em lugares onde interessam a eles. Na hora de contratar um tuk tuk seja claro e especifique apenas o trajeto desejado. Nós não tivemos nenhum problema quanto a isso e não fomos abordados.

* Lembre-se que para visitar os templos é preciso estar vestindo calças compridas para homens ou saia e vestido longo para mulheres, além de estar com os ombros cobertos, em respeito à religião. Alguns templos oferecem aluguel de roupas e outros fazem empréstimos, mas as vezes as filas eram grandes. Já chegue ao local vestido apropriadamente e evite ser barrado na entrada.

* Em vários locais pela cidade e nos aeroportos, em toda Tailândia, você encontrará placas informando que o comércio de imagens de Buda, é proibido, ao mesmo tempo que imagens estão expostas a venda. Respeite e não infrinja as regras do país.

* Faz muito calor. Um hotel com piscina, nem que seja para se refrescar no final da tarde, pode fazer a diferença.

* Não se preocupe em relação a alimentação. Lembre-se que nós viajamos com uma criança de 5 anos, super chata para comer. Praticamente todos restaurantes tem cardápio com opções ocidentais, o que significa, comida normal, para quem não curte comida asiática. Comemos muita massa, pizza, peixes e até carne. O guri gosta de comer massa sem molho, apenas preparada na manteiga e sempre fomos atendidos quando solicitados se ela possível preparar algo especial para ele. Também existem opção de fast food, como Mac Donald’s e Burger King, para alguma emergência. Para quem gosta de comida tailandesa, será muito fácil se adaptar. Os cardápios são bastante variados. E além dos restaurantes, existem muitas opções de comidas de ruas, por um custo bastante baixo. E não, não comemos insetos.

* É bastante fácil trocar dinheiro por lá, levando dólares ou euros. São várias casas de câmbio pelas ruas e locais turísticos e muitos hoteis também fazem o câmbio para os hóspedes.

* Não é todo mundo que fala inglês, mas nem por isso a comunicação é difícil. Os tailandeses tentam se comunicar, nem que seja desenhando ou fazendo mímicas.

* Nós compramos um chip de celular e foi ótimo para estar conectados, podendo pesquisar informações a qualquer momento, utilizar o Google Tradutor ou mesmo utilizar o Google Maps para pesquisar a melhor forma de fazer um deslocamento. Contei todos os detalhes no post “Onde comprar chip de internet e telefone na Tailândia”. Se você é mais prático e já deseja sair com o chip internacional daqui do Brasil, pode adquirir com a EasySim4U. Leia mais detalhes sobre os produtos da empresa aqui.

Quanto custa?

Passeio ao mercado flutuante de Damnoen Saduak: 250 THB – contratado na agência do Rambuttri Village Plaza

Paddle Boat no mercado flutuante: 150 THB

Tuk Tuk do Hotel Rambuttri para Golden Mountain: 150 THB

Tuk Tuk Grand Palace até Khao San Road; 100 THB

Passeio de um dia para Ayutthaya com táxi privativo: 1550 THB

Barco que faz a travessia no rio Chao Phraya, até o Wat Arun: 3 THB

Ticket Wat Arun: 50 THB

Ticket Grande Palace: 500 THB

Ticket Wat Pho: 100 THB

Ticket Golden Mountain: 20 THB

Tickets Templos de Ayutthaya: entre 20 e 50 THB

30 min massagem nas pernas e pés: 280 THB

30 min massagem tailandesa no Wat Pho: 260 THB

Barco ônibus pelo rio Chao Phraya: 40 THB

Táxi aeroporto – hotel: 600 THB com pedágio incluído

Táxi hotel-aeroporto: 500 THB com pedágio incluído

Posts sobre a Tailândia:

Visitando Ayutthaya | Patrimônio Mundial da Humanidade

Como é o passeio para o mercado flutuante de Damnoen Saduak

* Bay View Resort | review de hospedagem em Koh Phi Phi

* Tailândia com criança | Como montar roteiro de 12 dias que agrade a família inteira

* Onde comprar chip de internet e telefone na Tailândia

* Ásia com criança | Roteiro de 30 dias conhecendo Tailândia, Cingapura e Indonésia

* Maya Bay | Ainda é possível visitar esse lugar paradisíaco sem muvuca

* Passeio de lefante na Tailândia | Nossa experiência em Ao Nang

* Koh Phi Phi | Roteiro de quatro dias para aproveitar o melhor da ilha

* Railay Beach | Muito mais que uma praia bonita

Para ver mais fotos, siga nosso perfil no Instagram – @Fran_agnoletto e a #ViagensqueSonhamosnaTailandia

Quer reservar hotel em Bangkok?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

29 respostas

  1. Tudo muito lindo e exótico. Os templos são lindos, mas o que me chamou a atenção (além das comidas) é essa natureza verde e luxurejante.

  2. Adorei! Tailândia está na minha lista, e certamente suas dicas vão ajudar muito quando eu for planejar a viagem pra lá. Muito obrigada! Um beijo

    1. Deivson,
      No fim deu tudo certo, só atrapalhou e muito nossa programacão.
      Fico pensando a "confusão"que deve ter sido agora, com o luto da morte do rei.

  3. Ando louca para ir pro sudeste asiático, mas sozinha não e animo e não encontro companhia! Mas curti muito seu post, completinho. tô favoritando e… desejando uma massagem agora mesmo. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *