Search
Close this search box.

Rio do Vento e Barlavento, dois lugares para se deliciar com morangos na Serra Gaúcha

Sabe quando a gente se encanta com um local, antes mesmo de conhecer? Foi assim com a Hospedaria Rio do Vento e  o Barlavento. Recebi um lindo convite para conhecer o local, e logo fui pesquisar do que se tratava. E para minha felicidade, fiquei encantada com as imagens e ótimas avaliações que encontrei nos sites de reservas como Booking e Trip Advisor. Tratei de logo agendar a nossa visita, que por motivos de disponibilidade nossa  e da hospedaria, acabou acontecendo apenas no último final de semana.

A Hospedaria Rio do Vento e o Barlavento estão localizados na serra gaúcha, no município de Caxias do Sul, em uma localização estratégica entre Bento Gonçalves, Gramado e Cambará do Sul, principais focos de turismo na região.

Como o nome sugere, a Hospedaria Rio do Vento é uma pousada e o Barlavento um bar. Dois negócios que surgiram através da grande produção de morangos, na Rio do Vento Hidroponia, a empresa inicial da família. Na Rio do Vento Hidroponia, são produzidos morangos cultivados em água da chuva, a partir de mudas importadas. Todo o cultivo é feito em estufas onde a fruta não sofre a ação do tempo.

Além de todo cuidado e tecnologia, os morangos são tratados com muito carinho ao som de boa música, como rock, reggae e música latina. É lindo de se apreciar. Os morangos são lindos e deliciosos. Quase 100 % da produção é dedicada as delícias produzidas no Barlavento.

A Hospedaria Rio do Vento |

A Hospedaria Rio do Vento é uma casa, com 6 suítes que acomodam até 4 pessoas, cujo objetivo é que os hospedem se sintam em casa. Logo na chegada fomos recepcionados como amigos, e nos foi entregue a chave da nossa suíte e da casa. O local é um encanto, e os hóspedes podem circular livremente por toda estrutura da hospedaria, dos Morangos Hidropônicos e do Barlavento.

A Casa |

A Hospedaria foi construída através da junção de duas casas em risco de demolição, trazidas da região das Missões Gaúchas e que possuíam sua própria história. As casas foram adaptadas ao novo local e nova função, resgatando sua origem como hospedaria, com todo conforto necessário aos dias atuais. O novo projeto traz influências das construções inglesas do início do século XX na Patagônia e na Tasmânia, aliadas à simplicidade do estilo uruguaio, ambas paixões do proprietário.

São seis suítes confortáveis, com capacidades variadas, entre duas e quatro pessoas, sendo três no pavimento térreo e três no pavimento superior. Todos os quartos tem nomes de regiões da Patagônia.

Nós ficamos hospedados na suíte Aysén, linda região do Chile. Nosso quarto comportava três pessoas e um bebê, tendo uma cama de casal queen, uma cama de solteiro e um berço.

Todos os quartos possuem ar condicionado quente e frio, janelas com vidros duplos, frigobar, TV a cabo, secador de cabelo aquecimento de água central e acolchoados de plumas de ganso. A roupa de cama e banho é uma delícia, cheirosa e fofinha. Se não fossem os morangos, teríamos ficado mais tempo na cama.

Além dos quartos, a casa possui no pavimento térreo, uma sala de estar com TV, as mesas para café da manhã, e o espaço social com copa, recepção e lareira, que é muito charmosa.

 

 

No andar superior ficam os três outros quartos e no mezanino, uma pequena e charmosa sala de leitura. Toda a decoração  envolve imagens da viagens do proprietário, além de muitos mapas espalhados em pontos estratégicos. Tudo é simples, charmoso e aconchegante.

Café da manhã |

O café da manhã é preparado com muito carinho, no horário que os hóspedes desejarem.

Nós acordamos e já sentimos o cheirinho das delícias sendo preparadas pela Bruna. São várias delícias, e obviamente muito morango.

Pãezinhos quentinhos, saídos do forno, cuca de mirtilo, grôstoli, biscoitos de manteiga, frutas variadas, frios, café, leite, iogurte artesanal e suco de morango. Tudo delicioso, servido na bancada da copa da casa.

Famílias com crianças |

Além das estufas com os morangos que fazem a alegria de qualquer idade, a Hospedaria Rio do Vento está localizada em uma área com um lindo e florido jardim. Perfeito para brincadeiras ao ar livre. Um pena que no final de semana que estivemos lá, choveu muito e quase não conseguimos aproveitar o jardim.

O local conta também com duas outras atrações que as crianças adoram: a casinha dos coelhos e porquinhos da índia e o clube da piazada, uma casa feita pelo proprietário do local para seu filho, mas que os hóspedes adoram. Nosso guri, achou o máximo, que menina não pode entrar.

 

A Hospedaria possui quartos para até quatro hóspedes e inclusive quarto com berço, para quem viaja com bebê. Outra facilidade é que a casa possui uma copa equipada, onde é possível esquentar mamadeira ou comidinha para os pequenos. Como vocês devem ter percebido, crianças são muito bem vindas!

Para reservar o Hospedaria Rio do Vento, ver disponibilidade e valores para o período da sua viagem, clique aqui.

O Barlavento |

O Barlavento não é um simples bar e sim um local para degustar as delícias preparadas com os morangos produzidos na Rio do Vento Hidroponia e também algumas opções de pratos salgados, em um ambiente descontraído, decorado com a temática náutica, outra paixão do proprietário velejador.

O local possui um aconchegante espaço fechado e aquecido pelo calor de uma lareira nos dias frios da serra gaúcha e também um amplo espaço externo, com bancos, gazebos e redes, além de ser vizinho das estufas onde são produzidos os morangos, o que por si, só já é um lindo e agradável passeio.

O cardápio é tentador, e os nomes do pratos são relacionados a locais turísticos ou ao mundo náutico. Provamos várias delícias e confesso que foi muito difícil escolher o que comer. A vontade foi de viver de doces por todo o final de semana que passamos na Hospedaria Rio do Vento. Veja o cardápio completo aqui.

Entre os doces eu provei o Vento Sul, um sorvete de forno com frutas, licor de morango e merengue, Morena do Siriú, morangos com creme de chocolate e A Proa da Carolina, massa de crepe em camadas com morango, doce de leite e hortelã. Um mais delicioso que o outro.

Nós adoramos o passeio. Foi um final de semana delicioso e muito aconchegante. Realmente nos sentimos em casa. Obrigada Maurício, Bruna e toda equipe pelo ótimo atendimento, boa conversa e lindo lugar!! Voltaremos com amigos e com a família!

Barlavento e Hospedaria Rio do Vento
RSC 453 – Km 154

Rota do Sol
Caxias do Sul/RS

Para ler nossos posts sobre a Serra Gaúcha, clique aqui ou acompanhe o Instagram, através das #ViagensqueSonhamosnaSerraGaucha

* Estivemos hospedados a convite do Hospedaria Rio do Vento, e o consumo no Barlavento foi pago por nós. O relato acima representa a nossa opinião sincera sobre o serviço.

Quer reservar hotel na Serra Gaúcha?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Procurando carro para alugar ?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

16 respostas

  1. Que encanto de lugar. Amo morangos, esses tão bem cuidados com música boa devem ser ainda mais especiais. O que foi a foto do morango com chocolate? 😱
    Lugar cheio de personalidade, adorei.
    Bjs

  2. Gente, que lugar delícia!! Fiquei com vontade forte desses morangos, haha!! Amo lugares assim, aonde a gente vai pra curtir a hospedagem, sabe? Acho que falta mais turismo desse tipo no Brasil! E os quartos, que lindos? Tudo fofo e com muita história!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *