Search
Close this search box.

Garibaldi, um final de semana na Capital Nacional do Espumante

Garibaldi, está localizada na Serra Gaúcha, a aproximadamente 115 km de Porto Alegre. Vizinha de Bento Gonçalves e locais já consagrados turisticamente como o Vale dos Vinhedos, detém o título de Capital Nacional do Espumante, pois é em Garibaldi que várias empresas se estabeleceram, pois seu solo é muito propício à produção dos melhores espumantes.

Mas não é só vinhedos e espumantes que você pode ver por lá. São várias outras atrações, ótima gastronomia e arquitetura muito bem preservada, que nos mostram um pouco mais da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

A cidade de Garibaldi está investindo forte no turismo, com a divulgação de rotas alternativas. Nós já visitamos a cidade em muitas ocasiões e tivemos a oportunidade de voltar à cidade a convite da Secretaria de Turismo para participar do Garibaldi Vintage, um evento que é um enorme sucesso a várias edições, e também rever locais que já conhecíamos e conhecer novas atrações. Foi um final de semana de muita comilança, descobertas e diversão.

Capital Nacional do espumante

O que fazer e conhecer em Garibaldi |

O turismo em Garibaldi é muito bem estruturado e dividido em rotas que podem ser facilmente percorridas por conta própria, pois o material de divulgação é rico em detalhes e informações, inclusive com mapas de localização. As principais rotas turísticas são:

Rota dos Espumantes, que envolve 20 empresas, entre cantinas familiares e grandes vinícolas, o visitante pode conhecer a sua história e acompanhar as técnicas de elaboração da bebida. Além é claro, de degustar os produtos.

Rota de Compras, oferece a oportunidade do visitante percorrer as ruas da cidade, conhecendo a história de Garibaldi através da sua arquitetura e convivendo com a hospitalidade da população. São 20 empresas participando do roteiro.

Estrada do Sabor, é o roteiro que permite ao visitante conhecer mais sobre a rotina de famílias residentes no interior do município, participar de atividades diárias, conhecer sua história e provar suas delícias.

Via Orgânica, envolve 10 empresas cuja preocupação alia o alimento à saúde e sustentabilidade. A Via Orgânica é uma das primeiras rotas de turismo rural no Brasil, onde o visitante tem a oportunidade de apreciar belas paisagens, conhecer formas de cultivo artesanal e descobrir o prazer de estar à mesa com produtos certificados e acima de tudo, produzidos com carinho.

Roteiro em Garibaldi |

O nosso roteiro de um final de semana englobou um pouco de cada uma das rotas oferecidas na cidade.

Para a visita começar em alto estilo, nada melhor do que provar a gastronomia típica italiana. Fomos almoçar na Casa Di Paolo, um restaurante que eu adoro, e é uma verdadeira orgia gastronômica. Todo o cardápio é servido na mesa, a vontade para repetir quantas vezes quiser, ou conseguir. A sequencia inicia com sopa de capeleti e pão colonial e depois é acompanhada de salada verde, salada de radicci com bacon, salada de batata, polenta frita e brustolada, queijo frito, galeto e massas ( spagueti, nhoque e tortei com molhos variados). E para completar sagu com creme de sobremesa. Irresistível.

Após o almoço fomos conhecer a Vinícola Peterlongo. Apreciamos o lindo parreiral que ainda estava repleto de uvas, conhecemos a história da empresa através de visitação à fabrica e para finalizar, provamos os melhores espumantes da casa. Até as crianças degustaram os espumantes sem álcool produzidos pela Peterlongo.

Depois de provar os espumantes da Peterlongo fomos provar as trufas e chocolates da Devorata, empresa que faz parte da Rota de Compras. Impossível resistir às trufas e as lindas embalagens para presente, como a caixinha fofa de lembrança da Serra Gaúcha.

O próximo destino foi o Sítio Crescer, um local lindo, a poucos quilômetros de distância do centro da cidade, mas em um paisagem tão bucólica que eu diria não existir cidade próxima. O Sítio Crescer faz parte da Rota Orgânica, e além de produzir produtos certificados, o sítio também é um hostel, hospedando viajantes do mundo todo, em quartos compartilhados ou privativos. É um ótimo local para quem procura hospedagem com economia em meio a natureza.

O local é lindo, com cachoeira, riacho e um enorme açude. Foi uma tarde muito agradável, onde as crianças brincaram com os cachorros da família, se divertiram no playground e correram pelo gramado, além de conhecermos mais sobre o processo de produção orgânica, flores comestíveis e provar algumas delícias produzidas no local.

Para encerrar a noite, participamos do Garibaldi Vintage, evento que é um sucesso na cidade e tem atraído muitos visitantes de outros locais do estado e do país. A rua Buarque de Macedo, é cenário para o evento onde milhares de pessoas se encontram para apreciar espumantes, se deliciar com a gastronomia dos principais estabelecimentos da cidade, em um clima das décadas de 20 a 60, com carros antigos, música e roupas a caráter.

É completamente diferente de tudo o que já havia presenciado na Serra Gaúcha. O evento acontece duas vezes por ano, nos meses de março e outubro/novembro, e com certeza voltaremos a participar de outras edições.

Para começar o dia, nada melhor do café da manhã de hotel. E o café da manhã do Hotel Casacurta, onde estávamos hospedados é simplesmente um sonho. Além das delícias oferecidas, me conquistou pela riqueza de detalhes em um ambiente lindamente restaurado.

Onde se hospedar em garibaldi

Após o café da manhã, saímos para conhecer a Madelustre, empresa que produz vidros de forma totalmente artesanal. Eu nunca havia visitado uma vidraria e fiquei surpresa com o processo de fabricação. Conhecemos um pouco da história da empresa, fatos curiosos como a maior taça de espumante do mundo, que entrou para o Guinnes Book em 2015, e podemos acompanhar o processo de fabricação de algumas peças em vidro.

O pequeno, adorou a experiência de soprar o vidro, transformando-o em um peça. A Madelustre está localizada próxima ao centro da cidade e a visita demora em torno de 1h30.

Antes do almoço fomos passear de Tim Tim, um caminhão GMC da 2º Guerra Mundial, adaptado       para o transporte de turistas. O passeio com o Tim Tim acontece todos os sábados, às 11h, com saída em frente a Cooperativa Vinícola Garibaldi.

O ticket custa R$10,00 e é uma forma lúdica de conhecer mais sobre a história e causos da cidade. Durante todo o trajeto que passa pelos principais pontos da cidade, o guia vai explicando detalhes e curiosidades dos lugares por onde passamos. O passeio dura aproximadamente 1 hora.

Chegou o horário do meio dia e tínhamos uma reserva para almoçar na Osteria Della Colombina, um local charmoso e cheio de história localizado no interior de Garibaldi, que é parte da Rota Estrada do Sabor.

Além de degustar as delícias preparadas pela matriarca da família Sra Odete Bettu Lazzari, visitamos a propriedade, passeamos pelo jardim, parreiral e brincamos no lindo gramado da casa da família. O almoço é servido no porão da casa, com chão batido, e muitos objetos decorativos que contam a história da família.

Onde comer em Garibaldi

Na hora de ir embora conhecemos a Sra. Odete e fomos presenteados com uma pequena ” Colombina”, pombinha feita de massa de pão. Lembrei na hora da minha avó, que também era de origem italiana que preparava essas pombinhas para a gente.

Após o almoço fomos conhecer a Família Jorge Mariani, que também faz parte da Rota Estrada do Sabor. Fomos recebidos pessoalmente pelo Sr. Jorge e sua família que nos fez sentirmos na nossa própria casa. Conhecemos a história da família, a sua produção de vinho, suco de uva, vinagre, mas o mais divertido foi o passeio de trator pelas suas terras.

As crianças amaram porque tiveram a oportunidade de dirigir, junto com o Sr. Jorge, e nós adultos fizemos a festa na caçamba adaptada para receber os visitantes. Paramos para comer figos direto da árvore, apreciar os caquis e a vista. Foi um passeio muito divertido e diferente, adoramos.

Depois de um dia cheio de passeios e atividades, queríamos o aconchego do nosso hotel para jantar e não poderíamos ter escolhido opção melhor. O Restaurante Hostaria Casacurta, está localizado no porão do Hotel Casacurta e oferece um cardápio que mistura os clássicos da culinária francesa e italiana. O cardápio mais reconhecido é o jantar harmonizado com uma sequencia de pratos a sua escolha. Infelizmente depois de um dia, com tantas gostosuras, faltou estômago para provar a sequencia de pratos, mas os pratos que escolhemos estavam divinos. Voltaremos para saborear a sequencia completa.

Dicas para curtir o final de semana |

* A maioria dos locais de visitação, principalmente os locais familiares exigem agendamento dos passeios. Entre em contato para não perder o deslocamento.

Família Jorge Mariani 54. 99999-9752 – lacantineta@terra.com.br

Osteria Della Colombia 54. 3464-7755

Madelustre 54. 3462-9524 – O agendamento é solicitado apenas para grupos. Horário de visitação: Terça a sexta: 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30, 15h30. Sábados 9h, 10h, 11h.

Peterlongo 54. 3462 1355 – Horários de visitação: Segunda a domingo das 9h às 17h30min, sem fechar ao meio-dia.

Sitio Crescer 54. 981450037 – sitiocrescer@gmail.com

* Um passeio imperdível que passa por Garibaldi é o trem Maria Fumaça. A saída é das cidades de Carlos Barbosa ou Bento Gonçalves, mas ambos os trajetos tem uma parada na Estação de Garibaldi, que é muito bonita. Se tiver oportunidade, faça o passeio ou pelo menos visite a estação. É preciso reservar ticket com bastante antecedência pois o passeio sempre esgota. Para conhecer mais detalhes dessa experiencia, leia o post ” Passeando de Maria Fumaça na Serra Gaúcha”.

* Se visitar a região no segundo semestre, planeje-se para participar da Fenachamp, a Festa do Espumante Brasileiro, que em 2017 ocorrerá entre 5 a 29 de outubro.

* Para mais informações sobre todos os roteiros disponíveis no município, horários de visitação e outras sugestões acesse o site da Secretaria de Turismo.

Onde se hospedar em Garibaldi |

Ficamos hospedados no lindo e charmoso Hotel Casacurta. O hotel teve seus tempos áureos e foi um ícone de bem receber na serra gaúcha em épocas passadas, até ser quase abandonado e cair no esquecimento. Felizmente uma nova direção assumiu o Hotel Casacurta e está fazendo um belíssimo trabalho de recuperação. O hotel é lindo, charmoso e um verdadeiro clássico da serra. Isso sem comentar do maravilhoso atendimento.

Fomos recebidos como se fôssemos da família,, com direito a cartão de boas vindas da direção. O café da manhã é outro espetáculo, repleto de delícias e pequenos detalhes que sempre fazem a diferença. O nosso quarto havia sido totalmente reformado, com cama macia, cobertas cheirosas e todo conforto que esperamos de um quarto de hotel. Nós adoramos o hotel. Não é por acaso que ele tem conceito Fabuloso e nota 8.7 no Booking. Para conhecer todos detalhes da nossa experiência  no Hotel Casacurta, leia o post “Hotel Casacurta, charme e bem receber na Serra Gaúcha”.

Para pesquisar disponibilidade e valores para a data da sua viagem, clique aqui.

Se você procura economia, mas não abre mão de estar em meio a natureza o Sítio Crescer oferece um hostel com quartos compartilhados e privativos, a poucos quilometros de distância do centro da cidade. Como eu comentei acima, o local é lindo e são várias atividades que podem ser feitas na sua área. Para pesquisar disponibilidade e valores para o período da sua viagem, clique aqui.

Para ver mais dicas e fotos de Garibaldi, siga nosso perfil no Instagram – @Fran_agnoletto e a #ViagensqueSonhamosnaSerraGaucha



* Este não é um post patrocinado. Agradecemos ao Turismo Garibaldi, o convite para conhecer a cidade. O relato acima representa a nossa opinião sincera sobre o destino e os passeios.



Outros posts sobre a região:

* Parque da Ovelha, o melhor de Bento Gonçalves com crianças

* Rota das Cantinas Históricas | Vinhedos, cantinas e belas paisagens em Bento Gonçalves

* Edredom nos Parreiras, experiência única em Bento Gonçalves

* Caminhos de Pedra, roteiro de um dia na Serra Gaúcha

* Passeando de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

* Wine Garden, piquenique no Vale dos Vinhedos

* Vale dos Vinhedos em três passeios saborosos

* Cinco lugares para se deliciar entre Bento Gonçalves e Garibaldi

* Hotel Casacurta, charme e bem receber na Serra Gaúcha

* Onde se hospedar ano vale dos Vinhedos com crianças

* Vindima no Vale dos Vinhedos

Quer reservar hotel em Garibaldi?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Procurando carro para alugar ?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

11 respostas

  1. Final de semana de vocês foi uma graça, no meio de lugares liiindos. Estive em Garibaldi somente para um bate-volta enquanto estava em Gramado e só pude conhecer o Chandon, que amei de verdade, pois sou apaixonada por espumante.

    1. Oi Aninha,

      Eu adoro a Chandon. Mas volte com mais tempo. A região de Bento e Garibaldi merece pelo menos uns dois ou três dias exclusivos. É muito coisa bacana para fazer e deliciosa para comer kkkkkk

  2. Fantástico passeio por uma região vinícola, muito bonita! A minha filha também ia adorar 🙂 Paisagens lindas e comida com super bom aspeto.

  3. Oi Francine!!! Um final de semana muito bem aproveitado!!! Já vi o processo de fabricação de vidro e acho sempre muito interessante! A comida estava com "uma cara" muitoooo boa (e eu nem sou olho grande ha ha ha). Parabéns pelo post!!
    Beijos
    Carolina

  4. Que incrível o roteiro pro fim de semana. A Rota dos Espumantes muito me interessa…rs
    Uma dúvida, o evento Garibaldi Vintage acontece o ano todo?

  5. Eu amo a Serra Gaúcha, mas não lembro se já fomos a Garibaldi. Adorei a iniciativa local e a criação de rotas, estradas e vias, principalmente a orgânica e a de compras. Que legal! Deu vontade de conhecer, sinceramente. Vou me programar. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *