Search
Close this search box.

Conheça Old San Juan, arquitetura e história em Porto Rico

San Juan é a capital de Porto Rico e a segunda cidade mais antiga das Américas, fundada em 1521. Além de ser uma grande metrópole, com lindas praias, o centro histórico da cidade é uma verdadeira relíquia e passeio obrigatório para quem visita a ilha, seja para férias de longa estada ou apenas para passeio de um dia, dos muitos navios de cruzeiro que atracam em San Juan. Para ler o nosso roteiro completo por Porto Rico, leia o post “Porto Rico, roteiro de dez dias pelo Caribe Americano”.

A região do Centro histórico, formada por fortalezas, ruas charmosas, casarios coloridos e muito verde é Patrimônio Histórico pela Unesco. e seu estilo colonial espanhol é único.

Reserve pelo menos um dia para conhecer a região. É possível conhecer Old San Juan em um dia, mas se você tiver disponibilidade, reserve um hotel e durma uma noite na região. A noite, Old San Juan fica ainda mais charmosa, com música ao vivo nas praças, população e visitantes apreciando o por do sol  e muitos restaurantes com mesas ao ar livre em um clima contagiante.

O que conhecer |

O mais bacana de Old San Juan é sair sem rumo, se perder pelas ruelas e descobrir um novo enquadramento fotográfico a cada esquina. São muitas ruelas lindas, com casarios charmosos, muito arborização e espaços de caminhada. Claro que alguns pontos são de visitação obrigatória, mas como a região é pequena, facilmente você passará por eles.

Os dois locais de maior destaque na região são o Castillo San Felipe del Morro e o Castillo de San Cristóbal. Fortalezas totalmente preservadas, que contam muito das história de Porto Rico. O acesso a ambas as fortalezas é pago, mas com um único ticket é possível visitar ambas fortificações. O ticket pode ser comprado em ambas as bilheterias e tem custo baixo. Tanto o Castillo San Felipe del Morro quanto  o Castillo de San Cristóbal, são integrantes do National Park Services, e são considerados Parques Nacionais Americanos.

Nosso passeio por Old San Juan, ou Viejo San Juan em espanhol,  iniciou na região da linda Catedral de San Juan, pois nosso hotel era nas proximidades. Vale a pena apreciar a beleza da fachada do Hotel El Convento (se puder hospede-se nele) e a linda arborização da Plaza de La Catedral.

Ali próximo fica a Puerta de San Juan. A cidade era toda murada e haviam apenas cinco portas para acessá-la. Sendo a principal delas a Puerta de San Juan, local de muitos eventos e festividades.

Saindo pela porta, você estará  no Paseo de la Princesa, um lindo calçadão a beira mar, do século XIX, completamente restaurado e com paisagem deslumbrante.

 

Atravessando o centro histórico chegamos na outra ponta de Old San Juan, onde fica o Castillo de San Cristóbal. O local é lindíssimo e repleto de história. Reserve um bom tempo para conhecer a sua estrutura, sua parte histórica (praticamente um museu) reproduzindo períodos da época em que estava em funcionamento e apreciar suas belas paisagens.

O Castillo de San Cristóbal foi a maior fortaleza construída pelos espanhóis. Concluída em 1785, seu principal objetivo era proteger a ilha dos invasores.

De lá, partimos em direção ao Castillo San Felipe Del Morro, costeando o mar e a muralha. É difícil acreditar que San Juan era toda cercada e protegida de invasões através da muralha.

O Castillo Del Morro, construído em 1539,  tem localização estratégica, pois está localizado bem na ponta da baía, o que permitia visão privilegiada. Embora seja bem menor que o San Cristóbal, é preciso mais esforço para visitá-lo pois são muitos degraus e rampas para acessar seus vários níveis.  O ticket de entrada é o mesmo utilizado para entrar no San Cristóbal. Não é preciso pagar ingresso adicional.

Saímos do Castillo del Morro costeando o mar novamente em um percurso chamado El Paseo Del Morro, até a Puerta de San Juan, onde completamos o nosso trajeto.

O que mais nos chamou a atenção em Old San Juan foi o estado de preservação de todo centro histórico. Seja patrimônios nacionais, como as fortalezas, ruelas e até mesmo construções privadas, como residências, hotéis e comércio, quase a sua totalizada apresenta-se muito bem preservada.

Algumas ruelas estavam recém restauradas com pintura tinindo de nova. As ruas são limpas e nos sentimos muito seguros caminhando na região, tanto de dia, quanto a noite.

 

Prepare-se para caminhar muito, pois é dessa maneira que você aproveitará o melhor da região. São muitos cantinhos bonitos e fachadas lindas para descobrir.

Outro detalhe importante de lembrar é que carro não é uma boa opção para a região. As ruas são muito estreitas,  quase não há estacionamento e o trânsito é lento. Fique sem carro alugado se for se hospedar em Old San Juan, inclusive porque a grande maioria dos hotéis não oferece estacionamento.

Old San Juan com crianças |

A região é muito kid’s friendly e uma delícia para passeios em família, mas alguns locais se destacam.

* Museu de Los Niños: Infelizmente não tivemos tempo para conhecer a atração e nosso principal objetivo era conhecer e vivenciar o local, através dos seus espaços abertos. Felizmente fez um dia lindo e conseguimos. passear bastante na rua, mas a atração é muito recomendada e elogiada pelos principais guias de viagem sobre San Juan.

* Parque de Las Palomas: O Parque de Las Palomas, como o nome diz é uma pequena praça que costuma ficar lotada de crianças, por causa da presença de pombas por lá. Os muros da praça são lotadas de “casinhas” para as aves. Além da pombas, o local vale a pena, pela linda vista do mar, principalmente no horário do por do sol além das esculturas presentes próximos aos bancos. Adoramos o local.

* Castillo San Felipe del Moro: O Castillo em si, já é uma ótima atração para visitar em família, além de muita história, o visual é lindo. Mas é em frente ao Castillo que acontece a maior diversão. O local é estratégico em função dos fortes ventos, e por isso muito procurado para soltar pipas. São muitas famílias se divertindo e facilmente você encontra pipas para vender no comércio da região.

Onde se hospedar no Centro Histórico |

Escolhemos o Villa Herencia Hotel para nossa hospedagem em Old San Juan e amamos o hotel e a localização. Com uma nota média de 9.4 no Booking.com, o Villa Herencia Hotel faz jus as ótimas avaliações.

Localizado na melhor região de Old San Juan, é um hotel boutique, localizado em um casarão antigo, com quartos charmosos, café da manhã servido na sala de jantar em bandejas individuais e excelente atendimento. Durante os nossos dias na ilha de Culebra, o hotel fez a gentileza de ficar com a nossa bagagem, sem cobrar nada por isso.  Adoramos o hotel e crianças são muito bem vindas. Para ver disponibilidade, valores e reservas para o período da sua viagem, clique aqui.






Adoramos passear por Old San Juan e super recomendamos o passeio e hospedagem de uma noite por lá. Porto Rico  é de muita riqueza cultural e com certeza Old San Juan é passeio imperdívelna lista de coisas a serem feitas na ilha.

Porto Rico

Para acompanhar nossas fotos no Instagram, nos siga no @Fran_agnoletto ou na hashtag #ViagensqueSonhamosemPuertoRico e #ViagensqueSonhamosNoCaribe

Outros posts sobre Porto Rico:

* Rincón, o lado surf, paz & amor de Porto Rico

* Como é alugar carro e dirigir em Porto Rico

* ESJ Azul Beach Hotel | Review de hospedagem em San Juan

* BioBay, sua mão brilhando feito purpurina, em Porto Rico

* Porto Rico | Roteiro de 10 dias pelo Caribe Americano

* Culebra, rusticidade e beleza em uma ilha

* Internet e chip de celular em Porto Rico e no Caribe

Quer reservar hotel em Porto Rico?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Procurando carro para alugar em Porto Rico ?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

2 respostas

    1. Olá Paula,
      Fomos de táxi. Na saída do porto tem vários taxistas e o preço é tabelado.
      Old San Juan é lindo!!!
      Divirtam se!!
      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *