Search
Close this search box.

Nusa Lembongan, a ilha que você precisa conhecer quando visitar Bali

Eu nunca havia ouvido falar em Nusa Lembongan, até que um certo dia, a muito tempo atrás assistindo um episódio do programa Nalu Pelo Mundo, uma praia e uma piscina me despertaram a atenção. Era Dream Beach em um cenário paradisíaco. Gravei o nome e a imagem da praia, para quando fôssemos nos aventurar para aqueles lados do mundo. E o dia chegou.

Bali por si só já tem muitos lugares lindos e atrações para preencher qualquer roteiro, mas nós queríamos conhecer mais do que apenas a ilha principal.  Na verdade queríamos conhecer as ilhas Gili e realizar o sonho de conhecer Nusa Lembongan, que eu havia descoberto naquele programa. Foi difícil ter que abrir mão das ilhas Gili, mas Nusa não nos desapontou.

Muitos dizem que Nusa Lembongan tem a essência de Bali da década de 70, antes da exploração do turismo em massa. Pode até ser verdade. Nos encantamos pelas praias lindas, mas acima de tudo pela tranquilidade, pelo modo de viver tranquilo, pela simpatia da população e pelos belos momentos que a ilha nos proporcionou.

Visitando as ilhas de Bali, na Indonésia

Nusa Penida, Nusa Lembongan e Nusa Ceningan são três ilhas localizadas na região de Klungkung. As três ilhas oferecem a combinação de lindas paisagens, tradições balinesas e cultura. Nusa Penida é a maior delas, enquanto que Nusa Ceningan a menor.

Muitas agências oferecem passeios de um dia em Nusa Lembongan partindo de Bali. Nós passamos três noites na ilha e tenho certeza que um dia seria muito pouco para aproveitar tudo o que a ilha oferece. Na minha opinião, não vale a pena o deslocamento. O roteiro ideal deve incluir pelo menos duas noites em Nusa Lembongan, já que se perde muito tempo em deslocamento para Bali. Para conhecer o nosso roteiro completo pela Tailândia, Indonésia e Cingapura leia o post ” Roteiro de 30 dias conhecendo Tailândia, Cingapura e Indonésia”.

Como chegar |

Nusa Lembongan é uma ilha pequena e para chegar lá, a única opção é utilizando barco. São várias empresas que fazem esse trajeto em diferentes horários durante o dia e a maioria delas parte da cidade de Sanur, portanto você precisará se deslocar do local onde está hospedado até Sanur.

Nós pesquisamos muito e decidimos contratar o transporte em uma agência de turismo, pois já incluía o transporte até Sanur, o trecho em um barco rápido até Nusa Lembongan e transporte do porto de Nusa até o nosso hotel na ilha. Compramos o nosso ticket em uma agência de Ubud, com um dia de antecedência e no horário marcado um carro privativo estava no nosso hotel para nos levar até ao ponto de embarque. Pagamos 250.000 IDR por pessoa, inclusive criança.

Contratamos o serviço da Glory Express. Os barcos partem de Sanur às 8h30min, às 11h e às 15h e partem de Nusa Lembongan às 9h30min, às 13h e às 16h30min. O barco era bastante confortável. Parecia um ônibus com bancos e tv com filmes e o trajeto durou apenas 30 minutos. Como não tem píer para embarque, vá com roupa de banho, pois é preciso entrar no mar (molhamos até os joelhos) para embarcar. Não tivemos dificuldade com as bagagens, pois o pessoa da Glory Express se encarregou de colocá-las no barco.

Chegando em Nusa, os passageiros do barco foram distribuídos em grupos para o transporte até os hotéis. Os únicos meio de transporte na ilha são motos ou uma espécie de tuk tuk. Foi em um tuk tuk que fomos transportados até o nosso hotel.

Outras empresas que fazem o trajeto são Marina Srikandi, CB Fast Cruises, Tanis Express, Sugriwa Express, Scoot e Rocky Fast Boat.

O que fazer |

Conhecer Mushroom Beach: A praia é dividida, uma parte quase deserta, com alguns poucos aventureiros, e outra parte movimentada com restaurantes, pousadas e barcos de excursão. Não deixe de conhecer a linda Mushroom Beach “deserta”. A praia é uma espetáculo e uma tranquilidade. Leve sua canga e sua garrafinha da água e passe algum tempo por lá, admirando o mar.

Como a nossa primeira pousada ficava localizada ao lado de Mushroom Beach, passamos bastante tempo por lá.

Surfar em Playgrounds, Lacerations e Shipwrecks: Nusa Lembongan é bastante conhecida como pico de surf, mas as ondas não acontecem próximo a areia e sim, no meio do mar. Para surfar é preciso contratar um barco que te leva até o pico. É bem fácil contratar o barco. Praticamente todos os barquinhos que você ver na beira da praia fazem o transporte,  te esperam pegar onda, e depois de trazem de volta.

O SUP também é muito praticado por lá. É bem fácil encontrar pranchas para alugar e alguns hotéis oferecem empréstimo aos hóspedes.

Desbravar a ilha de moto:  A melhor maneira de conhecer a ilha é alugando moto. Lembre-se que não existe carro na ilha e  de bicicleta é humanamente impossível. Nós alugamos uma moto na própria pousada onde estávamos hospedados e pagamos IDR 70.000 por um dia de aluguel, já com gasolina incluída. Não se preocupe com carteira de habilitação,  experiência prévia e muito menos se vocês estiverem em três como era o nosso caso. Algumas vezes passamos por famílias com cinco pessoas em uma única moto.

No pátio da pousada, recebemos orientação de como dirigir e lá se fomos nós. A primeira parada foi Dream Beach.

Como eu já contei lá no início eu me apaixonei por Nusa Lembongan em um episódio de Nalu pelo Mundo, que foi filmado na ilha e a piscina do Hotel Dream Beach Huts me encantou, pela sua borda infinita com vista para o mar. No local funciona também um restaurante com day use da área da piscina.

Bem próximo à Dream Beach, vale a pena ver o Devil´s Tears, onde as ondas batem na falésia formando um grande spray de água.

Continuamos o nosso roteiro em direção à vizinha ilha de Ceningan. A ilha é ainda menor e entre os pontos famosos,  a ponte Golden Gate,  que só passa motos e pedestres e infelizmente desabou no ano passado, deixando muitos feriados, e a famosa plataforma de salto em  Blue lagoon. Nós não chegamos a ir até o ponto de mergulho.

Nusa Lembongan é bastante famosa pela produção de algas marinhas e é possível ver as plantações de algas e em alguns pontos as algas secando.

Nós continuamos a volta a ilha, mas o restante até chegar em Jungut Batu village, que é a área mais habitada da ilha, não tem nada de muito interessante a ser visto, pois é uma área de mangue.

Como já era final da tarde fomos conhecer Sunset Beach e apreciar o lindo por do sol.

Em Sunset Beach ficamos no lindo restaurante Sand Bay, que também tem uma piscina linda na beira do mar. O local é lindo e oferece petiscos, pratos e bebidas gostosas. Ótimo para um final de tarde.

Passeio de barco com fundo de vidro: A vida marinha em Nusa Lembongan é muito rica, e uma das formas de vê-la é em um passeio com barco de fundo de vidro. Nós fizemos o passeio com o barco do Lembongan Beach Club. O passeio é rápido e é possível ver uma variedade bem grande de peixes, algas e corais.

Por do sol em Jungutbatu: Opor do sol na praia da vila e praia principal da ilha é um espetáculo. Na orla existem vários restaurante preparados para receber os visitantes no fim da tarde para um happy hour. Além do visual ser incrível, é uma boa oportunidade para beber alguns drinks pagando a metade do preço.

Onde se hospedar |

Dividimos a nossa hospedagem em duas áreas diferentes da ilha e em dois padrões de hotéis. O Valor da hospedagem em Nusa Lembongan é muito atrativa. É possível ficar hospedado em um hotel diferenciado, pagando preço de pousada.

Lotus Garden Huts: A primeira parte ficamos hospedados em Mushroom Bay, no Lotus Garden Huts, uma pousada simples familiar, mas com conforto,  ótimo atendimento e preço excelente.

Foi uma delícia estar hospedado em uma cabana e ter um banheiro ao ar livre e estar a poucos metros de uma das praias mais lindas da ilha. Na própria pousada também alugamos moto para percorrer a ilha, pagando uma pechincha.

Para reservar e pesquisar  valores e disponibilidade para o período da sua viagem, clique aqui.

Lembongan Beach Club & Resort: A outra parte do nosso roteiro,  ficamos hospedados no Lembongan Beach Club & Resort em Jungut Batu Beach em um quarto que eles chamam de villa com piscina privativa. Nem preciso dizer que o Lembongan Beach Club é o melhor hotel da ilha, não é mesmo?

O hotel é simplesmente lindo, nossa vila era um charme e todas opções de serviços e estrutura oferecida era maravilhosa. Leia o nosso relato completa de hospedagem no post “Lembongan Beach Club & Resort, o melhor hotel de Nasa Lembongan”.

Para reservar e pesquisar valores e  disponibilidade para o período da sua viagem, clique aqui.

Outros posts sobre a Indonésia:

* Dica de hospedagem BBB em Ubud

Onde ficar hospedado em Bali | Como decidir o melhor local para ficar, de acordo com o seu roteiro

Introdução à ilha de Bali | Entendendo alguns costumes e tradições

Lembongan Beach Club Resort | O melhor hotel de Nusa Lembongan

Península de Butik | O destino das melhores praias de Bali

Ubud | Roteiro para conhecer a Bali de Comer, Rezar e Amar

Onde comprar chip de internet em Bali

Diário de Viagem à Bali | A primeira impressão não é a que fica

Bali | Jimbaran, o programa mico da viagem

Procurando hotel em Nusa Lembongan?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Lembrando que a maioria da reservas são com cancelamento gratuito. Você pode reservar para garantir o preço, e continuar acompanhando as reservas. Se achar uma oferta melhor de outro hotel, é só cancelar a reserva, sem custo, online.

Conhecendo Bali e suas ilhas

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

2 respostas

  1. Primeiramente parabéns pelo conteúdo.

    Gostaria de saber quantos dicas indica para ficar em Gili Trawangan

    Tendo que escolher entre as ilhas Nusas e as ilhas Gili, qual optaria?

    Por último, abusando da consultoria, acha possível um bate e volta a Uluwatu saindo de Seminyak ou será desgastante?

    Desde já agradeço pela atenção

    1. Olá Fabricio, tudo bem?
      Nós não fizemos as ilhas Gili pela logística que era mais complicada, então não vou saber te ajudar. E foi por isso que escolhemos Nusa.
      Da sim para fazer bate e volta a Uluwatu,mas lembre-se que o transito em Bali é bem complicado. A gente amou a região de Uluwatu, Padang Padang…euficaria por ali também para curtir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *