Search
Close this search box.

Show de balões no céu do litoral gaúcho

O 29º Festival Internacional de Balonismo de Torres aconteceu final de semana passado no litoral gaúcho e pela primeira vez, nós fomos conhecer o evento. Torres é uma linda cidade que detém também o título de mais bela praia do litoral do Rios Grande do Sul. Está certo que o litoral gaúcho, não é grande coisa, mas Torres, localizada na divisa com o estado de Santa Catarina, merece o nosso respeito.

Eu nunca sonhei em voar de balão. Muito pelo contrário. Tinha medo, só de imaginar a façanha. Mas confesso que voltei, com mais um sonho na lista de coisas a realizar. É impossível assistir toda a beleza do espetáculo de dezenas de balões no céu, sem se emocionar e sonhar em estar lá em cima, voando com eles.

Voando de balão

O evento acontece anualmente, entre abril e maio, e além do espetáculo dos balões, possui um calendário de feira, shows e outros eventos, que nós nem chegamos a conhecer, pois fomos à Torres por um só motivo, assistir ao espetáculo no céu.

A programação durante o Festival é intensa, mas é possível assistir ao espetáculo dos balões em três horários distintos: pela manhã, por volta das 7h, quando inicia a primeira prova do dia, na parte da tarde, por volta das 16h, com a segunda prova do dia e à noite, durante o Night Glow, evento que os balões ficam no solo, mas é possível chegar bem perto e assistir ao espetáculo dos balões iluminados pelo fogo.

Nós chegamos no Parque do Balonismo às 15h e estacionamos facilmente. As arquibancadas estavam bem cheias, mas nos acomodamos sentados no gramado em frente a cerca de proteção. Em poucos minutos o gramado estava lotado. Não sei estimar a quantidade de pessoas no local, mas era muita gente.

Por volta das 15h30min os pilotos, equipes e organização se reuniram para avaliar as condições climáticas e definir como seria a tarefa da tarde. Fazia um dia lindo de céu azul, sem vento e felizmente em poucos minutos, comunicaram que a partida dos balões seria do Parque do Balonismo. Fico imaginando a nossa decepção e a correria que seria, caso a partida dos balões fosse em outro local. As vezes é preciso contar com a sorte e no nosso caso, ela estava com a gente, e com todas as pessoas que estavam por lá.

A prova da tarde chamava-se Prova da Raposa. O balão em formato da Galinha Pintadinha, seria o primeiro a decolar e após 5 minutos os outros balões estariam liberados a partir. Quem pousasse mais próximo ao balão da Galinha Pintadinha ganharia mais pontos na prova.

Em poucos minutos, dezenas de balões começaram a colorir o gramado do Parque do Balonismo. A Galinha Pintadinha partiu e em seguida o céu foi se colorindo, com os vários balões.

Nós que nunca voamos de balão e nem havíamos estado perto de um, ficamos encantados com o visual que se formava no céu e com a energia que exaltava a cada balão que subia. Foi um final de tarde espetacular.

Voando de balão no RS

Quando quase todos balões haviam decolado, decidimos pegar o carro e ir até o Morro do Farol, assistir o espetáculo de outro ângulo, porém o trânsito não nos permitiu chegar a tempo.

O acesso ao parque é gratuito e o estacionamento também. Difícil foi sair do parque após a prova. Não havia ninguém organizando a saída dos carros. Demoramos mais de uma hora para conseguir deixar o local. Se possível deixe o carro estacionado nas ruas próximas e não no estacionamento, para facilitar a saída.

A noite fomos assistir ao Night Glow nas areias da Praia Grande. Durante o Night Glow os balões se iluminam pelo fogo e calor gerado, tornando o visual lindo.

Alguns balões estavam lá, dessa vez em terra firme, onde foi possível chegamos bem perto. Dodô entrou na cesta de um balão, conversamos com um dos pilotos e equipes para conhecer um pouco mais desse esporte e quem sabe ter coragem para embarcar em um voo.

Não sei ao exato quantos balões participaram do 29º Festival de Balonismo de Torres, mas contamos cerca de 40 balões no ar, durante a prova de sábado à tarde. Além dos formatos tradicionais, balões diferentes foram o grande destaque dessa edição, como o balão no formato da Galinha Pintadinha, no formato de Cegonha e também o Cristo Redentor.

Gostamos tanto que temos certeza que estaremos em Torres para participar da próxima edição. Quem sabe dessa vez assistindo todas as provas ou mesmo voando. Nos vemos em Torres entre 27 de abril e 1 de Maio de 2018!!!!

Como voar de balão |

Quem visita Torres pode também agendar um passeio de balão. Praticamente todas agências locais vendem o passeio, que obviamente depende da condição climática para sua realização.

O passeio  tem duração imprevisível. Lembram que depende das condições climáticas? Mas conversando com um piloto, ele comentou que pode durar entre 40 minutos até aproximadamente 2h30minutos.

A Trip oferece voos em Torres e em outros destinos. Clique aqui para mais informações. Outro contato para agendar passeios é através dos telefone 51. 9748.0527 ou 51. 9931.7256

Outros passeios na região |

Se você vai até Torres para participar do Festival de Balonismo, programe-se também para conhecer o Morro da Borússia em Osório. Se o seu destino final for Porto Alegre, ou a Rodovia Free Way, o acesso ao Morro da Borússia será caminho. O acesso é fácil e totalmente asfaltado, até o ponto mais alto, onde fica o mirante, que proporciona a vista mais bonita de todo o litoral norte gaúcho.

Além do mirante e de uma cascata, que não conseguimos conhecer, o local possui vários restaurantes, como o Restaurante Dodô (simpatizei com o nome, porque será?) e também a Trattoria A Lenha, que oferece cardápio típico italiano aos sábados e domingos. Aprovamos a vista e voltaremos para provar as delícias da região.

Outros passeios no Rio Grande do Sul:

* Passeios na Serra Gaúcha

* Cambará do Sul

* Morangos em Caxias do Sul

* Ruínas de São Miguel das Missões

* Viaduto 13, o maior viaduto da América Latina

* Três passeios para conhecer Porto Alegre

Quer reservar hotel ?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Procurando carro para alugar ?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

Festival Balonismo em Torres

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

6 respostas

  1. Acho lindo baloes, as fotos ficam incríveis, mas nao sei se teria coragem porque tenho muito medo de altura….seria um desafio e tanto! Deve ser uma super experiencia. Lindas fotos!

  2. Que show esse evento! Adorei as fotos e a carinha do Dodô curtindo muito. Mas eu iria querer andar no da Galinha Pintadinha. Sem mais. ahahahhahahaha beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *