Search
Close this search box.

Sete experiências que você precisa viver no Rio Grande do Sul

Dia 20 de setembro é uma data muito importante para nós gaúchos, comemoração da Revolução Farroupilha. É na semana Farroupilha que as crianças (e muitos adultos também) vestem a vestimenta típica de prendas e gaúchos e escolas e CTG’s preparam festas para enaltecer nossas raízes. Muito tempo passou desde a época da Revolução Farroupilha, mas é nessa data que o orgulho gaúcho prevalece.

O Rio Grande do Sul é um estado com muitas belezas naturais e variadas atrações turísticas que possibilitam experiências diferentes, de acordo com a região a ser visitada. Oferecemos aos nossos visitantes, belas paisagens, um bom churrasco, chimarrão e um abraço amigo.

Aproveitando a passagem do 20 de Setembro, destacamos sete experiências imperdíveis que você precisa conhecer no estado.

Uma ótima dica é dar uma olhada nas ofertas do Zarpo, clube de viagens online, com tarifas exclusivas para hospedagens no Rio Grande do Sul. Acesse aqui e confira!

Ver os balões no céu de Torres

Torres é um verdadeiro cartão postal gaúcho, se destacando em meio ao litoral nem um pouco atraente do estado. Divisa com o estado de Santa Catarina e praticamente aos pés dos cânions gaúchos, a cidade litorânea é sede de um evento que atrai visitantes vindos de vários lugares do mundo.

Show de balões no céu do litoral gaúcho

Uma das experiências mais lindas que já vivemos foi participar do Festival de Balonismo de Torres. O evento acontece anualmente e em 2017 aconteceu no final do mês de abril. Vimos os balões levantando voo e desaparecendo no céu, a medida que se afastarem da cidade, desfilando pelas ruas da cidade e participando de um show de luzes na beira da praia.

Andar de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves e Garibaldi

Diversão em meio a degustação de vinho e espumantes sobre trilhos. Não pode existir combinação melhor. O passeio de Maria Fumaça acontece entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, mas o bacana desse passeio não são as passagens do trajeto (que diga-se, não são nada espetaculares), mas sim, o que acontece dentro do trem e nas paradas.

O trem parte ao som de boa música, e durante o trajeto a cantoria continua com música italiana, dança e também músicas típicas gauchescos. A parada na cidade de Garibaldi, é para degustação de espumante e suco de uva e uma boa oportunidade de fotografar em frente a locomotiva, ao som de La Bella Polenta.

Passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

Visitar vinícolas na Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é internacionalmente conhecida pelos seus belos vinhos e espumantes, mas também pelos ótima infra estrutura turística na região vinícola. São vários passeios oferecidos pelas vinícolas que mostram muito mais do que apenas a produção vinícola, envolvem os turistas em atividades, como a vindima, a poda das parreiras, oferecem piqueniques, cinema e muitas oportunidades de dolce far niente, em meio aos lindos parreirais.

Vinícolas com experiências inesquecíveis na Serra Gaúcha

A gastronomia da região também merece destaque. Não deixe de degustar um típico rodízio italiano ou apreciar com calma as delícias da cozinha contemporânea da região, como as sugestões do post Cinco lugares para se deliciar entre Bento e Garibaldi.

Comer chocolate em Gramado

Impossível não lembrar de chocolate quando visitar Gramado. A história do turismo e da indústria do chocolate artesanal na cidade se confundem e são várias atrações envolvendo chocolates, fábricas de chocolates e lojas que são verdadeiras atrações turísticas.

As atrações e os produtos oferecidos, variam de marca para marca, mas uma coisa é certa, toda vez que você entrar em uma loja, será convidado a degustar seus produtos.

As lojas de chocolate de Gramado, na Av. das Hortênsias


Booking.com

Além de visitar as lojas e atrações de chocolate na cidade, não deixe de se deliciar com a maravilhosa gastronomia típica da região, como um rodízio de fondue e um café colonial, além de visitar as principais atrações da região das hortênsias.

Aprender sobre a nossa história com as Missões Jesuíticas

Uma das atrações no livro 1000 Lugares para conhecer antes de morrer, visitar as ruínas de São Miguel das Missões é programa obrigatório para quem gosta de história e belas paisagens. Patrimônio mundial da Unesco, as bens preservadas ruínas retratam a grandeza da organização do espaço urbano no período das reduções jesuíticas.

A Igreja de São Miguel Arcanjo é a maior das ruínas e impressiona pela sua beleza. Outro atrativo é o show noturno que conta a saga dos Padres Jesuítas e Índios Guaranis, habitantes da região nos séculos XVII e XVIII.

Ruínas de São Miguel das Missões, passeio para um final de semana no Rio Grande do Sul

Comer morangos em Caxias do Sul

Um local em Caxias do Sul, desperta a curiosidade de quem fica sabendo que por lá, morangos são cultivados ao som de rock and roll, reggae e outras trilhas sonoras. Os famosos morangos do Barvalento viraram atração turística e além de degustar os produtos preparados com a fruta no bar, é possível se hospedar na Hospedaria Rio do Vento, e ter os famosos morangos como vizinhos durante à noite.

A Hospedaria Rio do Vento foi construída com a junção de duas casas trazidas da região das Missões, que corriam risco de demolição. A casa adaptada à sua nova função de pousada é muito charmosa e local super bacana para um final de semana entre amigos ou família. Para verificar disponibilidade e valores consulte nesse link.

Rio do Vento e Barlavento, dois lugares para se deliciar com morangos na Serra Gaúcha

Ver os cânions gaúchos com os próprios olhos

Outra paisagem de tirar o fôlego são os lindos cânions de Cambará do Sul. A cidade localizada na região dos Campos de Cima da Serra, abriga dois parques, o Parque Nacional de Aparados da Serra, onde fica o cânion do Itaimbezinho e Parque Nacional da Serra Geral, onde fica o cânion Fortaleza. cada um com sua beleza impressionante.

Cambará do Sul, visitando os cânions

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva. Para ler mais sobre o estado do Rio Grande do Sul, confira os outros blogs participantes:

Reserve sua viagem______________________________________

🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito. Reserve seu hotel no HOTEIS.COM e pague parcelado em até 12 vezes em reais, sem cobrança de IOF.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

7 respostas

  1. Adorei as dicas! Sabe que, apesar de ser gaúcha não visitei muitas destas atrações? Tá na hora de organizar uma visita à todas. Em especial à esta plantação de morangos que me deixou muito curiosa. Bels dicas. E viva o Rio Grande do Sul!

  2. Olá, Francine
    Fico feliz por já conhecer muitas das belezas gaúchas. Há nos atrás visitei o Canyon mas nem conto pois fiz um bate e volta e o dia estava nublado. Quero voltar para visitá-lo com calma. Beijos

  3. Uau, que legal ler seu post, e ver que dessas experiências só faltam os cânions e as missões jesuíticas!! Parabéns pelas dicas, são sensacionais!

  4. Quero muito mesmo conhecer São Miguel das Missões e dormir perto dos morangos. Já tive a oportunidade de visitar belas vinícolas e comer o chocolate de Gramado e foram experiências inesquecíveis. O Sul é lindo demais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *