Search
Close this search box.

Safári no Pantanal brasileiro

Muito tem se falado na África do Sul, suas belezas e seus safáris. Mas você sabia que é possível fazer safári aqui no Brasil? A região do Pantanal brasileiro é o cenário perfeito para esse tipo de passeio, onde é possível avistar muito animais e apreciar um cenário com uma riqueza de belezas naturais, diferentes de qualquer outro lugar do mundo. Não é por acaso que  encontramos muitos estrangeiros durante os nossos dias no Pantanal sul.

Depois de muito pesquisar, descobrimos que a melhor maneira de ter uma experiência completa no Pantanal brasileiro seria escolhendo uma pousada que oferecesse os passeios. São várias pousadas, fazendas que recebem turistas e hotéis em várias localidades dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Como o nosso roteiro envolvia alguns dias na cidade de Bonito, escolhemos conhecer o Pantanal Sul Matogrossense. As melhores opções são Corumbá, na divisa com a Bolívia, Miranda e Aquidauna. Escolhemos conhecer o Pantanal em Aquidauana pois conhecemos a Pousada Aguapé, e desde o primeiro contato, ficamos encantados com as possibilidades de passeios oferecidos.

Para conhecer o nosso roteiro completo conhecendo a região,  leia o post:

Pantanal & Bonito | Roteiro de uma semana no Mato Grosso do Sul

Ainda irei contar todos os detalhes da nossa hospedagem na Pousada Aguapé, mas o post de hoje é para explicar todos os detalhes de um dos passeios mais aguardados entre os hóspedes, o Safári com focagem noturna.

O passeios na Pousada Aguapé acontecem em dois horários, cedo pela manhã e no meio da tarde, que são os horários quando os animais estão mais ativos. O Safári com focagem noturna inicia às 15h30 min que é o horário em que o guia e o motorista aguardam os participantes em frente a pousada, com o carro para o passeio. O carro em que fizemos o passeio era um jipe adaptado, sem cobertura, o que tornou o passeio ainda mais bacana.

É recomendado levar um agasalho, pois com o por do sol a temperatura cai bastante. A medida que o passeio iniciava e o guia estava em busca de animais, fazenda a dentro, me perguntava como não tinha visitado o Pantanal antes. Muito provável, porque não é um destino muito divulgado entre nós brasileiros e sim, com maior divulgação no exterior. Isso explicava sermos os únicos brasileiros no nosso jipe adaptado. Estávamos acompanhados de alemães, franceses e americanos, em busca da rica fauna brasileira.

O Guia Fabiano sempre atento, via animais de longe e fazia o possível para chegarmos bem perto, sem assustá-lo. Em alguns momentos, como quando nos aproximamos do tamanduá bandeira, foi possível chegar bem próximo caminhando.

Safári no Pantanal Brasileiro

Vimos tuiutis, uma das aves símbolo do pantanal, araras, tamanduá bandeira, tamanduá mirim, lobinho, muitos jacarés, famílias de capivaras e muitas aves.

As paisagens durante o safári vão se modificando com a mudança da luz natural  e o sol se pondo no cerrado. O por do sol foi incrivelmente lindo, mágico, com um silêncio enorme e ao mesmo tempo a presença dos sons da natureza.

Quando a noite chegou fomos presenteados com um céu estrelado, como vi poucas vezes na vida. Agora o guia procurava os animais com a ajuda de um grande refletor. O silêncio era ainda maior e qualquer movimentação estranha, cheiro diferenciado  ou barulho poderia ser presença de algum animal. Nossa vontade era encontrar a famosa onça pintada.

Vimos muitos pirilampos iluminando o nosso trajeto, jacarés com seus olhos iluminados nas águas, capivaras, mas não vimos a onça.

Graças ao sistema de rádio utilizado entre os guias, fomos informados que uma jaguatirica estava junto com um filhote dentro de um outro ponto da fazenda e lá fomos nós, tentar ver os animais, antes que voltassem para a mata. Chegamos a tempo, de poder ver os animais com muita proximidade. Foi possível descer do jipe para chegar mais próximo e sempre que a jaguatirica se afastava, o guia a chamava com um grande pedaço de carne. E assim ela entrava na mata e voltava.

A “tranquila”jaguatirica

Ficamos uns 10 minutos apreciando a sua beleza e como protegia seu filhote, próximos, mas ao mesmo tempo longe, ouvindo as recomendações de segurança dos guias. Depois de muitas fotos, voltamos felizes para a pousada. Não vimos a onça pintada, mas ver uma jaguatirica com seu filhote, em seu habitat, foi inesquecível.

Os guias fazem um controle dos animais vistos durante os passeios e o quadro fica afixado na recepção da pousada

O passeio foi maravilhoso e agradou a família inteira. Não preciso negar, que o safári era um dos passeios mais aguardados pelo nosso pequeno viajante. Ele ficou simplesmente maravilhado e agora está pedindo para ver leões e elefantes na Africa. Será que devemos partir para essa experiência no outro lado do Atlântico?

Dicas para aproveitar um Safári no Pantanal |

* Escolha uma hospedagem com boas recomendações e avaliações nos sites de hospedagens. Eu lembro leio todas as reviews do Booking.com e Trip Advisor.

* Escolher uma hospedagem que ofereça os passeios, torna a experiência no Pantanal ainda melhor. Foi uma delícia acordar, tomar café da manhã e já partir para o primeiro passeio do dia, nas primeiras horas da manhã.

* Mesmo que você repita o passeio, ele nunca será igual. Conversamos com pessoas que estavam hospedados a mais dias na pousada e a cada passeio, a experiência foi diferente. Reserve no mínimo dois dias para conhecer o Pantanal.

* Não esqueça que o Pantanal sofre com o período de cheias. Viajamos no mês de julho e achamos o período perfeito: dias lindos e ensolarados, calor durante o dia e mais fresquinho a noite.

* Repelente e filtro solar sua itens obrigatórios em todos os passeios.

* A maioria dos passeios exige calçado fechado e calça comprida. Boné ou chapéu também é recomendado.

* Binóculos também podem ser interessante durante os passeios.

Para ver mais dicas e fotos de Bonito, siga nosso perfil no Instagram – @Fran_agnoletto e a #ViagensqueSonhamosnoMS #ViagensqueSonhamosnoPantanal

Outros posts sobre o MS:

Onde se hospedar em Campo Grande

Roteiro de uma semana conhecendo Bonito e Pantanal

Bonito com crianças, vale a pena?

Onde se hospedar em Bonito com crianças

Reserve sua viagem______________________________________

🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito. Reserve seu hotel no HOTEIS.COM e pague parcelado em até 12 vezes em reais, sem cobrança de IOF.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

SalvarSalvar

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

11 respostas

  1. Que excelente experiência ! Você não teve medo de chegar perto desses animais em um carro descoberto ? O por do sol é um espetáculo a parte. beijos

  2. Ainda bem que sigo teu blog para saber estas coisas tão legais que existem para fazer em família. Vocês deram muita sorte de ver tantos animais, que legal! Gostei muito da dica de viagem.

  3. Que interessante este programa, não sabia que existiam safaris no Brasil. Conhecer de perto a nossa fauna deve ser maravilhoso, fiquei encantada com o Tamanduá Bandeira e o lobinho. Parabéns pelo post!

  4. Fran, que post maravilhoso. Que fotos! Eu tenho uma Bucket list gigantesca, claro, mas o Pantanal está em segundo lugar, logo depois da Grécia. É um sonho conhecer este pedaço do nosso Brasil, que, pelo que você contou, é realmente mágico.

  5. Olá Francine, muitos, muitos parabéns por este fantástico post, deve ser tido mesmo uma grande experiência. Estive há mais de dez anos no Pantanal, na região de Bonito, mas não tive oportunidade de fazer um safari ou algo assim. Bom, era mesmo só para dizer que adorei o seu relato. Grande abraço e boas viagens.

  6. Que lugar lindo! Durante a viagem fiquei namorando suas fotos nas redes sociais. Quero ir mas vou esperar as crianças crescerem um pouco. Bjs

  7. Que passeio legal! Sempre esteve na minha lista de desejos ir ao Pantanal, mas sempre acabava dando preferência para outro destino e deixava esse pra depois! que mancada, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *