Search
Close this search box.

Roteiro de seis dias em Fernando de Noronha

Que Noronha é um paraíso, todo mundo sabe. Difícil é querer ir embora. Enquanto estava programando a viagem, tive muitas dúvidas de qual seria o período ideal para se passar na ilha, visto que a taxa que se paga para ficar em Noronha, aumenta dia a dia, principalmente após dez dias e tudo por lá, tem custo elevado. Eu também não queria acabar com meu orçamento de viagem, em uma tacada só. Conversei com muitas pessoas que já tinham visitado Fernando de Noronha e acabei comprando passagem para passar 5 noites na ilha. Agora que já voltamos, posso afirmar que foi o tempo necessário para conhecer tudo o que a ilha oferece, repetir o que mais gostamos e ainda querer voltar. Confira o nosso roteiro em Fernando de Noronha.

Caso esteja planejando sua viagem, o Zarpo, clube de viagens online, possui tarifas exclusivas para Pernambuco. Acesse aqui e confira!

Baía dos Porcos

➝ Veja opções de passeio em Fernando de Noronha

➝ Pousadas com a melhor localização e preço em Noronha


Roteiro de cindo dias em Fernando de Noronha |

Dia 01: Hospedagem Pousada Altomar – Pousamos às 15h e até passar pelo controle de pagamento da taxa, retirar bagagem e utilizar o translado gratuito que a Pousada Altomar oferecia já era final da tarde. Após nos acomodarmos na pousada, seguimos a dica da Andreza, que trabalha lá e fomos caminhando ao Forte Nossa Senhora dos Remédios, curtir o nosso primeiro por do sol em Fernando de Noronha. Que espetáculo e que lugar fascinante!

Por do sol no Forte

Após o por do sol, fomos curtir  a música ao vivo do Bar do Cachorro e acabamos jantando por lá.

Dia 02: Hospedagem Pousada Altomar – O primeiro dia inteiro na ilha começou cheio de expectativa. Esperamos o nosso buggie ser entregue na pousada e partimos para desbravar a ilha. Optamos em não fazer o passeio mais disputado de Noronha, o Ilha Tour, em grupo. Mas praticamente fizemos um ilha tour por nossa própria conta.

A primeira parada foi no ICMBio, junto ao Projeto Tamar para agendar a Trilha do Atalaia e em seguida fomos circundando a ilha. Paramos na Praia do Boldró, para curtir as piscinas naturais na maré baixa, Praia do Bode, Cacimba do Padre, e Baía do Sancho.

Praia do sancho

Fizemos um lanche rápido na lanchonete do Parque Nacional no Sancho e depois seguimos para o Sueste, onde descansamos um pouco e aproveitamos a praia. Em seguida fomos conhecer a Praia do Leão e depois voltamos à cidade.

Praia do Leão

Conhecemos a outra ponta da ilha,  com a capela de São Pedro, o Museu do Tubarão e Buraco da Raquel.

Infelizmente o final da tarde fechou e não teve por do sol para finalizar com chave do ouro, o nosso dia. O jantar foi no Restaurante Cacimba Bistrot.

Dia 03: Hospedagem Pousada Altomar – Acordamos cedo para estarmos às 6h30min da manhã no portão do Parque do Sancho, onde é o acesso ao Mirante dos Golfinhos, na expectativa de avistar os animais. Esse é o horário que o portão abre, mas até o mirante ainda é necessário uns 10 minutos de caminhada.

Trilha dos Golfinhos

Quando chegamos lá, infelizmente os golfinhos já tinham passado pelas 6h10min da manhã e só os biólogos estavam lá, já que o portão para turistas só abre às 6h30min. Falaram que segundo a contagem foram mais de 800 animais.

Depois da tentativa frustrada de ver golfinhos, voltamos para a Pousada para tomar café da manhã e então seguimos para a Cacimba do Padre, Praia do Bode e Americano.

O mar estava bastante agitado, mas como a maré ainda estava baixa, fomos para a Baía dos Porcos, aproveitar as piscinas naturais e fotografar o Morro Dois Irmãos de pertinho. Que vista incrível que se tem do Forte São João dos Dois Irmãos.

O final da manhã foi na Praia do Leão, que foi a nossa praia preferida em Noronha. O mar é incrivelmente lindo e limpo, perfeito para tomar banho. A praia é quase deserta, sem estrutura e com poucas pessoas e na maré baixa ainda da para curtir as piscinas naturais. É muito lindo.

O final da tarde foi no Forte do Boldró e o jantar no Restaurante Noronha All Natural.

Por do sol no frote do Boldró

Dia 04: Hospedagem Pousada Estrela do Mar– Acordamos cedo, pois o marido queria surfar enquanto o swell gigante não chegava. Durante nossa estada na ilha estava previsto chegar o maior swell em 20 anos. Ele surfou na Praia do Porto.

Aproveitando que a maré estaria baixa de manhã, fomos até a Praia do Cachorro, conhecer o Buraco do Galego, uma piscina natural com vista para o Morro do Pico. Estava bem cheio. Apenas fotografamos, curtimos um pouco e decidimos curtir algum lugar mais tranquilo.

Buraco do Galego

Fomos para o Sueste, aproveitar praia e mergulhar com snorkel para ver se conseguíamos ver tartarugas e muitos peixes. No Sueste também é preciso apresentar a carterinha de acesso ao Parque Nacional. Passamos quase o dia todo por lá aproveitando a praia e mergulhando. Vimos tartarugas e muitos peixes, mas confesso que me decepcionei, pois a água estava um pouco turva. Para mergulho você pode contratar no local um guia, ou mergulhar por conta própria, como fizemos.

Tartaruga no sueste

No Sueste é muito fácil ver pequenos tubarões na beira da praia. Fotografei vários.

No início da tarde, o projeto Tamar chegou para uma ação de conscientização e captura de tartaruga marinha. Foi bem interessante acompanhar os biólogos que mergulharam e trouxeram uma tartaruga até a areia para o trabalho de controle das espécies.

Novamente o tempo fechou no final de tarde, cancelando nossos planos de por do sol no Bar do Meio. Jantar no Restaurante Xica da Silva e após palestra no Projeto Tamar.

Dia 05: Hospedagem Pousada Estrela do Mar – Infelizmente o dia amanheceu bem fechado. Fomos até o Porto ver a chegada do swell e fotografar no ♡ Noronha, e aproveitamos para ir até o Air France e Forte Santo Antônio, ponta extrema da ilha, onde o visual é bem bonito, mesmo em dias sem sol.

Depois disso a chuva engrossou, e resolvemos fazer um city tour histórico na Vila dos Remédios. Visitamos o Palácio, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, a antiga escola do presídio, o Memorial Noronhense, onde é possível aprender muito sobre a história da ilha e as ruínas do presídio. O bacana é que todos prédios históricos são identificados com placas, que contam a história do local. Se você desejar, há também opções de tours históricos guiados, onde é possível conhecer mais sobre a história de Noronha.

Quando o tempo melhorou fomos até à Cacimba do Padre, ver os surfistas profissionais em busca das ondas gigantes.

O jantar foi no Restaurante Varanda.

Dia 06: Dia de ir embora – Não é porque é dia de embora que não da para aproveitar. Acordamos cedo para podermos curtir até o início da tarde, já que o nosso voo seria apenas às 15h50min, sendo que era preciso estar no aeroporto com uma hora de antecedência. Passamos parte da manhã na Praia do Boldró e antes das 11h fomos à Praia do Atalaia, onde tínhamos agendamento para a Trilha Curta do Atalaia.

Foi simplesmente incrível o mergulho na piscina do Atalaia. A água mais límpida e cristalina que vimos em Noronha, com uma variedade incrível de peixes. Essa trilha existe agendamento antecipado no ICMBio. Não deixe de agendar assim que chegar em Fernando de Noronha.

Depois da trilha do Atalaia, era hora de volta à Pousada, arrumar a bagagem e seguir para o aeroporto, pois a viagem estava chegando ao fim. Fomos com o nosso buggie alugado até o aeroporto, onde o entregamos. E assim terminaram os nossos dias em Noronha, já com vontade de voltar à essa ilha incrível.

Outros passeios para fazer em Noronha e dicas importantes |

  • Na hora de planejar o seu roteiro, não deixe de verificar a tábua da maré. Para conhecer as praias e as piscinas naturais é importante que seja no período de maré baixa. Durante os nosso dias na ilha, a maré baixa era sempre no período do início da manhã, o que acabava inviabilizando os passeios nas praias a partir do início da tarde.

  • Alugar buggie fez toda a diferença na programação do nosso roteiro. Na minha opinião, um investimento que vale a pena. 

  • O Ilha Tour pode ser interessante para quem vai passar poucos dias na ilha ou não deseja alugar buggie. No nosso caso, foi totalmente dispensável.
  • Infelizmente durante os nossos dias em Noronha estava previsto a chegada do maior swell em 20 anos, o que acabou prejudicando os passeios no mar. Eu adoraria ter feito o passeio de por do sol no mar, prancha submarina e passeio de barco para ver os golfinhos. Aliás dizem que essa é a única maneira de quase certeza de avistar golfinhos, pois ver os golfinhos a partir do Mirante dos Golfinhos, parece ser bem difícil.
  • Noronha não é um destino barato, mas também não é aquele absurdo que muita gente comenta. O blog Across the Universe escreveu um post ótimo: Quanto custa uma viagem para Fernando de Noronha
  • Não esqueça protetor solar e muito repelente!
  • Para entrar em Noronha e também visitar as praias que ficam dentro do Parque Nacional Marinho é necessário ter pago as taxas antecipadas. expliquei todos os detalhes no post de planejamento de viagem à Fernando de Noronha.
  • Quantos dias são necessários para conhecer Noronha? Na minha opinião pelo menos 3 noites/4 dias na ilha, pois dessa maneira você teria 2 dias inteiros em Fernando de Noronha e mais dois meio dias. Menos do que isso, você estará gastando muito dinheiro, para conhecer pouco. Achei o período de 5 noites/6 dias excelente para conhecer e poder curtir tudo o que a ilha oferece.

Baía do Sancho

➝ Veja valores e disponibilidade de hospedagem em Noronha para o período da sua viagem


Noronha é um sonho de destino e com certeza um dos destinos mais incríveis do mundo e com certeza do Brasil. Todo mundo deveria visitar Fernando de Noronha, pelo menos uma vez na vida. Nós voltaremos!

Outros posts sobre Fernando de Noronha:

Para ver mais fotos e dicas, nos acompanhe no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto e na #ViagensqueSonhamosEmNoronha

Reserve sua viagem__________________________________

🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

SalvarSalvarSalvarSalvar

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

16 respostas

  1. Adorei esse seu roteiro! Fernando de Noronha é um lugar que quero conhecer. Pelas fotos deu para notar que se divertiram muito e que a viagem foi dez!!!

  2. Fernando de Noronha deve ser realmente o paraíso na terra. Cada foto linda, Fran. Seu roteiro vai servir de inspiração se eu for para lá.

    1. Oiii,
      Espero que vocês possam realizar esse sonho em breve. Todo mundo deveria pelo menos uma cvez na vida, visitar Noronha!

  3. Muito bom, adorei o post! Iremos no final desse mês e já estávamos fazendo a programação sem nos atentar à tábua da maré! Valeu a dica.

    1. Oi Erika,
      É bem importante estar atendo a maré. Nos primeiros dias achei que conseguiríamos aproveitar praia na maré cheia, mas só depois de ver com os próprios olhos que era impossível, aprendi. O único lugar que é bom na maré cheia é para mergulhar no Sueste, mas fica quase sem areia.
      Aproveitem! Noronha é incrível!
      beijos

  4. Viagem incrível! Amei as fotos. Já me apaixonei pela Praia do Leão e fiquei aqui imaginando a alegria das crianças vendo as tartarugas! Maravilhoso!

    1. Juliano,
      Na trilha pode sim usar calçado. Porém não pode utilizar no mergulho, aliás é proibido encostar no solo. É preciso boiar o tempo todo.
      Levamos mochila com água e toalha. Não tem problema algum!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *