Search
Close this search box.

Colheita de uva, vinho e muita diversão na Vinícola Cainelli

A vindima é a época do ano onde é feito a colheita da uva. Mais do que uma época de muito trabalho, é também um período de agradecimento e comemoração pela produção do ano. Na região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a vindima acontece aproximadamente entre a metade do mês de janeiro e metade do mês de março, dependendo das condições climáticas e da safra produzida.

Há algum tempo, vinícolas da região estão oferecendo experiências especiais durante a vindima, e uma das vinícolas que tem se destacado no bem receber e na qualidade dos seus atrativos é a Vinícola Cainelli,  localizada em Tuiuti, em Bento Gonçalves.

Vindima na Cainelli |

A vindima na Cainelli é super concorrida. Nós estivemos na vinícola na metade do mês de fevereiro e já não havia mais disponibilidade em nenhuma data. Então se você planeja participar da programação da Vindima 2019, antecipe-se e faça a reserva – nesse link – o quanto antes. Agora deixa eu contar como foi a nossa experiência!

Estressadinha como sou, chegamos na Vinícola Cainelli antes do horário marcado. O que foi ótimo, pois tivemos tempo para conhecer o museu, que está localizado no piso superior do casarão adquirido pela família Cainelli em 1929.

Através do mobiliário, utensílios e elementos decorativos é possível conhecer um pouco mais sobre a vida dos imigrantes italianos na Serra Gaúcha, hábitos e costumes. Todo o percurso é autoguiado, com objetos identificados, para facilitar o entendimento.

Um pouco antes do início da atividade da vindima, o Nei que é uma figuraça, estava fazendo graça com seu pau de selfie da roça em frente ao tuc tuc. Nem preciso dizer que o Dodô amou, né? Foi só ele prometer que o guri poderia dirigir o tuc tuc no final do passeio, que os olhos do Dodô brilharam.

No horário marcado, a simpática família Cainelli contou um pouco da sua história, explicou como seria o passeio e convidou todos os visitantes para iniciar a caminhada em direção ao parreiral, munidos de chapéu de palha e cestas para a colheita que seria feita.

Após uma curta caminhada, chegamos ao parreiral e lá iniciou o trabalho “pesado”: colher as uvas que posteriormente seriam pisadas. Mas com um cenário daquele, acompanhado de música ao vivo, quem diz que é trabalho??

Depois de muitos cachos de uva colhidos, um aroma diferente começou a perfumar o parreiral. Era o cheirinho da polenta na chapa assando.Eu sou apaixonada por polenta e fico salivando só de lembrar daquela polenta brustolada quentinha. Esse aroma delicioso era o início do merendim, momento de descanso e de repor as energias gastas no trabalho pesado da colheita.

Sobre uma mesa comprida havia um resgate a culinária típica dos imigrantes italianos, com queijos, polenta brustolada, grostoli, pão sovado, salame, suco de uva e claro, muito vinho.

Enquanto uns ficavam ao redor da mesa, provando as delícias, outros ficaram descansando na sombra dos parreirais. Depois do lanche, e já com a colheita realizada, era hora de voltar à vinícola para fazer a pisa da uva, que em outros tempos daria origem ao vinho.

A volta para vinícola é feita de tuc tuc. O Nei que eu apresentei para vocês lá no início, é uma figura. É impossível ficar sem um sorriso no rosto ao lado dele, pois ele não perde o momento para fazer alguma graça. Imaginem o trajeto de volta à vinícola sendo o Nei, o motorista.  Comédia na certa!

Chegamos de volta a vinícola e lá o arsenal já estava todo montado para a pisa da uva. Música animada, vinho, e gente disposta a fazer o trabalho. Eu que adoro essa função, não iria perder a oportunidade de hidratar os pezinhos e beber vinho😜.

Dessa vez eu consegui levar o marido junto, que trabalhou direitinho. Já o Dodô achou as uvas amassadas muito nojentas e preferiu ficar só de fotógrafo, registrando os melhores momentos da atividade.

Lembram eu eu contei lá no início que o Nei havia prometido para o Dodô, que ele poderia dirigir o tuc tuc? Sabem como é criança, se for do interesse deles, não esquece jamais. E para a sorte da mãe aqui, o Nei também não esqueceu e convidou o guri para dar uma voltinha extra. Vejam pelas fotos se foi divertido ou não.

Nós já participamos de várias atividades de vindima na Serra Gaúcha, mas a vindima na Cainelli é sem sombra de dúvidas, a mais divertida delas. Sabe quando termina o dia e você se sente leve e relaxado? Foi assim que fomos embora da Cainelli, com o coração transbordando de alegria por ter participado de uma festa tão alegre, ao lado de pessoas com valores e princípios como os nossos, onde a família é o bem maior. Foi uma tarde inesquecível!! Obrigada Família Cainelli por nos receber de braços abertos!

Crianças são super bem vindas! Dodô se divertiu muito, colheu uva, correu no parreiral e adorou andar de tuc tuc. Só pulou a vez na hora da pisa da uva. Haviam várias crianças menores no grupo, e todo mundo se divertiu.

#Dica: Não esqueça o repelente e o protetor solar. Como a experiência acontece no verão, é bastante calor e costuma ter mosquitos.

Vinícola Cainelli nas outras estações |

A vindima é a atividade mais comentada da Vinícola Cainelli, mas a vinícola apresenta outros atrativos durante todo o ano, além é claro, de ótimos vinhos e espumante, que podem inclusive serem degustados no deck externo ao lado da vinícola. Veja algumas opções de atividades:

* Museu: O museu está aberto para visitação diariamente das 9h30min às 11h e das 13h30min às 17h. O custo de visitação em maio de 2018 é R$ 5,00.

* Museu com degustação dos produtos: Além de conhecer a história da vinícola e da imigração. italiana no museu, os visitantes tem a oportunidade de degustar os produtos da empresa. São 8 variedades diferentes disponíveis para essa experiencia sensorial: 3 vinhos de entrada, 1 aromático, 2 vinhos tradicionais e 2 espumantes. Crianças são bem vindas e podem degustar suco de uva. Diariamente das 9h30min às 11h e das 13h30min às 17h. O custo de visitação do museu com degustação em maio de 2018 é R$ 10,00. Duração aproximada de 1 hora.

* Passeio de tuc tuc: Os visitantes tem a oportunidade de conhecer lindas paisagens do vale do rio das Antas em um passeio de tuc tuc divertido. Diariamente das 9h30min às 11h e das 13h30min às 17h. Necessita agendamento antecipado. Duração 1h30min.

* Vinhateiro com a Cainelli: Oportunidade de fazer o seu próprio vinho em uma experiência que tem a duração de 8 meses a 3 anos (dependendo do tipo de vinho a ser produzido). A experiência inclui o acompanhamento desde o vinhedo até a embalagem final, incluindo o processo de colheita, desengace, barrica, corte, etc.

* Happy Hour na Cainelli: Os visitantes podem utilizar os lindos espaços da Cainelli para um happy hour ou piquenique. Você pode trazer seu lanche de casa, e utilizar os espaços da Cainelli, desde que consuma os produtos da vinícola (vinhos, espumante, suco de uva). Se desejar, a Cainelli pode preparar o merendim (como o que é servido durante a vindima), com música ao vivo. Mas nesse caso, é necessário agendar com antecedência.

​A Cainelli oferece também ao longo do ano outras atividades especiais, criadas de acordo como o momento.  Siga as redes sociais da vinícola para acompanhar datas e novas experiencias.

Vinícola Cainelli

Rodovia RS 470 – Km 202

Bento Gonçalves/RS

Whatsapp: 54 9 9642 6245
Site oficial: https://www.vinicolacainelli.com


Onde se hospedar em Bento Gonçalves |

São várias opções de hotéis, pousadas e apartamentos de temporada em Bento Gonçalves, como o luxuoso Spa do Vinho, o econômico Super 8, localizado na entrada do Vale dos Vinhedos, o kid’s friendly Villa Michelon e os centrais Laghetto Viverone e Dall Onder Grande Hotel.

➝ Veja as melhores opções de hospedagem em Bento Gonçalves

Para ler sobre a nossa experiência em hotéis próximos à Vinícola Cainelli veja os posts:

Onde se hospedar com crianças no Vale dos Vinhedos

Laghetto Viverone Bento, hospedagem central em Bento Gonçalves

Hotel Casacurta, charme e conforme na Capital Nacional do Espumante

Outros passeios e experiências entre Bento Gonçalves e Garibaldi:

Reserve sua viagem__________________________________

🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

Para salvar no Pinterest:

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

2 respostas

  1. Maravilha de Vinícola, de evento, de festa e de vinhos! A Vinícola Cainelli realmente sabe como receber o visitante. Muito bom seu post e que em 2019 a Vindima seja tão boa quanto esta que vocês estiveram por Bento Gonçalves. Saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *