Search
Close this search box.

Trem Maria Fumaça na Serra Gaúcha | Principais dúvidas sobre o passeio

Oito em cada dez turistas que visitam a Serra Gaúcha, sonham em fazer o passeio de trem Maria Fumaça, uma locomotiva  alemã da década de 50, que percorre aproximadamente 23 km entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Mais do que o trajeto em si, que não possui nenhum grande encanto, a grande atração do passeio é a experiência que acontece dentro do trem e nas estações. Shows, encenações, degustações de vinho, espumante, suco de uva, muita música e animação.

Eu já escrevi sobre a nossa experiência no Trem Maria Fumaça com todos detalhes do passeio com criança. Se você ainda não leu o relato, clique aqui para saber mais. Nesse post, vou comentar e explicar todos os detalhes das dúvidas sobre o passeio de trem, que mais recebo por email e no grupo Viajando para Gramado e Canela no Facebook. Se você tiver alguma dúvida diferente, deixe nos comentários, que terei o maior prazer em responder.

Se estiver pensando em visitar o destino, o Zarpo, clube de viagens online, possui ofertas exclusivas para a Serra Gaúcha. Acesse aqui e confira!

Quais são as opções de passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha?

Só existe um trem Maria Fumaça na Serra Gaúcha, mas existem duas opções diferentes de experiências para você realizar o passeio: a opção que chamamos “Por conta Própria” ou o “Passeio Completo”.

No passeio “Por Conta Própria”, como o nome já diz, você faz o seu passeio. Nesse caso você deve adquirir apenas o ticket para o trem e pode fazer as outras atrações que desejar, de acordo com suas preferências: vinícola, restaurante, etc.

No “Passeio Completo” você adquire um tour completo, saindo de Gramado ou Canela, já com transporte incluído e programação. Você não consegue escolher o que fazer. Algumas empresas chama de tour Uva & Vinho.

O trem parte de Gramado?

Não, o trem parte de Bento Gonçalves ou de Carlos Barbosa. Bento Gonçalves fica distante quase 2 horas de viagem a partir do centro de Gramado, então é preciso levar em consideração o tempo de deslocamento até a estação.

O trem faz sempre o mesmo percurso, porém em sentidos diferentes. Dependendo do horário escolhido, você pode embarcar em Bento Gonçalves ou em Carlos Barbosa. Mas o passeio é sempre o mesmo.

Para quem, o passeio “trem por conta própria”é indicado?

O trem por conta própria é indicado para quem irá alugar carro, famílias com crianças pequenas e pessoas que não gostam de depender de uma programação pré definida, que muitas vezes não é do agrado de todos. Também é indicado para famílias que desejam fazer o passeio de trem, mas não gostariam de passar entre 10h e 12h no passeio, que é a duração estimada do passeio completo.

Qual a melhor opção, pacote completo ou por conta própria?

Depende do seu gosto pessoal. Se você prefere não se preocupar com deslocamento, não ter que escolher qual vinícola irá visitar e onde comer, com certeza o passeio completo é a melhor opção.

Para quem deseja ter flexibilidade de roteiro, conhecer algum local específico ou até mesmo economizar no deslocamento (no caso de estar com carro alugado) o passeio por conta própria é mais indicado.

Lembre-se que em ambas opções, o passeio de trem é o mesmo. O que muda, é o fato de incluir ou não deslocamento até Bento Gonçalves e os passeios adicionais.

Qual o melhor passeio completo, saindo de Gramado ou Canela?

São muitas empresas que oferecem o tour Uva & Vinho, ou também chamado passeio completo de Maria Fumaça. A grande maioria das empresas oferece o passeio completo que inclui transporte a partir dos hotéis centrais de Gramado ou Canela, o passeio de trem, Epopéia Italiana, almoço, vinícola, loja de malhas e queijaria.

Um passeio muito bem recomendado, com ótimas avaliações e bom custo benefício é o Tour Uva & Vinho, que atualmente está custando a partir de R$ 249,00.

————————————————————————————

Reserve passeio – Cupom de desconto: Viagens que Sonhamos

 Whats app – clique aqui 

————————————————————————————


Quais os horários do trem? 

Normalmente o passeio de trem acontece nas quartas, sextas, sábados e domingos, às 9h, 11h, 14h e 16h, com algumas variações ao longo dos meses e saídas diárias em alta temporada.

Como é o passeio do trem? Qual sua duração? Seu roteiro?

O passeio de trem tem duração a aproximada de 2 horas e como eu contei lá no início, o grande destaque não é paisagem e sim, as atrações que acontecem durante o trajeto, dentro do trem e nas estações.

O roteiro é sempre o mesmo, mas acontece em dois sentidos, ida ou volta. O trajeto de ida tem saída de Bento Gonçalves com destino final em Carlos Barbosa, o trajeto de volta, parte de Carlos Barbosa com destino à Bento Gonçalves. Ambos tem uma parada na estação de Garibaldi, onde acontece um show de música acompanhado de degustação de espumantes e suco de uva. É na estação de Garibaldi que os passageiros tem a oportunidade de fotografar com o trem.

Se eu escolher fazer o passeio por conta própria, o que mais posso conhecer no mesmo dia?

Bento Gonçalves e Garibaldi oferecem muitos programas interessantes e deliciosos. A gastronomia típica italiana é um dos grandes destaques da região e na minha opinião, todos os roteiros por Bento e Garibaldi deveriam incluir uma parada estratégica para almoço.

Onde comer em Bento Gonçalves & Garibaldi

Outro passeio que não pode ficar de fora dos roteiros são as vinícolas. E nesse quesito há opções para todos os gostos, como a Rota das Cantinas Históricas, o Vale dos Vinhedos ou Caminhos de Pedra. Quem viaja com criança, pode incluir no seu roteiro uma visita ao Parque das Ovelhas no Caminhos de Pedra, onde acontecem várias atividades, incluindo dar mamadeira aos filhotes. E para quem deseja experiências inesquecíveis, sugiro o tour Vinho & Paisagem e Edredom nos Parreirais da Vinícola Cristofoli e Geisse Experience na Cave Geisse.

Posso comprar o ticket na Estação de trem? 

Não. Como o passeio é muito concorrido, as vagas esgotam com muita facilidade e dificilmente sobram tickets para serem colocados à venda na estação de trem.

Em períodos de alta temporada, os tickets esgotam com meses de antecedência, principalmente nos finais de semana e horários mais concorridos.

➝ Reserve hotel em Gramado com o melhor preço


O que está incluído no ticket do trem Maria Fumaça?

O ticket por conta própria inclui o ingresso para o trem, transporte do sentido contrário ao trem e a Epopéia Italiana, atração que conta a história da imigração italiana no Brasil, que fica ao lado da estação de trem em Bento Gonçalves. A Epopéia Italiana tem duração aproximada de 30 minutos.

Epopéia Italiana

Onde posso comprar os tickets para o trem Maria Fumaça?

O blog não vende ingressos, mas eu posso ajudar você a escolher o melhor passeio para o seu perfil de viagem e te indicar as melhores opções. A venda de tickets para o trem por conta própria é totalmente personalizada e os valores do trem são tabelados, de acordo com a época do ano.  Para mais informações e solicitação de reservas, entre em contato através do whats app – clique nesse link e mencione o cupom Viagens que Sonhamos para receber 5% desconto extra nos passeios.



Você também pode adquirir o ticket para o trem através desse link que permite pagamento parcelado com cartão de crédito. Para a compra de passeios completos saindo de Gramado ou Canela, você pode adquirir online, com pagamento parcelado no cartão de crédito, através do link Tour Uva & Vinho, que é o passeio que eu realmente acho que vale a pena. 

Qual a política de desconto para criança e idoso?

Crianças até 5 anos não pagam ticket, se não utilizarem assento. No caso do passeio completo, a política varia de empresa para empresa. Algumas empresas oferecem desconto para crianças até 10 anos, mas a maioria não oferece desconto para idoso.

Se eu comprar o ticket por conta própria e o trem faz só um sentido, onde deixarei o carro alugado?

Para quem compra o ticket por conta própria, o passeio sempre inicia em Bento Gonçalves e é na estação de Bento que você deve deixar seu carro estacionado, independente do sentido que fará o passeio de trem. O estacionamento é amplo e gratuito.

Se no seu horário, o trem for de ida, você embarcará no trem em Bento Gonçalves e quando chegar

em Carlos Barbosa, um ônibus da empresa que opera o trem estará aguardando os passageiros para retornar à estação de Bento Gonçalves.Se o seu trajeto for no sentido Carlos Barbosa – Bento, você também deverá se apresentar na estação de Bento Gonçalves, onde um ônibus estará aguardando os passageiros para levá-los até o ponto de embarque do trem, na estação de Carlos Barbosa.

Parece confuso, mas funciona muito bem. Todas informações de horários são informadas no voucher do passeio.

Principais dúvidas sobre o passeio de Maria Fumaça | Não esqueça:

  • O passeio não acontece em Gramado e sim em Bento Gonçalves/Carlos Barbosa, distante aproximadamente 1h30 – 2 horas de Gramado.
  • O passeio dura aproximadamente duas horas e envolve uma parada rápida em Garibaldi no meio do trajeto. Se fizer o passeio por conta própria, reserve pelo menos 3 horas, que será o tempo gasto entre trem, Epopéia e deslocamentos.
  • Se você for até Bento com carro alugado ou transfer privativo, poderá fazer tudo no seu tempo e conjugar o passeio com outras atrações como vinícolas, restaurantes etc
  • A maioria das empresas oferece um tour de um dia inteiro saindo de Gramado, e os locais de parada variam de empresa para empresa, mas a sistemática é sempre a mesma.
  • Os ingressos para o trem esgotam com muita antecedência, por isso compre o quanto antes.
  • E a melhor dica que eu poderia dar: se ainda não está com o roteiro fechado, durma pelo menos uma noite em Bento Gonçalves. tenho certeza que não irá se arrepender. Além e aproveitar um pouco das atrações que a cidade oferece, você evita de ficar tanto tempo na estrada. Minha sugestão seria, vir do aeroporto direto para Bento, dormir pelo menos uma noite na cidade e depois seguir para Gramado.
Salve essa imagem no Pinterest 

Outros passeios e experiências entre Bento Gonçalves e Garibaldi:

Reserve sua viagem__________________________________

🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

6 respostas

  1. Boa tarde, muito bom suas informações. Pode me ajudar com uma dúvida?
    Eu consigo fazer o Caminho da Pedra no mesmo dia que a Maria fumaça? Se sim, qual séria o roteiro? Eu pretendo alugar um carro pois também quero ir em um dia no Cânion do Itaimbezinho.

    Obrigado

    1. Oi Thiago,
      Se você estiverem de carro em Bento, conseguem sim fazer parte do Caminhos de Pedra no mesmo dia. Eu recomendaria chegar no Caminhos de Pedra bem cedo pela manhã, escolher alguns locais para visitar e almoçar por lá.
      Fazendo o trem das 16h30, teriam que se apresentar na Estação pelas 13h30. Claro, isso tudo, funcionava dessa maneira, antes da pandemia. Agora os horários estão reduzidos. Se sua viagem for próxima, fique atento as restrições importas pelas bandeiras.

      Nesse link tem um roteiro pelo caminhos de Pedra: https://www.viagensquesonhamos.com.br/2015/08/caminhos-de-pedra-roteiro-de-um-dia-em.html

      Espero ter ajudado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *