Search
Close this search box.

Ursos e o lago mais famoso das Montanhas Rochosas Canadenses

Acordamos no nosso sexto dia pelas Montanhas Rochosas Canadenses, decididos a encontrar ursos. Já estávamos a quase uma semana na região e o máximo que tínhamos visto, era um urso, mas de bem longe. O nosso sonho era ver um urso de pertinho, claro que em segurança, de preferência de dentro do carro.

Lake Louise, um dos ícones das Montanhas Rochosas no Canadá

➞ Costa Oeste Canadense de Motorhome: do planejamento a realização de um sonho

Já estávamos cansados de tantos avisos para termos cuidado com nossas coisas, não deixarmos nada de alimentos fora do carro, para que nenhum urso se aproximasse, que eu já estava quase achando que esse papo era balela e excesso de marketing. No dia anterior, decidimos que o próximo dia seria literalmente de caça aos ursos.

Acordamos às 6h, fechamos a “casinha”, entramos no carro e seguimos em direção à Maligne Road, lugar que nos falaram que era bem comum avistar ursos. Depois de muito andar, vimos dois carros parados na estrada e adivinhem? Um urso preto em cima de uma árvore! Sim, finalmente vimos nosso primeiro urso de pertinho.

Urso em uma árvore em Jasper

Ficamos um bom tempo apreciando a movimentação do urso, para ver se ele desceria da árvore, mas que nada. Devia estar tão bom lá em cima, que não tivemos essa sorte. Mas nos demos por satisfeitos! Saldo de um urso pardo (aquele que vimos na estrada bem de longe – viva o binóculo!) e um urso preto se alimentando no topo de uma arvore. Seguimos o nosso roteiro que seria voltar à Lake Louise, passando novamente pela Icefields Parkway. E foi então, em um horário pouco habitual para ver ursos, que a aventura de fato começou.

A Icefields Parkway, não é a toa, considerada a estrada mais bonita do mundo. Em cada curva percorrida o deslumbre aumenta. Pois bem, lá estávamos nós, bem felizes indo em direção à Lake Louise, quando vimos dois carros parados a nossa frente. Adivinhem? Um urso pardo atravessando a estrada, bem na nossa frente. Do jeitinho que tanto queríamos ver. Esperamos ele atravessar a rua, ficamos esperando ele entrar na mata e seguimos viagem.

Poucos quilômetros mais a frente, um outro carro parou. E? Outro urso pardo, na beira da estrada. Dessa vez, caminhando despretensioso, como se estivesse acompanhando os carros. E graças a Deus, a gente, bem seguro, assistindo tudo de camarote.

Nessa altura do campeonato, já tínhamos nos dado por satisfeito. Mais que dobramos a meta do dia. Agora seria só curtir as lindas paisagens do Lake Louise. Mas como sempre, surpresas podem acontecer pelo caminho.

➞ Reserve seu hotel nas Montanhas Rochosas Canadá

Chegamos em Lake Louise em torno das 14h, e como imaginamos o estacionamento para carros grandes (no caso campers e motorhomes) estava lotado. Ficamos chateados pois queríamos muito voltar ao Lake Louise, mas não queríamos deixar o carro no outro estacionamento que fica afastado. Enfim, não tinha o que fazer. No momento que fizemos a curva….tcharam…uma ursa parda gigante, atravessa na frente do nosso carro, e levanta (lembra daquelas imagens de ursos em filmes? Foi bem assim) assustada em frente ao nosso para brisa, acompanhada de três pequenos e fofos filhotes. O choque e a surpresa foi tanta, que não deu tempo de fotografar, filmar e nem respirar. Levamos um baita susto. Mas tudo bem, estávamos seguros, dentro do carro. Aparentemente só nós vimos a cena, pois não havia ninguém por perto.

Seguimos com o carro para o estacionamento mais próximo, que fica a uns 15 minutos de caminhada do lago. Estacionamos e perguntei para o guarda local se poderíamos seguir caminhando pela estrada até o lago, porque afinal estávamos no Canadá e regras são regras. Ele prontamente respondeu que deveríamos seguir não pela estrada e sim pela trilha que margeia a estrada. Eu levemente assustada com a possibilidade de encontrar ursos pelo caminho, contei que havíamos dado de cara com uma ursa no estacionamento. O guarda na hora, pegou o rádio e colocou todos os guardas da região em alerta, mas disse que podíamos seguir em segurança pela trilha. Meio que com o ratinho entre as pernas, atravessamos a rua e fomos em direção a trilha. No que a gente tinha recém caminhado uns 2 ou 3 minutos, aparece uma família em prantos, mandando a gente voltar, que tinham visto a ursa e ela estava em direção a mesma trilha. Nessa altura do campeonato eu já estava literalmente apavorada, para não falar outra coisa. Saímos da trilha correndo e avisei novamente o guarda, que nesse momento, mandou a gente a gente seguir pela estrada mesmo e fechou a trilha. Bom, foi questão de uns 2 minutos, para a gente ver a ursa e os filhotes seguindo na trilha que nós deveríamos estar caminhando. Foi apavorante. Como antes, a ursa parecia estar bem nervosa. Nós na estrada, a pé, a poucos metros da trilha, o trânsito parado para ver os ursos e os guardas correndo para manter todos a salvo.

Não quis ficar ali parada assistindo a ursa e quem sabe, correndo perigo e décimos continuar nossa caminhada que graças a Deus era no sentido contrário aos ursos, que estavam indo em direção à Lake Louise Village e nós, em direção ao lago. Nesse percurso ainda conseguimos avisar alguns turistas distraídos que devem ter entrado na trilha antes dos guardas a fecharem. Como disse o Dodô, salvamos vidas. Quando chegamos no lago, lá no início da trilha, haviam 3 guardas, com spray de pimenta postos, proibindo quem quisesse seguir pelo percurso.

Graças a Deus foi só um susto. Depois de termos vistos 3 ursos pela manhã, mais 4 ursos em Lake Louise, estávamos completamente satisfeitos com a missão do dia. Mal sabia a gente, que teria mais um urso no nosso currículo, dessa vez, um urso preto nas margens da Trans Canadá. Esse, no lado de dentro da cerca que mantém a Trans Canadá livre de animais.

Saldo da viagem: 9 ursos no currículo!

Aprendizado: nunca duvide dos guias de viagem e das orientações de segurança recebidas. Não consigo nem imaginar o que teria acontecido caso tivéssemos ficado cara a cara, a pé, com a ursa.

Sorriso de quem quase morreu de susto após dar de cara com ursos

Lake Louise | Dicas práticas para conhecer o lago mais famoso das Montanhas Rochosas no Canadá:

O Lake Louise é sem dúvida uma das paisagens mais fotografadas das Montanhas Rochosas Canadenses.  O lago possui uma cor inexplicavelmente linda, que até agora eu não consigo definir o tom exato, entre verde e azul, pinheiros, montanhas cobertas de neve e uma geleira, a Victoria Glacier. A sua tonalidade é consequência dos sedimentos glaciais que estão nas suas águas.

* Se você sempre sonhou em conhecer o Lake Louise assim como aparecem nas fotos acima, saiba que isso só é possível durante os meses de verão, pois na maior parte do ano, o lago fica congelado. A época mais indicada é durante meados de junho à meados de outubro.

Eu mesma estava super ansiosa acompanhado o descongelamento do lago dia a dia pela webcam, pois estivemos na região na primeira semana de junho, que é praticamente uma loteria. E graças a Deus, tivemos muita sorte. O lago descongelou no final de semana do dia 26 de maio, e foi muito rápido, se considerarmos que quatro dias antes, estava completamente coberto de gelo.

* Se for visitar Lake Louise nos meses de julho e agosto, reserve hotel com muita antecedência, pois são poucas opções e tudo lota. O hotel mais concorrido é o Fairmont Chateau Lake Louise, que fica em frente ao lago. Se você procura opções mais econômicas, veja os Lake Louise Inn e Mountaineer Lodge.

Veja outras opção de hospedagem em Lake Louise

* Se estiver viajando de motorhome como foi o nosso caso, recomendamos ficar no Lake Louise Campground, um camping do Parks Canadá, muito bem localizado e com toda estrutura padrão dos parques canadenses. Nós não fizemos reserva antecipada, mas chegamos no local em torno das 13h, e garantimos a nossa vaga. Lembre-se que você pode entrar e sair do camping quantas vezes quiser, então se estiver viajando sem reserva antecipada, procure chegar sempre em torno das 13h, que é o horário que inicia o check in.

* Se estiver sem carro alugado mas deseja conhecer Lake Louise, há opção de transporte público a partir de Banff, custando $10 dólares canadenses ida e volta em junho de 2018.

* Como eu contei acima, o estacionamento principal, que fica quase em frente ao lago, lota com frequência, principalmente para carros grandes, como motorhomes. Se desejar estacionar próximo ao lago chegue muito cedo ou bem tarde (nos materiais de divulgação eles recomendam chegar antes das 8h da manhã ou após às 19h da noite).

Não é possível estacionar ao longo da rodovia. Há uma opção de estacionamento adicional, porém ainda menor, há aproximadamente 15 minutos de caminhada do lago. Para quem deseja mais conforto, há opção de estacionamento mais afastado na Trans Canada, mas que oferecem transporte gratuito até o lago, durante os meses de verão.

* Se você sonha em remar no Lake Louise, prepare o bolso. 30 minutos de aluguel de canoa custam $ 105 dólares canadenses. Já 1 hora, custa só um pouquinho a mais, $115 dólares canadenses. As canoas podem ser alugadas na margem do lago.

* Em Lake Louise Village há postos de gasolina, Visitar Center com wifi de qualidade e gratuita, restaurantes, algumas poucas lojas e mercado de conveniência. Tudo é um pouco mais caro que em Banff e Jasper.

* O Lake Louise é maravilho, mas na minha opinião o Lake Moraine é ainda mais lindo e a estrada que leva até ele, margeando o Valley of the Ten Peaks é daqueles lugares de tirar o fôlego. A Moraine Lake Road só abre durante os meses de verão, e também costuma fechar de acordo com a lotação máxima do lago. São 11 km até o Moraine Lake, entre montanhas, vales, pinheiros e neve. No início de junho, a estrada estava ainda com muita neve, sendo que havia sido aberta apenas uma semana antes da data da nossa visita.

* Subir ao topo do Mount Whitehorn através do bondinho do Lake Louise Ski Resort, oferece a oportunidade de ver o lago de cima e quem sabe ver ursos Grizzly. Nós adoramos o passeio, e a vista do Lake Louise lá de cima, mas infelizmente não vimos nenhum urso durante o passeio.

* Lembre-se sempre de não deixar nenhum alimento ou lixo ao natural. Há lixeiras anti ursos em todos os lugares. para abri-lá é necessário apertar um botão que está dentro da alça de abertura, evitando assim ue os animais consigam abri-las.

Para ver mais fotos, dicas e vídeos desse roteiro incrível que fizemos pelo Canadá, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNoCanada e nos vídeos salvos nos destaques.

Esse foi só o primeiro post pós viagem mas ainda tem muita história para contar!! Se você ainda não leu veja todos os detalhes do planejamento da viagem, no link abaixo:

➞ Costa Oeste Canadense de Motorhome: do planejamento a realização de um sonho

Para salvar no Pinterest:

Reserve sua viagem__________________________________

🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

6 respostas

  1. Fiquei animada, agora: 9 ursos, que legal! bem mais do que vimos quando fomos. Fran, vcs alugaram ou compraram spray anti-ursos? Pergunto porque se a gente pensa em fazer a trilha Beehive, justamente em Lake Louise, deve ser bom, né?

    1. Não compramos!! Mas confesso que eu queria comprar!
      Marido "que acha que tem corpo fechado" que não deixou kkkkkk

      Por sorte não foi preciso!!!

  2. Olá, Fran, tudo bem?

    Assustada com seu relato sobre os ursos… Que medo!!! Estou indo com meu marido no próximo julho. Todo cuidado é pouco. Com certeza vou levar o spray anti-urso, rs.

    Muitas dicas boas por aqui. Obrigada!

    Abraços.
    Rosária

    1. Olá Rosária,
      É mais tranquilo do que parece rsrsrsrrs
      Pode ter certeza!!!

      Essa região é incrível!! Quero muito repetir!!! Lindo demais!!
      Depois conte como foi a viagem, ok?? Divirtam se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *