Search
Close this search box.

Roteiro no Uruguai com sugestões de passeios, hospedagem e dicas práticas para viajar de carro pelo país

O Uruguai está praticamente do lado de casa e muitas vezes a gente nem considera esse pequeno país, como possibilidade para os nossos roteiros de viagem. A verdade é que um roteiro no Uruguai oferece muitos atrativos e uma possibilidade de estilos diferentes de viagem.

Nós voltamos ao Uruguai depois de muito tempo, dessa vez para conhecer um local que fazia tempo que estava na nossa lista de desejos. Carmelo, uma pitoresca cidade localizada a quase 3 horas de viagem de carro a partir de Montevideo ou a 1 hora de carro de Colonia Del Sacramento, outro grande destaque do país.

Aproveitamos que as estradas do país são excelentes para fazer um roteiro no Uruguai de carro. Afinal moramos no Rio Grande do Sul, e considerando o tempo de deslocamento e espera em aeroporto, vale mais a pena viajar ao Uruguai de carro. Fora o custo, pois as passagens de avião estão com o preço pela hora da morte e muitas vezes é preciso ir até São Paulo, para finalmente embarcar para Montevideo.

roteiro no Uruguai

Enfim, como se precisasse de desculpa, aproveitamos a oportunidade para percorrer um roteiro no Uruguai de seis dias, passando por cinco cidades uruguaias, que não podem ficar de fora de nenhuma road trip pelo país.

Roteiro no Uruguai

Dia 1Chuí -Punta Del Este

Hospedagem Hotel Sea View: O dia começou cedo, pois havia muita estrada pela frente. Almoçamos no Chui, onde aproveitamos para fazer algumas compras nos free shops e seguimos viagem até Punta Del Este, que foi nossa primeira parada do roteiro no Uruguai.  Chegamos lá no final da tarde e só foi possível passear de carro pela Barra. Fizemos check in no Hotel Sea View, e fomos “tentar a sorte”no Cassino do Conrad, que agora se chama Enjoy Punta Del Este. Jantamos no restaurante do Conrad, mas não recomendo. Achei caro, pelo cardápio e pelo ambiente do restaurante. Já foi muito melhor.

roteiro no Uruguai

Dia 2Punta Del Este – Montevideo

Hospedagem Hotel Hyatt Centric Montevideo: Depois do ótimo café da manhã no Hotel Sea View, fomos caminhar pela praia. Fomos até a escultura La Mano, um dos símbolos de Punta Del Este, caminhamos pelo porto e pela Calle Gorlero, região de comércio na península.

roteiro no Uruguai

roteiro no Uruguai

Depois pegamos o carro e fomos até Punta Ballena, ver Punta Del Este de outro ângulo e visitar outro ícone de Punta, a Casa Pueblo.

roteiro no Uruguai

De Punta até Montevideo são quase 2 horas de viagem. Chegamos em Montevideo, segunda cidade do roteiro no Uruguai, e fomos direto para o bairro de Carrasco, um bairro residencial muito charmoso, onde fica o Hotel Sofitel, que é uma atração turística na região.

roteiro no Uruguai

Almoçamos no Garcia, onde comemos uma das melhores carnes da viagem, acompanhados de sangria, em uma mesa no sol. Tem coisa melhor?

roteiro no Uruguai

Depois seguimos de carro pela rambla, margeando o rio de La Plata. Fizemos check in no Hotel Hyatt Centric que fica em frente ao letreiro de Montevideo e fomos para a rambla curtir o final de tarde em frente a praia de Pocitos.

roteiro no Uruguai

roteiro no Uruguai

O jantar foi no restaurante Plantado do Hyatt Centric.

Dia 3Carmelo

Hospedagem Hotel Carmelo Resort & Spa: Depois do maravilhoso café da manhã do Hyatt Centric, fizemos check out e seguimos em direção à Carmelo. Chegamos no hotel e ficamos tão encantados com a beleza do local, que ficamos só no hotel curtindo.

roteiro no Uruguai

roteiro no Uruguai

Depois do almoço na área da piscina, da caminhada pelos parreirais, o por do sol foi na sala de yoga. Eu até que tentei fazer, mas o espetáculo do lado de fora estava tão lindo, que preferi ficar apreciando  o sol se por.

roteiro no Uruguai

Jantamos no restaurante do hotel Carmelo Resort & Spa.

roteiro no Uruguai

Dia 4 Carmelo

Hospedagem Hotel Carmelo Resort & Spa: Depois do café da manhã espetacular, fomos até o centro de equitaçao do hotel para uma cavalgada em grupo pelo bosque e praia em Carmelo.

roteiro no Uruguai

Depois pegamos as bicicletas que são disponíveis para uso dos hóspedes e fomos pedalando até Puerto Camacho, onde almoçamos empanadas e pizza com vista para o rio de La Plata.

Voltamos ao hotel para descansar e o final da tarde foi em um passeio de barco organizado pelo hotel, no rio de la Plata. Simplesmente sensacional. Foi o por do sol mais lindo que já vi na vida.

O jantar foi na Vinícola Narbona, e também fizemos uma degustação de três tipos de vinhos diferentes harmonizados com queijos. Gostamos muita da degustação (amei o vinho rosé e o queijo parmesão) mas queria muito ter conhecido a Narbona durante o dia. Os lugares são lindos. Terei que voltar, com certeza.

Dia 5Colonia – Montevideo

Hospedagem Hotel Hyatt Centric Montevideo: O dia começou cedo em direção à Colônia Del Sacramento. Chegando lá, fizemos um roteiro caminhando pelo centro histórico, na área amuralhada. Foi pouco tempo, mas tempo suficiente para querer voltar e na próxima vez ficar hospedados pelo menos uma noite dentro do Centro Histórico. Adorei os restaurantes e cafés.

Mas era preciso seguir viagem para Montevideo, pois tínhamos ainda muitas coisa para ver no nosso roteiro no Uruguai.  Fomos almoçar uma típica parrilla uruguaia no Mercado Del Porto, acompanhada de refringente de pomelo. Nada mais uruguaio do que isso!

Depois seguimos um roteiro preparado pela guia da agência Buemes DMC que nos levou nos pontos mais emblemáticos da capital uruguaia, nos contando fatos importantes da sua história e cultura.

E para finalizar o roteiro por Montevideo com chave de ouro, terminamos o dia na Plaza De la Armada, assistindo ao por do sol.

O jantar foi no Francis Restaurante, onde comi o melhor gnocchi da minha vida.

Dia 6Montevideo – Rivera

Hospedagem Hotel Frontier: Após check out no Hotel Hyatt Centric, nos despedimos de Montevideo e seguimos em direção à vinícola Bouza, uma charmosa “bodega”que fica próximo à capital uruguaia.

A vinícola é linda e além de degustação e visitas guiadas oferece também restaurante.

Depois de conhecer a Bouza pegamos a estrada em direção Rivera, cidade uruguaia que faz fronteira com o Brasil. Após horas de estrada, chegamos em Rivera e fomos direto para os free shops da calle Sarandi, comprar vinhos e outros tipos de bebidas. Na calle Agraciada compramos queijos, doce de leites, alfajores e outros produtos uruguaios. Jantamos na Parrillada Lo de Beto, mas não gostamos muito.

E assim terminaram nossos dias no Uruguai. No dia seguinte acordamos cedo e seguimos viagem de volta para casa.

Onde se hospedar no Uruguai

Punta Del Este

Hotel Sea View: O Hotel Sea View está localizado na península de Punta del Este a poucos metros da praia e da escultura La Mano. A localização é excelente para bater perna pelo porto, região central e praia. O hotel tem quartos novos, com decoração moderna e bem confortável. O banheiro é amplo com chuveiro maravilhoso. Em baixa temporada é bem tranquilo para estacionar na rua.

O café da manhã é ótimo, com todas delícias uruguaias que amamos como dulce de leche e medialunas. E melhor de tudo é a tarifa excelente. Em baixa temporada pagamos menos que $60, reservando pelo Booking. Um verdadeiro achado em Punta!

➞ Reserve aqui o Hotel Sea View com a melhor tarifa

Montevideo

Hotel Hyatt Centric Montevideo: O Hotel Hyatt Centric de Montevideo é com certeza a melhor opção de hospedagem na cidade. Lindo, cheio de charme, com serviço impecável, localização excelente e a vista mais linda de Montevideo. Nós ficamos hospedados em um quarto com vista para o rio e simplesmente ficamos apaixonados pelo conforto, design moderno e a vista maravilhosa. Até agora lembro do cheiro da roupa de cama.

Todo o hotel é um charme e eu ainda vou escrever um post contando todos os detalhes sobre ele. Onde hoje está localizado o Hyatt Centric Montevideo, antes havia uma ampla residência e todo o projeto arquitetônico do hotel, faz referências à antiga casa.

Projeto executado com muito bom gosto. O restaurante Plantado é uma delícia, o café da manhã é maravilhoso e a Deli, vende os melhores medialunas e alfajores da cidade.

➞ Reserve aqui o Hotel Hyatt Centric com a melhor tarifa

Carmelo

Hotel Carmelo Resort & Spa: Assim como conhecer Carmelo, se hospedar no Carmelo Resort & Spa era um sonho de consumo. Sem dúvida, o melhor hotel de Carmelo, se não de todo o Uruguai, o Carmelo Resort & Spa é uma experiência inesquecível. Um hotel com custo maior de hospedagem, mas que entrega muito mais do que o valor da diária.  Além da localização maravilhosa na margens do rio de La Plata e experiências únicas exclusivas aos hóspedes, o conforto é um quesito unânime na estrutura do hotel.

Os quartos são amplos, lindos e tão confortáveis que é difícil querer sair. Nós ficamos hospedados em um apartamento duplex maravilhoso. Só tenho elogios ao Carmelo Resort & Spa e isso que eu nem mencionei a gastronomia e os vinhos. Mas isso será assunto para um outro post, onde falarei só do hotel.

➞ Reserve aqui o Hotel Carmelo Resort & Spa com a melhor tarifa

Colonia De Sacramento

Charco Hotel: Infelizmente nós não ficamos hospedados em Colonia, pois para isso precisaria mais um dia no nosso roteiro. Mas só de passear pela cidade antiga, eu já me apaixonei pelo Charco Hotel, que parece ser o hotel mais charmoso e bem localizado de Colonia, com vista para o rio de La Plata, e poucos metros de distância da calle de Los Suspiros.

➞ Reserve aqui o Charco Hotel com a melhor tarifa

Rivera

Hotel Frontier: Outra descoberta do roteiro, o Hotel Frontier é novíssimo e bem localizado para quem deseja fazer compras nos free shops de Rivera. A tarifa do hotel é excelente, frente ao conforto e estrutura oferecida. Quarto amplo, com decoração moderna e muito conforto. O único fator que não gostei foi o box do banheiro ter cortina e não box em vidro. Mas o banheiro era amplo e o chuveiro excelente (daqueles que não da vontade de sair debaixo da água).

O hotel possui estacionamento e ainda oferece vários cupons de descontos exclusivos para hóspedes para usar nas lojas. Deixamos o carro no estacionamento e fomos aos free shops caminhando. Os restaurantes também ficam próximos. A nossa reserva no Booking foi de última hora e a tarifa foi excelente, melhor do que se tivesse reservado com antecedência.

➞ Reserve aqui o Hotel Frontier com a melhor tarifa

Documentos, moeda e dicas práticas para um roteiro no Uruguai

  • Brasileiros podem entrar no Uruguai contendo documento de identidade em bom estado e com no máximo 10 anos. Carteiras profissionais e habilitação de motorista não são aceitos na imigração. Eu continuo achando mais fácil viajar de passaporte e foi assim que entramos no Uruguai.
  • Quem chega por via aérea faz a imigração no aeroporto, como de costume. Quem entra e sai no país por via terrestre, precisa se identificar nos postos de fronteira para imigração, que muitas vezes não são muito bem identificados. Fique atento! É preciso descer do carro e apresentar os documentos. Tanto na entrada do Uruguai quanto na saída, o processo foi simples e rápido sem perguntas.
  • Para viajar de carro pelo Uruguai é preciso apresentar a Carta Verde na imigração. A Carta Verde é um seguro obrigatório que cobre danos causados a terceiros. Nós pagamos R$ 120,00 para emissão da Carta Verde em junho de 2018 que foi providenciada pelo nosso corretor. Existem algumas regras para emissão da Carta Verde, como o requerente ser o proprietário do veículo, veículo estar pago, entre outras. Entre em contato com a sua seguradora para maiores informações. No momento da imigração, é preciso também apresentar a Carta Verde.

  • A gasolina no Uruguai é mais cara que no Brasil (em junho de 2018, a diferença era de R$1,00/litro). Então programe-se para abastecer em solo brasileiro antes de entrar no Uruguai.
  • Há vários pedágios nas estradas do Uruguai, e no geral as estradas estão em excelentes condições. Os pedágios custam 95 pesos uruguaios. Entre Punta Del Este e Montevideo são 2 pedágios e entre Montevideo e Colonia Del Sacramento, mais 2.
  • A moeda oficial do país é o peso uruguaio, porém hospedagem (hotel e imóveis) e carros são vendidos em dólares americanos. Nas cidades turísticas o dólar é bem aceito, porém na maioria das vezes o câmbio não é favorável. É recomendado trocar um pouco de dólares ou mesmo reais por pesos uruguaios.
  • Turistas não pagam imposto em hospedagem e em restaurantes, parte do imposto é devolvido se a conta for paga com cartão de crédito. O bônus já foi melhor em outras épocas, mas ainda compensa, mesmo descontando o valor de IOF que nós brasileiros pagamos. Então, não esqueça de pagar restaurantes com cartão de crédito.
  • Vimos muitas promoções e descontos adicionais para usuários dos cartões Santander, na faixa de 15%.
  • Se você gostou desse Roteiro pelo Uruguai, veja também essa ótima dica do Mochilão Barato para conhecer Santiago do Chile.

Veja mais posts com dicas do Uruguai

Para ver mais fotos e dicas, acompanhe o nosso perfil no Instagram@Fran_Angoletto – ou através da #ViagensQueSonhamosNoUruguai

Para salvar no Pinterest:

* Estivemos no Uruguai à convite dos hotéis Hyatt Centric Montevideo e Carmelo Resort & Spa by Hyatt.

SalvarSalvar

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *