Search
Close this search box.

Jasper – Relato de viagem | O que ver e fazer na cidade

Sabe  quando a gente não espera muito de um destino e se surpreende? Foi assim com Jasper, que eu sempre via como um destino secundário das Montanhas Rochosas Canadenses. Agora que voltamos, posso falar: nem pense em não conhecer essa cidade/parque tão linda e “cheia”de natureza. Amamos!

Enquanto Banff é aquela cidade fofa que parece cenário de filme, Jasper tem um rusticidade natural. Não é a toa que foi em Jasper que vimos 5 ursos, muitos alces e paisagens deslumbrantes. Enquanto as atrações de Banff estavam quase sempre cheias de visitantes, em Jasper, tudo é mais tranquilo.

A cidade de Jasper fica dentro da área do Jasper National Park, parque nacional canadense inaugurado em 1907. Passamos duas noites na cidade, e dois dias inteiros conhecendo suas belezas.

Se tiver a oportunidade de incluir Jasper em seu roteiro pelas Montanhas Rochosas Canadenses, não pense duas vezes. Existem várias maneiras de você chegar em Jasper. Nós chegamos vindos de Calgary, pela Icefields Parkway, após passar por Banff  e Lake Louise. Se você tiver tempo disponível para uma semana de roteiro, recomendo fortemente que você faça isso. Outra possibilidade é você chegar em Jasper, vindo de Vancouver, em uma roadtrip de motorhome, carro ou de trem.  Essa era a nossa ideia inicial, mas infelizmente não conseguimos motorhome disponível para a nossa data em Vancouver e o trem ficou inviável pela questão que queríamos continuar a viagem de motorhome. Uma outra possibilidade é chegar em Jasper, pela cidade de Edmonton, que é o aeroporto mais próximo. Bom, mas chega de papo, que agora eu quero contar, como foram os nossos dias em Jasper, e o que fizemos por lá.

Se você ainda não leu, veja os posts que já publicamos sobre esse destino incrível:

➞ Planejamento de viagem de motorhome para as montanhas Rochosas Canadenses 
➞ Motorhome para iniciantes | Tudo o que você precisa saber para viajar de motorhome pelo Canadá

Montanhas Rochosas Canadenses, roteiro de uma semana entre lagos e montanhas

Banff – Relato de Viagem | O que fazer e conhecer na cidade parque

Além dos posts em textos, estamos publicando vlogs no nosso canal no YouTube. Todos os vídeos estão na playlist Canadá. Aproveite e se inscreva no canal para receber as notificações de novos vídeos.

➞ Clique aqui para assistir ao episódio 1 em vídeo

➞ Clique aqui para assistir ao episódio 2 em vídeo

O que conhecer em Jasper |

  • Jasper Sky Tram
  • Maligne Canyon
  • Pyramid e Patricia Lake
  • Maligne Lake Drive
  • Annette e Edith Lake
  • Rafting no rio Athabasca
  • Procurar ursos

Dicas de hospedagem em Jasper |

Se for conhecer Jasper de motorhome, indicamos os campings WapatiWhistler, localizados próximo ao centro da cidade (em torno de 5minutos de carro), com toda a estrutura dos parques nacionais canadenses.

Vida selvagem no Wapiti Campground

Opções de hotéis com bom custo benefício em Jasper:

Roteiro e relato de Viagem à Jasper |

Acordamos cedo, super dispostos a desbravar Jasper. Nossa primeira parada foi para conhecer os lagos Patricia e Pyramid. Completamente desertos. Ao mesmo tempo, que estávamos ansiosos em ver um urso de perto, estávamos morrendo de medo de levar um “cagaço”. Desculpe, o palavreado, mas só essa palavra define a sensação real que vivemos aqueles dias 😂. E não é que ao me aproximar do lago Patricia, eu sinto um som estranho. ..foi só olhar para o lado e ver um enorme alce, com filhote. Não pensei duas vezes e me mandei de volta ao motorhome.

Depois fomos ver Jasper de cima, no topo do Whistler Mountain, com mais de 2.000 metros de altura. Confesso que não tinha muito expectativa, mas adoramos o passeio no Jasper Sky Tram. O bondinho leva 7 minutos para chegar ao topo da montanha, e em dias claros, como o que visitamos, a vista é surpreendente. Estava muito frio no topo da montanha, com vento, mas mesmo assim não resistimos a uma caminhada para apreciar as paisagens. É possível ver do alto, as principais atrações, como o rio Athabasca, os lagos Patricia e Pyramid, os lagos Annette e Edith e os intermináveis trilhos de trem.

O próximo passeio do dia seria com a Jasper Raft Tour, um rafting, sem aventura, pelo rio Athabasca. O ponto de encontro do passeio foi no centro da cidade, próximo à estação de trem. Então já aproveitamos para estacionar com calma (tem um estacionamento gratuito para motorhomes próximo à estação) e passear um pouco para a cidade.

Saímos do centro de Jasper em um ônibus verde, super fashion e “old school” até o local onde inicia o passeio. Antes da partida, os guias distribuem coletes salva vidas e capas plástica para proteger da água. Não é um passeio de aventura (existe essa opção também, mas escolhemos o passeio tranquilo), porém não tem como evitar os respingos da água. O passeio é super bacana, com paisagens lindas. Muito bacana ver a cidade por outro ponto de vista. Sem contar a presença fofa do Ginger, um cão simpática, que fez o passeio no mesmo bote que a gente.

Almoçamos já era meio da tarde, na Pizza Hut próximo ao estacionamento onde tínhamos deixado o motorhome. Depois seguimos para conhecer os lagos Annette e Edith, que havíamos visto de cima, durante o passeio de bondinho. Ambos lindos, com super estrutura de área verde, mesas de piquenique, playground infantil, canoas para alugar e áreas de estacionamento. O tom da água é impressionante e o entorno de montanhas com topo de neve, fez com que o lago Edith, fosse o meu preferido.

Já que estávamos próximos decidimos ir até o Maligne Canyon, com seus paredões íngremes e cachoeiras impressionantes. São várias pontes sobre os paredões, e é possível fazer várias trilhas pelo local. Nós, preguiçosos e ansiosos, fizemos apenas as duas trilhas mais curtas, mas que já valeram demais o passeio.

Para relaxar, fomos terminar o dia nas Miette Hot Springs, águas termais do mesmo tipo que vistamos em Banff, mas bem maiores, com mais piscinas. O único inconveniente é que o local é afastado do centro de Jasper. São quase 60km, mas que passam voando, afinal, só tem paisagens lindas pelo percurso. São duas piscinas bem grandes de águas termais e duas piscinas pequenas com água fria, para quem gosta de sofrer kkkkk. Eu nem consegui colocar os pés na água fria. Preferi o aconchego da água quentinha com as montanhas de cenário.

Na minha opinião, conhecer a Miette Hot Springs não é um programa imperdível, principalmente se você tiver visitado a Banff Hot Springs. Mas se for para comparar, os dois lugares, eu preferi a Miette Hot Springs, pela paisagem e estrutura local.

Chegamos no camping relaxados do banho de piscina mas cansados pelo dia cheio, que havia sido incrível. Só estava faltando uma coisa: ver ursos de perto. Eu já estava achando que esse lance de urso era coisa de marketing ou lenda. Quando chegamos no camping, o atendente como sempre, nos passou todas as orientações do camping e alertou para termos cuidado com ursos. Depois de estarmos 5 dias na região e termos visto um mísero urso bem de longe, eu disse que achava que isso era lenda. O moço ficou surpreso e disse que se queríamos ver ursos, tínhamos que estar nas estradas bem cedo de manhã ou bem no final da tarde, que é o horário de maior movimentação de animais. Fomos dormir decididos a madrugar no dia seguinte.

Acordamos antes das 6h, tiramos o pijama e às 6h30min já estávamos na Maligne Lake Drive, “caçando ursos”. Era o nosso último dia em Jasper e precisava ser naquele dia. A Maligne Lake Drive  é um percurso panorâmico  pelo vale da montanhas Maligne e Queen Elizabeth, com atrações imperdíveis como o Maligne Canyon, que já tínhamos visitado no dia anterior, o Medicine Lake e o Maligne Lake. Já estávamos margeando o Medicine Lake quando de repente, vemos um carro parado na estrada. Logo lembrei que carro parado, poderia ser alerta de animais. Dito e feito: lá estava ele, um urso preto, enorme no topo de uma árvore se alimentando. Ficamos um tempão admirando o animal na esperança de vê-lo descer da árvore, mas acabamos desistindo e deixamos o animal de alimentar em paz.

Estacionamos no Maligne Lake e enquanto os meninos foram tirar uma soneca, eu preparei o café da manhã com todo o carinho. Fiz até pão assado no forno. Fazem de conta que vocês não sabem que a massa era congelada, ta gente? 😜 Mas o que importa é a intenção! Tomamos café de frente ao lago e fomos caminhar pela borda do Maligne Lake.

O Maligne Lake é o maior lago da região com 22km de comprimento, cercado por montanhas cobertas de neve. No local ha aluguel de canoas para passear no lago e também um passeio de barco que leva até a Spirit Island, uma pequena ilhota que é um dos símbolos da região. Ventava muito nessa manhã e resolvemos ficar por terra mesmo.

Depois de ver e curtir tudo o que tínhamos planejado conhecer em Jasper, seguimos viagem e volta à Lake Louise. Mal sabíamos que o dia de aventura estava apenas começando. Mas a continuação do relato desse dia de viagem eu contei no post “Ursos e o lago mais famoso das Montanhas Rochosas Canadenses”. Cliquem no link para ler a continuação da história!

Reserve hospedagem com cancelamento grátis nas Montanhas Rochosas Canadenses

Para ver mais fotos, dicas e vídeos desse roteiro incrível que fizemos pelo Canadá, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNoCanada e nos vídeos salvos nos destaques.


Compre chip de celular para usar no Canadá com cupom de frete grátis 

Para salvar no Pinterest:

Assista aos vídeos do Canadá no YouTube:

Outros posts sobre a viagem para o Canadá:

Reserve sua viagem__________________________________

🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *