Search
Close this search box.

A exuberante Doha, sede da Copa do Mundo 2022

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2022, o Qatar tem gerado curiosidade entre os simpatizantes do esporte e também pessoas que aproveitando o evento mundial, pensam em conhecer o país. Nós estivemos em Doha, durante uma longa conexão para a nossa viagem ao Sudeste Asiático, mas foi muito pouco tempo para visitar a cidade.

Acompanhei a viagem da minha amiga Eliane Zanluchi ao Qatar, que é especialista em marketing e inovação, trazendo sempre insights sobre fatos de mercado e consciência nos lugares por onde passa. Gostei tanto de acompanhar a viagem da família dela à Doha, que a convidei para compartilhar o que eles conhecerem e aprenderam durante os dias que estiveram no Qatar, aqui no Viagens que Sonhamos.

A Eliane, desapegou de quase tudo, pra se mudar com a família para Dublin na Irlanda. Depois de um tempo de transformação ela está novamente super presente nas redes sociais, no site e também no YouTube compartilhando seu conhecimento em marketing de uma forma leve, com muito sentido e propósito. Eu tenho adorado acompanhar seus ensinamentos e também suas descobertas. Não deixem de acompanha-la. Obrigada Eliane por topar compartilhar seu roteiro e dicas de Doha com a gente.

Visitamos o Qatar entre 21 e 26 de março. Um período em que a temperatura do deserto está bastante amena e só é preciso levar pashminas e casacos leves. Aliás, essa é uma das coisas que eu deveria ter atentado: levar mais roupas quentinhas, pois além do vento no final da tarde e noite fresquinhos, os ambientes internos são gelados.

A cidade é inacreditável em todos os sentidos: riquíssima, exótica, absolutamente nova e moderna. Tudo é mega estruturado e impressionante.

Onde se hospedar em Doha |

Nos hospedamos na casa de amigos, na região conhecida como Perla. Sem dúvida, a melhor região para ficar hospedado em Doha. Nessa região o Wi-Fi é gratuito nas ruas, os restaurantes são abundantes, bem como a arquitetura e as belezas construídas, como praias particulares e áreas verdes.

Hotéis bem recomendados em Doha:


Booking.com

O que conhecer em Doha e outras dicas |

Ficamos 3 dias em Doha e já aviso que foi pouco tempo. Não conseguimos visitar as praias mais distantes, por exemplo e nem fazer os tradicionais passeios de camelo no deserto.  O ideal, na minha opinião seria passar entre 5 a 7 dias na cidade.

Há um sistema de metrô que atingirá muitas áreas da cidade que está para ser inaugurado. Acredito que para a Copa do Mundo estará em total funcionamento. MAs nesse momento a melhor maneira para se deslocar na cidade é de carro alugado.  

➞ Alugue carro com as melhores tarifas, pagamento parcelado e sem IOF

Crianças são muito bem-vindas. Como tudo é muito amplo e seguro, é ótimo passear com elas pelo Qatar, sendo que crianças não necessitam seguir nenhum código de vestimenta. 

Para os fãs de bebidas alcoólicas, saiba  que em Doha só há bebida alcoólica disponível em hotéis internacionais. Há apenas uma loja que fornece bebidas, em toda a cidade. Carne de porco é proibido também.

Conhecemos lugares incríveis como o Museu de Arte Islâmica, projetado pelo mesmo arquiteto chinês Leoh Ming Pei que fez o museu do Louvre, de Paris. Ele tem vista para o West Bay, o centro de negócios e para a Baía de Doha, formada pelas calmas águas do Golfo Pérsico. Um passeio até então gratuito e imperdível na cidade.

Outro lugar obrigatório é o Mercado Público da cidade, onde a cultura transborda. Algo bem diferente da Doha com mega infra-estrutura que tínhamos conhecido. Cheia de animais como falcões, que são os bichinhos de estimação qataris, coelhos, produtos típicos, entre eles as famosas e coloridas pashminas, e restaurantes, que são um show à parte.

No mercado público, jantamos no restaurante Damasca One. Ele serve comida típica Síria, tem show ao vivo, inclusive de uma figura colorida, brilhosa e dançante que faz suas coreografias com uma saia instigante e exótica.

Não sou de visitar shoppings em viagens, mas o Villagio é imperdível. Nele, você pode caminhar por trilhas sobre ouro em plenos corredores e se sentir dentro de uma réplica da galeria Vittorio Emanuele, de Milão. Um outro de seus ambientes, também trata-se de uma releitura, desta vez de Veneza, onde você pode passear por gôndolas no “rio” localizado em meio às lojas. Também há praça de alimentação com dezenas de opções, pista de gelo para crianças patinarem e um espaço interno infantil com roda gigante em tamanho real e dezenas de outras atividades.

Mas além do shopping, você encontra Veneza também em tamanho real, no Qanat Quartier. Um vilarejo cheio de prédios temáticos, réplicas de pontes venezianas, rios e uma praia particular super bem equipada. Mas aberta somente para moradores.

O que vestir no Qatar |

Outra e talvez a maior curiosidade do país: as roupas femininas. Museus e Mesquitas exigem vestimenta adequada. Na Mesquita tivemos que vestir a típica burca, a qual cobria corpo e cabelos. Homens também precisam se vestir formalmente pra ir a Mesquita com calça, camisa e sapato, de preferência. No museu, ombros à mostra, joelhos e decote são proibidos. Nos demais locais, não sentimos nenhuma restrição. Inclusive no Perla, a praia permite biquini. Mas é preciso ter sempre atenção, pois algumas, as familiares, possuem código de vestimenta específico.

A cultura e religião islâmica são absolutamente diferente da nossa. Portanto, viaje sem preconceitos e procure absorver um pouco da história local, para compreender determinados comportamentos. Minha dica é: empatia. Estude a história do povo local e das pessoas que para lá vão trabalhar e os acolha, dentro do que o brasileiro tem de melhor: sua sensibilidade e emoção.

E o que já vimos da Copa? Uma cidade em construção. Aqui o primeiro estádio quase pronto! Mas, com certeza, teremos muita evolução na cidade até lá e o mundo ficará completamente surpreendido com esse país.

Obrigada Eliane por topar compartilhar sua viagem com a gente. E se você também tiver um roteiro ou viagem para compartilhar, entre em contato comigo para participar da tag Viajando com os Leitores.


Reserve sua viagem__________________________________

🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *