Search
Close this search box.

Como é viajar de carro pela Europa | Nossa experiência com carro alugado na Holanda

Viajar de carro pela Europa não é primeira opção da maioria dos turistas que viajam pelo continente. Não sei se por escolha própria ou pelo clichê, de que é muito mais fácil e prático viajar de trem por lá.

Não foi nossa primeira vez, viajando de carro alugado pela Europa. Nós já viajamos pelo interior da Inglaterra e também pela Alemanha e ambas as viagens não poderiam ter sido tão bem aproveitadas com outro meio de transporte. Quando planejamos nosso roteiro pela Holanda, Bélgica e Luxemburgo, não pensamos duas vezes e escolhemos novamente carro alugado como meio de transporte.

Leia também:

Como é viajar de carro pela Europa

Quanto custa alugar um carro na Europa |

O valor de um aluguel de carro na Europa, e diria, em todos os lugares do mundo, varia de acordo com vários fatores, entre eles: a época do ano, antecedência da reserva, país de destino, etc. Nós pagamos pouco mais de R$1000,00 para 12 dias de aluguel de um Clio, com todos os seguros incluídos, em abril de 2019. Uma dica de economia é retirar e devolver o carro no mesmo local, costuma ser mais barato do que devolver em local diferente.

Sempre reservo carro com a RentCars, que é um site agregador de ofertas das melhores locadoras.  Escolhemos alugar com a Sixt, que tinha a melhor tarifa para o nosso período, com retirada e devolução no aeroporto de Amsterdam. Uma das vantagens de alugar com a RentCars é a possibilidade de pagar em Reais, sem IOF e ainda parcelar.

CONSULTE VALORES COM A RENTCARS

Como é viajar de carro pela Europa

No momento da retirada do veículo não foi cobrada nenhuma taxa extra, uma vez que já alugamos com todos os seguros que tínhamos interesse. A retirada do carro foi rápida e sem burocracias. Foi solicitado o voucher da reserva, que já constava como pago, cartão de crédito como caução, passaporte e carteira de motorista. Em seguida fomos encaminhados para o estacionamento da locadora onde retiramos o carro.

Como é viajar de carro pela Europa

Seguro Obrigatório na Europa


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Vantagens de viajar de carro |

Nesse caso, vou falar especificadamente do roteiro que fizemos, conhecendo cidades da Holanda, Bélgica e Luxemburgo. Seria totalmente viável fazer o mesmo roteiro de trem e/ou ônibus, porém não teríamos tanta flexibilidade.

Como é viajar de carro pela Europa

Ônibus e trens possuem horários fixos que teríamos que nos adaptar. Isso sem contar a questão das bagagens. Com o carro foi tudo muito prático, pois estávamos sempre com as bagagens conosco. No caso de viajar de transporte público, teríamos que priorizar bate e volta a partir de algum destino, ou procurar guarda volumes nas estações de trem e rodoviárias.

Outro fator que pesou bastante, foi a questão de podermos ficar hospedados um pouco afastados dos pontos de interesse principais, o que sempre proporciona uma enorme economia, pois hotéis afastados costumam ter melhores tarifas. Resultado: foi mais barato alugar carro do que viajar de trem.

Como é viajar de carro pela Europa
Chegando em Dinant na Bélgica

Como é viajar de carro pela Europa |

As estradas na Holanda são perfeitas e há muitas opções de trajetos para o mesmo destino. Percorremos em torno de 2000 km pela Holanda, Bélgica e Luxemburgo. No quesito estrada, as da Holanda foram as melhores e as da Bélgica um pouco inferiores. Mas considerando o nosso parâmetro sendo as estradas do Brasil, todas, por onde passamos são excelentes.

– GPS

Como GPS usamos o Google Maps no aplicativo de celular, graças ao chip da O Meu Chip, que nos manteve conectados em todo período da viagem. Vale comentar que eu também comprei um chip no aeroporto, para testar. Paguei 35 Euros no chip mais barato e a internet durou apenas 4 dias. Graças ao chip da O Meu Chip, que recebi em casa, ficamos conectados em todos os países por todo o período da viagem.

– Estacionamentos

Um fator que nos preocupava era a questão dos estacionamentos, pois sabíamos que são caros na Europa em geral. Para nossa alegria, gastamos menos do que imaginávamos em estacionamentos. Em todas as cidades por onde passamos de carro, havia grande oferta de vagas próximas as atrações principais. Veja os lugares onde estacionamos, no centro das cidades e quanto gastamos ( abril/maio de 2019):

  • Antuérpia, Bélgica –  6 Euros para um período de 4 horas – Estacionamento Meier
  • Gent, Bélgica –  8 euros  para um período de 4 horas – Estacionamento Kouter
  • Bruges, Bélgica –  8.70 Euros a diaria – Estacionamento t’Zand
  • Bruxelas, Bélgica –  18 Euros a diária – Estacionamento Indigo Manhattan
  • Luxemburgo  – quase 4 h – 6,40 Euros para um período de 4 horas – Estacionamento Knuedler
  • Vianden, Luxemburgo – gratuito, na rua
  • Dinant, Bélgica –  gratuito, na rua e perto do Ibis
  • Durbuy, Bélgica – parquímetro  ao lado do parque
  • Leuven, Bélgica – 2,20 Euros por hora – Q Park Heilig Hart
  • Delft, Holanda – 6 Euros para um período de 2 horas – Prinsenhofgarage Parking Garage
  • Gouda, Holanda – 1,70 Euros por hora – máximo de 8 Euros a diária – Klein America Parking
  • Utrecht, Holanda – 5 Euros a diária – Estacionamento P+R Westraven

Como é viajar de carro pela Europa

Quando aos estacionamentos, sempre optamos em ficar em estacionamentos fechados, pela segurança e também para não termos dúvida se era ou não permitido estacionar em determinado local. Muitas vezes, não haviam placas informando, mas na grande maioria dos locais históricos, só era permitido estacionar nas ruas, se fosse morador local. Todos os hotéis onde ficamos hospedados, ofereciam estacionamento gratuito. Veja a lista completa dos hotéis nesse post.

– Pedágios e combustível 

Nenhuma das rodovias por onde passamos era do tipo pedagiada, portanto não tivemos esse tipo de gasto.

Para abastecer o carro, não tivemos nenhum tipo de dificuldade. Lembrando que nos países por onde passamos, é o próprio condutor que abastece o veículo, como acontece nos Estados Unidos.  A dica é entrar na loja de conveniência do posto de combustível, pagar, falar o número da bomba, onde o carro está estacionado e o tipo de combustível. No nosso caso, era gasolina mesmo, mas é muito comum carros a diesel. Em seguida o atendente libera a bomba. Daí é só encher o tanque e pronto. O preço da gasolina, nos lugares que abastecemos era muito próximo ao valor que pagamos no Brasil.

Viajariam novamente de carro na Europa?

Com certeza! Eu só trocaria uma viagem de carro por uma viagem de motorhome. Continuo achando que o carro oferece muito mais mobilidade, agilidade e flexibilidade na hora de conhecer os lugares.

Como é viajar de carro pela Europa
Estradas do interior de Luxemburgo

Nós não tivemos dificuldade alguma por estar de carro e graças a Deus, nenhum perrengue. Lembre-se de sempre alugar carro com seguro (seguro do carro + seguro contra terceiros). Como eu sempre falo: Melhor prevenir do que remediar!

Veja mais relatos dessa viagem pela Europa:

 

Reserve sua viagem_______________

🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, com a TOURON. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto:  VIAGENSQUES5

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS.

📱Compre CHIP DE CELULAR, com EASYSIM4U. Cupom de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS10

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

2 respostas

  1. O meu nome é Lucas e primeiramente venho parabenizá-los pelo Blog!

    Estou me planejando para viajar pela Europa no ano que vem,um dos roteiros será Bélgica e Holanda, porém uma dificuldade que venho enfrentando é em questão de se é permitido ou não pelas locadoras viajar para outros países com o carro alugado, atualmente estou cotando com a Sixt, porém nunca encontro essas informações detalhadas.
    Você poderia me falar um pouco sobre como foi a sua experiencia de cruzar a fronteira desses países específicos e se teve que mencionar isso na locadora e se houve ou não uma taxa a mais para ser paga.

    Agradeço!

    1. Oi Lucas, tudo bem??
      Então, entre países da União Européia, não existe controle algum entre os países. Você transita livremente por todo território. Nessa viajei que relatei, cruzamos várias vezes: da Holanda par Bélgica, depois Belgica para Luxemburgo, Luxemburgo para Alemanha e depois todo trajeto de volta. Só sabíamos que estávamos cruzando uma fronteira pelo GPS que indicava e por algumas placas de bem vindo na estrada. Pode ficar bem tranquilo, quanto a isso!!
      Abraços,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *