Search
Close this search box.

Delícias da Bélgica | O que comer e quais cervejas beber

Preciso começar esse post confirmando que a Bélgica é uma delícia. É claro que o país tem cidades lindas, atrações históricas, arquitetura de cair o queixo, mas se eu tivesse que escolher apenas um motivo para passar alguns dias na Bélgica, com certeza seriam por suas qualidades gastronômicas. E não estou falando de alta gastronomia não. Muito pelo contrário, estou falando de delícias rápidas, de rua, os doces e suas maravilhosas cervejas. O que comer na Bélgica não será mais uma dúvida de viagem, após conhecer o que mais gostamos de comer e beber lá.

Leia também:

o que comer na Bélgica

O que comer na Bélgica  |

Prepare o estômago pois tem só coisas gostosas na nossa lista de o que comer na Bélgica:

1. Waffle

Antes de chegar na Bélgica, eu achava que waffle era só waffle e minha única comparação eram os waffles americanos, ou aqueles simplinhos que eu mesma faço em casa. Esqueçam tudo isso, pois na Bélgica são dois tipos diferentes, que descobri na primeira banca de rua que parei para comprar waffles: waffles de Liége  e waffles de Bruxelas.

Os waffles de Liége tem o formato irregular, um pouco ovalado e a consistência da massa é mais densa, com açúcar. Já os waffles de Bruxelas tem formato retangular e a massa bem leve, geralmente servido com açúcar de confeiteiro como cobertura. Ambos podem ser servidos com Nutella, morangos, chocolates e o que mais o local oferecer como cobertura.

o que comer na Bélgica

Eu estava tão ansiosa para provar os waffles belgas que me atirei na primeira banca que vi em Ghent. E pasmém, paguei 10 Euros por um waffle de Liége com Nutella e morangos. Depois eu percebi que fui assaltada, pois haviam vários outros lugares pela metade do preço. Por 10 Euros, há muitas outras opções de lugares charmosos com mesas e atendimento. Cuidado para não ser explorado. Fica o alerta.

o que comer na Bélgica

o que comer na Bélgica

Onde comer waffles? Em Bruxelas há vários locais próximo ao Manneken Pis. Em Bruges, há vários locais próximo ao Burg e em Ghent, comemos próximo as ruas  Graslei and Korenlei.

o que comer na Bélgica

o que comer na Bélgica

2. Chocolates

Na Bélgica existem mais de 2000 chocolatiers e mesmo o chocolate industrial, daqueles que compramos no mercado são uma delícia. Isso graças a uma lei belga que regula a composição do chocolate no país.  São muitas lojas de chocolates por todas as cidades belgas e também atrações e tours envolvendo chocolate. Umas das lojas que mais vimos pelas cidades que passamos foi a Leônidas.

3. Batata Frita

Há controvérsias de quem inventou  as batatas fritas, mas o fato é que na Bélgica elas são deliciosas. Pode ser comprada em food truck ou qualquer lojinha com fachada pequena. Não teve um lugar onde comprei que não fossem crocantes e deliciosas. A maioria dos locais vende as batatas fritas em cones de papel, em três tamanhos diferentes. Eu aconselho a comprar logo o médio ou o grande, pois é impossível comer pouco. Além das batatas serem deliciosas, a cereja do bolo são os molhos. São dezenas de tipos de molhos diferentes. Eu preferi não ousar muito, e na maioria das vezes escolhi maionese mesmo.

o que comer na Bélgica

o que comer na Bélgica

4. Stoofvlees

Também chamado de ensopado flamenco, o stoovlees pode ser comparado com uma carne de panela bem assada e temperada. Na Bélgica, o stoofvlees é considerado um dos pratos típicos do país e está presente em quase todos os restaurantes locais. Nesse prato, a carne é assada com cerveja e o molho é engrossado com temperos especiais e pão. Geralmente é servido com batatas fritas. Nós comemos Stoofvlees em Bruges em um dos restaurantes do Markt. Estava uma delícia, mas achei a porção pequena.

o que comer na Bélgica

o que comer na Bélgica

Chip de Internet para usar na Europa


Viaje para a Europa com o chip EasySim4u. Você compra agora, recebe em casa e quando chegar no destino, é só colocar o chip no seu aparelho. Compre por esse link e receba 10% desconto com o cupom VIAGENSQUESONHAMOS10 

Cervejas para Beber na Bélgica |

Além da lista de O que comer na Bélgica, incluo nesse post nossas descobertas no quesito cervejas belgas. Preciso confessar que cerveja não é o meu forte. Se você for grande conhecedor de cervejas, pule essa parte e procure um post especializado no assunto. Esse texto é para quem originalmente não curte cerveja tanto assim, mas está disposto a provar cervejas diferentes. E foi aí que a cervejas belgas conquistaram meu coração.

cervejas da Bélgica

Aqui no Brasil e na maior parte do mundo, eu odeio cerveja. Não me venha com Pilsen, Weiss, ou Ipa. Meu paladar aprecia vinhos, mojitos  e espumantes… Entenderam? 

Vamos as minhas cervejas preferidas na Bélgica:

  • Hoegaarden Rosée
  • Hoegaarden Citrus
  • Leffe Ruby
  • Delirium Red
  • Floris Cactus
  • Blanche de Namur Rosée
  • Brugge Tripel

cervejas na Bélgica

cervejas na Bélgica

Seguro Viagem COM DESCONTO


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, pois é obrigatório na Europa. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Delirium Café, o melhor de Bruxelas |

Se você curtir cervejas, seja lá de qual tipo ou estiver disposto a provar as cervejas belgas, inclua no seu roteiro uma visita ao Delirium Café em Bruxelas. A cidade de Bruxelas é linda e cheia de atrações mas o Delirium Café, é a melhor delas. Até parece que eu amo cervejas, mas sério…amei o clima do bar and as cervejas 😜

cervejas na Bélgica

cervejas na Bélgica

O Delirium é uma atração turística de Bruxelas, mesmo que agora já existam filiais do Delirium por vários outros lugares, inclusive aqui no Brasil. O Delirium possui o maior cardápio de cervejas do mundo, com mais de 3.000 rótulos, título recebido pelo Guinness Book.

O Delirium Café, localizado bem próximo do Grand Place, possui vários diferentes bares, em uma pequena rua sem saída onde está localizada também a Jeanneke Pis, a famosa estátua que representa a irmã no menino “mijão”de Bruxelas. Nós conhecemos o Delirium Café, que fica no subsolo e o Delirium Taphouse, onde são servidos diversos tipos de cervejas “on tap”. Os ambientes se diferecium um pouco, assim como o tipo de música ambiente, mas independente da hora que você for, a sensação é que você está em uma festa. Se for a noite, chegue cedo, para conseguir um lugar para sentar.

cervejas na Bélgica

cervejas na Bélgica

Nós chegamos antes das 19h e já estava super animado. As cervejas que provei e mais gostei foram

a Delirium Red e a Floris Cactus. No local não há restaurante, mas tem algumas opções de petiscos para acompanhar a bebedeira. Nós pedimos uma tábua de queijos que estava muito gostosa. Vocês já devem ter percebido a idade da pessoa né? Chega no bar às 19h, quer sentar e ainda precisa comer 😂

cervejas na Bélgica

cervejas na Bélgica

cervejas na Bélgica

cervejas na Bélgica

Depois de 3 taças de cervejas e 2 horas no bar, nos demos por satisfeitos e fomos passear pela Grand Place. Já eram mais de 21h mas o sol ainda estava a pino. O que fizemos? Demos meia volta e voltamos ao Delirium para provar mais alguns tipos de cervejas.

cervejas na Bélgica

Veja mais relatos dessa viagem pela Europa |


Se vocês provaram alguma outra delícia na Bélgica, deixe aqui nos comentários. Eu poderia ter passado todo o tempo que ficamos no país só me alimentando de waffles, batatas fritas e cervejas. Nem me importaria de não comer chocolates!

cervejas na Bélgica

Para ver mais fotos e vídeos do que comer na Bélgica, cervejas e dicas do roteiro incrível que fizemos pela Holanda, Bélgica e Luxemburgo, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNaHolanda ,  #ViagensQueSonhamosNaBelgica e #ViagensQueSonhamosEmLuxemburgo


Reserve sua viagem_______________

🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, com a TOURON. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto:  VIAGENSQUES5

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS.

📱Compre CHIP DE CELULAR, com EASYSIM4U. Cupom de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS10 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *