Search
Close this search box.

Gozo, nome curioso para uma ilha paradisíaca

Gozo é a segunda maior ilha de Malta, mas bem diferente da ilha principal. Gozo é uma ilha pouco explorada, com aspecto mais rural e menos urbano, mas com muitas belezas naturais e lugares que merecem ser visitados.

Conheci Gozo e pude ver com meus próprios olhos, o quanto a ilha é bonita e diferente da ilha de Malta. Há muitas atrações para conhecer em Gozo, entre praias, lugares históricos e até cenários de Game of Thrones. Quem aí é fã?

Leia também:

Adorei que voltei de Malta, vou compartilhar com vocês como foi o dia que passei na ilha de Gozo, com dicas para ajudar você a planejar seu roteiro pela ilha. Saiba o que você precisa conhecer em Gozo, como se deslocar pela ilha, como chegar em Gozo e outras dicas de passeios para otimizar seu tempo.

O conhecer em Gozo

Como chegar em Gozo |

Gozo é a segunda maior ilha de Malta e para chegar lá é preciso pegar um ferry na ilha principal, que é a única ilha que possui aeroporto. O ferry é bem organizado, grande e recebe passageiros e também veículos.O trajeto da ilha de malta até Gozo é bem rápido, dura menos de 30 minutos e já avisando para os medrosos, não balança nada. veja mais informações sobre o ferry no site oficial .

O ponto de embarque para o ferry é bem no norte da ilha de Malta em Cirkewwa. Eu fui até lá de ônibus público – Linha 222. Essa linha costuma ser bem lotada e demorada ( é quase 1h de ônibus de Sliema até Cirkewwa)  pois todo mundo que vai para Gozo, Comino ou as praias do norte, precisa utilizar essa rota. Se estiver em um grupo de amigos, recomendo que vá até lá de táxi, pois irá economizar muito tempo. Como eu estava sozinha, optei por ir de ônibus para economizar.

Chegando em Cirkewwa, o ferry é bem identificado. Há uma fila para embarque. É importante mencionar que não é preciso comprar ticket para ir para Gozo. Só se paga no trajeto de volta, de Gozo para Malta. É só entrar na fila e embarcar no ferry. Desembarcando em Gozo, compre logo o ticket para retornar, pois no final da tarde costuma ter filas enormes.

O conhecer em Gozo

Como se deslocar em Gozo |

Como sempre para ter mais flexibilidade, o melhor seria chegar em Gozo com carro alugado. Otimizaria demais o tempo. No meu caso, eu estava sozinha e não queria dirigir, então optei em fazer um tour com ônibus sightseeing, aqueles tradicionais ônibus turísticos de dois andares. Daria para fazer um roteiro de ônibus comum? Sim, daria mas eu preferi otimizar o tempo e não ter que me preocupar com roteiro.

O conhecer em Gozo
Vista do porto de Gozo

Eu possuía a Malta Discound Card (cartão que oferece desconto em 150 atrações, tours e restaurantes de Malta), então paguei apenas 15 Euros no ticket de 1 dia de passeio em Gozo. Você pode comprar o Malta Discount Card  nesse link e o ticket de ônibus turístico aqui.

Independente de como você vai se locomover em Gozo, seu passeio vai sempre iniciar no porto, que é onde o ferry chega na ilha. No local é possível embarcar nos ônibus turísticos, em ônibus de linha ou mesmo alugar carro.

O conhecer em Gozo

O que conhecer em Gozo |

São muitas atrações para conhecer em Gozo. Eu tive que otimizar meu roteiro, em função do pouco tempo que tive na ilha (apenas um dia) e em função do circuito de ônibus turístico que escolhi, para poder agilizar o tempo. O bom é que esse tipo de ônibus, passa pelas principais atrações. Mas em um dia, não se consegue parar em todas as atrações do roteiro. Veja as principais atrações da ilha:

– Ggantija Templo e Moinho Ta’Kola: Talvez uma dos locais mais intrigantes da ilha de Gozo, os templos megalíticos de Ggantija são visita obrigatória. Ggantija são os mais antigos e também os maiores templos megalíticos de Malta, datados de  3.600 – 3.000 A.C. O local está muito bem estruturado com passarelas e placas informativas e ainda permite uma linda vista da região sul da ilha de Gozo.

O conhecer em Gozo

O Moinho Ta’Kola está localizado muito próximo e como o ticket do templo já comtemplações a visita ao moinho, aproveitei para conhecer.  Embora pequeno, achei curioso o fato de ter um  moinho nos padrões dos moinhos que visitei na Holanda. Ta’Kola é um dos últimos moinhos malteses preservados da época dos cavaleiros, aproximadamente 1725.

O conhecer em Gozo

– Citadela de Victoria: Victoria é a capital da ilha de Gozo. O nome é homenagem à Rainha Victoria em comemoração ao seu aniversário de 60 anos. A Citadela de Victoria, assim como Mdina na ilha de  Malta é amuralhada. Por dentro de seus altos muros, há ruas estreitas, igrejas, museus e muitas lojas turísticas.

O conhecer em Gozo

O conhecer em Gozo

Um dos locais de maior destaque na Citadela de Victoria é a Catedral de Assunção da Virgem Maria, com sua fachada e entorno imponente, além das ruelas estreitas e silenciosas. Visitei também o Museu das Antigas Prisões, que fica quase em frente à Catedral.

Ao contrário da cidade murada de Mdina, que achei um encanto e voltei outra vez para rever, a Citadela de Gozo não achei de tanto destaque. O local é bonito, interessante, mas sem o charme de Mdina. Pouco mais de uma hora é suficiente para um passeio. talvez ao anoitecer, o local fique mais interessante e charmoso.

– Ta’ Pinu Santuário: Ta’Pinu é considerada a principal Igreja da ilha de Gozo e um local de peregrinação de fieis. Por estar localizada em um ponto alto da ilha, a’Pinu se destaca na paisagem.

O conhecer em Gozo

– Dwejra Bay: Um dos cenários mais famosos de Malta é muito conhecido por ter servido de locações para o seriado Game of Thrones e ser o local onde ficava um dos símbolos da ilha, a Azure Window, que despencou em 2017, e já não existe mais. Mas mesmo sem Azure Window, vale a pena para no local que possui uma beleza ímpar, com mar azul e muitos rochedos.

O conhecer em Gozo

O conhecer em Gozo

É no local que fica também a Blue Hole, uma piscina natural lindíssima, que ‘muito famosa entre os mergulhadores.

– Tal Mixta Cave: Pra mim, o lugar mais lindo e impressionante de Gozo. A Tal Mixta Cave é uma caverna com vista para a linda praia de Ramla Bay. A melhor maneira de chegar lá é de carro. O ponto de ônibus fica bem distante e o ônibus turístico também não chega perto. Eu desci na parada de Ramla Bay e fui caminhando ( 45 min) até a caverna usando o Google Maps. Deixei essa atividade para o final do dia em Gozo e depois de apreciar a espetacular vista, caminhei  uns 30 minutos até a parada de ônibus mais próxima e peguei um ônibus lotado até o porto. Mas faria tudo novamente. Não deixem de conhecer esse local.

O conhecer em Gozo

– Praias: Praia é sempre uma boa ideia e Gozo tem praias lindas. Eu só conheci Ramla Bay que é paradisíaca, mas infelizmente não deu tempo para aqueles “dolce far niente”. Vou mostrar para vocês as melhores praias de Gozo em um tópico específico nesse mesmo post.

O que faltou conhecer:

  • Salinas de Gozo na baía de Xwejn
  • Conheci Ramla, mas não deu tempo de cair no mar e realmente aproveitar essa praia linda. Voltarei!!!
  • Wied il-Għasr, uma pequena praia entre paredões rochosos. 

Seguro Viagem COM DESCONTO


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, pois é obrigatório na Europa. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Quanto tempo ficar em Gozo |

Se tiver disponibilidade de tempo, fique no mínimo uma noite e dois ias em Gozo. Eu passei um dia inteiro em Gozo (cheguei antes das 10h e fui embora depois das 18h) e não consegui aproveitar tudo o que queria. Consegui ver as principais atrações de Gozo, mas não consegui aproveitar as lindas praias e os deliciosos restaurantes, por exemplo.

O conhecer em Gozo
Por do sol no ferry na hora de voltar para Malta

Acho que duas noites e três dias, seria um bom período para ficar desbravando a ilha de Gozo, com mais tranqüilidade.

O conhecer em Gozo
Citadela de Victoria

As praias mais bonitas de Gozo |

Por pura falta de tempo meu roteiro não priorizou as praias de Gozo. Eu só passei para conhecer, sem tempo para de fato aproveitar as praias da ilha. Mas se você tiver tempo, reserve algumas horas para curtir as praias mais lindas de Gozo.

O conhecer em Gozo
A linda praia de Ramla

Hondoq Bay – É a praia mais próxima da Lagoa Azul e por isso a cor da sua água é muito parecida. Para chegar até lá é preciso ter carro ou caminhar bastante a partir do ponto de ônibus.

Xlendi Bay – É um vilarejo de pescadores a beira mar. A faixa de areia é pequena, mas a orla é muito bonita, tem muitas opções de restaurantes a beira mar. É lindo para assistir o por do sol.

Ramla Bay – É a praia com faixa de areia mais extensa de Gozo e na minha opinião a mais bonita. Tem ponto de ônibus quase em frente a praia, que sai do porto. No local há locais para alugar cadeiras e algumas barracas para venda de lanches e bebidas.

Marsalform – Também possui uma pequena faixa de praia, mas o mar é maravilhoso. Possui vários hotéis e restaurantes a beira mar.

Passeios em Gozo |

Mais dicas sobre Malta |

Onde se hospedar em Gozo |

A ilha de Gozo é pequena, então se você estiver de carro ou próximo a um ponto de ônibus, se desejar conhecer a ilha de transporte público, a localização do seu hotel não importante tanto.  Se quiser aproveitar as lindas praias de Gozo, recomendo ficar hospedado em Xlendi. Veja alguma opções bacanas:

Se preferir ficar hospedado na capital Victoria, veja essas opções:

Se você assim como eu se apaixonou ao ver essa fotos lindas de Gozo, pense com carinho na possibilidade de passar alguns dias nessa ilha tão incrível. Se já conhece Gozo, deixa aqui nos comentários, o lugar que você mais gostou de conhecer na ilha.

O conhecer em Gozo

Para ver mais fotos e vídeos de Malta e dicas de Intercâmbio, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosEmMalta 


Reserve sua viagem_______________

🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, com a TOURON. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto:  VIAGENSQUES5

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS.

📱Compre CHIP DE CELULAR, com EASYSIM4U. Cupom de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS10 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

2 respostas

  1. OI Fran!
    Estaremos com carro alugado em Malta. Dá para ir com o carro no Ferry ou tem que alugar outro lá em Gozo, vc sabe?

    Beijinho,

    Clau

    1. Oi Clau,
      Da sim para ir de carro alugado no ferry. É até melhor. Chegando em Gozo é só sair e passear. Bem mais tranquilo. aproveitem muito!!

      beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *