Search
Close this search box.

Valletta, Capital de Malta

Valleta, a linda capital de Malta, possui localização estratégica entre dois portos, Grand Harbour e Marsamxett Harbour, e é sede administrativa do país. Fundada em 1556, é uma das menores capitais da Europa, mas também uma das capitais mais charmosas. O centro histórico de Valletta é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1980.

Percorrer as ruas de Valletta é maravilhoso. Com certeza um dos melhores programas a  fazer em Malta. Valletta, possui museus, palácios, igrejas, jardins, mas o grande charme fica por conta das ruelas em desnível acentuado, emolduradas pelas construções típicas maltesas. A cada esquina, o cenário muda, mas o visual é sempre impressionante. Por estar localizada em uma península, na maioria das vezes, o mar também está presente.

Leia também:

Depois de percorrer a principais atrações de Valletta, visitar museus, se perder por suas ruas e garantir um click em cada esquina, compartilho com vocês as minhas experiências e melhores dicas sobre a capital de Malta, além das tradicionais dicas para aproveitar o melhor do destino. Se preferir acompanhar as dicas em vídeo, assista no You Tube, clicando aqui. Vem comigo conhecer Valletta 💟

Valletta, Malta

Quantos dias para conhecer Valletta ?

Depende de quantos dias você pretende ficar em Malta. É possível conhecer bastante coisa em um dia? Claro que sim, mas sinceramente acho pouco. Embora a capital de Malta seja pequena em área, ela é rica em ruas charmosas, restaurantes e muitas atrações.

Valletta, capital de Malta

Eu estive em Valletta várias vezes, durante os 17 dias que passei em Malta. Se você tiver um roteiro longo pelo país, reserve pelo menos 2 dias. Se for apenas uma semana, reserve um dia para conhecer as principais atrações e mais alguns finais de tarde para curtir as ruelas e restaurantes.

Valletta, capital de Malta

Como chegar em Valletta |

Você pode chegar em Valletta de várias maneiras diferentes, mas a melhor maneira de conhecer Valletta é caminhando. Para quem preferir poupar as pernas, há algumas opções de passeios de charretes e também de carrinho de golfe.

Valletta, capital de Malta

Carro: É possível chegar em Valletta de carro, mas é bem complicado estacionar por lá.

Ônibus: É possível chegar de ônibus em Valletta, de qualquer lugar da ilha de Malta. Quase todos os ônibus passam por Valletta, ou no máximo você vai precisar trocar de ônibus, uma vez. Para ver mais detalhes sobre as linhas de ônibus e tipos de ticketes, acesse esse link aqui.

Ferry: Se você estiver em Sliema ou em uma das Three Cities, é possível chegar em Valletta de ferry, que circula a cada 30 minutos, atravessando o Grand Harbour e o Marsamxett Harbour, consequentemente. A travessia é rápida e na minha opinião a mais bonita, garantindo as melhores vistas de Valletta.

Principais atrações de Valletta  |

  • City Gate
  • Auberge de Castille
  • Upper Barrakka Gardens 
  • Saluting Battery
  • Lower Barrakka Gardens
  • Siege Bell War Memorial
  • Fort St. Elmo & War Museum
  • St. John’s Co-Cathedral
  • Grandmaster Palace

Roteiro para conhecer Valletta |

Valletta ocupa a área de uma península e sua principal rua, a Republic Street, divide a península ao meio. Veja o mapa com sugestão de roteiro, para você se deslocar a pé, pelas principais atrações de Valletta.

Sugiro que inicie seu roteiro pelo City Gate, o portão de entrada de Valletta. Se você chegar em Valletta, de ônibus, esse será seu ponto de partida. Caso chegue em Valletta de ferry, caminhe até o City Gate, para iniciar o roteiro. No caminho do ferry até o local, você já vai passar por várias ruas charmosas.

Em frente ao City Gate, fica a Triton Fountain, uma linda fonte que torna o local ainda mais bonito. Entrando na cidade é possível apreciar o contraste entre as construções típicas maltesas e um prédio moderno que abriga o Parlamento e ao lado, as ruínas do Royal Opera House. O prédio da Opera foi totalmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial e durante as obras de restauro foi optado em deixar sua estrutura destruída, porém adaptada para que voltasse a receber eventos.

Valletta, capital de Malta

Valletta, capital de Malta
Royal Opera House
Valletta, capital de Malta
Por do sol na muralha de Valletta

Seguindo pelo percurso sugerido, chegamos no Auberge de Castille, gabinete do Primeiro Ministro de Malta e logo em seguida avista-se o Upper Barrakka Gardens, um dos locais mais lindos de Malta. O jardim é maravilhoso, com os arcos imponentes,  e de lá é possível ter uma das mais bonitas visões das Three Cities. No local fica o elevador, para quem deseja ir para a parte baixa da cidade. Para descer é gratuito, para subir, paga-se 1 Euro.

Valletta, capital de Malta

Valletta, capital de Malta

Praticamente junto ao Upper Barrakka Gardens, fica o Saluting Battery, local onde acontece uma saudação de canhões, diariamente ao meio dia e às 16h. É preciso chegar antes, para ter boa visão.

Valletta, capital de Malta

Siga caminhando em direção ao Lower Barrakka Gardens, outro jardim, porém na parte baixa da cidade, quase na ponta da península. No caminho aproveite para perder se entre as ruelas estreitas e inclinadas. Nessa região as ruas são muito charmosas e bem tranquilas.

Valletta, capital de Malta

Valletta, capital de Malta

O Memorial da Segunda Guerra, fica quase ao lado e vale a visita. Depois siga até o Forte St. Elmo. A visita ao forte é paga. Embora a arquitetura da fortificação não seja tão imponente quanto o Forte St. Angelo, o Museu de Guerra que fica no forte, é impressionante e vale muito a pena visitar para conhecer mais sobre a história de Malta.

Valletta, capital de Malta

Valletta, capital de Malta

Valletta, capital de Malta

Saindo do forte, caminhe pelas ruelas e siga o rumo da Republic Street, a rua que divide a península ao meio. É na Republic St  e nos seus arredores que ficam as principais lojas e restaurantes de Valletta.

Valletta, capital de Malta

Seguro Viagem COM DESCONTO


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, pois é obrigatório em Malta. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Se ainda não tiver almoçado vou deixar duas dicas de lugares que provei e adorei:  o Valletta Food Market, que possui diversos restaurantes de todos os tipos e opções e o italiano Pastaus, onde comi uma massa deliciosa em um ambiente super fofo. No subsolo do Valletta Food Market, tem um mercado estilo Eataly, com muitas opções de vinhos, delícias maltesas e lembranças do país.

Valletta, capital de Malta

Voltando ao nosso roteiro, o próximo local de visitação é o Grandmaster Palace, palácio do Grande Mestre da Ordem de São João, que governou Malta por muito tempo. A visitação é paga, mas muito interessante. É possível visitar salas e espaços do palácio e também o Palácio das Armaduras. Os dois locais aceitam Malta Discount Card.

Valletta, capital de Malta

E para finalizar o nosso roteiro por Vallettta, recomendo conhecer a St. John’s Co-Cathedral, que possui várias obras de Caravaggio. Eu preciso confessar que não sou grande fã de igrejas, mas essa mereceu meu respeito. A visita é paga e inclui o áudio guia. Para entrar no local é preciso estar com os ombros e os joelhos cobertos. Caso esteja vestindo bermudas, ou regatas, eles emprestam uma capa.

O que fazer em Valletta

O que fazer em Valletta

A St. John’s Co-Catedral foi construída pelos cavaleiros da Ordem de São João. É na Capela anexa que ficam expostas as obras de Caravaggio, duas pinturas originais, feitas pelo artista enquanto viveu em Malta.

Um dia em Valletta, de cruzeiro |

Para quem chega em Valletta de navio de cruzeiro, o porto fica mito próximo das principais atrações. É só desembarcar do navio e sair caminhando pela cidade. Os dois roteiros mais próximos ao porto, para quem chega em Malta de cruzeiro são: visitar Valletta, ou visitar as Three Cities.

Cruzeiro em Malta

Se você optar em visitar Valletta, vá até o elevador e suba para a cidade alta, iniciando o roteiro pelo Upper Barraka Gardens. Se optar em visitar as Three Cities, caminhe até o ponto de embarque do ferry e atravesse a baía para caminhar pelas cidades. Dependendo do tempo que seu cruzeiro ficará em Malta, e do que você deseja conhecer, talvez você consiga fazer os dois passeios no mesmo dia.

Cruzeiro em Malta

Vale a pena ficar hospedado em Valletta? 

Na minha opinião sim. Eu fiquei hospedada em Sliema, que é muito bem localizada com transporte público facilitado para todas regiões da ilha. Para chegar em Valletta, por exemplo, é só atravessar de ferry – 5 minutos.

Valletta é outra ótima região para estar hospedado, pois é muito fácil se deslocar para qualquer outra região da ilha. São muitas atrações, museus, comércio e ótimas opções gastronômicas. Veja algumas opções de hospedagem em Valletta:

Valleta, Malta

Outras dicas de Malta |

Malta e Intercâmbio no You Tube |

Se você está planejando viajar para Malta ou fazer um Intercâmbio para essa ilha paradisíaca, não deixe de assistir aos vídeos que publiquei no YouTube sobre meus dias por lá. Mostrei todos detalhes da escola onde estudei, o apartamento que fiquei hospedada e todos passeios que fiz em Malta, sendo a grande maioria deles sozinha. Clique aqui para assistir todos os vídeos de Malta.

Se tiver alguma dúvida sobre Malta ou sobre Intercâmbio, deixe sua mensagem que posso fazer um novo vídeo  falando sobre a experiência.

Para ver mais fotos e vídeos de Malta e dicas de Intercâmbio, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosEmMalta 


Reserve sua viagem_______________

🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, com a TOURON. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto:  VIAGENSQUES5

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS.

📱Compre CHIP DE CELULAR, com EASYSIM4U. Cupom de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS10 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

4 respostas

  1. Bom dia Francine tudo bem? Paranéns pelo post, super informativo. Temos uma dúvida, iremos agora em março para Malta através de um cruzeiro da MSC, é solicitada o comprovante de vacina da febre amarela para desembarcar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *