04 março 2020

Trilha do Forte Duque de Caxias: vista lista e segurança no Rio de Janeiro

A Trilha do Forte Duque de Caxias é um daqueles lugares, que nos proporciona uma das vistas mais lindas do Rio de Janeiro: Praia de Copacabana, Cristo Redentor e Pão de Açúcar, com a vantagem de não ser preciso se preocupar com segurança, afinal estamos dentro de uma área do exército brasileiro.

Leia também:

Aproveitamos a última visita ao Rio para fazer passeios diferentes do que faríamos em uma primeira visita à Cidade Maravilhosa. A Trilha do Forte Duque de Caxias, na Praia do Leme é um ótimo programa para quem curte natureza, lindas paisagens e os cartões postais do Rio. É uma trilha muito fácil - diria que é mais uma caminhada, do que uma trilha - e segura, o que nos deixa mais tranquilos para aproveitar o passeio.

Veja como foi a nossa experiência durante a Trilha do Forte Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, acompanhados de uma criança preguiçosa 😜. Como chegamos até lá, como foi fazer  a trilha, quanto custa, o que esperar e outras dicas práticas, testadas e aprovadas, de quem sempre que pode, volta ao Rio.
trilha do Forte no Rio de Janeiro

Trilha do Forte no Rio de Janeiro |


O Forte Duque de Caxias, está localizado na praia do Leme, e por isso é conhecido por muitos como Forte do Leme. Como é bem na encosta do morro, no finalzinho da praia, ou no início (depende do seu ponto de vista), o local é bem tranquilo.
trilha do Forte no Rio de Janeiro
Como estávamos hospedados no Hotel Prodigy Santos Dumont - clica aqui para ler o que achamos do hotel - fomos até o Forte, de Uber. Para entrar é preciso se apresentar na guarita e pagar uma taxa de visitação. A taxa é baratinha, pagamos R$ 4,00 em novembro/2019 e criança não paga. Recomendo pedir orientação na guarita de onde inicia a trilha, pois não tem muita identificação, mas é bem fácil.

O percurso é quase todo em um túnel verde de árvores, muita vegetação e sombra, beirando o mar. Volta e meia, aquela vista "uau"aparece. Durante o percurso tivemos a companhia de vários micos, que fizeram a alegria do nosso pequeno viajante. Quando ele cansava, a gente dizia: Vamos lá, procurar mais micos!!!! E ele seguia caminhando sem reclamar.
trilha do Forte no Rio de Janeiro
trilha do Forte no Rio de Janeiro
trilha do Forte no Rio de Janeiro
Fizemos a trilha até o topo de Morro do Leme, uma caminhada de 800 metros, em aproximadamente 20 minutos. Isso, pois paramos várias vezes para ler as placas de identificação da Área de Proteção Ambiental da Mata Atlântica e olhar os micos. Chegando no topo, logo avistamos a linda praia de Copacabana, o Cristo Redentor e um pouco ao lado o Pão de Açúcar.
trilha do Forte no Rio de Janeiro
trilha do Forte no Rio de Janeiro
Para uma vista ainda mais linda, entre no Forte e suba no terraço. De lá, é possível avistar ainda a Baía de Guanabara. No Forte, há peças de canhões antigos e algumas exposições.
trilha do Forte no Rio de Janeiro
O Forte do Leme foi construído entre 1776 e 1799, quando o Brasil ainda era parte do Império Português.  Naquela época, se chamava Forte da Vigia, pois sua função era controlar a entrada de navios no Rio de Janeiro, avisando as outras fortificações.

Depois de finalizar o passeio pelo Forte Duque de Caxias, aproveite para passear no Caminho dos Pescadores, junto ao Morro do Leme. O percurso é muito bonito, com vários quiosques para beber uma água de coco e tem até a presença da escritora Cecília Meireles para fotos.
trilha do Forte no Rio de Janeiro
Também já visitamos, em uma outra viagem ao Rio de Janeiro, o Forte Nossa Senhora de Copacabana, que fica entre a praia de Copacabana e a praia do Arpoador e super vale a pena a visita. No forte há um Museu do Exército Brasileiro e também uma filial da famosa Confeitaria Colombo.

Seguro Viagem

Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, pois a maioria dos planos de saúde não oferecem cobertura nacional. Faça a sua cotação para encontrar o melhor preço. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Forte Duque de Caxias 
Praça Alm. Júlio de Noronha, s/n
Leme - Rio de Janeiro/ RJ

→Terça-feira a domingo, das 9h30 às 16h30. Fechado nas segundas
trilha do Forte no Rio de Janeiro

Outras dicas do Rio de Janeiro |




Para ver mais fotos, dicas e vídeos do Rio de Janeiro, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNoRio

Reserve sua viagem_______________
🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.
📍Compre INGRESSOS, com a TOURON. Evite filas e ganhe tempo.
💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto:  VIAGENSQUES5
🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS.
📱Compre CHIP DE CELULAR, com OMEUCHIP. Cupom 15% de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS 

2 comentários:

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter