Search
Close this search box.

Anta Gorda | Delícias, gruta e um nome curioso

Anta Gorda é uma pequena e charmosa cidade localizada na região alta do Vale do Taquari, distante aproximadamente 190 km de Porto Alegre, no sul do Brasil. O turismo na cidade ainda não foi descoberto por muitas pessoas mas Anta Gorda tem muitas belezas, história e delícias a oferecer.

Eu já conhecia Anta Gorda, mas confesso que nunca tinha feito um roteiro turístico pela cidade. Fiquei encantada com as possibilidades de passeios que a cidade oferece e com a hospitalidade que fomos recebidos.


Leia também:

Em um roteiro de um dia é possível conhecer os principais atrativos de Anta Gorda, assim como conjugar com alguma cidade vizinha, como Dr. Ricardo, Ilópolis ou Arvorezinha para um roteiro de final de semana. Compartilho com vocês meus achados em Anta Gorda e as principais dicas para você também descobrir essa pitoresca cidade.

Anta Gorda

Roteiro em Anta Gorda

Por que Anta Gorda ?

Antes de começar um roteiro pela cidade, preciso explicar porque a cidade se chama Anta Gorda. Eu tinha muito curiosidade em saber a origem do nome. Então senta que lá vem história…

Anta Gorda

Quando os primeiros imigrantes chegaram nas terras onde hoje localiza-se a cidade, por volta de 1905, os imigrantes caçaram uma enorme anta, que era muito gorda. Com o passar do tempo, sempre que se referiam aquelas terras, falavam: “lá onde tinha aquela anta gorda”.

Mais tarde tentaram trocar o nome, por outras opções não tão curiosas, como Carlos Barbosa (que era na época presidente do estado) mas Anta Gorda se manteve. Hoje a cidade tem pouco mais de 6.000 habitantes e foi emancipada em 1963.

Praça Prefeito Genoíno Dallé

Recomendo começar o roteiro por Anta Gorda na praça Prefeito Genoíno Dallé. É na praça que fica a estátua do símbolo da cidade, a “anta gorda”. Tire uma foto com a anta e caminhe pela linda praça. Para quem viaja com crianças, há um belo playground.

Em frente a praça, fica a Igreja Matriz São Carlos e a casa do padre, que são muito bonitas.

Anta Gorda

Nozes Pitol

Nossa próxima parada em Anta Gorda foi na Nozes Pitol. A empresa utiliza noz-pecã como base para sua linhas de produtos que inclui cosméticos a base de noz e também produtos alimentícios como óleos e nozes em todas suas configurações. Não deixe de provar e trazer para casa, a noz com chocolate que foi a minha preferida.

Anta Gorda

A Nozes Pitol possui ainda o Memorial da Noz Pecã, onde é possível assistir um vídeo sobre a história da empresa e desfrutar de momentos em meio a natureza, alimentando os peixes ou passeando no lindo lago.

Anta Gorda

Parada Toigo em Anta Gorda

As próximas paradas desse roteiro são no distrito de Itapuca, no interior do município. Parte da estrada até lá é de chão, mas vale a pena. São aproximadamente 30 minutos até a Parada Toigo e as paisagens são lindas e bem pitorescas. Se tiver tempo, pare para conhecer o Camping Ponte Nova, que tem um riacho com uma ponte suspensa. O local é muito bonito. No “centrinho”de Itapuca, repare nos lindos casarões de madeira e na bela Igreja.

Anta Gorda
Camping Ponte Nova
Anta Gorda
Igreja de Itapuca

Na Parada Toigo você pode parar para comprar produtos coloniais e da região, artesanato, biscoitos, erva mate, nozes, queijo, vinho e muitas outras delícias. Por esse motivo, já valeria a pena ir até Itapuca, mas o grande segredo fica na parte de baixo da casa: um charmoso e delicioso restaurante que serve almoço nos finais de semana e também café colonial a tarde.

Anta Gorda

O restaurante é rústico, mas muito charmoso e cheio de detalhes, a começar pela decoração. Na mesa são servidos bolos, doces, pão colonial, queijos, salame e morcília (quem conhece?), salada, bruscheta e os pratos quentes que são muitos: polenta mole com molho, polenta brustolada com queijo, massa, tortéi, fortaia, costelinha de porco e galeto. E ainda tem as sobremesas, o café o chá.

Anta Gorda

Anta Gorda

Parada Toigo

Tudo é muito delicioso e caprichado, preparado com muito carinho pela família que coloca a mão na massa e recebe todos com a maior simpatia. A pequena Manu me contou orgulhosa que é ela que prepara vários dos bolinhos. Não deixe de provar o verdinho, que é feito com erva mate.

Anta Gorda
Suco e bolo de erva mate

Depois do almoço vá passear pelo lindo quintal da propriedade. É possível alimentar os animais e são muitos: ovelhas, pavão, ganso, galos e galinhas. Tem também balanço e bancos no jardim, para curtir a natureza.

Anta Gorda

Anta Gorda

Para almoçar na propriedade é preciso reservar com antecedência pois são poucos lugares disponíveis. Anote o contato e agende por whats app 51. 99707-4641com o Sidi, proprietário e idealizador da Parada Toigo. Aproveite e já converse com ele para garantir as melhores dicas de lugares para conhecer nas redondezas. Eu gostei tanto da Parada Toigo que já voltei com toda família, que amou o passeio e o almoço. É um lugar perfeito para um almoço de domingo relaxado e saboroso. Agora voltarei no verão para conhecer as cachoeiras de Anta Gorda.

Parada Toigo

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

A poucos metros da Parada Toigo, fica a principal atração de Anta Gorda, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, uma das maiores grutas em basalto da América Latina. A gruta possui  30 metros de largura por 112 metros de comprimento e é totalmente iluminada.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

No local há mesas e churrasqueiras, estrutura com banheiros e a entrada é gratuita. Na área de piquenique, o visual do vale já é lindo, mas o grande destaque fica muito degraus abaixo, onde fica a gruta. A gruta Nossa Senhora de Lourdes foi descoberta em 1922 e hoje pertence a paróquia de Itapuca. No segundo domingo de cada mês, há missa no local.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Há em frente a gruta, uma pequena queda d’água. Em 1936 o padre foi à cidade de Lourdes na França buscar água na fonte abençoada da cidade para abençoar as águas de Itapuca. Diz a lenda que quem beber a água abençoada da gruta Nossa Senhora de Lourdes, pode fazer um pedido. Tem algumas garrafinhas de água perto do altar, mas você pode levar sua própria garrafinha para encher e beber. Eu não perdi a oportunidade e garanti o meu pedido 🙏

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Seguro Viagem


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, mesmo para viagens no Brasil. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

A vizinha cidade de Dr. Ricardo

A cidade de Dr. Ricardo é caminho para chegar em Anta Gorda, se você chega a partir de Encantado. Mesmo se vier a partir de outra cidade, vale a pena dar um pulinho em Dr. Ricardo para conhecer outra gruta, e por acaso, de mesmo nome: Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Gruta Dr. Ricardo

Embora, o nome seja o mesmo, o visual é bem diferente. A gruta é mais alta, menor em tamanho, mas tem uma cachoeira que cai sobre a gruta, deixando o local ainda mais bonito. O acesso até a gruta é todo em asfalto e para chegar na gruta, há uma escadaria toda pavimentada. No local há também espaço com mesas e churrasqueiras, riachos que foram “transformados”em uma espécie de piscina e algumas trilhas. A entrada é gratuita.

Gruta Dr. Ricardo

Para almoçar, a dica em Dr. Ricardo é o Restaurante Biolchi, localizado quase ao lado do Centro Administrativo. O restaurante serve buffet super variado. Infelizmente eu não consegui provar, mas recebi muitos comentários elogiando a comida.

Onde ficar hospedado em Anta Gorda

Em Anta Gorda Há dois hotéis na cidade,  Hotel Lazzari e Toldo Hotel.

Outra opção é ficar hospedado em Encantado, que é uma cidade um pouco maior, distante aproximadamente 40 km. Veja o Tri Hotel Encantado e o Hengu Hotel.

Outros atrativos e dicas práticas de Anta Gorda

  • Tanto para visitar a Nozes Pitol, como para conhecer a Parada Toigo é preciso agendar com antecedência.
  • Ilópolis, onde fica o Museu do Pão, que eu já mostrei nesse post aqui, fica muito próximo de Itapuca, onde fica a Parada Toigo. Pode ser uma boa opção de roteiro também.
  • No site da Amturvales, há outras sugestões de passeios, roteiros e atrativos pela região.
  • Nós optamos em fazer o roteiro por Anta Gorda por conta própria, o que é bem possível, agendando os locais a serem visitados com antecedência, mas se você prefere viajar em grupo ou com guia, as agências Promove e Bike and Trekking promovem roteiros pela região.

Veja mais posts sobre destinos no RS |

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre o Vale do Taquari e RS, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosnoVale

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *