Search
Close this search box.

Conheça a linda Santa Tereza na Serra Gaúcha

Santa Tereza é uma linda e bucólica cidade da Serra Gaúcha, que possui  centro histórico tombado pelo Iphan alem de vários outros atrativos que valem a visita.

A cidade possui menos de 2000 habitantes, localizada entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha, distante apenas 18km do Vale dos Vinhedos. Santa Tereza foi berço de entrada dos imigrantes que vinham de barco pelo rio Taquari. E é a presença do rio, a paisagem verde entre vales e montanhas e o conjunto arquitetônico que realçam o ar bucólico da cidade.

Leia também:

Nos estivemos em Santa Tereza durante o verão, de passagem, e adoramos tudo o que vimos. Gostamos tanto, que voltamos para fazer um roteiro pelas principais atrações da cidade e compartilhar com vocês, nossos achados e dicas. Anotem esse nome, pois Santa Tereza vai despontar no  cenário turístico gaúcho em breve.

Santa Tereza

Centro Histórico de Santa Tereza na Serra Gaúcha

Um dos grandes destaques de Santa Tereza é o centro histórico, que foi tombado em 2010 pelo Iphan. São dezenas de casarões de madeira e alvenaria construídos pelos imigrantes que vieram de diferentes regiões da Itália.  Passear pelo centro histórico de Santa Tereza é se tele transportar para um mundo paralelo, onde quase não há ninguém nas ruas e o barulho que predomina são dos sons da natureza.

Santa Tereza

O centro histórico, possui construções em madeira e alvenaria, construídas nos séculos XIX e XX e é interessante analisar a diversidade na arquitetura das casas, que remetem aos locais de origem dos imigrantes italianos que chegaram na cidade.

Santa Tereza

É muito fácil visitar o centro histórico da cidade e as construções tombadas estão todas identificadas com placas contando sobre sua função original e por quem foi construída. Estacione o carro próximo da praça e da Av. Itália e percorra a pé, as ruas próximas. Você vai encontrar a Casa Piccinini que era o antigo hospital da cidade, a Casa Prezzi, a Casa Lahude que abriga o Mercado do Davi, o antigo Hotel Central, a antiga fábrica de refrigerantes, a primeira escola, a primeira fábrica de gaitas do Brasil, a Casa Stringhini que hoje abriga a Prefeitura Municipal entre tantas outras construções históricas. No YouTube, mostramos mais detalhes do nosso roteiro pelo Centro Histórico de Santa Tereza – assista aqui.

Santa Tereza

Santa Tereza

Santa Tereza

A maioria das construções são de uso privado, sendo possível apreciar apenas a beleza externa. A Casa Lahude que abriga atualmente o Mercado do Davi, localizada na esquina em frente a praça, é um local que você precisa entrar. O Sr. Davi é muito simpático e seu mercado me lembrou demais o armazém que meus avós tinham quando eu era criança, aqui no interior da minha cidade. Compramos biscoitos caseiros, vinho produzido em Santa Tereza e seguimos o nosso passeio pelo centro da cidade.

Santa Tereza

Seguindo próximo as margens do rio Taquari, há um lindo mirante onde é possível apreciar a linda paisagem, o rio e a Praça Norte.

rio Taquari em Santa Tereza

rio Taquari em Santa Tereza

Duas pontes se destacam na paisagem de Santa Tereza. Alguns metros além da torre da Igreja está localizada a Ponte Metálica e algumas quadras dali fica a Ponte Pênsil, que também foi tombada pelo Iphan.

Santa Tereza

Além do centro de Santa Tereza na Serra Gaúcha

Para conhecer um pouco mais da paisagem verde que se estende ao redor dos morros e vales, a melhor alternativa é passear pelo interior do municipio de Santa Tereza. É possível fazer um passeio por conta própria ou falar com a Mari dos Irmãos Betinelli – contato 54. 99652-9637,  que ela monta um roteiro super bacana e ainda te acompanha como guia, dando todas informações dos lugares. Super recomendo!!!

Os roteiros são totalmente personalizados. Nós visitamos os Morangos Santa Tecla, a Vinícola Renascer e a Gruta Nossa Senhora da Uva, em uma tarde linda de outono.

Morangos Santa Tecla

Os Morangos Santa Tecla são produzidos no Sítio do Sossego, pela Família Nunes, que saiu da cidade em busca de saúde e sossego na vida do campo. A propriedade é auto sustentável, utilizando a captação da água da chuva para irrigação e polinização das plantas com as abelhas jataí.

Os visitantes podem colher e comer os morangos direto da plantação, além de se deliciar com geléias caseiras e outras frutas do pomar na propriedade.

Santa Tereza

Santa Tereza

Vinícola Renascer

A Vinícola Renascer planta, colhe e faz toda a produção dos vinhos na sua propriedade. Um dos destaques é o cultivo da uva Lorena, variedade rara e quase extinta na região, além de outros vinhos tradicionais e suco de uva.

Santa Tereza

Além de visitar a vinícola familiar e aprender sobre a produção dos vinhos, é possível degustar os produtos. A vista da propriedade é linda e é quase impossível resistir a levar várias garrafas dos vinhos para casa.

Santa Tereza

Gruta Nossa Senhora da Uva

A Gruta Nossa Senhora da Uva foi inaugurada em 2010 e é a protetora dos produtores de uva. O local é muito bonito e possui uma vista linda do vale.

Santa Tereza

Passeio de cavalo

Outro passeio muito bacana é o passeio a cavalo dos Irmãos Betinelli. Eles possuem roteiro pelo centro da cidade e também pelo interior do município.  Os passeios tem duração aproximada de  2h30min e inclui um city tour pela cidade.  As paisagens são incríveis.

Santa Tereza

Santa Tereza

Cachaçaria Velho Alambique

A Cachaçaria Velho Alambique está localizado em um ponto alto, próximo  aos Irmãos Betinelli e também possui um visual incrível do rio, trilhos do trem e montanhas.

Na Cachaçaria é possível aprender sobre o processo de produção de diferentes tipos de cachaça, além de degustar e comprar os produtos ali produzidos.

Velho Alambique

Santa Tereza

Onde ficar hospedado  e onde comer em Santa Tereza na Serra Gaúcha

Pra quem quer conhecer um pouco mais de Santa Tereza, a melhor opção é ficar hospedado na cidade. Para nossa experiência ser autêntica, ficamos hospedados na Pousada do Valle, que está localizada no antigo Hotel Central, um dos prédios tombados pelo Iphan e é possivel reservar pelo Booking – clique aqui.

Pousada do Valle

São apenas dois quartos: a suíte Merlot que foi a que ficamos hospedados e a suíte Sauvignon. O quarto possui também sofá cama e é muito confortável, podendo acomodar até 3 pessoas.  Eles ja estão trabalhando na ampliação e em breve novos quartos serão inaugurados.

Santa Tereza

Santa Tereza

O prédio onde está localizada a Pousado do Valle é muito lindo. Para quem é fã de arquitetura, como eu, é um grande presente, poder ficar hospedado em uma edificação cheia de história. Inclusive no corredor entre as suítes, há vários painéis contando a história da cidade e a história da própria edificação.

Pousada do Valle

Pousada do Valle

A Suítes Vinhedos também oferece serviço de aluguel de caiaques para curtir a paisagem do rio Taquari e aluguel de bicicletas, para quem preferir curtir a cidade de outra maneira.

A diária na Suítes Vinhedos não possui café da manhã incluído, mas não é preciso sair do antigo Hotel Central para tomar um bom café da manhã. Já na confirmação da reserva, recebemos o contato da Morgana, proprietária do restaurante Sabores de Santa, que está localizado no porão da mesma edificação.

café da Manhã

Aliás preciso falar do restaurante que é delicioso e super aconchegante, com uma área externa em frente ao forno a lenha e debaixo do parreiral. Nas sextas e nos sábados à noite o cardápio tem pizzas, porções e tábuas e nos almoços de sábado e domingo é servido o cardápio do dia. É importante reservar – Morgana 54. 99659-5164, pois são poucas mesas e o Sabores de Santa é o único restaurante da cidade.

Almoço no Sabores de Santa

Sabores de Santa

Nós adoramos visitar Santa Tereza. A cidade possui um potencial turístico enorme, muitos atrativos e população muito hospitaleira. Voltaremos no verão para curtir as belezas e águas do rio Taquari 😀

Veja mais posts sobre destinos no RS |

 

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre a Serra Gaúcha, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosnaSerraGaucha e #ViagensQueSonhamosEmSantaTereza

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

2 respostas

  1. Tem o restaurante do Alemão.
    Tem a Pousada Caumo, com café da manhã.
    O que faltou nesta reportagem foi uma visita a um alambique no outro lado do rio das Antas. Para que isso ocorra é necessário atravessar o rio de caíque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *