Search
Close this search box.

Comendo e descobrindo novidades da gastronomia Italiana em Milão

Que a Itália é berço de uma das melhores gastronomias do mundo, todo mundo sabe e é por isso que não poderia ter melhor país para sediar uma feira como a TuttoFood.

A TuttoFood é uma feira internacional de gastronomia e bebidas que em 2021 aconteceu no mês de outubro em sua oitava edição, com mais de 1400 expositores, de 35 diferentes países. Só na TuttoFood é possível ver em um único local o melhor da gastronomia italiana, ícones da gastronomia italiana reinventados, design e embalagens para o setor de alimentos e produtos inovadores.

Leia também:

Nem nos meus melhores sonhos, eu imaginaria que iria para a Europa nesse ano. Com a pandemia e o Euro nas alturas, viajar para o velho continente era um sonho muito distante. Mas recebi um convite irrecusável para ir à Itália, participar da TuttoFood, uma feira de gastronomia, que acontece a cada dois anos em Milão. Nesse post irei compartilhar as delícias que provei por lá, descobertas da gastronomia italiana  e novidades do setor.

TuttoFood

Como é participar da TuttoFood em Milão

Em cinco dias de feira, mais de 150 mil pessoas circularam pelo 5 pavilhões da  TuttoFood, que reuniu 1.400 empresas, divididas em diferentes áreas: massas, doces, carnes, pescados, laticínios, congelados, drinks e vinhos. A maioria dos visitantes  eram compradores, do mundo inteiro, interessados em conhecer os produtos, novas empresas e fazer negócios.

TuttoFood

Já tive a oportunidade de participar de várias feiras, mas nenhuma do tamanho da TuttoFood. A feira acontece em Milão no Fiera Milano, local que abriga também o ISalone, Feira de Design Mundial. Ao chegar no local eu fiquei simplesmente deslumbrada com a arquitetura: espelho da água, muito vidro, coberturas metálicas e linhas orgânicas.

TuttoFood

TuttoFood

TuttoFood

Mas vamos falar de comida boa, que foi esse o motivo que me trouxe à Milão, para participar da TuttoFood.

Caminhar pelos corredores da feira, era como resistir a uma tentação em cada esquina. Os aromas exalavam da maioria dos estandes, e os mais “aromáticos” eram também onde os visitantes faziam fila para provar as receitas. Confesso que não fiz questão de resistir a tanta tentação. Provei tudo o que pude, para saciar o meu paladar e claro, poder compartilhar as novidades, gostos e sabores, de uma feira do padrão da TuttoFood.

O pavilhão mais aromático era onde ficavam as pizzas e massas. Provei vários estilos diferentes de pizzas, massas deliciosas e até pizza recheada frita, que muito se parecia com o nosso tradicional pastel.

TuttoFood

Embora não fosse o pavilhão mais aromático, a área dos doces possuía os estandes visualmente mais bonitos, com doces expostos como obras de arte, que deixavam todos com água na boca.

TuttoFood

TuttoFood

Embora a TuttoFood seja uma feira de negócios, na feira não há venda de produtos individuais, ou seja, não pude comprar nada para trazer para casa. Uma pena, pois adoraria poder degustar, com minha família, muitos dos produtos que vi. Algumas das marcas que estavam na TuttoFood, já são vendidas no Brasil, como as massas da Filotéa, que são importadas pelo Pão de Açúcar e as massas da La Fabbrica Della Pasta que são importadas pela Casa Flora.

Estive presente em quatro, dos cinco dias de TuttoFood, e a cada dia descobri um novo produto, uma nova marca ou uma grande história de empreendedorismo. Foi uma experiência incrível, de vivenciar na prática um mercado em ampla expansão e com tanta representatividade, tanto pela sua tradição quanto pela inovação.

TuttoFood

Gastronomia Italiana

Sou até suspeita para falar da gastronomia italiana, pois sou muita fã das delícias da Itália, incluindo os vinhos, drinks e sobremesas. Na TuttoFood pude conhecer muitas empresas italianas, seu know how e paixão em produzir alimentos.

A famosa e mais tradicional sobremesa italiana, o Tiramisú agora pode ser produzido de forma mais rápida e descomplicada, como a máquina desenvolvida pela empresa MeSoo Expresso. A máquina que muito se parece com uma máquina de sorvete expresso, foi desenvolvida na cidade de Treviso. O Tiramisú para ser saboroso deve ser fresco e muitos restaurantes tem dificuldade em produzir a sobremesa diariamente. A partir dessa dificuldade, os engenheiros de Treviso criaram a MeSoo Expresso. Foi o primeiro ano da empresa na TuttoFood, onde o creme de queijo mascarpone já sai cremoso e pronto para consumo. Infelizmente o produto ainda não é comercializado no Brasil. Eu adoraria poder encontrar uma máquina da MeSoo na minha cidade.

Tiramisu

O Sorbetto é a segunda sobremesa mais popular da Itália. A empresa Quadrifoglio que produzia apenas sobremesas para restaurantes, desenvolveu o Sorbetto cremoso para beber.  É um tipo de sorvete que contém apenas água, açúcar e limão.

TuttoFood

Não posso falar de gastronomia italiana sem mencionar as pizzas e massas. As pizzas e as massas são os produtos mais representativos da culinária italiana. Em relação as pizzas, o grande destaque foram as “Pinsas”, uma espécie de pizza, porém com massa mais leve e de mais fácil digestão.

TuttoFood

TuttoFood

Quanto as massas, confesso que fiquei surpresa com a grande variedade de tipos e formatos diferenciados. Na La Fábbrica Della Pasta, por exemplo, são produzidos mais de 180 tipos diferentes de massas, sendo a quinta geração da mesma família administrando a empresa. Os ingredientes utilizados na produção das massas são apenas semolina e água termal das montanhas, próximas a Gragnano.  Entre os tipos de massas da La Fabbrica Della Pasta, há massas diferentes saborizadas com café, limão, pimenta, entre outras.

TuttoFood

Design e Embalagens

O design dos produtos e principalmente das embalagens, foi outro ponto de destaque na TuttoFood. Percebe-se uma grande preferência pela utilização de embalagens em papel e vidro, em substituição as embalagens plásticas que ainda são muito utilizadas aqui no Brasil.

A empresa San Salvattore, que produz iogurtes com leite de búfalo, apresentou uma embalagem cerâmica para seus iogurtes, que pode ser reutilizada para outros fins, podendo inclusive ser utilizada no forno e microondas. Ao conversar com o responsável da marca, ele comentou da questão da diminuição do uso do plástico, mas enfatizou muito a preocupação em manter o sabor e qualidade do produto, que se torna mais eficiente com uma embalagem cerâmica.

TuttoFood

O papelão também esteve muito presente nas embalagens, principalmente em kits presenteáveis. Várias marcas apresentaram embalagens diferenciadas para combos de massas, panetones, entre outros produtos, como opção de presentes.

TuttoFood

TuttoFood

Produtos Inovadores

Percorrendo os 5 pavilhões da TuttoFood pude ver muitos produtos inovadores e diferenciados, como a máquina MeSoo que produz Tiramisú expresso, que já comentei acima, bombons recheados com azeite de oliva, massas nos mais variados formatos e sabores, panetone assado em pote de vidro, entre tantos outros produtos.

Dois produtos que se destacaram ao meu olhar, no quesito inovação: o sal líquido da Iposol, que inclusive já ganhou prêmio de inovação na TuttoFood e o café fake da Fake Coffee. Para ver mais produtos, assista ao vídeo que publiquei no YouTube.

O Iposol é um sal líquido super concentrado, produzido na Dinamarca. Na sua composição não há nenhum produto químico, apenas água e sal, porém sua capacidade de salgar os alimentos é muito superior ao sal comum, o que o torna muito atrativo para empresas que desejam produzir produtos salgados, mas que necessitam ter menor teor de sal no seu rótulo.  O principal mercado da Iposol, atualmente é o Reino Unido e Dubai.

TuttoFood

O Fake Coffe, é um café, produzido sem café, apenas com chás. Não é um café, mas tem sabor de café.

A marca coreana lançou três tipos diferentes de café, que inclusive já estão a venda no Amazon americana. Confesso que provei sem muita expectativa, mas fiquei confusa, pois o sabor é praticamente igual a um café americano (um pouco mais aguado). Gostei.

TuttoFood

Câmara de Comércio Italiana

A Câmara da Comercio Italiana é uma entidade vinculada ao governo italiano que trabalha para aproximar as empresas brasileiras e italianas fomentando os negócios com a Italia. São vários projetos e ações promovidas pela entidade, ao longo do ano, e uma delas é participação em feiras e eventos que promovam troca de conhecimentos, aprendizado e negócios entre o Brasil e a Itália.

Uma comitiva latino-americana, com participantes do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Guatemala, esteve presente no evento representando a entidade. Fiquei muito feliz de fazer parte dessa comitiva, representando a Câmera de Comércio Italiana no RS, juntamente com o Pedro De Marchi Calazans, da Selecionados Uniagro.

TuttoFood CCIRS

Para conhecer mais sobre a Câmara de Comércio Italiana no RS e as ações desenvolvidas pela entidade, clique aqui.

Para quem ficou com água na boca, a  próxima edição da TuttoFood está confirmada para acontecer entre  8 e 11 de maio de 2023.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *