18 outubro 2016

Sabores de Canela, roteiro gastronômico na Serra Gaúcha

Canela e Gramado são as cidades queridinhas da Serra Gaúcha, não só por suas belezas naturais, como também por suas atrações, ótima gastronomia e variadas opções de hospedagem. As cidades fervilham o ano inteiro e não existe mais período de baixa temporada, pois o que era período de baixa temporada agora são períodos de eventos específicos, que trazem muitos visitantes à serra. 
O mês de outubro em Canela, é repleto de gostosuras e diversão com os eventos Sabores de Canela e Bonecos Canela. Nós estivemos final de semana passado na cidade, aproveitando tudo o que Canela oferece. Nos deliciamos nos restaurantes participantes do Sabores de Canela, vistamos o Parque Terra Mágica Florybal e o Mundo a Vapor e também nos divertimos com o desfile e espetáculos participantes do 28º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela. Infelizmente o Bonecos Canela, como é carinhosamente chamado, terminou no dia 16 de outubro. Mas tudo indica que teremos um linda edição ano que vem no 29º Festival, e eu voltarei aqui para contar todos os detalhes com exclusividade para vocês. Mas para participar do Sabores de Canela, você ainda tem tempo...


O Sabores de Canela está na sua 7º edição, unindo o nome da cidade e a famosa especiaria, junto com um grupo de restaurantes e hoteis dispostos a criar receitas exclusivas e novos sabores, em pratos idealizados especialmente para o evento. A 7º edição do Sabores de Canela acontece esse ano até o dia  30 de outubro e reúne 12 participantes: Containner Bistrot, Churrascaria Espelho Gaúcho, Empório Canela, Galangal, Hotel Hotel Continental, participando com o seu café da manhã e também o Restaurante Mirabelle, Hotel Laje de Pedra, Magnólia, Pousada Blumenberg, Pousada do Bosque, Pousada Encantos da Terra e Vila Suzana Parque Hotel. Os 12 pratos de dividem entre doces e salgados, sendo saladas, pratos principais, sobremesas e opções de café da manhã. 
Nós tivemos a oportunidade de provar cinco pratos participantes  e ficamos deslumbrados com o sabor e combinações diferentes com o uso da canela.
Containner Bistrot
O Container Bistrot era um local que eu estava com muita vontade de conhecer. Impossível passar despercebido, o prédio com fachada de container se destaca na rua. O local é conhecido pela sua cozinha criativa e variedade de cardápio. Funciona das 11h às 19h horas, com excessão das quartas feiras, quando está fechado, e com horário estendido até às 23h nas sextas e sábados.

O local é ótimo para quem está acompanhado de crianças, pois possui um charmoso espaço kid's e também cardápio infantil. O guri amou.

Para o Sabores de Canela, o Containner Bistrot desenvolveu o  Risoto Indiano, que segundo a grande aprovação dos clientes, tem grandes chances de se manter no cardápio após o evento. O risoto estava delicioso e o ambiente é muito agradável. Não deixe de provar os deliciosos sucos naturais.


Restaurante Mirabelle - Hotel Continental 
O Restaurante Mirabelle já era nosso conhecido das vezes que nos hospedamos no Hotel Continental. O restaurante funciona para hóspedes do hotel e também público em geral com sistema ala carte para almoço e jantar.

Para o Sabores de Canela, o Restaurante Mirabelle preparou Chester ao Molho de Cristais de Laranja com Canela. O resultado da combinação foi espetacular. Difícil escolher as melhores opções do evento, mas o prato desenvolvido pelo Mirabelle foi um dos meus preferidos.

Crianças são muito bem vindas e tem cardápio infantil, com nomes sugestivos para os pratos. O nosso guri escolheu o Procurando Nemo, e adorou o peixe. O hotel também possui uma ótima estrutura infantil, com recreação, como eu já contei nesse post aqui.


Magnólia 
O Magnólia não é um simples restaurante e sim uma experiência além da gastronomia. Localizado em um casarão da década de 50, os ambientes são requintados e seus espaços incluem uma sala de cinema.

Para o Sabores de Canela, o Magnólia desenvolveu o  Filé Recheado com Musseline de Batata e Redução de Bergamota e Canela. O prato é delicioso, e a combinação perfeita. Não resistimos ao cardápio de sobremesas diferentes e escolhemos uma opção para provar.


O Magnólia também conta com espaço kids e cardápio infantil. O guri amou a comidinha e os talheres infantis que acompanharam o prato. Pequenos detalhes que cativam os pequenos visitantes e também os pais. Aliás o atendimento do magnólia é nota 1000.

Hotel Laje de Pedra  
O Laje de Pedra Hotel é nosso velho conhecido. Recentemente escrevi o post "Laje de Pedra Hotel & Resort | O hotel com a melhor vista da serra gaúcha" onde contei todos os detalhes da estrutura, serviços e como é se hospedar no hotel. A vista do Vale do Quilombo é maravilhosa, e vale a pena ir até o hotel, nem que seja para apreciar a vista.

Para o Sabores de Canela o Laje de Pedra desenvolveu Salmão Caramelizado com Canela ao Chutney de Maracujá. Outro prato delicioso.

O Laje de Pedra também conta com cardápio infantil. As crianças visitantes também podem se divertir no Mundo Encantado do Capitão Quati, a maior recreação da serra gaúcha, enquanto os pais, saboreiam a refeição.

Pousada do Bosque 
Será que tem combinação mais perfeita do que doce de leite com canela? Foi essa combinação que a Pousada do Bosque utilizou para criar o melhor bolo do café da manhã, o Bolo com Canela e Doce de Leite.

A pousada é um charme e muito aconchegante, em plena Estrada do Caracol, mas foi o café da manhã que roubou a cena. Bolos, pães, cucas, frutas, iogurtes, cereais, sucos e também café, em um ambiente super charmoso.

O bolo entrou para lista de prioridades a serem preparadas aqui em casa. Vou testar a receita e depois conto para vocês.

E para quem curtiu os pratos e quiser repetir a receita em casa, todas elas estão disponíveis no livro do 7º Sabores de Canela, com um passo a passo que promete facilitar a vida de quem tem menos jeito com a cozinha. O livro é gratuito e está disponível nas empresas participantes.

* Este não é um post patrocinado. Estivemos nos restaurantes a convite do evento Sabores de Canela, mas o relato acima representa a nossa opinião sincera sobre o serviço.
Quer reservar hotel em Canela?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.
Procurando carro para alugar em Canela?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos. 

14 comentários:

  1. Que passeio gastronômico divino!!! Quero saber se o bolo deu certo!! :) Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fala sério!!! Que final de semana dos deuses!! Que sonho comer tanta coisa boa assim, em tão pouco tempo (rsrs). Adorei a ideia do evento! Muito bacana!!!

    ResponderExcluir
  3. Este post é de dar água na boca. Ótima seleção! Restaurantes anotados para a próxima visita a Canela!

    ResponderExcluir
  4. Que espetáculo de passeio esse, de dar água na boca!

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  5. Que delícia hein!!! redução de bergamota, senti o cheirinho aqui :) bacana estarem preparados para as crianças, muitos eventos gastronômicos não pensam neles ...
    beijocas
    Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane,
      Achei demais, o preparo em bem receber os pequenos visitantes.
      Deiixa pais e filhos felizes!

      Excluir
  6. As comidinhas estão com uma cara ótima, de dar água na boca, adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  7. Além de tudo parecer delicioso os lugares são super bonitos né?! Amei! Desejei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.
      Os Restaurantes de Canela estão se diferenciando..todos lindos e com propostas diferentes!

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter