07 dezembro 2016

Rio do Vento e Barlavento, dois lugares para se deliciar com morangos na Serra Gaúcha

Sabe quando a gente se encanta com um local, antes mesmo de conhecer? Foi assim com a Hospedaria Rio do Vento e  o Barlavento. Recebi um lindo convite para conhecer o local, e logo fui pesquisar do que se tratava. E para minha felicidade, fiquei encantada com as imagens e ótimas avaliações que encontrei nos sites de reservas como Booking e Trip Advisor. Tratei de logo agendar a nossa visita, que por motivos de disponibilidade nossa  e da hospedaria, acabou acontecendo apenas no último final de semana.

A Hospedaria Rio do Vento e o Barlavento estão localizados na serra gaúcha, no município de Caxias do Sul, em uma localização estratégica entre Bento Gonçalves, Gramado e Cambará do Sul, principais focos de turismo na região.
Como o nome sugere, a Hospedaria Rio do Vento é uma pousada e o Barlavento um bar. Dois negócios que surgiram através da grande produção de morangos, na Rio do Vento Hidroponia, a empresa inicial da família. Na Rio do Vento Hidroponia, são produzidos morangos cultivados em água da chuva, a partir de mudas importadas. Todo o cultivo é feito em estufas onde a fruta não sofre a ação do tempo.
Além de todo cuidado e tecnologia, os morangos são tratados com muito carinho ao som de boa música, como rock, reggae e música latina. É lindo de se apreciar. Os morangos são lindos e deliciosos. Quase 100 % da produção é dedicada as delícias produzidas no Barlavento.


A Hospedaria Rio do Vento |
A Hospedaria Rio do Vento é uma casa, com 6 suítes que acomodam até 4 pessoas, cujo objetivo é que os hospedem se sintam em casa. Logo na chegada fomos recepcionados como amigos, e nos foi entregue a chave da nossa suíte e da casa. O local é um encanto, e os hóspedes podem circular livremente por toda estrutura da hospedaria, dos Morangos Hidropônicos e do Barlavento.

A Casa |
A Hospedaria foi construída através da junção de duas casas em risco de demolição, trazidas da região das Missões Gaúchas e que possuíam sua própria história. As casas foram adaptadas ao novo local e nova função, resgatando sua origem como hospedaria, com todo conforto necessário aos dias atuais. O novo projeto traz influências das construções inglesas do início do século XX na Patagônia e na Tasmânia, aliadas à simplicidade do estilo uruguaio, ambas paixões do proprietário.


São seis suítes confortáveis, com capacidades variadas, entre duas e quatro pessoas, sendo três no pavimento térreo e três no pavimento superior. Todos os quartos tem nomes de regiões da Patagônia.
Nós ficamos hospedados na suíte Aysén, linda região do Chile. Nosso quarto comportava três pessoas e um bebê, tendo uma cama de casal queen, uma cama de solteiro e um berço.



Todos os quartos possuem ar condicionado quente e frio, janelas com vidros duplos, frigobar, TV a cabo, secador de cabelo aquecimento de água central e acolchoados de plumas de ganso. A roupa de cama e banho é uma delícia, cheirosa e fofinha. Se não fossem os morangos, teríamos ficado mais tempo na cama.


Além dos quartos, a casa possui no pavimento térreo, uma sala de estar com TV, as mesas para café da manhã, e o espaço social com copa, recepção e lareira, que é muito charmosa.

No andar superior ficam os três outros quartos e no mezanino, uma pequena e charmosa sala de leitura. Toda a decoração  envolve imagens da viagens do proprietário, além de muitos mapas espalhados em pontos estratégicos. Tudo é simples, charmoso e aconchegante.


Café da manhã |
O café da manhã é preparado com muito carinho, no horário que os hóspedes desejarem.
Nós acordamos e já sentimos o cheirinho das delícias sendo preparadas pela Bruna. São várias delícias, e obviamente muito morango.

Pãezinhos quentinhos, saídos do forno, cuca de mirtilo, grôstoli, biscoitos de manteiga, frutas variadas, frios, café, leite, iogurte artesanal e suco de morango. Tudo delicioso, servido na bancada da copa da casa.

Famílias com crianças |
Além das estufas com os morangos que fazem a alegria de qualquer idade, a Hospedaria Rio do Vento está localizada em uma área com um lindo e florido jardim. Perfeito para brincadeiras ao ar livre. Um pena que no final de semana que estivemos lá, choveu muito e quase não conseguimos aproveitar o jardim.

O local conta também com duas outras atrações que as crianças adoram: a casinha dos coelhos e porquinhos da índia e o clube da piazada, uma casa feita pelo proprietário do local para seu filho, mas que os hóspedes adoram. Nosso guri, achou o máximo, que menina não pode entrar.

A Hospedaria possui quartos para até quatro hóspedes e inclusive quarto com berço, para quem viaja com bebê. Outra facilidade é que a casa possui uma copa equipada, onde é possível esquentar mamadeira ou comidinha para os pequenos. Como vocês devem ter percebido, crianças são muito bem vindas!
Para reservar o Hospedaria Rio do Vento, ver disponibilidade e valores para o período da sua viagem, clique aqui.

O Barlavento |
O Barlavento não é um simples bar e sim um local para degustar as delícias preparadas com os morangos produzidos na Rio do Vento Hidroponia e também algumas opções de pratos salgados, em um ambiente descontraído, decorado com a temática náutica, outra paixão do proprietário velejador.


O local possui um aconchegante espaço fechado e aquecido pelo calor de uma lareira nos dias frios da serra gaúcha e também um amplo espaço externo, com bancos, gazebos e redes, além de ser vizinho das estufas onde são produzidos os morangos, o que por si, só já é um lindo e agradável passeio.



O cardápio é tentador, e os nomes do pratos são relacionados a locais turísticos ou ao mundo náutico. Provamos várias delícias e confesso que foi muito difícil escolher o que comer. A vontade foi de viver de doces por todo o final de semana que passamos na Hospedaria Rio do Vento. Veja o cardápio completo aqui.


Entre os doces eu provei o Vento Sul, um sorvete de forno com frutas, licor de morango e merengue, Morena do Siriú, morangos com creme de chocolate e A Proa da Carolina, massa de crepe em camadas com morango, doce de leite e hortelã. Um mais delicioso que o outro.
Nós adoramos o passeio. Foi um final de semana delicioso e muito aconchegante. Realmente nos sentimos em casa. Obrigada Maurício, Bruna e toda equipe pelo ótimo atendimento, boa conversa e lindo lugar!! Voltaremos com amigos e com a família!
Barlavento e Hospedaria Rio do Vento
RSC 453 - Km 154

Rota do Sol
Caxias do Sul/RS

Para ler nossos posts sobre a Serra Gaúcha, clique aqui ou acompanhe o Instagram, através das #ViagensqueSonhamosnaSerraGaucha

* Estivemos hospedados a convite do Hospedaria Rio do Vento, e o consumo no Barlavento foi pago por nós. O relato acima representa a nossa opinião sincera sobre o serviço.
Quer reservar hotel na Serra Gaúcha?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.
Procurando carro para alugar ?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

16 comentários:

  1. Que lugar encantador, uma experiência rural verdadeira e cheia de descobertas. Anotado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio,
      Não chega a ser rural, mas é bucólico, lindo e saboroso.
      Amamos o final de semana!
      Abraços,

      Excluir
  2. Eu sou alucinada com morangos! Ficaria maluquinha em um lugar desses!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que delícia!
    A casa é puro charme e esse café da manhã com os morangos está demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A hospedaria é um charme...e tudo lá é delicioso!!
      Beijos

      Excluir
  4. Que delicia! Minha filha enlouqueceria neste lugar, ela ama morangos, que passeio mais gostoso literalmente! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellen,

      Que bom que gostou. Traga ela para conhecer!
      beijos

      Excluir
  5. Que encanto de lugar. Amo morangos, esses tão bem cuidados com música boa devem ser ainda mais especiais. O que foi a foto do morango com chocolate? 😱
    Lugar cheio de personalidade, adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é demais, ter som ambiente para os morangos cresceram fortes, lindos e saudáveis??

      Excluir
  6. Que delícia! Ja to louca para fazer essa viagem! Muito gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma!!
      Venha para a Serra Gaúcha. Vc irá se encantar.
      beijos

      Excluir
  7. Gente, que lugar delícia!! Fiquei com vontade forte desses morangos, haha!! Amo lugares assim, aonde a gente vai pra curtir a hospedagem, sabe? Acho que falta mais turismo desse tipo no Brasil! E os quartos, que lindos? Tudo fofo e com muita história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo muito charmoso. Simples mas com estilo, bem do jeitinho que a gente gosta.
      Amamos

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter