21 novembro 2017

Tour Raízes Coloniais, conhecendo o lado B de Gramado

O tour Raízes Coloniais é um passeio por uma Gramado pouco conhecida da maioria dos turistas, a zona rural de Gramado, em uma das regiões mais bonitas do município e com enorme valor, pois foi na região onde acontece o passeio, que Gramado teve sua origem, tornando-s município anos depois.
O passeio inicia no centro de Gramado, já com muita animação. Ainda dentro do ônibus, o guia distribui os chapéus de palha para que todos entrem no clima do roteiro e passa orientações gerais sobre o passeio. Os locais a serem visitados no tour Raízes, são a Casa Centenária, o Moinho Cavichon, Ervateira Marcon, Museu Família Fioreze e Família Foss, nas localidades de Linha Bonita e Linha Nova, distantes apenas 10 minutos do centro da cidade de Gramado.


As comunidades de Linha Bonita e Linha Nova são formadas por descendentes de italianos e alemães que encontraram na região o local para cultivar milho, trigo, plantar uvas e promover sua subsistência. No passeio Raízes Coloniais, cinco famílias que ainda vivem no locam, mostram aos turistas seus costumes, culinária, arquitetura, estilo de vida e produtos característicos do período em que chegaram na região e que mantém até hoje no convívio, preservando sua cultura e as peculiaridades da vida simples e autêntica do meio rural.

A primeira parada é na Casa Centenária, propriedade da família Ferrari, que preserva um lindo casarão típico do início da colonização de Gramado. Além do lindo exemplar arquitetônico da época, no local é possível ter contatos com pequenos animais, como ovelhas, coelhos, galinhas e no dia que visitamos a propriedade, tivemos a oportunidade de ver uma ninhada de cachorrinhos recém nascidos.
Os jardins também são lindos e no início da primavera estavam completamente floridos. A vontade era de passar a tarde fazendo um piquenique na sombra das árvores, apreciando a paisagem bucólica, que nem parece que está localizada a poucos minutos da cidade.
No Moinho Cavichion fomos recepcionados pela simpática e talentosa Maristela, que  nos mostrou e ensinou como era a vida no campo dos imigrantes que chegaram na região  e como se transformou com o passar dos anos. Uma verdadeira aula de história apresentada de forma dramatizada pela Maristela. No final da apresentação provamos os doces e salgados coloniais produzidos pela família e eu não resisti a levar alguns pacotes para casa. Provem o pão de mel que é simplesmente divino.
Depois da aula de história no lado de dentro da casa, fomos conhecer o moinho, que foi fundado em 1920 e preserva até os dias atuais a típica construção italiana de pedra e madeira.
Na Ervateira Família Marcon os visitantes tem a oportunidade de conhecer como é produzida a erva mate, bebida típica dos gaúchos, e também aprender como o chimarrão é preparado e depois degustá-lo. A erva produzida pela família Marcon é de excelente qualidade, o que garante um chimarrão delicioso.
Ledi do blog Férias Now degustando o chimarrão
No Museu Família Fioreze, tivemos a oportunidade de ver com os nossos próprios olhos uma variedade enorme de objetos, apresentados pelo Sr. Fioreze, que não perde uma piada, deixando o momento ainda mais descontraído. Confesso que eu nunca tinha visto um chuveiro com aquecimento a lenha.
Além do museu, os jardins são lindos e é possível degustar e levar para casa produtos coloniais, produzidos na propriedade, como licores, biscoitos, geléias, vinhos, entre outros.
E a última parada foi  na Família Foss. Assim que desembarcamos fomos surpreendidos pela recepção animada com cantoria e gaita, em frente ao parreiral. Mas a grande surpresa estava nos aguardando na parte de dentro: um banquete de produtos coloniais. Pão quentinho recém saído do forno lenha, calça virada, cuca, queijo, salame, biscoitos e várias outros delícias, acompanhadas de sucos de uva, chá e café. Um verdadeiro café da tarde típico colonial preparado com muito carinho pela família Foss para nos receber.
Quando todos já estavam devidamente alimentados, a festança continuou ao som da gaita com a música La Bella Polenta (com direito a coreografia), parabéns gaúcho e outras músicas animadas, que não deixaram ninguém parado. Sem dúvida nenhuma, o ápice do passeio.
Deixamos a Família Foss no final da tarde, felizes, de barriga cheia e realizados por termos conhecido famílias que fazem a diferença e mostram o seu melhor para todos os visitantes. Foi apenas uma tarde de passeio, mas um dia voltaremos para mais momentos inesquecíveis.

Informações importantes sobre o Tour Raízes Coloniais |

  • O passeio acontece na parte da tarde, com saídas a partir das 13 horas e retorno em torno das 18 horas, nas segundas, quintas e sábados. 
  • O tour deve ser agendado com antecedência. Faça a sua reserva aqui
  • O passeio inclui transporte, acompanhamento de guia, cinco pontos de visitação com ingressos inclusos e pequeno café colonial na Família Foss.



*Esse não é um post patrocinado. Estivemos em Gramado participando de uma ação com blogueiros convidados, promovida pela Secretaria de Turismo de Gramado, Gramado & Canela Convention Bureau, Brocker Turismo, Master Premium Hotel e blog Viagens que Sonhamos.

Reserve sua viagem__________________________________
🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito. Reserve seu hotel no HOTEIS.COM e pague parcelado em até 12 vezes em reais, sem cobrança de IOF.
📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.
💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.
🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.
📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

SalvarSalvar

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter