11 julho 2018

Uruguai, roteiro de seis dias com sugestões de passeios, hospedagem e dicas práticas para viajar de carro pelo país

O Uruguai está praticamente do lado de casa e muitas vezes a gente nem considera esse pequeno país, como possibilidade para os nossos roteiros de viagem. A verdade é que o Uruguai, embora pequeno, oferece muitos atrativos e uma possibilidade de roteiros e estilos diferentes de viagem.
Nós voltamos ao Uruguai depois de muito tempo, dessa vez para conhecer um local que estava ha anos na nossa lista de desejos. Carmelo, uma pitoresca cidade localizada a quase 3 horas de viagem de carro a partir de Montevideo ou a 1 hora de carro de Colonia Del Sacramento, outro grande destaque do país.
Aproveitamos que as estradas do país são excelentes para fazer um roteiro de carro. Afinal moramos no Rio Grande do Sul, e considerando o tempo de deslocamento e espera em aeroporto, vale mais a pena viajar ao Uruguai de carro. Fora o custo, pois as passagens de avião estão com o preço pela hora da morte e muitas vezes é preciso ir até São Paulo, para finalmente embarcar para Montevideo.
Enfim, como se precisasse de desculpa, aproveitamos a oportunidade para percorrer um roteiro de seis dias por cinco cidades uruguaias, que não podem ficar de fora de nenhuma road trip pelo país.

Roteiro de seis dias no Uruguai |

Dia 1 - Chuí -Punta Del Este - Hospedagem Hotel Sea View: O dia começou cedo, pois havia muita estrada pela frente. Almoçamos no Chui, onde aproveitamos para fazer algumas compras nos free shops e seguimos viagem até Punta Del Este. Chegamos lá no final da tarde e só foi possível passear de carro pela Barra. Fizemos check in no Hotel Sea View, e fomos "tentar a sorte"no Cassino do Conrad, que agora se chama Enjoy Punta Del Este. Jantamos no restaurante do Conrad, mas não recomendo. Achei caro, pelo cardápio e pelo ambiente do restaurante. Já foi muito melhor.
Dia 2 - Punta Del Este - Montevideo - Hospedagem Hotel Hyatt Centric Montevideo: Depois do ótimo café da manhã no Hotel Sea View, fomos caminhar pela praia. Fomos até a escultura La Mano, um dos símbolos de Punta Del Este, caminhamos pelo porto e pela Calle Gorlero, região de comércio na península.
Depois pegamos o carro e fomos até Punta Ballena, ver Punta Del Este de outro ângulo e visitar outro ícone de Punta, a Casa Pueblo.
De Punta até Montevideo são quase 2 horas de viagem. Chegamos em Montevideo e fomos direto para o bairro de Carrasco, um bairro residencial muito charmoso, onde fica o Hotel Sofitel, que é uma atração turística na região.
Almoçamos no Garcia, onde comemos uma das melhores carnes da viagem, acompanhados de sangria, em uma mesa no sol. Tem coisa melhor?
Depois seguimos de carro pela rambla, margeando o rio de La Plata. Fizemos check in no Hotel Hyatt Centric que fica em frente ao letreiro de Montevideo e fomos para a rambla curtir o final de tarde em frente a praia de Pocitos.
O jantar foi no restaurante Plantado do Hyatt Centric.
Dia 3 - Carmelo - Hospedagem Hotel Carmelo Resort & Spa: Depois do maravilhoso café da manhã do Hyatt Centric, fizemos check out e seguimos em direção à Carmelo. Chegamos no hotel e ficamos tão encantados com a beleza do local, que ficamos só no hotel curtindo.
Depois do almoço na área da piscina, da caminhada pelos parreirais, o por do sol foi na sala de yoga. Eu até que tentei fazer, mas o espetáculo do lado de fora estava tão lindo, que preferi ficar apreciando  o sol se por.
Jantamos no restaurante do hotel Carmelo Resort & Spa.

Dia 4 - Carmelo - Hospedagem Hotel Carmelo Resort & Spa: Depois do café da manhã espetacular, fomos até o centro de equitaçao do hotel para uma cavalgada em grupo pelo bosque e praia em Carmelo.
Depois pegamos as bicicletas que são disponíveis para uso dos hóspedes e fomos pedalando até Puerto Camacho, onde almoçamos empanadas e pizza com vista para o rio de La Plata.
Voltamos ao hotel para descansar e o final da tarde foi em um passeio de barco organizado pelo hotel, no rio de la Plata. Simplesmente sensacional. Foi o por do sol mais lindo que já vi na vida.
O jantar foi na Vinícola Narbona, e também fizemos uma degustação de três tipos de vinhos diferentes harmonizados com queijos. Gostamos muita da degustação (amei o vinho rosé e o queijo parmesão) mas queria muito ter conhecido a Narbona durante o dia. Os lugares são lindos. Terei que voltar, com certeza.
Dia 5 - Colonia - Montevideo - Hospedagem Hotel Hyatt Centric Montevideo: O dia começou cedo em direção à Colônia Del Sacramento. Chegando lá, fizemos um roteiro caminhando pelo centro histórico, na área amuralhada. Foi pouco tempo, mas tempo suficiente para querer voltar e na próxima vez ficar hospedados pelo menos uma noite dentro da área amuralhada. Adorei os restaurantes e cafés.
Mas era preciso seguir viagem para Montevideo, pois tínhamos ainda muitas coisa para ver. Fomos almoçar uma típica parrilla uruguaia no Mercado Del Porto, acompanhada de refringente de pomelo. Nada mais uruguaio do que isso!
Depois seguimos um roteiro preparado pela guia da agência Buemes DMC que nos levou nos pontos mais emblemáticos da capital uruguaia, nos contando fatos importantes da sua história e cultura.
E para finalizar o roteiro por Montevideo com chave de ouro, terminamos o dia na Plaza De la Armada, assistindo ao por do sol.
O jantar foi no Francis Restaurante, onde comi o melhor gnocchi da minha vida.
Dia 6 - MontevideoRivera - Hospedagem Hotel Frontier: Após check out no Hotel Hyatt Centric, nos despedimos de Montevideo e seguimos em direção à vinícola Bouza, uma charmosa "bodega"que fica próximo à capital uruguaia.
A vinícola é linda e além de degustação e visitas guiadas oferece também restaurante.
Depois de conhecer a Bouza pegamos a estrada em direção Rivera, cidade uruguaia que faz fronteira com o Brasil. Após horas de estrada, chegamos em Rivera e fomos direto para os free shops da calle Sarandi, comprar vinhos e outros tipos de bebidas. Na calle Agraciada compramos queijos, doce de leites, alfajores e outros produtos uruguaios. Jantamos na Parrillada Lo de Beto, mas não gostamos muito.
E assim terminaram nossos dias no Uruguai. No dia seguinte acordamos cedo e seguimos viagem de volta para casa.

Onde se hospedar pelo Uruguai |

Punta Del Este - Hotel Sea View: O Hotel Sea View está localizado na península de Punta del Este a poucos metros da praia e da escultura La Mano. A localização é excelente para bater perna pelo porto, região central e praia. O hotel tem quartos novos, com decoração moderna e bem confortável. O banheiro é amplo com chuveiro maravilhoso. Em baixa temporada é bem tranquilo para estacionar na rua.
O café da manhã é ótimo, com todas delícias uruguaias que amamos como dulce de leche e medialunas. E melhor de tudo é a tarifa excelente. Em baixa temporada pagamos menos que $60, reservando pelo Booking. Um verdadeiro achado em Punta!
Montevideo - Hotel Hyatt Centric Montevideo: O Hotel Hyatt Centric de Montevideo é com certeza a melhor opção de hospedagem na cidade. Lindo, cheio de charme, com serviço impecável, localização excelente e a vista mais linda de Montevideo. Nós ficamos hospedados em um quarto com vista para o rio e simplesmente ficamos apaixonados pelo conforto, design moderno e a vista maravilhosa. Até agora lembro do cheiro da roupa de cama.
Todo o hotel é um charme e eu ainda vou escrever um post contando todos os detalhes sobre ele. Onde hoje está localizado o Hyatt Centric Montevideo, antes havia uma ampla residência e todo o projeto arquitetônico do hotel, faz referências à antiga casa.
Projeto executado com muito bom gosto. O restaurante Plantado é uma delícia, o café da manhã é maravilhoso e a Deli, vende os melhores medialunas e alfajores da cidade.
Carmelo - Hotel Carmelo Resort & Spa: Assim como conhecer Carmelo, se hospedar no Carmelo Resort & Spa era um sonho de consumo. Sem dúvida, o melhor hotel de Carmelo, se não de todo o Uruguai, o Carmelo Resort & Spa é uma experiência inesquecível. Um hotel com custo maior de hospedagem, mas que entrega muito mais do que o valor da diária.  Além da localização maravilhosa na margens do rio de La Plata e experiências únicas exclusivas aos hóspedes, o conforto é um quesito unânime na estrutura do hotel.
Os quartos são amplos, lindos e tão confortáveis que é difícil querer sair. Nós ficamos hospedados em um apartamento duplex maravilhoso. Só tenho elogios ao Carmelo Resort & Spa e isso que eu nem mencionei a gastronomia e os vinhos. Mas isso será assunto para um outro post, onde falarei só do hotel.
Colonia Del Sacramento - Charco Hotel: Infelizmente nós não ficamos hospedados em Colonia, pois para isso precisaria mais um dia no nosso roteiro. Mas só de passear pela cidade antiga, eu já me apaixonei pelo Charco Hotel, que parece ser o hotel mais charmoso e bem localizado de Colonia, com vista para o rio de La Plata, e poucos metros de distância da calle de Los Suspiros.
Rivera - Hotel Frontier: Outra descoberta do roteiro, o Hotel Frontier é novíssimo e bem localizado para quem deseja fazer compras nos free shops de Rivera. A tarifa do hotel é excelente, frente ao conforto e estrutura oferecida. Quarto amplo, com decoração moderna e muito conforto. O único fator que não gostei foi o box do banheiro ter cortina e não box em vidro. Mas o banheiro era amplo e o chuveiro excelente (daqueles que não da vontade de sair debaixo da água).
O hotel possui estacionamento e ainda oferece vários cupons de descontos exclusivos para hóspedes para usar nas lojas. Deixamos o carro no estacionamento e fomos aos free shops caminhando. Os restaurantes também ficam próximos. A nossa reserva no Booking foi de última hora e a tarifa foi excelente, melhor do que se tivesse reservado com antecedência.

Documentos, moeda e dicas práticas para viajar de carro pelo Uruguai |

  • Brasileiros podem entrar no Uruguai contendo documento de identidade em bom estado e com no máximo 10 anos. Carteiras profissionais e habilitação de motorista não são aceitos na imigração. Eu continuo achando mais fácil viajar de passaporte e foi assim que entramos no Uruguai.
  • Quem chega por via aérea faz a imigração no aeroporto, como de costume. Quem entra e sai no país por via terrestre, precisa se identificar nos postos de fronteira para imigração, que muitas vezes não são muito bem identificados. Fique atento! É preciso descer do carro e apresentar os documentos. Tanto na entrada do Uruguai quanto na saída, o processo foi simples e rápido sem perguntas. 
  • Para viajar de carro pelo Uruguai é preciso apresentar a Carta Verde na imigração. A Carta Verde é um seguro obrigatório que cobre danos causados a terceiros. Nós pagamos R$ 120,00 para emissão da Carta Verde em junho de 2018 que foi providenciada pelo nosso corretor. Existem algumas regras para emissão da Carta Verde, como o requerente ser o proprietário do veículo, veículo estar pago, entre outras. Entre em contato com a sua seguradora para maiores informações. No momento da imigração, é preciso também apresentar a Carta Verde.
  • A gasolina no Uruguai é mais cara que no Brasil (em junho de 2018, a diferença era de R$1,00/litro). Então programe-se para abastecer em solo brasileiro antes de entrar no Uruguai.
  • Há vários pedágios nas estradas do Uruguai, e no geral as estradas estão em excelentes condições. Os pedágios custam 95 pesos uruguaios. Entre Punta Del Este e Montevideo são 2 pedágios e entre Montevideo e Colonia Del Sacramento, mais 2.
  • A moeda oficial do país é o peso uruguaio, porém hospedagem (hotel e imóveis) e carros são vendidos em dólares americanos. Nas cidades turísticas o dólar é bem aceito, porém na maioria das vezes o câmbio não é favorável. É recomendado trocar um pouco de dólares ou mesmo reais por pesos uruguaios.
  • Turistas não pagam imposto em hospedagem e em restaurantes, parte do imposto é devolvido se a conta for paga com cartão de crédito. O bônus já foi melhor em outras épocas, mas ainda compensa, mesmo descontando o valor de IOF que nós brasileiros pagamos. Então, não esqueça de pagar restaurantes com cartão de crédito.
  • Vimos muitas promoções e descontos adicionais para usuários dos cartões Santander, na faixa de 15%.
Para ver mais fotos e dicas, acompanhe o nosso perfil no Instagram - @Fran_Angoletto - ou através da #ViagensQueSonhamosNoUruguai
Outros posts sobre o Uruguai:
Para salvar no Pinterest:

* Estivemos no Uruguai à convite dos hotéis Hyatt Centric Montevideo e Carmelo Resort & Spa by Hyatt.
Reserve sua viagem__________________________________
🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.
📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.
💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.
🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.
📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

SalvarSalvar

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter