1 2 3 4 5 6

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Castelo Neuschwainstein: dicas práticas para conhecer o castelo e outros passeios para fazer no mesmo dia

Um dos pontos altos do nosso roteiro pela Alemanha era conhecer o Castelo Neuschwainstein, quase na cidade de Füssen, no sul da Alemanha. O Castelo, obra prima do Rei Ludwig, serviu de inspiração para Walt Disney construir o Castelo da Cinderela no Walt Disney World e é a atração turística mais visitada de toda Alemanha.
Chegando próximo da cidade, já é possível avistar o Castelo no meio da vegetação das montanhas, e muitos carros parados para fotografá-lo.
Lá no fundo o castelo entre as montanhas
#Dica 1: Se você pretende visitar o castelo, reserve seus tickets por esse site . As reservas podem ser feitas com até 2 dias de antecedência, até as 15h da tarde. Para reservar o ticket, paga-se 1.80 Euros por ticket. Para retirá-lo, existe uma fila especial no Ticket Center. 
Nós chegamos por volta das 9h30 e os estacionamentos ( 5 Euros por carro) na base do castelo, estavam  muito cheios e consequentemente a fila para compra dos tickets estava enorme, com previsão de 2h, e possibilidade de horário de visita em torno das 15h do mesmo dia. Estava tudo bem, e mesmo com a fila enorme eu estava confiante de aguentar esse tempo todo, porém, começou a chover, e acabei desistindo de resistir 2h numa fila na chuva. É a legítima história: faça o que eu digo e não faça o que eu faço. Como estávamos viajando o mais flexível possível, não reservei antecipadamente os tickets. Deixei para reservar alguns dias antes, e acabei esquecendo. Lembrei somente no dia anterior e daí já não era mais possível reservar pelo site. Junto com a visita para o Neuschwainstein é possível reservar a visita para o Castelo Hohenschwangau e o Museu Könige.

Castelo Neuschwainstein
Castelo Hohenschwangau
Sem ingresso para a visita interna, decidimos subir para ver o castelo de perto e ir até a Marien Brücke, onde dizem ser a melhor vista do castelo. E isso tudo com chuva, para o nosso azar. Para subir até o castelo, os visitantes tem 3 opções: a pé, de carruagem ou de ônibus. Nós optamos por subir de carruagem, afinal iríamos visitar um castelo, mas tivemos que aguardar 1h em uma fila desorganizada, na chuva. O trajeto demora em torno de 20 minutos, e custa 6 Euros na subida, e 3 Euros na descida e os "motoristas"são bem mau humorados. Já o ônibus custa 1.80 Euros na subida e 1.00 Euro na descida e não funciona em época de neve. Em ambas as opções, ainda é preciso caminhar em torno de 15-20 minutos até chegar ao castelo, sendo que a parada do ônibus é mais próxima da Marien Brücke.
Dodô espiando a carruagem se aproximando
A visita interna ao castelo demora em torno de 30 minutos e é proibido fotografar. Se lá em baixo, eu já havia achado tudo lotado e desorganizado, lá em cima então a situação complicou. Era muita gente e pouco espaço, e imagine então com a grade maioria utilizando guarda chuva. Chegamos sãs e salvos na Marien Brücke, mas foi preciso ter paciência para tirar uma foto decente, se equilibrando na ponte estreita e lotada. Mas realmente é muito bonita  a vista de lá. Se for até o castelo, não deixe de ir até lá.
Muvuca geral em frente ao castelo 
Se divertindo na chuva
E finalmente a famosa vista da Marien Brücke 
A ponte é super alta e estreita, mas a vista é linda
#Dica 2: Se você conseguiu reservar o ticket pelo site, lembre-se que o horário marcado no ticket é o horário da visita interna ao castelo. Não esqueça de chegar ao local com bastante antecedência, pois além de retirar  o ticket no Ticket Center, você terá que subir até o castelo e as filas costumam ser grandes.
Depois da visita descemos de ônibus, e os meninos desceram caminhando. Enquanto esperávamos por eles, fizemos um lanche em um café ao lado da loja de souvenirs. Muito gostoso e com preço justo.
Parada de ônibus
Vale a pena, toda essa muvuca?  Sinceramente eu esperava mais organização, principalmente nas formas de subir até o castelo. Mas achei que valeu a pena a visita sim. Lembre-se de reservar os tickets com antecedência e chegar bem antes do horário previsto. E caso não seja possível, faça como a gente e vá passear na Marien Brücke.
Outros Passeios próximos:
*Centro de Füssen: Füssen é o fim da famosa "Rota Romântica", com paisagens encantadoras entre vilarejos, lagos e montanhas. O centro da cidade é muito parecido com as outras cidades da rota, com casinhas charmosas, jardins, e prédios históricos. Visite a região de Altstadt. Tem estacionamento subterrâneo próximo a região com muitas vagas.
Prefeitura de Füssen
Caminhando pelas ruas de Füssen...
…encontramos uma banda alemã tocando.
*Lagos: Füssen está rodeada de lindos lagos com água verde e cristalina, entre as montanhas. Nós visitamos o Alatsee. Embora não sejam muito divulgados, o acesso é fácil e possui estacionamento com parquímetro, nas ruas de acesso, e é muito frequentado por moradores da região. A paisagem é incrível. Não deixe de visitar.

Paisagem linda junto ao Alatsee
*Schloss Lindenhof: Lindíssimo castelo, que serviu de alojamento de caça para o pai do rei Ludwig ( o mesmo que construiu o Neuschwainstein). Está situado entre a cidade de Ettal e a fronteira austríaca. Para chegar até ele, você passará pela Áustria numa paisagem encantadora na beira do lago. Diferente do outro famoso castelo, esse conta com belíssimos jardins externos que valem a visita.
Percorrendo as estradas do lado austríaco

Jardins do Schloss Linderhof
O Castelo visto do alto do jardim
Neuschwainstein Ticket Center
Alpenseestrasse, 12
Hohenschwangau
Procurando hotel na Alemanha?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.
Procurando carro para alugar na Alemanha?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.
Para acompanhar  as novidades e outras dicas, siga nossa página no Facebook - www.facebook.com/ViagensSonhamos e também no Instagram - @Fran_Agnoletto 

14 comentários:

  1. Oi Fran, estou amando seu blog!
    Se eu não quiser visitar o interior do castelo, até que horário eu posso subir até a ponte para bater fotos? Quero subir a pé!
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia!
      Fico super feliz que esteja gostando.
      Acredito que se vc for subir até a ponte, tenha que cuidar o horário do transporte de subida ( de ônibus ou charrete). Dei uma olhadinha no site e não encontrei essa informação. Acredito que o transporte páre, quando fecha o castelo. Então de qualquer maneira, você poderia ir até a Marien Brucke somente até o horários de abertura do castelo. A não ser que vc tope subir a pé, mas é bemmm puxado!

      Beijão!!

      Excluir
  2. Oi Fran, eu de novo! Vocês fizeram a visita ao interior do Schloss Linderhof? É tranquilo de comprar as entradas? Como estarei com minha pequena de 3 anos atou tentada em não visitar o interior do Neuschwanstein e sim o do Linderhof. O que você acha? Queria conhecer apenas 1 por dentro.

    Muito obrigada mais uma vez !

    p.s: Seu blog é a base para a minha viagem! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabi,
    Infelizmente não. O Linderhof não estava no meu roteiro inicial e acabamos chegando lá no horário que estava fechando e não venderam mais ingressos. Parece ser lindo e é pequeno. Mas me informaram lá, que durante o dia tem muitas filas para visitação. Como chegamos final do dia, estava super tranquilo, a maioria das pesosas estavam indo embora, e os jardins estavam vazios. Eu adorei. Achei o Neuschwainstein muita muvuca. Eu escolheria o Linderhof. Acho que vcs aproveitam mais. Tem espaço para a pequena correr no jardim. Depois vem me contar como é a parte interna, ok?
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Francine! Obrigada pelas belíssimas dicas, tenho aproveitado muito para a viagem que iremos fazer. Gostaria de saber se aquela foto na beira do lago com pedrinhas foi nos jardins do castelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crisanni,

      Não é nos jardins do castelo. É logo depois de Fussen, indo em direção ao Linderhof à direita. Tem lugar para parar de carro, tipo um mirante, bem bonito. O trajeto para o Linderhof, passa pela Áustria e vai beirando o lago.
      Beijão

      Excluir
  5. OI Fran,

    Adorei seus relatos e estou utilizando como base para minha viagem,. Obrigado.
    Uma dúvida, para passar da alemanha para Austria é fácil? A fronteira conta com imigração demorada ou é tranquilo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André,
      Que bom que gostou dos relatos.

      O trajeto que fizemos pela Áustria, não teve fiscalização nenhuma. Eu estava preocupada porque não tinha encontrada nenhuma informação a respeito. Só tive o cuidado de ver se era possível utilizar o carro alugado na Alemanha, em outro país, e a Hertz permitia.

      Agora, foi um trajeto curto. Não sei lhe informar, se mais adiante haveria algum ponto de imigração. Eu até acho que não em função da União Européia.

      Espero ter ajudado.
      Abraços,

      Excluir
  6. Oi Francine,
    Tudo bem?
    Estamos pensando em passar um dia em Fussen e estamos avaliando se dá para visitamos os três castelos (incluindo o Linderholf) no mesmo dia. Acha que seja puxado?
    Vamos reservar os ingressos e tentar pegar os primeiros horários de visitação, mas não sabemos se ficaria corrido.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina,
      Confesso que acho dificil vcs conseguirem fazer os três no mesmo dia. O Linderhof fica afastado e perderiam um tempo na estrada até lá.

      Nós chegamos no Linderhof e já estava fechado. Conseguimos visitar apenas a parte externa,q ue já é linda. Mas fiquei morrendo de vontade de conhece-lo por inteiro.

      Boa sorte!
      beijos, Fran

      Excluir
  7. Eu fiz os 2 castelos próximos no mesmo dia e é uma canseira. Muita escada, muita ladeira e muita caminhada, mesmo pegando o ônibus para o Neuschwainstein. Fui agora em jun/2016 e infelizmente a Marienbrucke estava fechada. No outro dia fui visitar Linderhoh, também à tardinha, mas depois de cruzar a fronteira da Áustria e voltar para a Alemanha e rodar numa estradinha à beira de um lago, havia um bloqueio na estrada e não consegui achar um caminho para Linderhof. Aliás, próximo de Fussen também havia um bloqueio na estrada principal, um sentido. Verifique bem a rota antes de ir.
    Boa viagem

    ResponderExcluir
  8. Oi! Estamos pensando em ir fazer a rota romântica em abril/17, somos 3 baianas, sessentonas, sendo que uma fala um pouco de inglês, já viajamos por vários países, mas sozinhas só alugamos carro no Brasil. Pelo que tenho lido o ideal é alugar um carro, nossa preocupação é com o idioma alemã na estrada e na comunicação em geral para tirar qualquer dúvida, teremos 6 dias e depois vamos de Munique para Turquia onde encontraremos com familiares, o que vc acha? Célia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célia,
      Nas cidades principais não tivemos problema algum com a língua. Tranquilamente nos viramso com inglês e mímicas kkkk
      Apenas em algumas pousadas familiares, em cidades do interior, não foi possível se comunicar em inglês. Nesse caso, tivemos que apelar somente para a mímica kkkk
      Mas deu tudo certo!

      Excluir

Booking.com
Viagens que Sonhamos © 2016 - Todos os direitos reservados.