1 2 3 4 5 6

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Rothenburg ob der Tauber, a cidade mais bonita da Rota Romântica

Rothenburg ob der Tauber está localizada na Baviera, na parte norte da famosa Rota Romântica da Alemanha, coincidentemente ou não, a parte da rota que achamos mais bonita. Como a maioria das cidades alemãs, foi bastante destruída durante a Guerra dos Trinta Anos, entre 1618 e 1648, mas a beleza das muralhas medievais e arquitetura renascentista é o que encanta os visitantes, além da posição privilegiada, acima do belo vale do Rio Tauber.
Na entrada de uma das torres, na área murada
Vale do Rio Tauber

Durante o dia, até metade da tarde, a cidade é lotada de turistas. Chega a ser difícil fotografar nos pontos mais conhecidos. Mas a tarde e início da noite, as excursões deixam o local e a cidade fica vazia e ainda mais bonita.
Alguns dos hotéis dentro da área murada
Se você for passar apenas o dia, estacione o carro em um dos portões de entrada da muralha medieval, onde há estacionamentos e fica fácil para vocês caminharem pelo centro histórico. Nós estacionamos na Bezoldwet, perto do Klingentor, que é um dos portões.
De lá, vá caminhando e apreciando as belas construções com as janelas cheias de flores.  Vá até a St Jakobs Kirche, que é uma igreja luterana gótica. Vale a pena entrar e apreciar o belo interior e os detalhes esculpidos do altar. Siga até a Rödertum, o único portão da cidade, onde é possível subir para apreciar a vista. Se prepare para subir muitos degraus, mas a vista vale a pena. Lá você pode visitar uma exposição sobre o bombardeio de Rothenburg, durante a Segunda Guerra Mundial. A entrada é paga, não lembro ao certo o valor, mas era algo em torno de dois euros.
Vista da muralha a partir do alto da  Röderturm...
...e vista do centro histórico.
Vista de uma rua do centro histórico.
Um dos pontos mais conhecidos de Rothenburg é a Marktplatz, uma grande praça, onde fica a Rathaus ( prefeitura) e a Câmara Municipal.  A prefeitura  consiste em dois edifícios o renascentista, que fica de fronte a praça, construído no final do século XVI e o gótico, que fica atrás dele, de origem mais antiga. Na Câmara Municipal, a cada hora exata, abrem-se as portas ao lado do relógio e bonecos mecânicos, se movimentam, contando a história do Meistertrunk, a aposta de bebidas que poupou a cidade da destruição durante a Guerra dos Trinta Anos. Vale a pena estar na praça em um horário de hora cheia, mas eu só fui entender a movimentação dos bonecos após pesquisar sobre o que era.
É do frontão desse prédio, nessas janelas laterais ao relógio que
aparecem asfiguras, nos horários de hora cheia.
Prefeitura e Câmara Municipal no final do dia, com a praça vazia.
Aproveite que está nessa região e caminhe pela rua Herrngasse. É nessa rua que fica a maior das lojas Käthe Wohlfahrt, uma loja de artigos natalinos, quase museu, de enlouquecer. É praticamente impossível sair de lá sem uma sacola. Quase em frente fica a TeddyLand, outra loja linda de ursos de pelúcia.
A famosa loja Käthe Wohlfahrt
Depois de visitar as lojas, volte a Marktpltaz e desça a rua Obere Schniedgasse até Plönlein, a elegante bifurcação da rua, que é uma das imagens mais conhecidas de Rothenburg.
Na Plönlein, ao meio dia, lotado de turistas...
Nessa rua existem várias lojas que vendem e demonstram como é feito o "Rothenburger Schneeballen". Um doce frito, que pode ser somente com açúcar com canela, e lembra muitas as calças viradas aqui do sul, ou ter cobertura de vários outros tipos como chocolate, nozes, açúcar de confeiteiro, entre muitos outros tipos. As próprias lojas possuem embalagens para presentes de vários tipos, para que você possa levar essa delícia para casa.
Schneeballen de todos os sabores
Loja de lingüiças
Vitrine de lojas de doces
No final do dia, fomos passear no Burggarten, no final da rua Herrngasse. O jardim é lindissímo, cheio de flores, gramado, perfeito para um picnic no final do dia, apreciando a vista do vale do rio Tauber.
Em Burggarten com vista para o Vale do rio Tauber


Onde se hospedar:
Como já contei no post "Alemanha, roteiro de 13 dias conhecendo 28 cidades", flexibilidade era nosso lema durante a viagem, e não tínhamos hotel reservado. Logo que chegamos em Rothenburg ficamos com vontade de passar a noite lá, mas tinha que ser dentro da muralha. As opções de hotéis e GastHaus são muitas, praticamente um ao lado do outro, e a grande maioria tinha disponibilidade.  Entrávamos, pedíamos o preço, e olhávamos os quartos. Acabamos optando pelo Eisenhut Hotel, em ótima localização, bem próximo ao Marktplatz, com um ótimo quarto e estrutura. Adoramos e recomendamos. Para reservar o Eisenhut Hotel, clique aqui!
Fachada florida do hotel
Nosso quarto com sacada
Banheiro enorme com banheira
Vista da nossa sacada
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.
Procurando carro para alugar na Alemanha?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.


7 comentários:

  1. Olá, obrigado pelo post. Uma dúvida, vocês deixaram o carro o tempo todo no lado de fora da muralha ou o hotel tinha algum estacionamento. E no lado de fora o estacionamento é free ou dá para pagar um valor por dia? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tobias,
      Deixamos o carro estacionado durante o dia do lado de fora da muralha no estacionamento. O pagamento é por hora e no proprio estacionamento tem máquinas para comprar os tickets e colocar dentro do carro. Vc seleciona o número de horas que deseja e compra. Bem fácil.
      Quando fizemos check in no hotel, eles nos forneceram uma autorização para poder trazer o carro para área dentro da muralha e estacionamos o carro em frente ao hotel, na rua mesmo.

      Excluir
    2. obrigado pela resposta Francine.

      Excluir
  2. A rota romântica da Alemanha é um passeio que sem dúvida vale muito a pena! Linda a região, de castelos e riqueza em história! Fiz um breve relato no meu blog:
    http://liveforexperiences.blogspot.com.br
    Viagem inesquecível! Sem dúvida entre as melhores.

    ResponderExcluir
  3. Como você conseguiu tirar fotos nos mercados de natal? Lá tem um aviso que e proibido tirar fotos e filmar.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Vou para a Alemanha, por 7 dias. Chego e saio de Berlim. Queria conhecer alguma cidade bemmm medieval e tradicional. Onde você me indicaria? (Dentro desses 7 dias). Muito obrigada, Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane,
      A região da Rota Romântica fica longe de Berlim. Se vc tem só 7 dias não vale a pena ir até la', eu conheceria Dresden, que é muito bonita e cheia de história. Tem post aqui no blog. Da uma olhadinha
      Beijos,

      Excluir

Booking.com
Viagens que Sonhamos © 2016 - Todos os direitos reservados.