Search
Close this search box.

Rota das Cantinas Históricas | Vinhedos, cantinas e belas paisagens em Bento Gonçalves

Com os dias lindos de primavera que tem feito no Rio Grande do Sul, a vontade de voltar para Bento Gonçalves aumentou. Dias lindos e temperaturas amenas combinam demais com vinícolas. Adoro passear pela região e os roteiros pelo Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos sempre foram meus destinos preferidos na cidade. Mas um outro roteiro, chamado Rota Cantinas Históricas, estava aguçando a minha curiosidade. Então não tive dúvidas, uni o útil ao agradável e subimos a serra em direção a localidade de Faria Lemos no interior de Bento Gonçalves.

Como chegar |

O trajeto deve ser realizado de carro, pois embora sejam aproximadamente apenas 6km entre todos os locais do percurso, o início do trajeto fica afastado do centro de Bento Gonçalves.

Se você estiver vindo de Porto Alegre, ou mesmo do centro da cidade de Bento Gonçalves, siga pela BR 470 com sentido a cidade de Veranópolis. Em determinado ponto você terá que dobrar a esquerda na RS 431, que é onde estão localizadas a maioria das paradas da rota. Existem placas identificando o roteiro Cantinas Históricas.

O que visitar|

As cantinas eram os locais originalmente utilizadas para guardar os mantimentos da casa. Hoje são lugares que retratam a vida e história dos imigrantes italianos que povoaram a localidade de Faria Lemos. A Rota das Cantinas Históricas uniu algumas empresas familiares com o intuito de mostrar aos visitantes seus produtos e também a sua história, aliados as belas paisagens da localidade.

Vistamontes Sucos Naturais

A Vistamontes é a primeira empresa do roteiro. Tenha cuidado para não passar do acesso, que é identificado por uma pequena placa do lado direito. O acesso é por uma estrada secundária entre os parreiras e finaliza na empresa.

Fomos recebidos pelo Anderson que nos contou todos os detalhes de fabricação do suco de uva, além de nos oferecer uma deliciosa degustação dos produtos. Os sucos são muito saborosos. Não resistimos e trouxemos algumas garrafas para degustar em casa. Não deixe de provar o suco de uva branco.

 

Recomenda-se agendar a visita, pois o atendimento é feito pelo proprietário da empresa. Assim não se corre o risco de chegar ao local e não encontrar ninguém.

Vistamontes Sucos Naturais

54 9603-3230 | www.vistamontes.com.br
Rota Cantinas Históricas 

Bento Gonçalves/RS 

Montevino Espumantes Estrelas do Brasil

A Montevino produz vinhos e espumantes, mas é na sua propriedade que você irá apreciar a vista mais bonita da região. É possível avistar o Vale Aurora e também o Vale dos Vinhedos. O local possui um percurso contemplativo ao lado dos parreiras até a torre mirante, onde a vista é ainda mais bonita.

No final da caminhada, deguste os produtos da empresa, apreciando a vista do conforto da rede ou das cadeiras de madeira. Não deixe de provar o prosecco e depois levar uma garrafa para casa.

A Montevino também sugere que o passeio seja agendado por telefone. Nós chegamos sem avisar, e por sorte encontramos o proprietário em casa.

O acesso não é identificado, mas siga a nossa rota: antes de chegar ao posto de gasolina, dobre a esquerda, em uma estrada de chão. Siga até a bifurcação e mantenha-se novamente a esquerda. A Montevino funciona em uma casa verde, no alto de um morro.

Montevino – Estrelas do Brasil

54 9924-1016 ou 54 3439-1089 | www.estrelasdobrasil.com.br 

Rota Cantinas Históricas 

Bento Gonçalves/RS

Armazém das Cantinas Históricas e Di Lemos Trattoria

Localizados ao lado do posto de gasolina, são de fácil identificação, pois estão na rua principal, a RS 431. O Armazém vende produtos coloniais como salames, copas, queijos, biscoitos e muitos outros produtos.

A Di Lemos Trattoria oferece almoço com gastronomia típica de família italiana e café da colônia, apenas nos finais de semana, e o cardápio inclui massa, galeto e polenta, servido na mesa.

Di Lemos Trattoria

54 9931-3748 | dilemos@gmail.com

Rota Cantinas Históricas 

Bento Gonçalves/RS

Dal Pizzol Vinhos Finos e Parque Temático

A Dal Pizzol foi uma grata surpresa e com certeza voltaremos para aproveitar melhor a estrutura que o local oferece. Além de degustação dos produtos produzidos pela empresa, o local oferece a visitação ao Ecomuseu, parquinho infantil, animais e um jardim maravilhoso, onde é possível passar algum tempo degustando os produtos do local e também o Piccolo Piacere, que é um combo servido  em uma caixa de vinho, recheado de uma saborosa combinação de produtos regionais com especiarias escolhidas para harmonizar com os vinhos e espumantes da empresa. Para as crianças, o Do Lugar Suco de Uva é uma deliciosa opção para adoçar ainda mais as brincadeiras.

O Ecomuseu da Cultura do Vinho está localizado  em uma área de 80 mil metros quadrados. O local possui lagos e áreas verdes com grande coleção de plantas nativas, exóticas, ornamentais e frutíferas, todas catalogadas.

O espaço também reúne cerca de 400 variedades de uvas de 30 países, chamada Vinhedo do Mundo, a maior coleção de uvas privada da América Latina, uma verdadeira relíquia à disposição dos visitantes.

Objetos e utensílios utilizados pelos antepassados na agricultura e na elaboração dos vinhos também podem ser encontrados e são diversão garantida para as crianças.

 

A Dal Pizzol também serve refeições para grupos mediante agendamento. O horário de funcionamento é segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h30min. O acesso é bem identificado a partir da RS 431.

Dal Pizzol Vinhos E Ecomuseu

54 3449-2255 | www.dalpizzol.com.br

Rota Cantinas Históricas 

Bento Gonçalves/RS

Mirante do Campanário

O Mirante do Campanário como o nome diz, é um mirante junto a torre do sinos da Igreja Nossa Senhora do Rosário. A vista compensa os inúmeros degraus.

Cristofoli Vinhedos e Vinhos Finos

A Cristófoli dispensa apresentações. Quem nos acompanha deve ter visto as fotos deslumbrantes que postei durante a nossa visita na vinícola, onde conhecemos a experiência chamada Edredom nos Parreiras. Leia o post“Edredom nos Parreiras, experiência única em Bento Gonçalves”, para conhecer todos os detalhes do nosso passeio na vinícola.

Como eu contei no post, a experiência é inesquecível. O cenário é lindo, as comidinhas são deliciosas e o vinho maravilhoso.

A vinícola oferece visitação e degustação de seus produtos, além das experiências diferentes, como o Edredom nos Parreiras, que tivemos a oportunidade de conhecer, o Tour Vinho e Paisagem e

almoços e jantares harmonizados para grupos, mediante agendamento.

A “cantina”da Cristofoli, é o porão da casa onde os primeiros imigrantes da família moravam, e hoje acomoda a loja dos produtos da empresa, assim como é o espaço para receber os visitantes. A Cristofoli também é um local bacana para quem quer degustar uma bebida acompanhado de algumas delícias que eles chamam de “spuntino”. Fiquei com água na boca.

Cristofoli Vinhedos e Vinhos Finos

54 3439-1190 ou 54 9917-1903 | www.vinhoscristofoli.com.br 

Rota Cantinas Históricas 

Bento Gonçalves/RS

Onde se hospedar |

Não existe pousada ou hotel no percurso da Rota das Cantinas Históricas, mas o acesso ao centro da cidade é bastante fácil e oferece mais opções, além de restaurantes e outras atividades.

Hotel Laghetto Viverone Bento: Ficamos hospedados no Laghetto Viverone Bento, que possui uma localização central e de fácil  acesso a Rota das Cantinas Históricas, e também aos outros roteiros da cidade, além de proximidade com restaurantes e estação de trem. O hotel possui quartos confortáveis e ótimo café da manhã, além de uma pequena sala de recreação, ofurô e academia. Gostamos muito! Para ler o relato completo da nossa hospedagem leia o post “Onde se hospedar em Bento Gonçalves | Laghetto Viverone Bento”. Para pesquisar valores e disponibilidade para a data da sua viagem, clique aqui.

Nós adoramos passear pela região e a descoberta da Rota das Cantina Históricas foi uma grata surpresa. Belas paisagens, ótimo atendimento e vinhos e espumantes maravilhosos. Para conhecer mais detalhes da rota, acesse o site oficial. Lembrando que as empresas que fazem parte do roteiro não cobram pela visitação e degustação dos produtos. E como despedida, apreciamos um por do sol lindo na estrada.

Outros posts sobre Bento Gonçalves:

* Parque da Ovelha, o melhor de Bento Gonçalves com crianças

* Caminhos de Pedra, roteiro de um dia na Serra Gaúcha

* Passeando de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

* Wine Garden, piquenique no Vale dos Vinhedos

* Vale dos Vinhedos em três passeios saborosos

* Para ler nossos posts sobre a Serra Gaúcha, clique aqui ou acompanhe o Instagram, através das #ViagensqueSonhamosemBento e #ViagensqueSonhamosnaSerraGaucha

Quer reservar hotel em Bento Gonçalves?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Se preferir você pode reservar através desse link com a Hoteis.com.

Procurando carro para alugar ?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos. 

O que visitar em Bento Gonçalves

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

24 respostas

  1. É muita judiação ler isso em plena segunda-feira de manhã!!! Que passeio ma-ra-vi-lho-so!!!!! Gente, eu preciso voltar urgentemente para o RS e fazer este trajeto! Tem tudo que eu gosto: vinho, comidinhas e belas paisagens! Amei o post! Beijos!

  2. Nossa, super interessante reunir tudo isso, esse passeio e essa paisagem e essas comidinhas coroando! A cara do meu marido, ia amar…. 🙂 Se a intencao era deixar os leitores com vontade, conseguiu!!! rs Saludos.

  3. Fui a Bento Gonçalves faz muitos anos e amei demais. Adoraria voltar e fazer este roteiro. E amaria muito este edredom, gente…que máximo. Adorei.

  4. É TANTA coisa pra fazer na região, que eu não saberia nem por onde começar a organizar o roteiro! rs Quer dizer, por onde eu sei – pelo seu blog hahaha.

  5. Ah, eu amaria conhecer lugares lindos como esses! Eu fui para Bento Gonçalves há muitos e muitos anos, com seus posts tenho mais vontade ainda de voltar! E ainda com comida boa, só melhora!

  6. Deu vontade de ir pra Bento Gonçalves só pra fazer a rica tomando espumante nesta vista, rs!! Ainda não conheço e já anotei as dicas. =)

    1. Olá, se vcs tiverem dois dias ou mais vale muito a pena. É pertinho, um charme.
      O Vale já tem uma temática bem mais comercial. A Rota é diferente, o contato é direto com os produtores.
      Nós adoramos.
      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *